• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tolkien e a Mitologia Nórdica

Anéis mágicos não são exclusividade da mitologia germânica. O fato é que a maioria das pessoas se lembra do anel dos nibelungos porque essa versão passou a ser a mais popular a partir da segunda metade do século XIX com a ópera de Wagner. O que não significa que só por isso o Um Anel tem que ter sido inspirado por ela, por mais que as pessoas queiram insistir nisso.

Realmente anéis mágicos eram populares na mitologia grega e no imaginário medieval, pra citar temas que conheço mais. Tem uma "canção de gesta" de Carlos Magno que mostra um anel bem parecido (senta que lá vem a história):

Carlos Magno se casa com uma princesa muçulmana/árabe/sarracena (não lembro...) e recebe de presente um anel belíssimo. O anel o consome pouco a pouco sem ele se dar conta e sem que ele queira se separar da jóia. Vendo a proximidade da morte de seu rei, os fiéis Paladinos armam um jeito de tirar o anel do imperador. Feito isso, o anel é jogado num rio e a princesa/rainha é executado quando Carlos Magno descobre que ela o manteve sob encantamento. Ufa!

Ps: pesquisa na wikipédia é suspeita.
Pps: valeu pelo esclarecimento Gabriel.
 
Ps: pesquisa na wikipédia é suspeita.

Ninguém disse para tomar o que está escrito lá como a "verdade universal" e a "última palavra" sobre qualquer assunto, mas como ponto de partida e referência geral (principalmente para quem quer resumos e uma visão ampla de alguma coisa) ela é ótima. Além disso, para confirmar a veracidade ou não do que estiver escrito basta acompanhar as páginas de discussão de cada artigo (quando existirem) e conferir os links externos colocados no final dos textos.

Já pesquisei muita coisa lá e posso dizer que, no que diz respeito à literatura, as informações disponíveis nos artigos são 99,99% confiáveis. Quando não o são geralmente é porque a pessoa que escreveu determinada parte não usou um PVN (ponto de vista neutro) ou ela mesma não conferiu a veracidade dos fatos - e mesmo isso geralmente é corrigido por outros que têm cuidado com essas coisas.

Logo, basta ter bom senso para usar o conhecimento lá contido.
 
Caham, voltando ao assunto... estava pensando no Nauglamír. Tolkien já falou algo sobre sua relação com o Brisingamen da mitologia nórdica? Ambos foram forjados por anões e deram uma confusão danada por serem desejados e possuídos por outros povos.
 
Re: Mitologia Nórdica

Criei este tópico mais para indicar-lhes a leitura deste link:
http://valholl.hostmach.com.br/influencias_tolkien.htm
Mas, como observei que não há ainda um tópico aqui sobre a Mitologia Nórdica, por que não ampliar o tema?

Sem dúvida, excelente idéia! Como um bom entusiasta de história & mitologia nórdica, eu gostaría de trocar informações à respeito. Vamos propor um tema inicial... Eu sugiro os Voelluspa, o Kallevala, e as Nibelungenlied, e como isto influenciou Tolkien, na criação das raças de Arda, bem como seus principais heróis...
 
Lobo Nobre, uma dica: leia os posts dos tópicos antes para ver se não falaram coisas parecidas com o que vc tá propondo... esses assuntos já foram minimamente debatidos aqui, vc pode sair daonde a discussão parou ;)

Só não ajudo nessa porque de mitologia nórdica eu não sei patavinas ainda.
 
E uma dúvida: A Canção e o Anel dos Nibelungos é a mesma narrativa? Sempre achei que não:tsc

Na verdade a narrativa original composta na idade média, éra em forma de canção,(um conjunto de cantos poéticos, as "nibelungenlieds"), e posteriormente alguns autores contaram as suas própias versões. (sem seres acusados de plágio, pois a lenda foi criada anonimamente, provavelmente por uma série de menestréis diferentes, e éra transmitido oralmente, portanto as discrepâncias que surgiram quando posteriormente diversos autores transcreveram este folclore popular germânico, para a forma ecrita. Inclusive o compositor Wagner, que adaptou a forma mais difundida destas lendas, baseou-se muito mais na sua própia visão e no nacionalismo da época em que vivía, do que nas versões mais arcaicas).
 
Última edição:
Poderíamos incluir neste tópicos assuntos ligados também a mitologias célticas? (pois como os germanicos/nordicos surgíram dos celtas, ambas mitologias tem muitos pontos em comum). Sugiro...
 
Em algumas partes do Silmarillion, Tolkien cita Huan , o lobo que ajuda Beren e Lúthien a recuperar as Silmarills da coroa de Morgoth(Melkor)...
Creio que isso foi tirado de uma mitologia nórdica, cujo o lobo se chamava Fenrir!
 
Poderíamos incluir neste tópicos assuntos ligados também a mitologias célticas? (pois como os germanicos/nordicos surgíram dos celtas, ambas mitologias tem muitos pontos em comum). Sugiro...
É mesmo? :think:
Eu sempre achei que os celtas e germanos eram povos diferentes e contemporaneos, com os celtas populando mais o eixo ocidental da Europa.
 
Existem indícios que os germanos se originaram em algum lugar da Áustria ou da Escandinávia, à partir de um grupo talvez mais isolado de comunidades celtas, mas eu afirmei que os celtas deram origem aos germânicos porque com base em meus conhecimentos, formulei assim minha opinião, no entanto este tema é tão polêmico, que enquanto muitos historiadores e pesquisadores pensam que de fato assim o foi, (ou seja, a origem remota céltica para os germanos), outros acham que não. muito embora os antigos romanos consideravam que os celtas e germanos éram povos "irmãos", (estreitamente aparentados), e existe um concenso geral aceito de que ambos éram indo-europeus, e de traços genéticos "nórdicos" em seus biótipos...
 
Putsa! Pelo quie eu sei, são povos amplamente diferentes, na mitologia inclusive, que na minha opinião não tem nada em comum. Excetuando-se os arquétipos claro...
Ser de origem indo-européia não os qualifica como civilizações parecidas. Metade do mundo é indo-europeu (ok, isso foi um exagero, não levem a sério certo?).
Melhor mandar MP pro Erick (estudioso dos celtas) pra ajudar aqui...

Em algumas partes do Silmarillion, Tolkien cita Huan , o lobo que ajuda Beren e Lúthien a recuperar as Silmarills da coroa de Morgoth(Melkor)...
Creio que isso foi tirado de uma mitologia nórdica, cujo o lobo se chamava Fenrir!

Huan é um cachorro. Aliás o único cachorro da história...:-(
O lobo que protege a fortaleza é Carcharoth (acho que errei o nome :tsc:)
Mas qual a relação entre Fenrir e o lobo de Morgoth? Além da ambos serem lobos claro...
 
Bem gente, acho que estamos cometendo um equivoco aqui.

Os Celtas e os povos germânicos são dois povos diferentes.

Até mesmo a língua destes povos são diferentes.

Os escritores clássicos mesmo quando falavam dos povos celtas e germânicos tinham cuidado em diferenciá-los ( Julio César inclusive)

Por mais que eles tivessem certo contato um com o outro, são povos diferentes que não derivam um do outro, ok?
 
Antes de estudos mais aprofundados dos Celtas sempre teve-se a mania de querer enquadrá-los englobando-os em outros povos. Já acharam que foram apenas Celtíberos, na Península Ibérica, só pra citar um exemplo.

Os Celtas são um povo definido, classificado e -claro- ainda obscuro. Compará-los com o êxodo que são os Germânicos não dá.
 
Ainda não se tem nenhuma prova verdadeiramente concreta de que os germanos não se originaram dos celtas. E eu não estava enquadrando os celtas nos germanos, eu disse que pondero na minha opinião q a teoria de que os germanos se originaram dos celtas tem sentido, se analisar-se bem os devidos fatos.
 
"Em algumas partes do Silmarillion, Tolkien cita Huan , o lobo que ajuda Beren e Lúthien a recuperar as Silmarills da coroa de Morgoth(Melkor)...
Creio que isso foi tirado de uma mitologia nórdica, cujo o lobo se chamava Fenrir!"



o Lobo Fenrir , filho de Loki era inimigo dos deuses Nórdicos , e era o oponente destinado a Odin no crepúsculo dos deuses (ou seja, fudeu !!!) , o Huan era bonzinho ^^
 
Putsa! Pelo quie eu sei, são povos amplamente diferentes, na mitologia inclusive, que na minha opinião não tem nada em comum. Excetuando-se os arquétipos claro...
Ser de origem indo-européia não os qualifica como civilizações parecidas. Metade do mundo é indo-europeu (ok, isso foi um exagero, não levem a sério certo?).
Melhor mandar MP pro Erick (estudioso dos celtas) pra ajudar aqui...



Huan é um cachorro. Aliás o único cachorro da história...:-(
O lobo que protege a fortaleza é Carcharoth (acho que errei o nome :tsc:)
Mas qual a relação entre Fenrir e o lobo de Morgoth? Além da ambos serem lobos claro...

Acho que carcharoth é mais parecido com garm, o cão maligno da mitologia nordica.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo