• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Leio primeiro O Hobbit, e só depois a Trilogia?

Não começando por Contos Inacabados, e nem Silmarilion (pois na minha sincera e humilde opinião precisam de mais informções, de mais base, pois não são um historia em si, como SDA e Hobbit) tanto faz Hobbit ou SDA, eu li primeiro SDA, e não me confundi em nada.
 
Na verdade pouco importa qual deles tu vai ler primeiro. No Hobbit acontecem poucas coisas que afetam O Senhor dos Anéis (e todas essas coisas são mencionadas ainda no A Sociedade do Anel).

Na minha opinião, a ordem ideal de leitura é:

O Hobbit ou O Senhor dos Anéis (tanto faz)
O Silmarillion
Contos Inacabados
O Senhor dos Anéis (sim, de novo. É impressionante o quanto a história muda depois que tu conhece a mitologia inteira!)

- Todo o "Ainulindalë"
- Todo o "Valaquenta"
- "Quenta Silmarillion" até antes do capítulo "Túrin Turambar"
- Ler o segundo capítulo da primeira parte dos "Contos Inacabados" ("Narn i hîn Húrin" - "A História dos Filhos de Húrin")
- Prosseguir com a leitura do "Quenta Silmarillion" até antes do capítulo "De Tuor e da Queda de Gondolin"
- Ler o primeiro capítulo da primeira parte dos Contos Inacabados ("De Tuor e de sua chegada a Gondolin")
- Prosseguir com a leitura do "Quenta Silmarillion" até o fim (Queda de Morgoth)
- Ler toda a segunda parte dos Contos Inacabados (Númenor, geografia, linhagem de Elros e a história de
Aldarion e Erendis)
- Ler o "Akallabêth" (Queda de Númenor) até o fim.
- Ler a "História de Galadriel e Celeborn" nos Contos Inacabados
- Ler "Dos Anéis do Poder e da Terceira Era" até a queda de Sauron até a penúltima página.
- Ler o "Desastre dos Campos de Lis" dos Contos Inacabados
- Ler, nos apêndices do SdA, em "Anais dos Reis e Governantes", até o Mordomo Cirion, de Gondor.
- Ler o capítulo "De Cirion e Eorl", nos CI.
- Prosseguir nos apêndices a leitura sobre os Mordomos de Gondor até Denethor II.
- Ler, nos apêndices, sobre a linhagem de Durin até antes da Guerra do Anel.
- Ler, nos apêndices, sobre os reis da terra dos cavaleiros, até o rei Thengel
- Ler "A Procura de Erebor", na terceira parte dos Contos Inacabados
- Ler "O Hobbit" todo
- Ler os apêndices dos "Contos Inacabados" (Drúedain, Istari e Palantíri)
- Ler "A Sociedade [Irmandade] do Anel"
- Ler "As Duas Torres" até o encontro dos Três Caçadores com Éomer.
- Ler "A Batalha dos Vaus do Isen", no Contos Inacabados
- Prosseguir com a leitura de "As Duas Torres"
- Ler o "Retorno do Rei"
- Ler a última página de "Dos Anéis do Poder e da Terceira Era", no Silmarillion

E essa ordem vai mudar. Sai o "- Ler o segundo capítulo da primeira parte dos "Contos Inacabados" ("Narn i hîn Húrin" - "A História dos Filhos de Húrin")" e entra o "-Ler todo o Children of Húrin". :wink:
 
Última edição:
Eu acho mais difícil vc gostar do Silma logo de cara. Só conheço uma pessoa que tenha gostado do Silma antes do SdA. Aliás, conheço vários que gostam do SdA e não gostam do Silmarillion, justamente por não ser um romance, mas uma coletânea de contos. Eu mesma tive dificuldades a princípio com o Silma, só o li bem MESMO na terceira vez.

O Hobbit ou o SdA? Tanto faz, tem um prólogo no SdA inteirando sobre a parte do Hobbit que interessa diretamente ao leitor de SdA.
 
Na minha opinião, você deve ler o Hobbit primeiro, pois a história é ... um pouco mais "light". Comessar a ler o silma ou o contos logo de cara eh meio pesado, eu diria que eles são como complementos das obras (Sem querer desmerecer alguma delas).
 
Leia O Silmarillion... leia O Silmarillion...:poke:

To brincando, pode ler O Hobbit ou SdA na ordem que quizer. Nenhuma das duas histórias vai alterar sua compreenção das história. Se deseja aventura, leia O Hobbit, se quer descrição detalhada da T-m (datas, o tempo em cada região, as plantas típicas de cada região... e a importância do Anel na Guerra) leia O Senhor dos Anéis. MAAAs... se você é um leitor do tipo hard e que não gosta de moleza numa história, se jogue de cabeça n'O Silmarillion... agora!
 
Por mim, você lê O Hobbit primeiro, seguido pelo Senhor dos Anéis, depois O Silmarillion, depois Contos Inacabados, depois os Apêndices do Senhor dos Anéis, e depois os Apêndices de Contos Inacabados. É isso que eu fiz, pelo menos, e deu tudo certinho no final. :mrgreen:
 
eu gostei de lçer oHobbit primeiro.Além de divertido vc vai ver a diferença dele para o SdA. Mas não vai mudar muita coisa
 
Uma coisa não tem nada a ver com a outra amigo. Eu por exemplo lí a trilogia primeiro, após só o Hobbit, e depois o Silmarillion e os Contos Inácabados.

Recomendo a trilogia primeiro para pegar gosto da coisa :joy:
 
Leia primeiro o SdA, pois é o mais legal, o hobbit você pode achar meio bobo, ou então ler ele e não aguentar ler o SdA, só não leia antes o Silma ou o CI, pois daí é muito provável que você não tenha coragem de ler o SdA!
Boa sorte na leitura, e começa a ler logo já que você já tem o livro!!! :mrpurple:
 
Eu também recomendo ler primeiro O Senhor dos Anéis, porque é o melhor de Tolkien :grinlove: É mais fácil, a partir do SdA, ter vontade de ler O Hobbit, do que o contrário, já que o segundo é bem mais infantil, com uma história bem menos complexa.
 
Eu só tive vontade de ler o Hobbit por que li o Senhor dos Anéis primeiro. Leia OSdA primeiro, depois o Hobbit e por último o Silmarillion, porque para ler o Silma precisa ter uma idéia do que é que o livro fala.. (pelo menos foi assim comigo..).
 
Creio que a ordem seja algo interessante de se construir, mas não de suma importância, a única quetão é que o Silmarillion e o Contos Inacabados exigem um certo pré-conhecimento, sendo que mais exatamente o Contos Inacabados se trata de um extenso "apêndice".
 
não acho que seja legal ler o silmarillion primeiro, nem pensar..
é muito confuso pra se começar... pode até perder o interesse..

Da pra ler o Senhor dos Aneis tranquilamente sem antes ter lido o Hobbit..
mais vai ficar meio vaga a historia de como o anel foi parar ali...
Ae se surgir interesse mesmo leia o hobbit.. dps o silma..
eu li de trás pra frente e achei melhor..
 
Eu li primeiro O Hobbit. Eu quando entrei aqui pra Valinor, só tinha visto os filmes, eñtão eu vi um tópico que falava dos livros, e lça davam o concelho de ler primeiro O Hobbit, então li esse primeiro!! ^^
 
A questão de O Hobbit e de O Senhor dos Anéis, a primeira leitura, é irrelevante.
Obviamente em O Hobbit são colocadas questões essenciais à Guerra do Anel, a intervenção de Gandalf (brilhante, com uma pitada de sorte) e o achado do Um Anel.
Mas como disse, para primeira leitura independe.
 
A questão de O Hobbit e de O Senhor dos Anéis, a primeira leitura, é irrelevante.

Eu havia defendido que primeiro é melhor ler o SdA. Agora, pensando um pouco melhor, acho que, para quem já viu os filmes, essa questão pode ser irrelevante mesmo. A pessoa já conhece e gosta da história. Assim, ela não precisará ler o que a maioria considera melhor, mais interessante, por exemplo, para então se apaixonar pela obra. É bastante diferente do caso daquele leitor que nunca ouviu falar de Tolkien.
 
Eu li o hobbit e depois li o SdA. Mas eu recomendaria, como vários posts anteriores, ler o Silmarillion e os Contos depois... Pois são livros que, na minha opinião, você aproveita melkhor se já estiver inserido no estilo e no mundo do mestre Tolkien... ^^
 
Um monte de gente disse que é melhor ler o SDA primeiro para pegar gosto pela obra etc...
Eu li o Hobbit primeiro - e depois o Roverandon e só estou lendo o SDA agora - e achei muito envolvete a história. Apesar de não ser profunda -quanto a não envolver muitos fatores relativos a terra média - me deixou com vontade de ler mais obras relacionadas a Tolkien e a terra média.
 
Ei li o Hobbit, por que achei o nome bonitinho e eu tinha uns 10 anos e em sabia quem era Tolkien etc... (do mesmo jeito que eu li Harry Potter e nem era famoso)... ai gostei bastante da escrita de Tolkien e resolvi comprar o SDA, gostei basnatante tb e gostaria de reler, mas me roubaram o livro e no quero comrar outro por que é caro... e comprei roverandon e achei muito bom, e quando tiver filhos, a primeira historinha que vão ouvir é Roverandon
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo