• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Paulo Coelho

Não, é porque a escrita dele é sofrível (ponto). É o que eu falei no post acima do seu: você pode gostar de uma história e achar o livro bacana por isso. Mas as pessoas que metem o pau no Paulo Coelho (pelo menos as que tem algum conhecimento de Literatura) o fazem porque as obras dele são fracas.

Enquanto vocês continuarem confundindo a qualidade literária com um bom enredo, vocês jamais entenderão porque algumas pessoas metem criticam a obra dele.

E eu sei que dói bastante ouvir de uma pessoa que um livro que tanto gostamos "não é bom" (friso: literariamente falando), mas não dá para chegar aqui cheio de achismo e pensar que o cara botar sentimento no livro faz da obra algo bom, ou que só pq algumas pessoas criticam é porque estão com dor de cotovelo. Aí já é levar para o pessoal.

O negócio é saber separar bem as coisas (como já falei): gostar das histórias que ele escreve, ok. Mas dizer que ele é um bom escritor (ou seja, alguém que sabe utilizar soberbamente os recursos narrativos, ou que simplesmente inove) já é forçar a amizade, porque a grande maioria das pessoas que o defendem costumam pegar livro apenas para se divertir, e não fazem a menor noção do que é que um recurso narrativo, que dirá se o Paulo Coelho o aplica bem ou não...
Tudo bem. Não vou argumentar contigo Joy, porque sei que tu entende bem dessas coisas =]

Bom, respeito sua opinião. Mas discordo totalmente. Uma coisa é vc não gostar do cara mas gostar dos livros dele. E eu não gosto do jeito que ele escreve e acho ele um tremendo babaca. Opinião de cada um.

Exatamente. Respeito quem gosta dele, mas é a arrogância em pessoa.
Bom, eu também não vou muito com a cara dele, eu gosto mesmo é dos livros(não de todos).
 
Paulo Coelho não é ruim, ele simplesmente escreve o obvio de maneira bela, e romanceada. Eu gosto muito dos livros dele. Meu preferido é "Veronika decide morrer", onde a loucura é vista como a liberdade interior. Maravilhoso.
 
Paulo Coelho não é ruim, ele simplesmente escreve o obvio de maneira bela, e romanceada. Eu gosto muito dos livros dele. Meu preferido é "Veronika decide morrer", onde a loucura é vista como a liberdade interior. Maravilhoso.

Até que enfim aparece alguém que nao rebaixa paulo coelho...
Temos que apreciar e aceitar as diferentes...
Paulo coelho e diferente mas mesmo assim escreve uns livros bons...
 
Não importa se ele é arrogante ou não, se é marketeiro ou não, ele é um escritor, querendo ou não!!! Isso é incontestável, se ele escreve, vende, tem leitores, ele é um escritor. Se o faz bem ou mal, cada um julgue de sua maneira! Sei que ele não se compara a Milan Kundera, ou a Goethe, mas estes são classicos. Paulo Coelho é algo bem contemporaneo, talvez no futuro as pessoas apreciem. Nunca se sabe. Eu tenho um gosto literareo muito ecletico, horas leio livros com visões políticas (para faculdade, e interesse), mas quando quero algo para relaxar e me distrair, escolho ou romances, ou historias fantasiosas. E é aí que se encaixa Paulo Coelho. Quando leio algum livro dele consigo sair um pouco desse mundo, e é por isso que ele vende tanto! Por ser de leitura julgada como 'fácil'. As pessoas precisam de momentos de paz, e felizmente podemos encontrar isso nos livros... E de acordo com as 'estatisticas', Paulo Coelho consegue passar isso para seus leitores assíduos: Paz.
 
Como escritor eu já o coloco na lista dos que não vou ler. A vida é curta demais pra gastar tempo lendo PC. Até no ramo da literatura fácil/descartável encontra-se coisa melhor. Há muitos livros esperando serem lidos. Gastarei meu tempo com os que julgo que valham a pena. PC não está entre eles. Com o exercício constante da leitura o paladar vai ficando mais apurado. PC não me apetece mais. Quero algo com "sustância."
 
Aqui está uma explicação brilhante a respeito dos livros do PC;

[...] os enredos são sempre repeteco de fórmulas que já fizeram sucesso (é por isso que todos gostam). Então ele:

a) Não sabe utilizar qualquer recurso narrativo
b) Não é original
c) Abusa dos clichês
etc.

Ou seja, um lixo.

realmente, um lixo!

Contudo, se eu não lesse 'O aquimista'.. nunca saberia da parte final da lenda de Narciso, que se encontra na contracapa do livro.

Aliás, ontem eu ouvi duas pessoas matracando no ônibus, dizendo que esse livro é a obra prima do sujeito e tals. Eu me pergunto se elas realmente leram a coisa toda... pq quem leu sabe que o livro está ha anos-luz de distância de uma obra prima, justamente pelo enredo não-original, sucessão de clichês e, como se não bastasse, um tomzinho de auto-ajuda absurdamente irritante.

Se vc quer saber sobre a ladainha deus, diabo e etc, vá ler a bíblia. É mais plausível, apesar de ligeiramente mais extensa!
 
Última edição:
paulo coeho pode nao ser o melhor escritor a face da terra, pod nao se comparar a tolkien, josé saramago, camoes e muitos outros nomes da litaratura mundial, mas mesmo assim as suas obras têm que ser respeitadas...
E se tem vendido muitos livros nao deve ser só por acaso...
Deve ter algo nos seus livros que atrai os seus leitores nao?
 
De novo esse argumento? "Deve ter algo no livro que atrai os leitores". Sim, deve. Mas isso não faz dos livros dele algo bom, literariamente falando. E quem o critica é sob esse ponto de vista.
 
Anyway

Tenho que concordar com o Cad...



pelo menos aqui ele soube ser criativo :think:
Eu ou o Paulo Coelho?

Paulo Coelho não é ruim, ele simplesmente escreve o obvio de maneira bela, e romanceada. Eu gosto muito dos livros dele. Meu preferido é "Veronika decide morrer", onde a loucura é vista como a liberdade interior. Maravilhoso.
Tudo bem. Se for isso que te faz achar ele razoável, eu digo uma palavra: book-editors. Na Europa principalmente.

paulo coeho pode nao ser o melhor escritor a face da terra, pod nao se comparar a tolkien, josé saramago, camoes e muitos outros nomes da litaratura mundial, mas mesmo assim as suas obras têm que ser respeitadas...
E se tem vendido muitos livros nao deve ser só por acaso...
Deve ter algo nos seus livros que atrai os seus leitores nao?
IMO, a maioria dos leitores do Paulo Coelho continua comprando e gostando dele pq não tem referências de bons livros.
 
De novo esse argumento? "Deve ter algo no livro que atrai os leitores". Sim, deve. Mas isso não faz dos livros dele algo bom, literariamente falando. E quem o critica é sob esse ponto de vista.

Uma pergunta apenas...
Quantos livros de paulo coelho leu?
 
Bom. Eu li : Onze minutos e Verônika decide morrer e concordo com tudo que a Joy e a Almië falaram aqui. =]
 
ah, não. o argumento do 'vc nem leu para dizer', não, por favor :wall:

Entao é o mesmo que sua mae lhe perguntar:
-Quer gelatina?
Voçe:
-Nao, eu nao gosto
Mae:
-Voçe ja provou?
Voçe:
-Nao os o ze da esquina diz que nao presta...

1º lei e depois comente, tente apenas ler um pouco ok?
 
Entao é o mesmo que sua mae lhe perguntar:
-Quer gelatina?
Voçe:
-Nao, eu nao gosto
Mae:
-Voçe ja provou?
Voçe:
-Nao os o ze da esquina diz que nao presta...

1º lei e depois comente, tente apenas ler um pouco ok?
É pra comentar isso? Comecei a ler O Zahir pensando que ia ser bom e talz po o cara é famoso etc. Continuei lendo pra ver se uma hora ele escrevia "Hahaha te enganei leitor, eu não escrevo assim de verdade". Não consegui terminar...
 
Entao é o mesmo que sua mae lhe perguntar:
-Quer gelatina?
Voçe:
-Nao, eu nao gosto
Mae:
-Voçe ja provou?
Voçe:
-Nao os o ze da esquina diz que nao presta...

1º lei e depois comente, tente apenas ler um pouco ok?

Não seja bobo, se eu ironizei seu argumento é porque é ÓBVIO que já li Paulo Coelho e SEI do que estou falando. :roll:
 
Última edição:
Eu ou o Paulo Coelho?

......................................................................................

IMO, a maioria dos leitores do Paulo Coelho continua comprando e gostando dele pq não tem referências de bons livros.

o Paulo Coelho se bem que eu acho que nas letras era o Raul quem mais criava :lol:

não que eu esteja falando que você não seja criativo :roll: , e concordo com sua última afirmação, se a prática da leitura fosse mais difundida em nosso país com certeza o PC não teria tantos leitores :yep:
 
Não seja bobo, se eu ironizei seu argumento é porque é ÓBVIO que já li Paulo Coelho e SEI do que estou falando. :roll:

Entao tem direito a protestar a vontade:lol:
Ua coisa é ler um livro e so depois o avaliar e outra coisa e dizer que nao gosta sem qualquer outro argumento que nao seja: "A e B nao gosta logo eu tambem acho Paulo coelho um lixo"
Ninguem pode ter os mesmos gostos, assim como ha quem goste de Tolkien e outros nao são escolhas que nos fazemos...
Peço desculpa pelo post anterior
 
o Paulo Coelho se bem que eu acho que nas letras era o Raul quem mais criava :lol:

não que eu esteja falando que você não seja criativo :roll: , e concordo com sua última afirmação, se a prática da leitura fosse mais difundida em nosso país com certeza o PC não teria tantos leitores :yep:

esse argumento é falho, porque afinal de contas o cara é sucesso no mundo todo, não apenas no Brasil. Eu acho que o principal motivo pelo qual ele faz sucesso é que ele foi capaz de antever uma tendência mundial de volta ao místico, a necessidade que a sociedade teria de re-explorar o desconhecido nesses tempos em que para muitos a vida está perdendo o sentido.

E o fato dele ter sido "pioneiro" (nesta geração) faz dele uma referência, no final das contas.

Acho que só pode ser isso, porque realmente o cara escreve muito mal e não é original, então só este tipo de atração pode explicar o sucesso dele.

PS: sim, eu já li Paulo Coelho. E, só para constar, apesar de ter desgostado já do começo, eu dei todas as chances a ele como escritos ao ler o livro até o final.
 
Muitos leitores?
Eu acho isso falho, sabe como é. Outro dia creio que comentei em algum post do blog da Joy.

Só porque o escritor vende não quer dizer que ele seja querido, ovacionado, etc. Primeiro, porque as pessoas adoram comprar livros e muitas vezes não os lêem e deixam-os enfeitando a estante da sala, etc. E nada como ter livros conhecidos para todos fazer: Uau, não acredito que você leu tal livro.

O caso do Paulo Coelho pode ser uma consequência disso. As pessoas compram seus livros porque todos comentam e os comentários aumentam, etc. E aí em um dia qualquer você resolve ler e a leitura é tão fácil e precária que até parece uma cartilha para ensinar a ler.

Quando li Paulo Coelho, mais novo, eu achava ele demais, as histórias pareciam emocionantes, pareciam ter um cunho filosófico, etc. Porém minhas referências eram os livros do Pedro Bandeira. Quando comecei a procurar outros livros você percebe como redações da FUVEST são mais profundas e criativas.

O problema não é utilizar clichês, o problema é ter base neles e mantê-los durante a história.

Mais cedo ou mais tarde uma pessoa que se interessa por leitura começa a ler outras coisas e finalmente se toca como PC não tem muito a oferecer. Agora se ficar só nos livros dele que seguem as mesmas fórmulas e são fáceis (não achei palavra melhor, alguém?) de ler perdem a 'graça'. O mesmo é com o Dan Brown que, além de usar as mesmas estruturas narrativas em seus livros, usa teorias conspiratórias (com ou sem fundamento histórico, isso não é da minha conta) que 'cativam' o público achando o ó.

Ah cara fiquei tão chateado por escrever isso, acho que vou ler alguma coisa.
 
Vai sair uma biografia do Paulo Coelho em setembro, pela editora Planeta e se chamará "O Mago". O autor é Fernando Morais, que entre os títulos mais conhecidos tem Olga (biografia de Olga Benário) e Chatô, o Rei do Brasil (biografia de Assis Chateaubriand).
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo