• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Wikipedia: vocês confiam?

bem,não vejo muito problema,dá p/ dar uma conferida por lá em algumas coisas.A Wikipédia em portugues tá mais fraca,mas ainda assim quebra um galho....Mas em uma pesquisa acadêmica eu não tenho coragem de colocar como referência,se é isso que tu queres saber!XD
 
Eu geralmente uso para pesquisar sobre música, bandas essas coisas. Não é nada de muita importância por isso nunca me importei muito.
Ja usei pra buscar cidades ou informações sobre países também. A parte interessante é que geralmente os próprios moradores são quem escrevem, passando uma visão diferenciada, difícil de encontrar em livros etc.

De qualquer maneira, a minha confiança no Wikipedia é maior do que na internet em geral. Se você for no google e buscar algum assunto encontrará diversos sites e todos eles podem ter baboseiras escritas assinadas por Doutores. Eu posso fazer isso em 10 min. E quem me impedirá ? Se eu não estiver usando o nome de ninguém que existe, meu falso texto continua la... O Wikipedia sendo monitorado é mais confiavel do que qualquer pesquisa no google.
 
Levando em consideração o fato que eu só uso o Wikipedia para cultura inútil, confio sim nele, como foi citado acima, mais do que em uma pesquisa do google por ae.
 
Se for algo corriqueiro diria que sim

Mas numa pesquisa mais aprofundada tenho sempre por hábito consultar mais de uma fonte. Não se trata de desqualificar o Wikipedia e sim obter o máximo de informações.
 
Mas numa pesquisa mais aprofundada tenho sempre por hábito consultar mais de uma fonte. Não se trata de desqualificar o Wikipedia e sim obter o máximo de informações.

Mesmo que fosse a Enciclopédia Britânica (ou qualquer outra), você teria que consultar mais de uma fonte. Mesmo porque ler uma fonte apenas não é pesquisa.
 
Demorou pra eu sacar o quato popular a wikipedia está. Todos os trabalhos que minha turma entregou para o professor tinha lá na bibliografia: pt.wikipedia.com, e estavam todos praticamente iguais.

São poucos que levam a sério essa coisa de pesquisar em mais de uma fonte.
 
A verdade é que são poucos que levam a sério trabalhos escolares.
E hoje em dia a primeira coisa que aparecesse no quando se pesquisa no google varios assuntos é o wikipédia.
 
Hum..
Já usei ela sim, mas claro comparando com várias outras fontes mais confiáveis, o que batia ia pro trabalho, e como ela não é completa sempre usei mais fontes pra complementar.
Resumindo, é uma boa ferramenta, mas tbm é saudável saber onde se está pisando... Uma boa dica: jamais confiar em apenas 1 fonte seja ela qual for.
 
Eu não confio no Wikipédia porque qualquer pessoa pode editar aqueles textos, e muitas vezes quando o fazem não colocam informações atualizadas.
 
Depende ... a Wikipedia pode ser uma boa fonte de informações, mas cada pessoa tem que ter a sagacidade de perceber se o texto em questão é confiavel ou não. Apresenta fontes? É tendencioso?
Como em qualquer outro lugar, as informações ali tem que ser lidas de forma crítica.

Ahh ... aquilo é uma enciclopédia só ... e como outras pessoas disseram aqui, uma pesquisa que se preze tem que ter fontes variadas.



Eu gosto da Wikipedia pra ficar lendo bobeira... informações sobre times de futebol obscuros, cidades na Europa... geralmente eu acabo uma leitura cheio de idéias para outras atividades mais densas.
 
Eu confio na Wikipedia também.
Salvo algumas exceções, como times de futebol, aonde um torcedor adversário pode tentar editar um time com propósitos de difamação, etc...

Não acho que por exemplo, dure muito alguma zoação com um artigo sobre Galileu Galilei.
Se duvidar de alguma coisa da Wikipedia, basta procurar outras fontes pra confrontar as informações, e na maioria das vezes, a Wikipedia apresenta um conteúdo relevante.

Uso a Wikipedia todos os dias, não só para curiosidades, também para estudar, e também para trabalhar. Além disso, tenho alguns artigos que pesquisei em outros lugares e coloquei na Wikipedia.
 
Por falar em qualquer um editar ... eu tirei outro dia um print screen bem engraçado do artigo Football ... um cara apareceu e editou com comentários racistas cheios de erros de gramática.
 
Football em geral geral. A partir desse artigo separa em rugby, soccer e outras variações.
É um artigo imenso muito bem escrito. Mas na hora que eu entrei na Wikipedia tava escrito: This sport is only for balck people and stupid people.

:lol:
 
Usei algumas vezes, mas procurei confirmar as informações através de outros sites, pelo menos o que consultei estava correto.
 
Para mim, considero que a Wikipédia pode ser um ótimo "quebra-galho", quando necessário, mas também tem muitas coisas sem nexo lá... Não acho plenamente confiável, mas não é de todo inútil...
 
sempre uso la para fazer trabalhos ainda mias aqueles de filosofia que tem q pesquisar 10000 filosofos diferentes

eu cofio ate hj nunca me dei mau copiando de la!! meu truque eh copiar de la e botar a fonte de otro site ai o professor nunca descobre q eu copiei tudo de la! 8-)
 
A Wikipedia-PT eu mal-uso por ser muito incompleta, portanto não posso criticá-la, mas a wikipedia gringa eu acho confiável.
 
Pera lá, Kotler é sacanagem (se vc não está falando do philip kotler ignore isso que tô dizendo e sinta-se livre pra me mandar pastar :mrgreen:). O cara não é original em nada, tudo que escreveu foi uma série de resumos superficiais de teorias maiores.

Rs, concordo, o cara é bom em fazer resumos e usar cases famosos.

Quanto a wikipédia, assim como qualquer recurso de internet colaborativa, esta sujeito a distorções de informações....mas como fonte de pesquisa para curiosidades e alguns fatores que não necessitam precisão é ótimo!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo