• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Por que filmes brasileiros são ruins?

Tá. O que são aquele visual, e as atuações, e o lance genial com o paradoxo dos gêmeos em Casa de Areia? Muito bom o filme. Fico surpreso por não ter sido mandado pra seleção do Oscar em 2006, em vez de 2 Filhos de Francisco.
 
É, existem poucos filmes bons feitos aqui.Mas o que eu não gosto muito é o fato de praticamente só existir dois tipos de filmes: Os filmes-documentários e os filmes-novelas. Falta coragen e inovação da parte dos diretotes, infelizmente no cinema nacional ha muita gente "atrasada" que querem atrasar mais ainda o cinema brasileiro, o cinema brasileiro precisa é de modernidade de inovação, se não vai morrer aos poucos.
 
Realmente, muitos filmes brasileiros são ruins, mas existem alguns que merecem reconhecimento.
O Cangaceiro
Central do Brasil
Floradas da Serra
Limite
O Homem do Sputnik
O Pagador de Promessas
Terra em Transe
Vidas Secas

Esses são alguns exemplos de ótimos filmes brasileiros.
 
Alguém chegou a ver "O Ano que meus pais saíram de férias"? Pareceu interessante, mas acabei não vendo. Alguns filmes nacionais que gostei foram "Deus é Brasileiro", "O Maior Amor do Mundo" (com José Wilker), fora os do Jorge Furtado que são divertidos (Homem que Copiava, Meu Tio Matou um Cara e até mesmo Houve uma vez dois verões :lol:). Acredito que na cena nacional tá bem mais fácil produzir curtas (até por causa dos custos), já que os longas são "monopolizados" pela Globo.
A RBS TV (a filiada à Globo aqui no RS e em SC) tem uns projetos muito bons aqui de incentivo à produção de curtas. Tem blocos como "Curtas Gaúchos" e "Curtas Catarinenses". Inclusive dá pra ver muitos de qualidade. Pessoalmente "Foi onde deu pra chegar de bicicleta" é o meu favorito.

Aos poucos nosso cinema está melhorando, mas ainda são poucos os diretores que se destacam (Jorge Furtado e Cacá Diegues são bons exemplos). Um dia nós chegamos lá!
 
A RBS TV (a filiada à Globo aqui no RS e em SC) tem uns projetos muito bons aqui de incentivo à produção de curtas. Tem blocos como "Curtas Gaúchos" e "Curtas Catarinenses". Inclusive dá pra ver muitos de qualidade. Pessoalmente "Foi onde deu pra chegar de bicicleta" é o meu favorito.

Tempos atrás eu acompanhei alguns desses curtas e lembro que realmente apareceram alguns interessantes. É uma boa forma de incentivo esse projeto da RBS TV.
 
PROIBIDO PROIBIR (2007) – 21

Nada contra temas que já foram abordados bilhões de vezes no cinema (pobreza, jovens politizados & drogas, doença terminal), mas esse filme simplesmente os trata de forma extremamente superficial e sem foco. A segunda metade desemboca no melodrama vulgar e calculista, e o fato das atuações serem de medíocres a embaraçosas (com exceção da Edyr Duqui) só piora as coisas.

--

Também assisti a dois filmes do Walter Khouri: O CORPO ARDENTE (1966) - [47] e AMOR ESTRANHO AMOR (1982) - [15]. O primeiro é uma espécie de Antonioni wanna-be, só que sem a sutilidade e com vários diálogos teatrais e forçados, além de uma redundância meio frustrante. Pelo menos há uma preocupação estética interessante. No segundo, no entanto, não há nada que se salve. Basicamente a equação é: trama política + Xuxa oferecendo seios para garotinho. Dava para ser exibido tranqüilamente na Sessão Erótica do Telecine (embora eu nunca tenha visto uma cena de pedofilia, mas até aí eu não sou um espectador assíduo disso, mais dúvidas favor mandar uma MP para o Knolex).
 
Nada contra temas que já foram abordados bilhões de vezes no cinema (pobreza, jovens politizados & drogas, doença terminal), mas esse filme simplesmente os trata de forma extremamente superficial e sem foco. A segunda metade desemboca no melodrama vulgar e calculista, e o fato das atuações serem de medíocres a embaraçosas (com exceção da Edyr Duqui) só piora as coisas.

Isso também funciona como a minha crítica do incompetente, vergonhoso Contra Todos, que você gostou. O que mudou, Fabi, o que mudou.
 
Contra Todos é legal, eu lembro que é bem dirigido, atuado e dramático (sem o melo).

Eu preciso ficar me lembrando que você tem essa mesma opinião de novelas, pra eu não entrar em estado de choque/riso quando você diz bobagens assim. Se eu fosse um promotor num julgamento que estivesse considerando se a raça humana foi um erro, eu apresentaria Contra Todos como evidência a favor e encerraria o caso.*


*Pressupondo que o juri seria composto de extraterrestres de inteligência superior, e não pelos brasileiros risca-facas que premiaram Contra Todos repetidamente.

PS: Contra Todos: o filme auto-explicativo.
 
Última edição:
É diferente, eu tenho consciência de que novelas (atuais da Globo, pelo menos) são mal feitas, mal dirigidas, exageradas, etc etc. Mas é uma questão de você relevar vários fatores, entre eles o fato de elas serem direcionadas ao grande público. Claro que, mesmo assim, a maioria abusa demais da precariedade e seria pedir muito da minha boa vontade perdoar tantas idiotices, mas as das oito eu às vezes vejo procurando um passatempo superficial, descontraído, livrando minha mente de qualquer visão crítica minimamente exigente (embora eu confesse que algumas cenas sejam super EXCITANTES por si só, por exemplo: Edma com seu anel em PORTO DOS MILAGRES = obra-prima).

Se eu vou ao cinema, por outro lado, especialmente se for para assistir a um filme pesado, dramático, o filtro crítico certamente será mais forte. E eu lembro que CONTRA TODOS não tem nada a ver com estilo das novelas (ao contrário de OLGA, que passou na Tela Quente, você viu?).
 
(embora eu confesse que algumas cenas sejam super EXCITANTES por si só, por exemplo: Edma com seu anel em PORTO DOS MILAGRES = obra-prima).

Vou procurar!!!!!!!!!!!

:wall:

E eu lembro que CONTRA TODOS não tem nada a ver com estilo das novelas

Tirando a camera tremida (que foi muito mal controlada, e ficou forçado e ridículo; eles devem ter mandado o cameraman usar patins) e o maior nível de violência/sexo/palavrões, o filme era pura novela. Clichês e melodrama ridículo a cada cinco minutos, atuações tão ruins que podem ser usadas em aulas de atuação como "O Que Não Fazer". Até o esquema de cores exagerado e grosseiro me fez de lembrar dessas novelas "kitsch".

(ao contrário de OLGA, que passou na Tela Quente, você viu?).

Claro que eu vi. Eu não poderia perder depois de ver aquela cena no trailer onde a Olga faz amor numa cama celestialmente iluminada (teto solar?).
 
Ristow disse:

Eu estou grávida de Luís Carlos Prestes e vou ter meu filho no Brasil!!!!111111oneoneone

attachment.php
 

Anexos

  • olguinha.jpg
    olguinha.jpg
    29,1 KB · Visualizações: 187
Casa de Areia (45)

Pobre Andrucha. Ele teve boas intenções; queria fazer um épico árido Malickiano, mas não funcionou. Nem a fotografia linda e o final espetacular conseguem salvar o roteiro inócuo e pálido.

Na verdade você gostou do filme.

Ristow (em [url=http://forum.valinor.com.br/showpost.php?p=1074626&postcount=215][b]top de 2005[/b][/url]) disse:
01 - Casa de Areia [85]
[...]

Convença o Sister Jack de que na verdade ele gostou do filme.

Vamos arranjar coisa diferente de novela pro Sister Jack e o Ristow discutirem, vamos.
 
O final de Casa de Areia é uma das melhores cenas da história do cinema (toda ela (a história)).
 
Contribui para o final tudo desde os momentos em que conhecemos

a excursão de pesquisadores e seu próposito e, depois, a troca das personagens interpretadas,

o que me impede de entender este comentário. Eu diria que o começo talvez tenha sido monótono, e o começo está na primeira metade.

Casa de Areia é assim algo entre ***½ e ****.
 
Contribui para o final tudo desde os momentos em que conhecemos

a excursão de pesquisadores e seu próposito e, depois, a troca das personagens interpretadas,

o que me impede de entender este comentário. Eu diria que o começo talvez tenha sido monótono, e o começo está na primeira metade.

Casa de Areia é assim algo entre ***½ e ****.

O lance é que fora o final o filme não tem mais nenhuma cena realmente potente.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo