• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Plebiscito do Aborto

Você é a favor do aborto?

  • Sim

    Votos: 53 46,1%
  • Não

    Votos: 19 16,5%
  • Depende

    Votos: 41 35,7%
  • Estou nem aí

    Votos: 2 1,7%

  • Total de votantes
    115
vc ignorou solenemente o meu post :disgusti:

Putz juro que não vi.... Desculpa :abraco:
Então temos um problema...

Ele me disse uma coisa e pelo que você disse é outra coisa.
Precisamos ver.

Mas eu acho que o que meu amigo disse é simples opinião. Ao meu ver tomar a pilula é um aborto sim. Em menor escala mas é.

Vou tirar a dúvida com a minha mãe...afinal ela trabalhou 13 anos em uma maternidade e é enfermeira... :grinlove:

Alguma coisa ela deve saber... :obiggraz:
 
Mas Tonho, os fundamentos religiosos utilizados aqui tem base científica, e para tanto citamos pessoas especilistas na área.

Mas como você pode observar, na área há uniformidade de pensamento. então fica difícil se chegar a uma conclusão, mas o que não quer dizer que não possamos debater.

Eu não vejo qualquer base científica para classificar um zigoto como ser humano. Não é nem questão de não concordar, mas eu não vejo coerência nessa classificação de ser humano que os adeptos da fecundação = vida defendem.

Eu entendo até quem fale quando o feto começa a ter um sistema nervoso primitivo (e põe primitivo, pois nenhum animal que meça mais que o teu olho tem um sistema nervoso tão primitivo quanto o do feto com 14 semanas). Não concordo, mas entendo.


Exatamente. Até por um acaso estava conversando com um amigo ginéco (que por sinal é católico fervoroso) e a pílula do dia seguinte não mata nada. só impede a fecundação. Então, como ele mesmo diz, "Dos males, o melhor".


Não,m cara, a pílula do dia seguinte age com o feto já fecundado.
Motivo qual a enorme maioria dos Hospitais Católicos Norte-Americanos não ministra a pílula à pacientes, inclusive, vítimas de estrupro.

A partir do 14º dia da gestação o embrião já possui células nervosas.
Se você comete o aborto, você está matando "algo" certo? :think:

Sim, estou matando algo. Algo que não é um ser humano. Eu mato animais com terminações nervosas muito mais complexas que um embrião de 14 semanas. Tem gente que mata para comer, tem gente que mata pelo prazer da caça.
O que estou dizendo é que não qualifico este ser como um Ser Humano pois ele não tem nenhuma das características que tornam tanto o recém-nascido quanto o idoso seres humanos.


Uma coisa é você usar uma pílula do dia seguinte onde no caso não houve nem a concepção. Outra é matar um ser vivo. :ideia:

Há sim a fecundação antes da pílula do dia seguinte funcionar. Se informe melhor.

Na verdade, se o aborto fosse liberado a mais tempo... muitos de nós poderiamos não estar aqui... :think: E se fosse você o embrião abortado? :think:

Esse argumento é infantil, cara. O mundo não deixaria de ser mundo se fulano de tal ou beltrano não tivessem nascido, ou se ciclano e fulana não tivessem morrido jovens.
 
Não tenho opinião muito firme sobre o assunto. Tbm não pude ler nada do tópico, então não estranhem se eu disser algo que já foi dito, etc.

Mas votei sim, e segue a explicação:
Eu sou a favor do aborto se este, como qualquer outra lei deveria ser, for acompanhado de um plano de longo prazo, assistência social, política educacional, etc.

O aborto hoje é feito clandestinamente, ou em casa mesmo, tomando chás ou remédios. Não há acompanhamento médico, as condições são precárias, as mães não recebem instruções (quer dizer, talvez recebam a orientação de uma assistente social, não sei - mas obviamente só as que vão ao hospital), o aborto é feito em qualquer fase da gravidez já que fica a critério da própria mãe, etc. E quando o aborto não ocorre, muitas vezes eu penso que deveria ter ocorrido. Uma mãe despreparada, em um ambiente familiar pobre e desestruturado, é melhor que a criança não nasça. Obviamente isso é de caso a caso.

Enfim, se o sistema de aborto for implementado visando a proteção da saúde da mãe, o amparo social, e orientação educacional para que não ocorra nova gravidez indesejada, eu sou a favor. Some ainda o fato de que uma boa orientação prévia possa até convencer uma grávida desesperada a desistir do aborto, enquanto hoje, essa decisão é tomada "solitariamente", sem amparo social ou legal.
 
O q me dá nojo é esse monte de gente defendendo q apenas humanos tenham direito à vida.
Sério, a vida dos meus gatos me é infinitamente mais importante q d uma pessoa desconhecida - ou msm de um colega meu ou da maioria d vcs aqui.


Quanto ao "e se...", bem, a Anna só tá aí por causa do golpe d 64, e minha mãe só existe por causa de Hitler e sua guerra mundial (aliás, tb a ele se deve mtas descobertas científicas q hj são consideradas bem importantes). E não vejo pq deveria me incomodar se tivesse sido abortada, afinal eu nem teria tempo d saber d alguma coisa.
As vezes penso seriamente q a vida - fato de estar vivo - é mais importante pras pessoas (ou animais d outras espécies) em volta q pelo próprio indivíduo. O q importa pra ele é como vai essa vida enqnto ela existe (incluindo os momentos finais). E se a vida for interrompida antes de ter sistema nervoso capaz de sensações (dor, q no mínimo todos os vertebrados adultos são capazes de sentir), melhor pra ele (ou no mínimo não faz diferença, já q não sabe o q perdeu).
 
As vezes penso seriamente q a vida - fato de estar vivo - é mais importante pras pessoas (ou animais d outras espécies) em volta q pelo próprio indivíduo. O q importa pra ele é como vai essa vida enqnto ela existe (incluindo os momentos finais). E se a vida for interrompida antes de ter sistema nervoso capaz de sensações (dor, q no mínimo todos os vertebrados adultos são capazes de sentir), melhor pra ele (ou no mínimo não faz diferença, já q não sabe o q perdeu).
É, já pensei nisso. Mas é muito filosófica essa questão.

Terminantemente contrário ao aborto.
Por que?

Enquanto você não explicar os porquês da sua posição, eu só posso supôr que vc não fez uma avaliação completa da questão.
 
Só sou a favor em caso de estupro..se nao querem engravidar existem cirurgias simples como a vasectomia ou laqueação de trompade falópio que pode ser reversivel e que impede a fecundação..por isso se mudar de ideias o homem ou a mulher(depende quem fez a cirurgia)pode voltar atras e ter um filho..fazer aborto por erros ou falta de consciencia ou simples estupidez é simplesmente desnecessario.
 
Tudo na vida, peso eu é questão de bom senso.

Sobre o aborto, não poderia ser diferente.

Claro que a mulher tem que ter o direito de escolher se quer ou não a gravidez... Mas também não vai poder sair por ai dando mais que chuchu na cerca só porque sabe que pode abortar...

Sou completamente a favor em caso de estupro e acefalia.

E penso assim, que somente nestes casos, deveriam ser feito sem pestanejar. Mas abortar uma criança só porque ficou com medo de pedir pro parceiro colocar uma camisinha ou só porque não quer tomar anticoncepcional porque engorda. Bem.. já dizia minha avó:

- Na hora de "virar os zóinhos" tava bom né? Então agora assuma seu filho e seja feliz.
 
Mas eu acho que o que meu amigo disse é simples opinião. Ao meu ver tomar a pilula é um aborto sim. Em menor escala mas é.

Pílula é um método preventivo muito importante. Alías o Brasil precisa investir mais na divulgação de métodos preventivos nas camadas mais pobres, pois assim se evita bebês abandonados em qualquer canto e também abortos clandestinos por essas pessoas sem as mínimas condições financeiras, as vezes psicólogicas de ter filhos..
 
Última edição:
se nao querem engravidar existem cirurgias simples como a vasectomia ou laqueação de trompade falópio que pode ser reversivel e que impede a fecundação..por isso se mudar de ideias o homem ou a mulher(depende quem fez a cirurgia)pode voltar atras e ter um filho..fazer aborto por erros ou falta de consciencia ou simples estupidez é simplesmente desnecessario.
E as camadas pobres da população? Vc tá dando soluções simplistas que nem ao menos dariam certo na sua aplicação prática, pelo menos até onde eu posso ver. Além do mais, se as pessoas tivessem o cuidado de tomar essas atitudes, elas na verdade não precisariam; usariam camisinha, tomariam pílula, etc. A grande maioria dos casos de aborto não são de pessoas com acesso e/ou ciência desses tratamentos.

fazer aborto por erros ou falta de consciencia ou simples estupidez é simplesmente desnecessario.
Defina desnecessário, pq essa palavra não faz o menor sentido dentro da frase. Vc cometeu um erro ou houve um acidente, PONTO. O aborto é para impedir que uma criança nasça em um ambiente despreparado, indepentendemente dos motivos da gravidez. Entenda despreparo como qualquer motivo relevante contra uma gravidez, tal como a falta de desejo dos pais, falta de dinheiro, fruto de um estupro, etc.

Há algum sentido em repetir o que já foi dito?
Aham:
Enquanto você não explicar os porquês da sua posição, eu só posso supôr que vc não fez uma avaliação completa da questão.
Fëanor, ao menos ressaltar esses pontos seria bom, não precisa se estender.


edit: melhor respondido ao AnGmar.
 
Última edição:
Eu sou a favor só em caso de estupro.
Agora por descuido, completamente contra. A criança não tem culpa da falta de cuidado/responsabilidade dos pais. =/
 
Eu sou a favor só em caso de estupro.
Agora por descuido, completamente contra. A criança não tem culpa da falta de cuidado/responsabilidade dos pais. =/
Respeito sua opinião, mas muitos não estão analisando uma questão maior, prática e do ponto de vista da sociedade. E quais as consequências do nascimento de uma criança indesejada? Ela não vai ter o amor dos pais, pode não ter educação, passar necessidade, trabalho infantil, maus tratos, desestruturação familiar, comportamento desviado, criminalidade, e ainda, dar sequência no que vcs chamam de "descuido", mas que em muitos casos, senão a maioria se chama falta de educação.

Vcs estão analisando uma parte do problema, sob uma ótica, dando uma solução. Quando na verdade, a gravidez indesejada ocorre em diversas camadas da sociedade, por diversos motivos diferentes, com múltiplas consequências, tanto morais, quanto sociais, e ainda, formando um ciclo vicioso. Ou seja, a solução é complexa e incerta. Sobre isso que vcs fazem eu sou contra.
 
E quais as consequências do nascimento de uma criança indesejada? Ela não vai ter o amor dos pais, pode não ter educação, passar necessidade, trabalho infantil, maus tratos, desestruturação familiar, comportamento desviado, criminalidade, e ainda, dar sequência no que vcs chamam de "descuido", mas que em muitos casos, senão a maioria se chama falta de educação.
Concordo Bruce...

Mas... ser homem é assumir as conseqüências de seus atos.

Você foi lá, não se cuidou, transou e a conseqüência disso é o nascimento de um filho. Você sabe disso. Você sabia ao começar a relação sexual que se gozar dentro da menina sem camisinha, ou sem ela tomar qualquer tipo de cuidado.... o que acontecerá é o nascimento de uma criança dali a 9 meses....

Poxa se você sabe de tudo isso porque vai fazer? E se fez assuma e não pense na possibilidade de:
- Ahhh eu vou engravidar a mina mesmo e depois é só enfiar uma agulha de fazer tricô e matar o que tá lá dentro ...e tá tudo certo...
 
Temos um grande problema hoje em caso de legalização: estrutura para a realização do ato. Na rede pública não temos essa estrutura, mesmo em grandes centros.

Houve, a pouco tempo atrás, uma decisão do STF em que mandou um hospital realizar o aborto, sendo que a gestante alegava que havia sido estuprada. O centro médico condicionou fazer o ato com a apresentação de BO acerca do estupro, e a mulher não tinha, não quiz apresentar, e o STF entendeu que não era necessário.

Enfim, limitar para este ou aquele, pode deixar lacunas. Em termos legais, se não houver uma séria e profunda regulamentação, se deixa brechas, e aí pode virar festa da uva.
 
Concordo Bruce...

Mas... ser homem é assumir as conseqüências de seus atos.

Mene, vc concorda mas ao mesmo tempo me contradisse. O que eu quero tentar passar a vocês é que a despeito das questões morais, a despeito da "culpa" de um ou de outro, entendamos que existem consequências seríssimas em um nascimento não-planejado.

Em suma, uma gravidez indesejada já é um problema, e a questão recai sobre qual é a solução mais benéfica para as partes envolvidas diretamente e para a sociedade. "Salvamos" crianças do aborto para jogá-las em uma família desestruturada? Na pobreza? E ela cai novamente dentro do ciclo?

Eu não tenho opinião firme a favor do aborto. Só ainda não fui convencido por nenhum outro ponto apresentado até então.

Por enquanto ainda acredito que a solução imediata é a permissão do aborto, com a assistência da sociedade e do governo (que hj deixa as mães para resolverem o problema por contra própria, o q é pior) mas acompanhado do máximo possível de orientação educacional e assistência social, para minimizar no longo prazo o número de abortos.

edit: Mene, só pra ilustrar a questão q vc colocou sobre o "pai assumir a responsabilidade de ter feito um filho na menina", é que em grande parte dos casos, o pai que não quer assumir simplesmente cai fora. Um dos seus argumentos é não deixar abortar para os "pais" se responsabilizarem, quando no final das contas o peso recai sobre a mãe, a vó, a própria criança, etc.
 
Última edição:
Mas... ser homem é assumir as conseqüências de seus atos.
Verdade, mas....e se você não tiver como assumir essas conseqüências? Já sei a resposta: não faça! Mas todos estamos propícios a errar. Quem nunca foi irresponsável?
Mas se acontecer, é melhor o feto ser morto (ele não vai sentir nada) que nascer e sofrer por falta de amor dos pais, por preconceito dos avós, por não ter onde morar (tem gente que engravida e é expulsa de casa), por não ter o que comer... Enfim, por não ter a estrutura familiar de que qualquer criança precisa.
Quem é contra o aborto diz que a criança não tem culpa, certo? Então vocês concordam que ela sofreria muuuuuito menos se fosse abortada que se nascesse e passasse por essas dificuldades?
Eu não abortaria. Não teria coragem de matar meu filho. Mas tem tanta gente que não liga! É melhor você saber que aquela mulher abortou a gravidez que vê-la abandonando seu bebê num lago, numa lata de lixo ou mesmo num orfanato.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo