• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

"A Menina que Roubava Livros" (The Book Thief, Markus Zusak)

Skywalker

Great Old One
Terminei hoje esse livro fantástico.

A minha namorada comprou porque gostou da capa, do título e o que estava escrito na contra-capa: "Quando a Morte conta uma história, você deve parar para ler".

Se não fosse o lançamento do Children of Húrin, eu teria certeza que não leria nada melhor nesse ano.

O livro fala da vida de uma garotinha que roubava livros, na Alemanha hitlerista. É fantástica a forma que o autor consegue mesclar as banalidades da vida de uma pré adolescente com o peso de um país em guerra.

O livro é todo narrado em primeira pessoa, pelo ponto de vista da Morte. Tem umas passagens geniais, como "fulano nunca mais encontrou fulana, mas ele se encontrou comigo, poucos meses depois" e "carregava as almas nos dedos, como se fossem malas e atirados por cima dos ombros. Apenas as crianças eu carregava no colo."

Enfim, leiam. Já.
 
Re: A Menina que Roubava Livros - Markus Zusak

Nossa, parece ser ótimo. Quanto custa?
 
Re: A Menina que Roubava Livros - Markus Zusak

Adoro originalidade, vou nele, valeu pela indicação!
 
Re: A Menina que Roubava Livros - Markus Zusak

eu bati o olho nesse livro na última sexta e quase levei pra casa. Só não comprei pq a lista de coisas pra ler antes é tão grande... Mas bom ter uma referência a mais do que minha intuição :mrgreen:
 
Re: A Menina que Roubava Livros - Markus Zusak

Que coincidência! Ontem eu estava pesquisando sobre livros e o vi. Li a sinopse e achei muito interessante. Gosto de livros que tem a história nos anos 30, ou até mesmo nos 20, 40.

Agora com essa indicação, está na minha lista de livros a comprar =]
 
Re: A Menina que Roubava Livros - Markus Zusak

Deve ser muito interessante, só pelo título. Não quero ler a síntese; quero ler o livro sem saber exatamente o que esperar ^^
 
Re: A Menina que Roubava Livros - Markus Zusak

Esse livro desse ser bom mesmo! 8-O

Eu quero ler coisas diferentes, sair um pouco do que tenho que ler pro vestibular. Acho que esse livro aí vai ser um ótimo pedido de aniversário.
 
Re: A Menina que Roubava Livros - Markus Zusak

Minha mãe comprou esse livro com mais um monte.
Ja puis ele na minha "lista de livros para ler depois que terminar SDA".
 
Re: A Menina que Roubava Livros - Markus Zusak

Dificilmente paro de ler um livro por estar achando "chato", mas esse aí conseguiu a proeza. Claro que, como sequer passei da primeira terça parte, não estou na posição de fazer nenhuma crítica da obra como um todo. Mas, até onde li (cerca de 200 páginas), foi sofrível.

Zusak me pareceu muito pretensioso com o excesso de frases pseudo-impactantes, o que ele pareceu querer ressaltar com parágrafos de uma linha ou de poucas palavras. Tudo bem que ninguém espera alta literatura de um best-seller considerado infanto-juvenil em alguns países, mas os Harry Potter também têm as frases de efeito e funcionam. A diferença: elas estão à altura do mistério e suspense da história.

Já nesse livro aí, a história é completamente desprovida de algo que prenda a atenção - claro que estou falando apenas da parte que eu li; pode ser que depois mude, mas, ainda assim, eu ter chegado à 200ª página sem encontrar nada (literalmente) de interessante é sintomático. A única coisa que achei foram subtramas clichês e personagens estereotipados - a garota órfã prodígia, o nazista que discorda do sistema, etc.

Isso sem contar aqueles "poemas" intercalando (na verdade, quebrando) a narrativa com comentários absolutamente irrelevantes. Provavelmente a intenção era ser "diferente" ou "engraçado", maaas.... hm.

A premissa da Morte narrando em primeira pessoa soa até boa, mas na prática... Alguém sabe se da metade em diante o livro melhora 2000% a ponto de ficar degustável? Quem sabe dou uma segunda chance, embora ache muito difícil. :blah:
 
Re: A Menina que Roubava Livros - Markus Zusak

Ao contrário do colega acima eu li apenas 100 págians (malditas provas!) e concordo com o Skywalkwer: leiam. Já.

Os "comentários" irrelevantes, em minha opnião claro, são divertidos e dão um "sabor" especial ao texto.

Enfim... leiam. Já! :g:
 
Re: A Menina que Roubava Livros - Markus Zusak

Comecei a ler ontem, e nas 30 primeiras páginas estava quase concordando com o Ristow. A narrativa não fluía, especialmente por causa daquelas interrupções bruscas para determinados comentários. Mas eu não sei se fui eu que "peguei o jeito" ou simplesmente a história que evolui, o fato é que estou encantada pela história. Enfiim, tão logo eu termine de ler coloco mais comentários sobre o que achei do livro aqui :dente:

Obs: Só vou dizer uma coisa. O livro está na casa dos 30 royals e sabe, como objeto/livro é muito caprichado: papel de qualidade, capa bonita e blablabla. Mas tem uma coisa que está me incomodando profundamente: são 400 e tantas páginas, sendo que há 'n' espaços em branco, isso para não falar de uma página inteira em branco caso o capítulo feche numa página ímpar. Visualmente pode até ficar mais agradável, mas vam'lá, esse livro poderia ter umas 100 páginas e no final das contas custar um pouco menos, não?
 
Re: "A Menina que Roubava Livros" (Markus Zusak)

Ana

o livro abaixou o rpeço, é fácil acha-lo amis barato agora. Porém eu ainda acho que vale pagar 30 e poucos reais (paguei 34) por um livro com uma capa resistente (além de bonita) e papel de qualidade...
 
Re: "A Menina que Roubava Livros" (Markus Zusak)

Eu também acho, isso eu nem questiono (aliás, eu fico felicíssima quando não dou de cara com páginas branquelonas). mas esses espaços em branco são meio nada a ver e, acho eu, um baita desperdício de papel :dente:
 
Re: "A Menina que Roubava Livros" (Markus Zusak)

:yep: Onde é que eu posso achar um livro desses, eu adoro livros que são são narrados, por personagens sobrenaturais...

Inclusive, esses dias eu li um livro chamado "O vulto" de Keops Narugushi, vc tb precisa ver como é legal...
 
Re: "A Menina que Roubava Livros" (Markus Zusak)

Moura, como está fazendo bastante sucesso, você encontra facilmente em qualquer livraria. A FNAC, para variar, é o lugar onde você poderá comprar pelo menor preço (pelo menos em compra online). Está 26,90.
 
Re: "A Menina que Roubava Livros" (Markus Zusak)

Fiquei realmente interessado, só tenho medo de ser mais um "conto sensacionalista", tentando justificar um "ponto de vista sobrenatural", outra visão da morte, aquelas coisas. Mesmo assim, vou ler e depois conto o que achei.

Valeu a dica.
 
Re: "A Menina que Roubava Livros" (Markus Zusak)

Não entendi sua colocação, Diego. Como assim "conto sensacionalista", você poderia explicar melhor essa questão? Até onde estou na leitura, posso dizer o seguinte: é uma história sobre uma menina vivendo na segunda guerra mundial. Toda a dor, todo o ódio, todas as mortes, enfim, tudo o que pode brotar de uma guerra, essa menina vive. E é disso que a Morte fala.

O fato de ela ser a narradora-personagem contribui apenas para a construção da ironia em determinados momentos, assim como para ampliar o foco da narração (afinal, sendo ela a Morte, ela é onisciente).

Então, é um livro sobre como uma menina atravessou a guerra (ponto). O diferencial é, como o Skywalker disse, o modo como mesclam-se os momentos banais da vida da menina com a Alemanha de Hitler. A Morte é a narradora, não a personagem principal.
 
Re: "A Menina que Roubava Livros" (Markus Zusak)

Ahhhh! Eu estava louca pra ler esse livro !!!!
Eu vi na livraria e tinha ficado na dúvida se comprava ou não...:think:
Boa indicação.
E sim, a capa é linda.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo