• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Avião atravessa pista e se choca contra hangar

Assisti a reportagem ontem e nem me dei conta que era o Shazam. Agora subindo pro escritório, dois caras no elevador estavam comentando sobre isso, e só agora fiquei sabendo que era o pai do Shazam.

Shazam, como todos, dou aqui minhas condolências. Sobre a reportagem, o importante na minha opinião é o exemplo que seu pai deu de responsabilidade e real preocupação com o próximo. De alguma forma esse exemplo é um legado que seu pai deixa a todos nós.
 
Nossa, eu vi essa entrevista ao vivo no Jornal e não tinha nem idéia que era você Shazan. Muita força aí nessa hora cara, pra vc e pra sua família toda. Ele foi um herói.
 
Nossa, cara. Teu pai é tipo... um mártir. Pra mim se existe qualquer coisa próxima de Eternidade é saber que o legado que a gente deixa continua na memória dos que vão ficando. E o teu pai ainda tem a certeza de que qualquer possível sobrevivente deve isso a pessoas tipo ele.

Não te conheço, Shazan, mas pelo que eu vejo dos seus posts você é um cara pra cima que consegue sim superar isso e ainda passar essa sua energia positiva pra família. Avante.
 
Última edição:
Que Deus dê muita força pra você e sua família, Shazan.
E à todas as outras que perderam familiares e amigos.
 
O tt1 pediu para eu explicar para evitar que os super especilaistas de tcas, agentes de segurança de vôo e todas as merdas que aparecem nessas horas, sobre pousar com chuva.

como eu recebi e-mail de um piloto da TAM, explicando sobre isso, vou colar e grifar a parte que mostra a realidade

Por ...., Cmte de A320 (postado no Forum FSIM-BR)

Olá Amigos:

Em primeiro lugar gostaria de agradecer a todas
as manifestações de preocupação comigo, tanto no
momento daquela noite trágica, quanto nos dias
seguintes. Agradeço de coração a todos. Informo
também que estou bem, porém, bastante abalado,
triste, indignado com o sacrifício inútil de 200 vidas.

No momento do acidente eu estava em Buenos Aires.
Havia voado o PR-MBK na noite do dia 15 para o
dia 16. Sim, o reversor do motor numero 2 estava
inoperante, mas como eu já disse dezenas de vezes
aqui na lista, quem para avião é FREIO, é o
atrito do pneu na pista, e não reversor.
Falarei
mais sobre isso daqui a pouco. Na noite do dia
16, eu pousei em CGH. Não havia chuva, mas a
pista estava bastante molhada. Estava com 90 pax
no meu avião. Toquei na marca de 500, o avião
aquaplanou e eu tomei susto. Um dos maiores
sustos em meus 17 anos de aviação profissional.
Eu gostaria muito, na verdade eu daria tudo para
ter no meu jump seat os (ir)responsáveis por esta
crise que se arrasta há meses. Queria que eles
vissem o anti-skid trabalhando, a aeronave
escorregando para a lateral da pista. Queria que
eles vissem as luzes da cabeceira oposta chegando
rapidamente, e nós lá, sem poder fazer nada.
Queria que eles sentissem a tremedeira que eu e
meu copiloto sentimos quando livramos a pista lá
na taxiway “E” (a última). E, acima de tudo,
QUERIA QUE ELES TIVESSEM A CARA DE PAU DE DIZER
QUE A PISTA DE CONGONHAS NÃO TEM PROBLEMAS!!!!!!
Não varei a pista naquela noite por sorte
. Não
foi por habilidade, foi pura e simples SORTE.
Sorte que meus colegas no MBK não tiveram.

Eu não sou pai de santo, mas esta tragédia já era
prevista há MUITO tempo, e eu escrevi aqui na
lista por mais de uma vez. Agora que mais 200
pessoas morreram, será que vai acontecer alguma mudança? Claro que não!

Mas vamos aos fatos e aos comentários sobre a
montanha de especulações que naturalmente
apareceram nos últimos dias. Agora até arremetida
é motivo de 1ª página nos sites. Aliás, belíssima arremetida daquele F-100...

Não vou especular sobre as causas do acidente.
Estas especulações todas não levam a nada, só
aumentam a desinformação e prejudicam a todos que
trabalham na aviação. Tudo o que eu pude saber do
acidente foi através da internet e de noticiários
da TV. Ou seja, a credibilidade destas
informações é próxima de zero. Só saberemos as
prováveis (na verdade o conjunto de) causas após
a análise do CVR/FDR. O que eu posso dizer aqui é:

1- Distância de parada

Vamos considerar as condições abaixo:

Elevação da Pista = 2600 ft
Peso de pouso = 66 toneladas (4 toneladas
superior ao do avião acidentado e 1.5 ton acima do Max Landing Weight)
Pista contaminada com 6.3 mm de água
(muito mais do que declarado pela twr)
Zero componente de vento de proa (
havia uma
pequena componente de proa, mas vamos desconsiderar)
Ambos os reversos INOPERANTES

A distância de pouso de um A-320 nestas
condições seria de 1841 metros, sendo que a pista
35L de CGH tem 1940 metros, embora a LDA para a
pista 35 seja de 1880m. Notem que esta distância
de pouso assume o cruzamento da cabeceira a 50
ft, toque na marca de 1000 ft e parada total da
aeronave. Como “bônus” o toque ocorreu um pouco
antes da marca de 1000 ft segundo as filmagens e
1 reversor foi utilizado. Além disso a aeronave
estava com 62.7 toneladas. Neste peso a aeronave
precisaria de 1729 metros até sua parada total, sem usar reversores.

A operação com 1 reversor inoperante em pistas
molhadas/contaminadas é normal e prevista, mesmo
porque nas análises de pouso o reverso nunca é
considerado
. Não existe uma grande assimetria
direcional, desde é claro, que vc tenha uma boa
aderência da aeronave na pista. E de fato, pela
filmagem pode-se ver que a aeronave manteve o
eixo até o terço final da pista, que é uma área
bastante emborrachada e ainda mais escorregadia que a parte central.

A velocidade de aquaplanagem é função da pressão
dos pneus, e para o A-320 é considerado que
abaixo de 115 Kt não deveria haver aquaplanagem.
Mas em uma pista coberta por uma lâmina de água e
sem drenagem eficiente, a aquaplanagem pode
acontecer a velocidades baixíssimas. Já tivemos
casos de aeronaves que não tiveram o que chamamos
de “cornering effect” ou seja, a capacidade do
trem de nariz de mudar a direção da aeronave, a
velocidades tão baixas quanto 20 kt. Tanto que o
manual recomenda não tentar qualquer curva abaixo
de 10 Kt em pistas escorregadias.

Pelo que vimos aqui, a aeronave tinha performance
para parar com segurança na pista naquele dia.
Mas todos nós vimos os trágicos resultados. Ta
mais do que óbvio que a pista de CGH apresenta
problemas. Foram 4 derrapagens e um acidente
fatal, sem contar os inúmeros sustos que por sorte não viraram tragédia.

O problema é que a torre não informa nem o tipo
de contaminação, nem o braking action, que
poderia dar uma informação mais precisa. Pior, a
pista apresenta contaminação irregular, ou seja,
alguns pontos tem frenagem melhor do que outros.


2- Vídeos do acidente

A comparação que fizeram das velocidades da
aeronave que precedeu o pouso do MBK e dele
próprio é no mínimo ridícula! Quando pousamos
nestas condições, procuramos parar a aeronave o
mais rápido possível. Não se sabe o peso que
estava o A-320 que o precedeu, e se ele
aquaplanou ou não (certamente não). Se vc não
aquaplanar, dá para se parar o A-320 em pouco
mais da metade da pista, ou seja, vc vai estar em
velocidade de táxi um pouco depois da interseção
central (onde mostra a outra câmera). E vai
taxiar até a interseção “F” a no máaaaximo 20 kt
para não correr o risco de derrapar ao tentar
livrar a pista. Note que o piloto da aeronave
precedente já estava com os reversos fechados, ou
seja, já estava em vel de táxi. O MBK passou bem
mais rápido? Claro, mas simplesmente porque não
tinha frenagem. Pelo que eu vi dos vídeos o
reverso do motor 1 estava funcionando sim.



3- Automatismo da aeronave:

Outra afirmação ridícula de gente que nunca nem
entrou em um jato comercial, quanto mais em um
Airbus! Já disse e repito. A única coisa que não
dá para se fazer em um Airbus é estolar a
aeronave e/ou coloca-la em atitude anormal. O
resto é igual a um avião convencional. No solo
então, ele é um avião como qualquer outro... Os
entendidos de plantão já se animaram a procurar
no sistema de controles FBW a causa para o
acidente. Estranho. Todas as outras aeronaves que
derraparam em CGH NÃO eram FBW... O 737-300 que
varou a pista em POA não era FBW, o MD-11 que
varou a pista em NAT NÃO era FBW. O Boeing
737-700 que varou a pista em NVT NÃO era FBW...
Estes 3 exemplos só não resultaram em tragédias
porque a pista não era CGH... Então este papo de
que se fosse outra aeronave não teria acontecido, não cola.


Amigos. Esta tragédia pode vir a ter várias
causas e fatores contribuintes, só saberemos a
verdade daqui a alguns meses. Eu espero que o
(des)governo finalmente acorde e tenha um pingo
de seriedade para com o setor aéreo. Espero que
estas mortes, bem como as do vôo 1907 não tenham
sido em vão. O momento agora é de profundo luto.
Queria ter mandado uma msg antes, mas estou no
meio de uma programação bem puxada. Devo tentar
postar algo mais detalhado nos próximos dias. Um grande abraço a todos!
 
Última edição:
Acabou de passar outra reportagem com o Shazan, e a mãe dele, entrevistado pelo Márcio Canuto para o SPTV, Clique aqui (acelerem para 47 segundos que dá prá ver), não foi igual a q passou ontem(19/07) no Jornal Nacional, Clique aqui no programa Mais Você da Ana Maria Braga(20/07), Clique aqui
e Jornal Hoje(20/07), foi bem maior, com ênfase no gesto heróico do pai do Shazan.
Ontem a noite estivemos com ele(Kisy, Smaug e Eldarato), e a coisa estava muito, mas muito triste e pesada, é horrível olhar p ele naquele estado e não poder fazer quase nada...
Haviam muitas pessoas, companheiros de trabalho, parentes e amigos de toda parte.
Prá piorar fazia um frio du caramba, q fazia com q ele, já não passando bem, tremesse mais do q não sei o q.
Finalmente conseguimos descer com o Shazan na lanchonete, e depois de um tempão p ele se acalmar, conseguiu comer alguma coisa e beber um refri tb.
Tentamos de tudo, com palavras, gestos, carinhos para q ele, naquele pequeno momento, pudesse se desligar só um pouquinho daquela situação, para que pudesse aguentar o resto da noite e o enterro.
Não foi fácil, mas conseguimos mudar de assunto, ele comentar sobre outras coisas, e em alguns casos dar risadas das nossas conversas. Valeu, era o q podíamos, fizemos de coração e com muito amor por ele naquele tão delicado momento.
No final ele já estava com o rosto mais corado, mais sereno, apenas uma pausa do q ainda teria q enfrentar.
Ele comentou sobre todos os emails, MPs, scraaps, torpedos, ligações q recebeu, alguns ele respondeu, outros não teve tempo, mas agradeceu e se surpreendeu de algum modo com tantas manifestações de carinho.
Fizemos uma corrente de orações para amenizar a dor daquele coração, sugiro à todos q continuem a fazer por ele e pela famíla, realmente estão precisando de toda ajuda emocional e espiritual q puderem.

Essas palavras me ajudaram muito num momento também de perda, hoje fazem 4 meses que meu pai fez a passagem, quero postar aqui para q todos de alguma forma possam se beneficar dela, assim como eu e minha mãe nos beneficiamos num momento tão doloroso.


Pense em Mim

Se você me ama, não chore
Se você conhecesse o mistério insondável
do céu onde me encontro...
Se você pudesse ver e sentir o que eu sinto
e vejo nesses horizontes sem fim
E nesta luz que tudo alcança e penetra,
Você jamais choraria por mim.
Estou agora absorvido pelo encanto de Deus
pelas suas expressões de Infinita beleza.
Em confronto com esta nova vida
as coisas de tempo passado,
são pequenas e insignificantes.
Conservo ainda todo meu afeto por você
e uma ternura que jamais
lhe pude, em verdade revelar.
Amamo-nos ternamente em vida
mas tudo era então muito fugaz e limitado.
Vivo na serena expectativa de sua chegada
um dia... entre nós
Pense em mim assim: nas suas lutas pense
nesta maravilhosa morada, onde não existe morte
e onde, juntos, viveremos no enlevo mais puro
e mais intenso,
junto a fonte inesgotável da alegria e do amor.
Se você verdadeiramente me ama,
Não chore mais por mim.
"EU ESTOU EM PAZ"

Beijos Silenciosos.
YavannaLan*
 
Putz, nem sei o que dizer numa hora dessas, mas apesar de não conhecê-lo, mas de tê-lo visto algumas vezes por aqui, Shazan, minhas condolências.
 
Ótimo esse post, Omykron. Deu pra esclarecer bastante sobre as coisas. O que tem de "especialista" dando pitaco é impressionante
 
Mais algumas informações sobre o acidente ...

A violência do acidente envolvendo o Airbus A320 da TAM e as condições em que os corpos foram encontrados pelas equipes de bombeiros impossibilitaram que o IML (Instituto Médico-Legal) Central da Capital identificasse mais do que 25 vítimas da maior tragédia da aviação brasileira até às 21h30 de ontem. Entre os identificados estava o corpo do deputado Júlio Redecker (PSDB-RS).

O vôo JJ 3054 entre Porto Alegre e São Paulo tinha 186 pessoas a bordo e pelo menos outras 60 trabalhavam no prédio atingido pela aeronave.

De acordo com o comando do Corpo de Bombeiros, o número de mortos no acidente já se aproximava de 190 quando foi tomada a decisão de não contar mais o número de corpos encaminhados ao IML.

Pelo menos 184 vítimas tinham sido retiradas do local e quatro, resgatadas ainda com vida, morreram no hospital. Estima-se que o número de mortos passe de 200.

“Tendo em vista que o trabalho do Corpo de Bombeiros resgata corpos e fragmentos, que são registrados individualmente no IML, esse número não significa necessariamente o número de vítimas. Dessa maneira, fica explicada eventual discrepância entre o número resgatado e o número de registro do IML”, informou nota divulgada pelo órgão.

Mais de 30 dias
O diretor técnico do IML, Carlos Alberto de Souza Coelho, informou que serão necessários mais de 30 dias para a identificação de todas as vítimas.

“As pessoas acharão provavelmente que é muito tempo, mas o que nós temos que entender é que é o inverso. Estamos numa situação extremamente adversa, o que nos impõe um tempo maior”, explicou.

Dificuldades
Na tarde de ontem, as equipes de resgate reduziram a velocidade das buscas em razão do risco de desabamento do prédio da TAM Express. Os bombeiros precisaram remover parte das lajes do depósito e afirmaram que a retirada total das vítimas pode demorar mais dois ou três dias.

De acordo com o porta-voz do Corpo de Bombeiros, capitão Mauro Lopes, o que colaborou com o prolongamento das buscas foi o encontro de focos de incêndio que ainda precisavam ser apagados ou mantinham o local muito aquecido.

“Por causa destes focos estamos tendo dificuldade para chegar em pontos onde podem estar os corpos de algumas das vítimas”, explicou Lopes.

A Defesa Civil de São Paulo informou ontem que obteve a autorização da companhia aérea para demolir o prédio após o término das buscas.

Justiça Federal ouve Anac e Infraero
A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e a Infraero (Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária) foram intimadas pela Justiça Federal.

Os órgãos serão ouvidos sobre a ação do MPF (Ministério Público Federal) que solicita a paralisação das atividades do aeroporto de Congonhas até o julgamento do caso.

De acordo com o juiz Clécio Braschi, os dois órgãos serão ouvidos antes que qualquer decisão sobre o fechamento do aeroporto seja tomada. Braschi determinou que a Anac e a Infraero sejam intimadas por meio de carta-precatória. Após o recebimento deste documento, os órgãos têm três dias para responder à solicitação da Justiça.

Reunião da Conac
Com o objetivo de discutir novas medidas para melhorar as condições do aeroporto de Congonhas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocou uma reunião do Conac (Conselho de Aviação Civil) para hoje.

Lula fará um pronunciamento em rede nacional de rádio e televisão na noite de hoje. O presidente vai falar do acidente e sobre as medidas que o governo federal adotará no setor.

Ontem, oito peritos da PF (Polícia Federal) iniciaram as investigações na pista principal de Congonhas. Eles avaliam se o local estava em condições de ser liberado para uso após as obras.

Os técnicos da PF são especialistas em avaliar o solo e isolaram a área assim que começaram as análises na pista principal do aeroporto. A participação da PF nas investigações foi determinada pelo próprio presidente.
 
Como é triste toda essa situção ...
uma grande perda.

Só uma coisa me magoa com tudo isso, é que a mídia usa de argumentos frios para apresentar fatos tão dolorosos... toda essa tragédia para a TV se tornou uma ótima forma de marketing. E é mais duro ainda pensar que por dia morrem tantas pessoas como morreram no acidente, mas no entanto não são apresentados da forma que estão colocando o acidente da Tam...

E o episódio se repete de novo... assim como aconteceu com com o vôo da Gol, com o garoto João Hélio ...

desculpem minha "frieza"... mas como jornalista, fico revoltada com tudo isso.
Mas aproveito para deixar uma palavra ao Shazan ... que a Bíblia diz: "Não temas, creia somente"... então que Deus possa dar o conforto e a sabedoria para nunca deixar apagar a memoria de uma pessoa tão importante para ELE, para vc e familiares.


Hoje é dia do amigo, e me disponibilizo para orar por sua vida como uma amiga que não tem idéia do dor que estas sentindo, mas que confia em um Deus que tem poder para curar toda ferida aberta.


abraços ...
 
Não gosto quando fazem sensacionalismo demais em cima dos familiares, só para captarem o sofrimento que uma tragédia dessas causa sobre todos.
Sempre ri das tiradas que o Shazam soltava no Atualidades ou Jogos Eletrônicos... só o que posso desejar é muita força para você, sua mãe e toda a sua família...
 
Era casada, que triste! :osigh:

EDIT: Eu sei que não tem muito a ver com o assunto, mas me surgiu uma dúvida (meio idiota, é verdade): o que acontece com o perfil dessas pessoas? Fica aberto ou com o tempo o Orkut bloqueia?

Vcs nunca visitaram a comunidade Profiles de Gente Morta?

Ela tá "bombando", com o lance da Tam. É triste..... mas eu já vi o orkut de praticamente todo mundo que tava no avião e que tinha profile. É muito punk =/
 
Shazam, eu sei que palavras não são o suficiente para sanar essa dor imensa, mas acredito que atrás das palavras que aqui estão, está um sentimento de pesar e de orações para lhes dar força nessa hora tão difícil.
Mas tenho certeza que seu pai está ao lado de Deus nesse momento rezando por você e sua família.
Força Shazam!!
 
Não era meu pai quem estava no topo do prédio e pulou com do mesmo lugar que a Michelle. Eles misturaram informações... inclusive eu não havia dado nenhuma informação a equipes do programa da Ana Maria Braga. Eles trocaram entre eles e confundiram. Paciência.

Queria agradecer à Yavanna, o Smaug, o Eldarato e a Kisy que foram ao velório do meu pai durante a madrugada e me deram uma baita força. Tive amigos que passam a madrugada toda comigo no velório. Agradeço também às mensagens de todos no tópico, por mensagens privadas, no Orkut, no MSN, no celular e pessoalmente.

Meu pai teve um enterro de muita honra. Não havia mais onde colocar coroas de flores, que chegavam sem parar. Foram mais de 10. Momentos difíceis se sucederam, claro, mas nesse momento as coisas estão "bem" aqui em casa. Dormi bastante em casa depois de ter passado a noite praticamente em claro e estou dando apoio pros meus familiares. Não sei como via ser daqui pra frente ainda... mas aos poucos eu acredito que as coisas fiquem bem, aos poucos.
 
Meus pêsames Shazan, que Deus o ajude e a sua família a superar essa dor.

Conte conosco para qualquer coisa.
 
Em primeiro lugar, quero exprimir ao Shazan minhas condolências.

Que Deus ajude a ti e a tua família especialmente nesses dias difíceis, que eu também sei como são.


Em segundo, parabenizo a todos que contribuíram com informações reais e úteis sobre o ocorrido.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo