• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Mágica humana

Receber mensagens em sonhos, ou premomir certas coisas, não é sinônimo de magia, nunca foi e nunca será, pois até hoje existem pessoas que dizem faser essas coisas todas, mas nem por isso são consideradas possuidoras de magias...
 
Radagast poderia ensinar algo aos homens, passar conhecimento, más não poder, teóricamente ele estaria proibido de fazer tal coisa.
Saruman faz experimentos com Orcs, e é considerado um "traidor" por Gandalf que "tira" seus poderes.
Senão seria muito mais fácil Gandalf por um pouco de poder sobre frodo para que este consiga realizar seu feito, ou qualquer outro...
Da mesma forma como acredito que não foi Radagast que "ensinou" Beorn a trocar de pele, tanto que ele diz que conhece, más mesmo assim não morre de amores por magos... Acho mais facil ser um Valar mesmo que propicia este tipo de fenomeno, mostranto que os Valar não abandonaram a Terra Média :D
 
Saradoc disse:
Receber mensagens em sonhos, ou premomir certas coisas, não é sinônimo de magia, nunca foi e nunca será, pois até hoje existem pessoas que dizem faser essas coisas todas, mas nem por isso são consideradas possuidoras de magias...

Quem disse que sonhos e premonições são sinonimo de magia?
 
Eu disse, de certa forma, quando postei perguntando sobre isso aqui atrás.
Não é bem "magia" nem sub-criação, mas seria algo a ser explicado. E a explicação bateu com o que eu imaginava.
Achei que o tópico seria bom para tirar essa dúvida.
 
Maglor disse:
Eu disse, de certa forma, quando postei perguntando sobre isso aqui atrás.
Não é bem "magia" nem sub-criação, mas seria algo a ser explicado. E a explicação bateu com o que eu imaginava.
Achei que o tópico seria bom para tirar essa dúvida.

ok, eu tava pensando que ele tinha me entendido errado pois os posts mais recentes nao falavam sobre isso.
 
Magia e feitiçaria na Terra-Média

Almarë , pessoas!

Tipo assim , eu sou iniciante em Tolkien.Estou na metade do ADT(falta de tempo).Tenho uma dúvida sobre magia na Terra-média. :?

Eu li em algum lugar que a magia era restrita aos Maiar e aos Valar o que me leva a crer que esta fosse uma especie de "dom dado por Eru"e n funcionaria na forma de um aprendizado (ou seja , não haveiram "aprendizes de feiticeiros") Porém , eu li algo sobre um reino dos Bruxos de Angmar. E tb li uma definição de Nazgûl na revista SET que dizia: "Outrora reis e feiticeiros humanos" . O que me leva a crer que exista alguma diferença entre magia e feitiçaria.

Se tem diferença qual a diferença??? Afinal quem era esse tal de Rei dos Bruxos de Angmar??? De onde veio e pra onde foi o povo de Angmar???Existiram mais feiticeiros al´me desses??? Quem foram???E como funcionava a magia/feitiçaria na Terra-média??? :?

Será que existe resposta pra essas perguntas??? :? :?

Ps: antes que alguem me mande ler o texto do Deriel na Valinor , eu já li! É um texto mt bom mas n esclareceu minha dúvida principal. :roll:
 
O Feitiiçeiro de Angmar era ninguem menos que o Rei Bruxo, o Nazgûl supremo. Acredito que ele era feiticeiro devido a um pouco da energia que Sauron lhe deu e deu ao Um Anel.
 
Hm... os Homens não são capazes de sub-criar nada. Só podem aprender a "Arte do Inimigo", Necromancia... É legal reparar que os únicos "feiticeiros" humanos são do Lado Negro... os bonzinhos que têm sub-criatividade são só os Numenorianos descendentes de Elros, e mesmo assim é aquela coisa bem pequena, no nível "as mãos do rei são mãos que curam"... nada de anéis, luzes...
 
Maglor disse:
Hm... os Homens não são capazes de sub-criar nada. Só podem aprender a "Arte do Inimigo", Necromancia... É legal reparar que os únicos "feiticeiros" humanos são do Lado Negro... os bonzinhos que têm sub-criatividade são só os Numenorianos descendentes de Elros, e mesmo assim é aquela coisa bem pequena, no nível "as mãos do rei são mãos que curam"... nada de anéis, luzes...

Como assim "as mãos do rei são mãos que curam"??? o q vc quis dizer? Quer dizer q a minha suposição de que n há feiticeiros humanos bonzinhos estava certa?! Só existem feiticeiros "mauzinhos"??? Poderia haver alguma exceção??? :?
Que tipo de magia os Numenoreanos eram capazes de fazer???
 
A "magia" (com muitas aspas) humana era a necromancia, magia negra ensinada por Morgoth e Sauron. Os únicos bonzinhos com alguma coisinha eram os numenoreanos da linhagem de Elros,e só tinham resquícios da sub-criatividade de seus descentes elfos(e de Melian).
Eu disse "as mãos do rei são mãos que curam" porque é só por aí que eles podem fazer alguma coisa., alguma capacidade maior de cura, uma constituição física melhor... sei lá. Nada perto da capacidade élfica de sub-criação.
 
Maglor disse:
Eu disse "as mãos do rei são mãos que curam" porque é só por aí que eles podem fazer alguma coisa. Só uma capacidade de cura maior, a longevidade... Nem perto da capacidade élfica.

Mas tipo , os elfos. A "magia"(com muitas aspas tb) élfica se assemelha a dos "magos"(com mais aspas ainda) propriamente ditos como Gandalf??? E que tipo de "magia" os elfos são capazes de fazer??? :?
 
Os elfos podiam "criar itens mágicos" (por subcriação, ou passando poder para objetos) e algumas transmutações menores. Como "magos" fracos.

Agora, como é a magia q o Rei-bruxo (eu? :roll: ) e os mauzões fazem? Eles usam a energia liberada qdo um fëa deixa o corpo pra "patrocinar" a subcriação?
 
A Necromancia é a arte negra de Melkor que seduz muitos humanos sedentos por poder. Nao tem como vc usar esse legado(a necromancia) e manter uma boa índole pois a malícia de Melkor está presente nela. A magia pura que se caracterisa pelo poder individual de sub-criação nao esta presente nos homens e nao a nada que possa mudar isso. Como Maglor disse, a linhagem dos numenorianos mais proxima de Elros detinham um pouco dessa capacidade de sub-criar.
 
Aproveitando este tópico gostaria de fazer uma pergunta
Nossos amigos hobbits sonham na casa de Tom bombadil..... se pegarmos o que sonharam e compararmos pelo o que cada um possou podemos dizer que preveram o futuro (menos sam que acho que é o único que não sonha heheheh)
Temos também Boromir e Faramir que sonham.......

A pergunta é a seguinte.... isso é magia??? manifestação dos Valar????
 
Elrond Meio-Elfo disse:
Sub-criar o que? Os homens criam muitas coisas... é só uma questão de vontade.

Sub-criar é o termo usado(se nao me engano, o termo que tolkien usou) para se referir ao ato de ´moldar´ a energia mágica que existe na Terra-Media) de acordo com a própria vontade(e a capacidade invidual, claro). Para muitos isso é sinonimo de magia.
 
Essas "visões", seja em sonhos ou de qualquer outro jeito, não são sub-criação, muito menos "magia". São muito provavelmente mensagens, seja dos Valar, seja do próprio Eru. A maldição de Isildur sobre os Eredrin é um exemplo.

E o termo sub-criação, pelo que eu sei, é usado já que o único capaz de criar é Eru. O que os Valar, Maiar e elfos fazem é "moldar" a criação de Eru, ou sub-criar. Feänor não fez a Luz, mas a aprisionou nas silmarilli... acho que é por aí.
 
Prime Nazgûl disse:
Agora, como é a magia q o Rei-bruxo (eu? :roll: ) e os mauzões fazem? Eles usam a energia liberada qdo um fëa deixa o corpo pra "patrocinar" a subcriação?

Como assim "energia liberada qdo um fëa deixa o corpo " ???

Não entendi ... :roll:
 
KADU disse:
Elrond Meio-Elfo disse:
Sub-criar o que? Os homens criam muitas coisas... é só uma questão de vontade.

Sub-criar é o termo usado(se nao me engano, o termo que tolkien usou) para se referir ao ato de ´moldar´ a energia mágica que existe na Terra-Media) de acordo com a própria vontade(e a capacidade invidual, claro). Para muitos isso é sinonimo de magia.

Não, sub-criar é a capacidade inata que alguns seres de Arda [ homens fora ] de moldar o mundo, de utilizar a criação e alterá-la de forma a se tornar quase outra coisa.

Não tem nada de energia mágina, nem poderes mágicos, nem feitiçaria, na Terra-média.

Tudo resume-se basicamente em Sub-Criação (ou Arte) e Necromancia (ou Aticificios de Melkor)
 
Deriel disse:
Não tem nada de energia mágica, nem poderes mágicos, nem feitiçaria, na Terra-média.

Tudo resume-se basicamente em Sub-Criação (ou Arte) e Necromancia (ou Aticificios de Melkor)

Então vc quer dizer que n tem esse lance de magia/feitiçaria na Terra-média , que há somente a Arte da Sub-criação e Necromancia , somente ??? 8O

Mas e quanto aos "poderes" de Gandalf por exemplo??? Pra mim akilo é magia ... :?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo