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Congonhas deve ser fechado ou não??? (interesse nacional)

Congonhas deve ser fechado?

  • Sim

    Votos: 19 31,7%
  • Não

    Votos: 41 68,3%

  • Total de votantes
    60
Como já disseram, o ideal era restringir o acesso aos aviões de porte grande, só deixando para aviões pequenos.

Não há condições de fechar, ainda mais agora que o fluxo de passageiros aumentou muito.

Agora, acho que o problema do aeroporto ficar próximo de casa é das imobiliárias que começaram a vender lotes muito próximos dele. E então os moradores agora reclamam do barulho e querem interditá-lo. Pensassem nisso antes de se mudarem para lá, oras. :roll:

A questão, não é nem casas...a quetão são prédios....COngonhas está cercada por eles....e no meio de Sampa..não dá!

PS: Ouvi uma pérola hoje: "Congonhas tinha que ser aumentada"
 
A questão, não é nem casas...a quetão são prédios....COngonhas está cercada por eles....e no meio de Sampa..não dá!
Prédios, casas, tudo o que é habitação (seja residencial ou comercial) que pessoas passam a maior parte do dia (e tbm da noite) trabalhando ou morando.

Não importa, acho que as mobiliárias deveriam ter estabelecido um limite de proximidade com o aeroporto e naõ ter vendido lotes tão próximos. Eu vi uma imagem do aeroporto nos anos 50 e a diferença é gritante! Mas por que? Porque permitiram que construíssem perto. Senão, talvez essa tragédia não teria alcançado proporções tão grandes.
 
Joga uns vôos pra Campinas e boa. E uma reforma grande também ajuda.
 
Viracopos e Cumbica não são a solução..precisamos de um aeroporto, o governo ja disse isso. Mas...Brasil é Brasil.
 
Sim, o ponto forte do Brasil, é a aviação, mesmo com esses últimos acidentes, a aviação Brasileira é admirada em outros lugares..o problema é: Congonhas, é um tipo de articulação, quem vai do nordeste para o sul, por exemplo, sempre passa por Congonhas....(o Tam que caiu, estava indo para Brasília eu acho)
 
Até acho que deve ser fechado, mas não creio que seja viável. Muito menos fechado de uma vez. Teria que ser uma transferência gradual para um eventual novo aeroporto.
Uma coisa que espero que ajude no tráfego (apesar da distância) é o novo Aeroporto Internacional Bauru/Arealva. Mas é uma migalha perto do que São Paulo precisa.
 
Até acho que deve ser fechado, mas não creio que seja viável. Muito menos fechado de uma vez. Teria que ser uma transferência gradual para um eventual novo aeroporto.
Uma coisa que espero que ajude no tráfego (apesar da distância) é o novo Aeroporto Internacional Bauru/Arealva. Mas é uma migalha perto do que São Paulo precisa.

São Paulo necessita de um aeroporto na capital.....e COngonhas realmente não pode fechar tão cedo.
 
Bem, Congonhas foi construído e as casas começaram a avançar pra cima dele. Ou você se refere a um aeroporto no meio do mato?

Falar fora do perímetro urbano não significa fazer um aeroporto no meio do mato. Por exemplo, tem áreas na Zona Leste e na Zona Sul de São Paulo onde há espaço para a construção de um novo aeroporto, nem que seja numa área próxima a uma rodovia - regiões onde se encontram áreas praticamente sem nada e muitas são próximas das cidades, por sinal.

É muito mais viável construir um novo aeroporto longe de casas e prédios do que remover todas as construções que surgiram perto de Congonhas e Cumbica.


Bem-vindo ao Brasil, onde os impostos são absurdos e ninguém sabe porquê (porque pra melhorar a vida da população não é).

Conformismo?


O problema é que a cidade avançou envolta de Congonhas. E a mesma coisa ocorre nos outros aeroportos. O de Guarulhos tá enfrentando o mesmo problema e o de Campinas também. Não pode deixar as pessoas se estabelecerem nessas áreas.

Sim, esse foi o problema mesmo. E cada vez mais surgem novos prédios na região. Não há um controle na construção de prédios em volta de aeroportos, o que contribui e muito pra bagunça toda. Ninguém pensa que acidentes podem realmente acontecer, ninguém traça um programa preventivo antes (aparentemente).


Não.
Deve ser proibido o trânsito de Aviões de grande porte, como Airbus e Boeing.
Mas, deixá-lo para funcionamento para vôo menores, jatos, etc...

É uma boa solução também. Congonhas passaria a funcionar mais ou menos da mesma forma que o Campo de Marte.


A questão, não é nem casas...a quetão são prédios....COngonhas está cercada por eles....e no meio de Sampa..não dá!

PS: Ouvi uma pérola hoje: "Congonhas tinha que ser aumentada"

E sempre aparece um prédio novo sendo construído por alí. O interesse em arrancar dinheiro de qem procura um imovel é maior do que se preocupar em construir um prédio numa área segura.


E isso foi uma pérola mesmo. Aumentar Congonhas pra onde? Desapropriando milhares de casas, prédios ,fechando um monte de estabelecimentos coerciais, interditando avenidas, etc..? :Tem gente que não pensa antes de falar mesmo!
 
Eu acho que deveria ser fechado sim, mais não antes de construirem outro para aguentar a demanda e não afetar a econimia do pais!

=/
 
Ajustes não......não tem como aumentá-la....e a reforma (diz a Embraer) ficou boa....
 
Vergonha em rede mundial, o Brasil sofre os maiores acidentes aéreos de toda ahistória em menos de um ano.
Na CPI do apagão aério onde muito se falava e pouco resolvia-se como sempre nada foi resolvido e declarado.
Não deveriam fechar um aeroporto no meio da cidade de São Paulo, logo Cumbica tão importante para a aviação comercial.
FAÇO UMA PERGUNTA A TORRE DE COMANDO SERÁ PRECISO MAIS 100 OU 200 PESSOAS MORREM PARA O BRASIL SE MANCAR QUE NOSSA SITUAÇÃO AÉRIA NÃO ESTA DAS MELHORES?
180px-Art-radagast.jpg
 
é logico... o aviao passa MUITO mais rapido do q deveria e a culpa eh da pista q nao tinha atrito o suficiente? :wall:

parece q nao foi esse o problema. hoje no roda viva o professor da usp falou q o o mi estava em condiçoes e q faltaria apenas adicionar as rugosidades a pista. alem do q foram feitos mais de 40 pousos e decolagens por volta de 30 mim antes e com muito mais chuva e nao deram nenhum tipo de problema.
com todo o respeito, mas vai para pqp.
você acha que é fácil pousar um avião com 62.7T, com chuva, numa pista super lisa porque ta molhada?
dane-se esse professor da USP, ele não pousa uma aeronave na pista de congonhas a noite e com chuva, com todo mundo reportando pista escorregadia por falta de aderencia. espertão aqui é você, que acha que tem a resposta para tudo.
você acha que "não deram nenhum problema" é igual a acidente?
sabe o que é aquaplanagem em um avião a mais de 230km/h?
aeroportos com pista pequena sao encontrados em todo o mundo inclusive nos paises de primeiro mundo. aeroportos com alto trafego no meio de cidades tb sao comuns.... o problema q como isso aki e Brasil todo mundo tenta procurar milhoes de culpados ao inves de pensar q num aeroporto q tem 250mil pousos e decolagens por ano e passou 10 anos sem ter nenhum acidente isso nem eh tao problematico assim foi so uma pqp de fatalidade.
ninguém critica o fato da pista ser pequena, e sim da falta de infraestrutura aeroportuária (portões de embarque, facilidades para passageiros) e pela falta de qualidade nas obras da infraero, sabendo que não deve-se utilizar o asfalto de menor granulação, para uma pista que precisa ter um bom coeficiente de atrito, que seja bem drenada, e que ofereça outros recursos para melhorar a drenagem e o coeficiente de atrito, como é o caso do grooving.
então, não vem me dizer o que ta certo ou errado na aviação, enquanto você vive sentadão numa cadeira confortavel em sua casa escrevendo merda sobre quem ta sentado numa lata de metal tentando trazer mais de 100 pessoas a salvo numa pista que não é segura.
ou eu posso realmente estar falando besteira, como todos os outros pilotos do brasil, incluindo todos que operam regularmente em congonhas né?


sabe oq deve ter ocorrido? uma pane nos freios das rodas. ai algum espertao vai dizer "mas eles tem os freios de turbina" mas ja sabemos q o freio direito estava danificado previamente. no entanto como sao dois sistemas q um da backup pro outro teoricmente da pra nao se preocupar se um fala..... mais ou menos como vc nao tem q se preocupar se fura o seu pneu afinal vc tem o step... mas se vc furou o pneu e vc o trocou pelo step vc tem q se preocupar em consertar esse furo.... mas poxa... isso eh uma coisa tao rara de acontecer q vc pode se dar ao luxo de terminar a viajem antes... afinal nao é todo dia q vc fura a pqp do pneu.
falou o agente de segurança de vôo, investigador do cenipa... agora é falha nos freios do avião...
aceito que acredite em algo, mas guarde isso para você. pensamentos como esse são nojentos, porcos, e só atrapalham, já que muita gente vai dar ouvidos a essa baboseira toda que você falou.
aceite. A AERONAVE AQUAPLANOU POR FALTA DE ADERÊNCIA DA PISTA.

isso q eu falei faria sentido com as imgs. creio se se pegarmos a velocidade de aproximaçao dele o piloto esta com a velocidade indicada para o inicio do pouso . talvez nao com a indicada pra o caso de estar sem os freios das turbinas (q muito embora eu tenha ouvido o nome nao lembro mesmo). o fato dele tender para um dos lados seria explicado pelo fato de apenas um dos freios da turbina estar com problemas.
:blabla:
o uso de reversor não entra na analise de pouso de qualquer aeronave, são os regulamentos. uma aeronave deve pousar e freiar com segurança dentro das dimensões da pista sem uso de qualquer reversor de empuxo.

mas como todo mundo eh muito esperto nos vamos fazer o mesmo q fizemos no caso da gol. botar a culpa em nos mesmos e nao pensar q foi culpa dos probrezinhos dos pilotos americanos....
não sabe o que fala, fica calado.

e sabe o mais ironico?? la nos EUA eles estao sendo processados como culpados.
eles não são culpados de nada, e nem estão sendo processados nos EUA, eles são tão vitimas quanto os passageiros e tripulantes do 1907.
mas, você é o supremão da verdade.... fala tais coisas sentado no conforto de casa e não lá em cima. :eba:

o aviao tinha 6 meses de comprado.. ja tinha dado alguns problemas... nao me surpreenderia nada se esse fosse mais um
o N600XL era novo, tinha sido entregue no dia anterior para a ExcelAir...

existiram 10 relatos na sexta feira de pista escorregadia... isso no entanto nao é o suficiente para explicar a velocidade com a qual ele passou
a claro, aquaplanagem não existe:uhu:

as ranhuras sao para aumentar a aderencia e nao para o escoamento de agua. afinal a lamina d'agua estava muito menor do q o preocupante.
a claro, você realmente é um perito em grooving no mundo...
então vamos ignorar que o grooving melhora o escoamento de água e evita que ela empoce na pista, e que isso não aumente a aderência da mesma em dias de chuvas. :uhu:

rs... o mais legal eh q todos vcs vao para os EUA e pensam nossa q diferente e terminam no Laguardia ou em varios outros com problemas semelhantes.... mas como é la vcs acham q eh mais seguro.... :wall:
porque LGA tem sistema para evitar que aeronaves passem dos limites da pista, porque lá a operação é restrita, porque lá a FAA não concede vôos que superem a capacidade de operação do aeroporto...
na alta? se você realmente não tem 100% de certeza do que está falando, não fale.

Mas esses aeroportos podem ser a solução para curto prazo.
me diz aonde por os 8 milhões excedentes de congonhas em Guarulhos e Campinas, e ainda sim manter a capacidade de ambos aceitarem vôos?
porque guarulhos ta perto de saturar, e campinas não tem infra-estrutura.
mas usar outros aeroportos como hubs (centros de distribuição), ninguém quer.
já fiz salvador-congonhas-brasília, e N outras rotas que implicavam conexão em congonhas.
mas você tem um aeroporto de confins sub-utilizado. tem um aeroporto do galeão na mesma...
fica dificil crescer com um gargalo chamado congonhas parando tudo.
 
Omykron, você já é piloto?

Post de um piloto da TAM em outro fórum que frequento (sobre a aquaplanagem):


Entendí as colocações do cara, mas insisto em dizer que é muito estranho que o Airbus tenha chegado com tamanha velocidade no fim da pista, mesmo levando em conta uma aquaplanagem e o acionamento de um só reverso. Não da pra afirmar nada, mas é no mínimo estranho. Acidentes ou incidentes com aeronaves que "varam" a pista por deficiência nas frenagens (aquaplanagem, falha nos freios, falha nos reversores, imperícia do piloto, etc) deixam um rastro muito característico a partir do ponto onde a aeronave ultrapassa os limites da área aeroportuaria. Esse Airbus fez um "mini vôo" (um mega salto) entre o fim da pista e o edifício em que se chocou. O que eu pondero (levando em conta todos os problemas de frenagem com aquaplanagem que eu mesmo já tive pilotando, tanto com aviões grandes como médios) é que para se conseguir dar esse salto (esse "mini vôo") com um A320, é necessário uma velocidade próxima a de decolagem (exatamente a que ele estava), e eu acho pouco provável que a aeronave mesmo com aquaplanagem e problema num reverso, chegue ao final da pista com a velocidade que ele chegou. Por isso que eu disse que se ficar provado que não houve tentativa de reaceleração da aeronave por parte do piloto, então acho complicado opinar como ela chegou com TANTA velocidade no fim da pista, pois mesmo com aquaplanagem e defeito no reverso direito, a velocidade seria bem menor.

O reverso é um fluxo de ar que joga "vento" no sentido oposto ao deslocamento da aeronave. Numa aquaplanagem, se você travar os freios do trem de pouso (as rodas), que são o que efetivamente param o avião, elas sim pode ir deslizando por causa da ausência de atrito com o asfalto por causa da película de água, e consequentemente não oferecer desaceleração. Mas o reverso, que é o fluxo de ar, diminui muito a velocidade, mesmo com água na pista. Tanto é, que se for aplicado numa aeronave em pleno vôo, que obviamente está sem atrito algum com o solo, ela fatalmente se acidentará, conforme ocorreu com o F100 também em Congonhas. É bom lembrar que aquele acidente com o F100 da TAM poderia ter acontecido em qualquer aeroporto ou capital do Brasil e que a pista de Congonhas não teve nenhuma culpa ou influência. E o número de mortos de pessoas no solo foi até baixo. Se tivesse atingido um grande edifício de Recife, Rio de Janeiro, Belo Horizonte ou mesmo de São Paulo, não importa, a tragédia teria sido maior.

Eu acho que a pista de Congonhas necessita de uma séria e profissional melhoria asfáltica (para acabar com os "deslizes"), e não adianta uma empresa A ou B fazer o serviço só porquê ganhou a concorrência pública, pois tem que ser (projeto e execução) feita por gente especializada, custe o preço que for. Após isso otimizar a frequência dos vôos para lá, para que não seja um aeroporto aonde 50% estão chegando ou saindo e outros 50% fazendo somente conexões. Congonhas não precisa deixar de existir, mas também não tem capacidade para ser o principal aeroporto de SP.

No resumo geral acho que está faltando bom senso e vergonha na cara de todos os envolvidos: governo, infraero, companhias aéreas, aeronáutica...
Receio somente que num ato de "mostrar serviço" e dar satisfações para a imprensa e população que estão assustadíssimas, o governo tome medidas ineficiêntes ou precipitadas, que a longo prazo se mostrarão inúteis.
 
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Acho que deveria ser fechado sim pois, é melhor diminuirem a economia do país do que as vidas dentro dele.
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Última edição:
eu acho que deveria construir um outro aeroporto p/ aviões de grande porte, com pistas maiores e extensõe não legais da pista, se no caso tivessem pistas pequenas, como uma área de grama ou asfaltado mesmo, pra se acontecesse do avião não conseguir parar na pista, terem chances de parar na parte plana ao redor da pista.
Idéia ridícula e impossivel de acontecer:
Poderiam por colchões de ar em volta de congonhas pra caso não consigam pousar ele bater no colchão e o colchão amortecer o impacto... :eba:
 
é logico... o aviao passa MUITO mais rapido do q deveria e a culpa eh da pista q nao tinha atrito o suficiente? :wall:
É sério que você está inutilizando esta hipótese? Eu deveria ter dado esta resposta quando dois corpos se chocavam na minha prova de física, já que atrito não influencia suficientemente. =/

parece q nao foi esse o problema. hoje no roda viva o professor da usp falou q o o mi estava em condiçoes e q faltaria apenas adicionar as rugosidades a pista. alem do q foram feitos mais de 40 pousos e decolagens por volta de 30 mim antes e com muito mais chuva e nao deram nenhum tipo de problema.
Se minha máquina de lavar não der problema nas 30 primeiras vezes de uso e/ou em 30 minutos, ela não poderá mais dar problema? :think:

Teoria interessante. :D

aeroportos com pista pequena sao encontrados em todo o mundo inclusive nos paises de primeiro mundo. aeroportos com alto trafego no meio de cidades tb sao comuns.... o problema q como isso aki e Brasil todo mundo tenta procurar milhoes de culpados ao inves de pensar q num aeroporto q tem 250mil pousos e decolagens por ano e passou 10 anos sem ter nenhum acidente isso nem eh tao problematico assim foi so uma pqp de fatalidade.
Sim, uma fatalidade. Vamos sentar e aceitar a mesma, pois ocorreu somente depois de 10 anos, não vamos nem investigar as causas. Afinal, é uma "pqp de fatalidade" que se encontra dentro das porcentagens aceitáveis se comparado ao número de vôos/anos. :joy:

sabe oq deve ter ocorrido? uma pane nos freios das rodas. ai algum espertao vai dizer "mas eles tem os freios de turbina" mas ja sabemos q o freio direito estava danificado previamente. no entanto como sao dois sistemas q um da backup pro outro teoricmente da pra nao se preocupar se um fala..... mais ou menos como vc nao tem q se preocupar se fura o seu pneu afinal vc tem o step... mas se vc furou o pneu e vc o trocou pelo step vc tem q se preocupar em consertar esse furo.... mas poxa... isso eh uma coisa tao rara de acontecer q vc pode se dar ao luxo de terminar a viajem antes... afinal nao é todo dia q vc fura a pqp do pneu.
Se formou a pouco tempo em Achologia, ciência meio-exata fundamentada no achismo?

mas as vezes todos os problemas vem de uma vez so.
Esta foi até agora a melhor (e única) afirmação em seu texto.

isso q eu falei faria sentido com as imgs. creio se se pegarmos a velocidade de aproximaçao dele o piloto esta com a velocidade indicada para o inicio do pouso . talvez nao com a indicada pra o caso de estar sem os freios das turbinas (q muito embora eu tenha ouvido o nome nao lembro mesmo). o fato dele tender para um dos lados seria explicado pelo fato de apenas um dos freios da turbina estar com problemas.

eu apostaria em uma pane hidraulica na parte dos freios das rodas.
Ser um profissional do achismo deve ser rentável. Ganha por hora ou previsão? :D
 
Última edição:
Falar fora do perímetro urbano não significa fazer um aeroporto no meio do mato. Por exemplo, tem áreas na Zona Leste e na Zona Sul de São Paulo onde há espaço para a construção de um novo aeroporto, nem que seja numa área próxima a uma rodovia - regiões onde se encontram áreas praticamente sem nada e muitas são próximas das cidades, por sinal.
Tá, mas não adiantaria muito se casas passassem a ser construídas nas proximidades do novo aeroporto. E a culpa não seria das imobiliárias, mas das pessoas que fossem morar lá. Ainda se colocassem lá os sem-terra, pobres, favelados, seria falta de opção dos moradores. Mas a região de Moema é super cara! Não entendo como as pessoas pagam tão caro para viver com o barulho e com o risco de uma avião cair no quintal.

Acho que deveria ser fechado sim pois, é melhor diminuirem a economia do país do que as vidas dentro dele.
Ora, mas é uma opção sua subir num avião. Sabendo como está a crise aérea, quem sobe no avião está ciente do risco que corre (as vítimas desse último acidente sabiam; as do Boeing da Gol, não).

Eu tenho uma dúvida: por que só começou a dar problemas em Congonhas depois do acidente em Setembro (que, aliás, foi no ar e longe do aeroporto)?
 
Olha fechar talvez não, mas se fecharem para construirem um melhor, e mais seguro, com area de escape, area em volta onde seja proibida pessoas construirem acho que seria bem interessante fechar. Mas somente depois de ja terem construidos outro.
Se fecha o rolo que já esta acontecendo vai piorar. onde é que os aviões que pousam en congonhas irão pousar? Isso vai da um rolo dos diabos.
 

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