• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Controladores de Vôo em Greve

O maior problema a meu ver é um líder "heróico". O que temos é apenas um bando de gente igual a gente: espera que alguém faça alguma coisa, desde o presidente até os oficiais militares (e estes depois reclamam quando alguém faz o que devia fazer, mas não fez nada)

Um lider defensivo só fica se esquivando dos problemas. Um líder ofensivo só resolve problemas que aparecem. Um líder "heróico" sabe quais os problemas que vão surgir e já se precavém contra eles.

E metas... tipo, Tocantins que tinha a pior nota de ensino melhorou 200%. Não é ainda uma brastemp, mas melhorou por conta de estabelecer metas. A secretária (não sei se é integra, mas a frase é interessante) falou: "Ter mais dinheiro não faz diferença alguma se não souber gerenciar"

http://www.estado.com.br/editorias/2007/03/25/ger-1.93.7.20070325.8.1.xml

Então como isto insere-se neste problema? Como disse um colega disse antes, o problema é que NINGUÉM quer assumir essa birosca. E como definir metas no investimento se ninguém planeja nada?

Esse seu líder heróico existe hoje em várias empresas, e ele atende pelo nome de Administrador.

É como eu sempre digo: administrar é para administradores.
O cara nem precisa ter exatamente essa formação (mesmo porque é um curso relativamente recente no Brasil), mas precisa pensar como um.

E isso obviamente o Lula não é.
 
Última edição por um moderador:
Um dia o rojão estorou.

E sinceramente o Brasil MERECE por todo o desleixo histórico que levou a isso.

Igual o apagão elétrico de 2000-2001, INFELIZMENTE só assim pra esse país aprender e crescer.



Se o Brasil não tivesse parado no tempo dos dinossauros em investimentos em trens de longa distância deixando virar sucata, com o potencial que temos, se tivéssemos um trem de razoável velocidade, não digo os 500Km/h de um TGV francês que se equipara a uma aviãozinho de pequeno porte e seria uma viagem razoavelmente rápida, mas um mínimo garantido de 100km/h de média te garanto que muitos brasileiros encarariam uma viagem de Porto Alegre a Recife numa boa. Basta apenas que o trem disponha do mínimo de conforto com cabines, vagão restaurante e tudo mais. Muito melhor e mais confortável que pegar um busão em rodovias esburacadas e risco considerável de acidentes.

Na Rússia que é bem maior que o Brasil, na ferrovia mais longa do mundo se viaja quase 10.000km de um extremo a outro (Moscow a Vladvostok) e aquele trem só não vai rápido por causa da neve.

E no resto na Europa viajar de trem é uma tradição. O português que vai visitar um amigo na França. Um Belga que vai visitar outro no sul da Alemanha e por aí vai.

Mas no Brasil Lamentavelmente essa tradição de viajar de trem sequer existe. Isso pra mim é mais triste que essa crise aérea, pois é algo que já dura há muitas décadas e nenhum governo dá a minima pra isso.

Quanto à comparação com o apagão elétrico, eu concordo plenamente. E o governo deu sorte que choveu muito esse ano.

MAs trem de longa distância com velocidade na faixa de 100 km/h, para grandes distâncias, não é opção para viagens de negócio e as vezes nem para viagem de lazer, já que numa viagem de 5 dias, perder 2 viajando (ida e volta) é muita coisa. Claro que o trem pode ser uma viagem à parte, mas tem gente que quer se divertir no destino e não no caminho.

E eu não tenho uma noção muito exata de preço, mas seria capaz de arriscar que um trem desses iria custar mais caro que uma passagem áerea barata. Além de ter isso aqui tb:

Omykron disse:
mas a dinâmica dos países europeus passa longe da do Brasil. Principalmente do clima, que invibializa em boa parte do Brasil o uso de trens de alta velocidade devido a temperatura necessária para a operação dos mesmos. O custo seria elevado, já que no Brasil são poucas as regiões que tem temperaturas amenas que ajuda a reduzir o custo de trens de grande velocidade. Assim como a vontade politica e o atraso social que impede o uso de trens. Trens são melhores para transporte de cargas que pessoas, em grande maioria das situações.
 
Esse seu líder heróico existe hoje em várias empresas, e ele atende pelo nome de Administrador.

É como eu sempre digo: administrar é para administradores.
O cara nem precisa ter exatamente essa formação (mesmo porque é um curso relativamente recente no Brasil), mas precisa pensar como um.

E isso obviamente o Lula não é.

Em nenhum governo do mundo um Presidente pode ser o Administrador da estrutura da máquina estatal.

Jogar a culpa no presidente é absurdo, cara. A culpa é do modelo, da necessidade de acordos para se alcançar um mínimo de governabilidade e da ridícula atuação popular na administração pública.
 
Esse seu líder heróico existe hoje em várias empresas, e ele atende pelo nome de Administrador.

É como eu sempre digo: administrar é para administradores.
O cara nem precisa ter exatamente essa formação (mesmo porque é um curso relativamente recente no Brasil), mas precisa pensar como um.

E isso obviamente o Lula não é.

Oh my... :roll:

Os líderes heróicos que eu conheci até o momento não são em sua maioria administradores. Os fundadores do mundo da informática (apple, ibm) eram administradores?

As características ruins dos líderes atuais não tem nada a ver com a formação acadêmica, mas uma formação de vida. Quem quer emprego, mas não trabalho, independende de ter Ph.D em Harvard não vai ser um bom administrador.

Houve um artigo interessante sobre isto. Para o ser humano médio, claro que faz uma bruta diferença o cara ter diploma da Usp ou de Oxford. Mas para os caras brilhantes, até tiririca da serra pode ajudar na formação do cara (nem que seja para aprender "isto eu não farei")
 
Pri, pelo que eu entendi do post do Jedão, ele não quis dizer que é necessária a formação em administração, mas sim que este "líder" pense como um administrador (planejando, prevendo, coordenando, etc). O que é o caso do líder você falou, o Steve Jobs, e de tantos outros.

Já o que o Tonho disse é outra história. Deixo pro Jedão rebater se ele quiser (até porque concordo com o Tonho em parte).
 
E eu não tenho uma noção muito exata de preço, mas seria capaz de arriscar que um trem desses iria custar mais caro que uma passagem áerea barata. Além de ter isso aqui tb:

Se for de alta velocidade sim. É claro que viagens de negócios estas obrigatoriamente pelo fator tempo/dinheiro por avião.

Mas um trem convencional de boa qualidade e que desenvolva uma boa velocidade média estaria dentro dos planos, pois é muito mais custoso asfaltar e recuperar milhares de kms de rodovias que investir em trens.

Mesmo que fosse só trens de carga, já seria um alivio ENORME pras rodovias, já que a grande maioria das cargas são transportadas por caminhões e estes são os que mais comprometem a conservação das rodovias e causam mais acidentes.
 
Mesmo que fosse só trens de carga, já seria um alivio ENORME pras rodovias, já que a grande maioria das cargas são transportadas por caminhões e estes são os que mais comprometem a conservação das rodovias e causam mais acidentes.

A ferrovia norte-sul será de boa ajuda, não acha? Apesar de que eu acho que o governador do estado do Tocantins estar praticando uns "roubos" das verbas federais que vão para a ferrovia. :lol:
 
Alguém além de mim é a favor da privatização dos aeroportos?
 
Alguém além de mim é a favor da privatização dos aeroportos?

Quais os seus argumentos para querer uma privatização?,se o problerma está mais nos controles aéreos nem tanto nos aeroportos, e tem aeroportos muito bons no país como o de Brasília, Belo Horizonte, Fortaleza, os de Sp é que mereciam uma reforma.
 
Última edição:
Até o presente momento, o único anúncio que governo fez foi anunciar a volta imediata dos controladores. Sob pena de serem presos. "O país não pode ser refém de poucas pessoas"... se o presidente levasse ao pé da letra tudo o que fala, o Brasil estaria muito melhor. Já estamos em abril e nada de reformas, projetos para melhorar a malha rodoviária, aérea, saúde etc, etc, etc. O ano em Brasília não começou e o único som que sai de lá é o do cuco bolchevista repetindo PAC! PAC! PAC!
 
Alguém além de mim é a favor da privatização dos aeroportos?

Onde existe incompetência do governo com certeza sou a favor.

Nas rodovias tomando por exemplo as daqui de SP onde moro somente quando as mesmas foram privatizadas se conseguiu modernidade e mais segurança.
 
Se for de alta velocidade sim. É claro que viagens de negócios estas obrigatoriamente pelo fator tempo/dinheiro por avião.

Mas um trem convencional de boa qualidade e que desenvolva uma boa velocidade média estaria dentro dos planos, pois é muito mais custoso asfaltar e recuperar milhares de kms de rodovias que investir em trens.

Mesmo que fosse só trens de carga, já seria um alivio ENORME pras rodovias, já que a grande maioria das cargas são transportadas por caminhões e estes são os que mais comprometem a conservação das rodovias e causam mais acidentes.
trem de alta...
problemas:
1- relevo - Custo para terraplanar/fazer tuneis/pontes seria elevado demais
2- natureza - analise de impacto ambiental, assim como medidas para prevenir o risco de atropelar animais (principalmente colisões com passaros)
3- Manutenção - a manutenção dos trilhos feitos para trens de alta velocidade (como o TGV francês) é extremamente alto, outras soluções como o maglev se fazem elevadíssimos para o padrão brasileiro (tanto para construção como para manutenção)
isso são só alguns.
vale lembrar, que o atraso atual da nossa malha ferroviaria é tamanha, que até mostrar que é mais seguro, mais rápido e mais prático escoar a nossa produção por trem, vai demorar anos. isso sem contar o choro dos caminhoneiros.
Alguém além de mim é a favor da privatização dos aeroportos?
acho que sim.
Poucos aeroportos tem movimento que o tornem rentavel.
seria melhor fazer a privatização de 49% da infraero, a fim de maximizar a eficiência da mesma.
 
vale lembrar, que o atraso atual da nossa malha ferroviaria é tamanha, que até mostrar que é mais seguro, mais rápido e mais prático escoar a nossa produção por trem, vai demorar anos. isso sem contar o choro dos caminhoneiros.

É claro que pra trens de alta, o nosso país é grande demais pro tamanho do investimento. Nem mesmo os EUA que tem uma malha imensa tem isso.

Mas ao menos ter trens convencionais de qualidade que funcionem e recuperar a malha ferroviária existente é uma obrigação deste e dos próximos governos.

Quanto aos caminhoneiros infelizmente o Brasil cultuou esse tipo de transporte que pra mudar essa cultura levará muito tempo. Diferente dos EUA que soube como poucos priorizar as ferrovias colocando até os presidiários pra trabalhar na construção.
 
Controladores de vôo pedem perdão por motim

da Folha Online

A ABCTA (Associação Brasileira dos Controladores de Tráfego Aéreo), entidade que representa os controladores de vôo militares, recuou no desafio à cúpula da Aeronáutica e pediu "perdão à sociedade brasileira" pelo motim realizado do último dia 30, que provocou a paralisação do tráfego aéreo em todo o país.

"Que o dia 30 de março seja lembrado como 'um grito de socorro dos Controladores de Tráfego Aéreo' e não como uma simples rebelião de militares. Pedimos perdão à sociedade brasileira e paz para voltarmos a executar com maestria nosso trabalho", afirma a ABCTA, em nota divulgada no site da entidade nesta quinta-feira.

O recuo dos controladores militares ocorre um dia após o presidente Lula anunciar o fim da crise aérea, dizendo que "os aeroportos brasileiros vão encontrar paz e normalidade, não apenas na Semana Santa, mas daqui para a frente". Lula também disse ontem que "as pessoas precisam aprender que, no regime democrático, o respeito às instituições e à hierarquia é fundamental".

Fazendo eco às palavras do presidente, os controladores reafirmam na nota de hoje o respeito às "bases do militarismo: hierarquia e disciplina". Os controladores amotinados agora enfrentam inquéritos policiais militares por insubordinação.

A nota, assinada pelo presidente da ABCTA, Wellington Rodrigues, encerra com os desejos de "Paz nos Céus!"e "Feliz Páscoa!".

Motim

Na sexta-feira, o motim começou com a paralisação de 200 controladores de vôo no Cindacta-1 (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo), em Brasília, e ganhou a adesão de controladores de outros Estados. As decolagens acabaram paralisadas em todo o país.

A cúpula da Aeronáutica resolveu prender os militares insubordinados, mas foi desautorizada pelo presidente Lula, que resolveu negociar com os amotinados.

Por meio do ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, o governo comprometeu-se a aceitar as exigências dos amotinados: iniciar a desmilitarização do controle aéreo e evitar punições contra os grevistas.

Na segunda-feira, Lula voltou atrás nos seus compromissos assumidos com a categoria e entregou o caso à cúpula da Aeronáutica. Ao mesmo tempo, a Justiça Militar abriu inquérito policial militar para investigar os controladores.

Leia a íntegra da nota divulgada pela ABCTA:

"Brasília, 05 de abril de 2007.

Nota à sociedade

Passado o grande trauma da paralisação do dia 30 de março, os Controladores de Tráfego Aéreo Militares buscam força para recuperar, junto a sociedade brasileira, sua confiança, prestígio e respeito.

Reafirmamos nossa confiança e respeito ao Governo Federal, ao Comando da Aeronáutica e principalmente nas bases do militarismo: hierarquia e disciplina.

Que o dia 30 de março seja lembrado como 'um grito de socorro dos Controladores de Tráfego Aéreo' e não como uma simples rebelião de militares.

Pedimos perdão à sociedade brasileira e paz para voltarmos a executar com maestria nosso trabalho.

A Associação Brasileira dos Controladores de Tráfego Aéreo não medirá esforços para reconstruir a imagem de seus representados assim como lutar por sua dignidade.

Paz nos Céus!
Feliz Páscoa!

Sinceramente,

Wellington Rodrigues
Presidente da ABCTA"

..............................................
:think: Ok, estão perdoados e voltem ao trabalho! :chibata:
 
Vejam bem que foi um pedido de desculpa para a sociedade...e não para o governo.

O que é legal...a gente nunca vê motoristas de ônibus se desculpando depois de uma greve. Eu sempre entendo o lado de quem faz greve, mas o fato é que quem sai prejudicado é a população. Sempre. Seja qual for a greve, do judiciário, de professores, de condutores de metrô, do INSS...
 
isso sem contar merry, que tem casos de greves que se estendem por mais de mês, o que caracteriza abandono de trabalho. mas mesmo assim, voltam.
 
Quais os seus argumentos para querer uma privatização?,se o problerma está mais nos controles aéreos nem tanto nos aeroportos, e tem aeroportos muito bons no país como o de Brasília, Belo Horizonte, Fortaleza, os de Sp é que mereciam uma reforma.
Veja bem, cara Deza, pagamos um absurdo de taxa de embarque pra ter esses problemas é fogo, hoje em dia parece que privatizar é um tabu, vc começa a falar em privatização e já é taxado. Pessoal esquece, o que seria do telefone hoje se não fosse privatizado?

O FÚRIA explicou meu ponto de vista melhor que eu poderia.
Onde existe incompetência do governo com certeza sou a favor.
e exemplificou muito bem, sobre as rodovias em SP.

Outro fator, é deixar isso na mão dos militares. Se os controladores de vôo civis ganham o dobro dos militares para o mesmo serviço, apesar dos privilégios dos militares, eles querem o mesmo salário. Se o governo ceder ao Exército e aumentar o salário deles, a Marinha e a Aeronáutica tb vão querer um aumento. Nosso presidente inteligente entrou numa bela ratoeira.

Lembremos, que quando privatizamos, o preço sobe, daí vem a concorrência, e o preço cai. Será melhor pelo menos para mim que prefiro pagar menos.
 
me diz então como privatizar aeroportos como os do interior do centro-oeste, e todos os outros não rentaveis?
é fácil achar que aeroporto da lucro por si só, mas apenas poucos tem passageiros e vôos suficientes para serem rentaveis.
 
me diz então como privatizar aeroportos como os do interior do centro-oeste, e todos os outros não rentaveis?
é fácil achar que aeroporto da lucro por si só, mas apenas poucos tem passageiros e vôos suficientes para serem rentaveis.
:think: Os que não são rentáveis deveriam ter suas atividades diminuídas, e de repente, ficarem mesmo sobre domínio do Estado. Seria como comparar as rodovias de MG com as de SP. Sim, deixar assim é uma *****, mas pelo menos melhora.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo