• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[Consenso De Literatura] Romance + Novela (até 12/4)

Status
Fechado para novas mensagens.
Re: Consenso De Literatura [Romance]

Novela em português é uma narração em prosa de menor extensão do que o romance. Se bem que a distinção entre novela e romance não seja clara, pode dizer-se que a novela apresenta, por um lado, uma maior economia de recursos narrativos do que o romance e, por outro, um maior desenvolvimento de enredo e personagens do que o conto, com diversos personagens e linhas narrativas. Etimologicamente, folhetins televisivos de longa duração deveriam ser chamados em português de telerromances, mas o termo origem espanhola já está consagrado: telenovelas. No Brasil, os termos novela e telenovela são sinônimos, mas o primeiro é muito mais usado.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Novela

Agora, essa classificação é muito subjetiva. A partir de quantas páginas é novela e quantas é romance?
uma definição que me deram muito tempo atrás que é um romance, ao contrário de uma novela, teria várias linhas de enredo. mas não sei se é verdade.

de qualquer maneira, imagino que A viuvinha, de José de Alencar (q alguém aí citou) seja uma novela, né? aliás, acho que todos os livros dele(pelo menos os urbanos) são novelas...

eu acho legal agrupar os consensos, mas será que não é mehor colocar as novelas com o romances e deixar os contos para serem agrupados com crônicas?
 
Re: Consenso De Literatura [Romance]

não mesmo... eu li quase tudo dele, incluindo estórias do céu e da terra. mas não entram na minha lista de melhores romances, embora eu adore :wink:

(Sobre Malba Tahan)
M’Lady Anna Cwen!?

Ah!!!
Esse Tópico está sendo muito bom...
Lendo as Listas alheias, descobrimos que aquele Livro que pensávamos que somente nós havíamos lido, é prestigiado por vários outros Leitores...
Mas O Homem Que Calculava estava em minha Lista(Aquele problema dos marujos dividindo o butim, em que cada um o dividia em partes iguais, tomava a sua para si e atirava ao mar a sobra da divisão... Eu NUNCA vou esquecer!... Minha irmã conseguiu resolver... Sou um fracasso em exatas!:mrgreen:), juntamente com mais alguns
Títulos que, dolorosamente, resolvi excluir dela para honrar outras obras excepcionais, duas as quais fui informado não serem considerados Romances e outra ameaçada de ter que sair da Lista também...
Agora estou aguardando que cheguem à conclusão de que Enterrem Meu Coração na Curva do Rio - Dee Brown, também não se encaixa nos padrões(O que creio que não demorará a acontecer, por abordar o massacre dos nativos da América Central e do Norte "Isso é um Documentário, não um Romance...")e terei espaço para colocar quatro Livros os quais eu havia descartado anteriormente.
Tudo tem seu lado bom, afinal...:yep:
...5 - Os Crimes na Rua Morgue - Edgar Allan Poe (Alguns consideram um Conto, outros o suficiente pra ser chamado de Romance. Poe é fantástico de qualquer maneira, portanto entra na lista.)...
Crimes na Rua Morgue???

Ah, esperem aí!
Então eu também estou autorizado a colocar na minha Lista, certo?
Como disse anteriormente, nem quis citá-lo por se tratar de uma Triologia de Contos(Crimes na Rua Morgue, O Mistério de Marie Roget e A Carta Roubada), para não ter que posteriormente riscar o Poe.
Mas já que ninguém se manifestou...
Quando terminarem a revisão da minha Lista e eu puder reeditá-la, Edgar Allan Poe, com toda a certeza, estará lá!:cerva:
 
Última edição:
Re: Consenso De Literatura [Romance]

Por causa do problema com o termo 'novela' vamos deixar então romance + novela. Mas, por gentileza, usem os dois neurônios para diferenciar esses dos contos, que são claramente diferentes.

Volto a reforçar a idéia de que não é um consenso de livros, mas de romances, portanto antologias de contos, crônicas e poemas estão fora (ficam para o próximo consenso). De mais a mais, se está com dúvida, não custa nada usar o :google: antes de colocar na lista.

Dei uma olhada rápida nas listas, e tenho as seguintes observações:

O Silmarillion - não entra nem em 'romance' nem em 'novela', portanto quem colocou o título na lista, favor editar.

Teve uma lista com a opção "Cinco Minutos e a Viuvinha", quem fez isso deve decidir-se entre um ou outro já que são obras distintas.

Para quem colocou "A Guerra de Tróia e a Odisséia de Homero", para começar, não existe um "A Guerra de Tróia", as obras de Homero são Ilíada e Odisséia, e ambas são poemas épicos (ou seja, não são romances, por mais que você tenha lido uma versão em prosa).

Para os fãs de Sherlock Holmes: apenas Um Estudo em Vermelho, O Vale do Medo, O Cão dos Baskervilles e O Signo dos Quatro enquadram-se nesse consenso (até agora, pelo que eu vi, só indicaram os títulos que se enquadram, mas o aviso é para alguém que possa se empolgar com Sherlock na lista e colocar contos).

"Sagarana" - coletânea de contos, tá fora.

"Os Crimes na Rua Morgue" - conto. O único trabalho de Poe que poderia se encaixar nessa lista seria "A Narrativa de Arthur Gordon Pym".
 
Re: Consenso De Literatura [Romance]

Crimes na Rua Morgue, O Mistério de Marie Roget, A Carta Roubada


Ele deve ter uma edição que seja intitulada "Crimes da Rua Morgue", mas tenha os três juntos.

Ainda penso que é conto.

Outra dúvida quanto ao próximo consenso é se poderá haver compilações de contos: livro só de contos ou um conto apenas?

editado: agora que vi o Post da Joy.
 
Última edição:
Re: Consenso De Literatura [Romance + Novela]

Ok...entendido...

Agora... Tieta é novela ou Romance??? Fiquei em dúvida porque já passou na TV.:D

Falando sério agora.

Nos sites das editoras dos livros não diz exatamente como está catalogado? Ou até mesmo nas primeiras folhas do livro? (como chamam mesmo essas primeiras folhas???)
 
Re: Consenso De Literatura [Romance]

Ele deve ter uma edição que seja intitulada "Crimes da Rua Morgue", mas tenha os três juntos.
Ainda penso que é conto.
Sim, Hîr Mullets...

Há várias Edições cujo o Título é, de fato, Os Crimes na Rua Morgue, porém há divisões distintas no conteúdo, separando os Contos por seus devídos Títulos...
E veja: Lady Lovejoy encontrou um Romance entre as obras de Poe!:mrgreen:
Ah...
Poderemos ostentar o nome dele na Lista!:pula:
Vou beber para comemorar, quando chegar em casa!
 
Re: Consenso De Literatura [Romance + Novela]

Eu não acho que Gordon Pym mereça entrar em um top10, só porque não é conto. Poe certamente estará na minha lista de contos (e provavelmente na de poetas), mas nesta lista aqui.
 
Re: Consenso De Literatura [Romance + Novela]

Eu não acho que Gordon Pym mereça entrar em um top10, só porque não é conto. Poe certamente estará na minha lista de contos (e provavelmente na de poetas), mas nesta lista aqui.
Lady Lovejoy...

Se pudesse, eu encaixaria ao menos SETE obras de Edgar Allan Poe em meu Top 10.
Pym estará entre meus 10 favoritos, não apenas por não tratar-se de um Conto.
Mas pelo fato de que tudo o que saiu da mente de Poe, à meu gosto, é impecável.:yep:
 
Re: Consenso De Literatura [Romance + Novela]

Sem problemas, Alagos, é que do jeito que você falou parecia que só colocaria o Pym para citar o Poe, e não por ser um dos seus favoritos. =]
 
Re: Consenso De Literatura [Romance]

Dei uma olhada rápida nas listas, e tenho as seguintes observações:

O Silmarillion - não entra nem em 'romance' nem em 'novela', portanto quem colocou o título na lista, favor editar.

Teve uma lista com a opção "Cinco Minutos e a Viuvinha", quem fez isso deve decidir-se entre um ou outro já que são obras distintas.

Para quem colocou "A Guerra de Tróia e a Odisséia de Homero", para começar, não existe um "A Guerra de Tróia", as obras de Homero são Ilíada e Odisséia, e ambas são poemas épicos (ou seja, não são romances, por mais que você tenha lido uma versão em prosa).

Para os fãs de Sherlock Holmes: apenas Um Estudo em Vermelho, O Vale do Medo, O Cão dos Baskervilles e O Signo dos Quatro enquadram-se nesse consenso (até agora, pelo que eu vi, só indicaram os títulos que se enquadram, mas o aviso é para alguém que possa se empolgar com Sherlock na lista e colocar contos).

"Sagarana" - coletânea de contos, tá fora.

"Os Crimes na Rua Morgue" - conto. O único trabalho de Poe que poderia se encaixar nessa lista seria "A Narrativa de Arthur Gordon Pym".

Acrescentando à lista: Noite na Taverna, que já foi citado, também não é romance, e sim uma mistura de drama e contos.

Shakespeare também não escreveu nenhum romance, apenas peças e sonetos, por mais que vocês possam ter lido Hamlet, Macbeth, etc. "romanceadas".
 
Re: Consenso De Literatura [Romance]

Sim, Kainof...:yep:

E ainda bem que não sou o único que lê Malba Tahan!:cerva:

Adoro esse "brazuca disfarçado"! Puxei da memória uns livros que eu tinha lido quando mais jovem e que me marcarm profundamente, lembrei do "Homem que Calculava", em um tempo que eu achava Matemática divertida ainda.

Mas de "Zé-Ninguém" eu falava do gaúcho Max Mallmann que descobri recentemente, autor do hilário livro "Mundo Bizarro" (que até tem uma frase na minha assinatura)

não mesmo... eu li quase tudo dele, incluindo estórias do céu e da terra. mas não entram na minha lista de melhores romances, embora eu adore :wink:

Não sei se li tudo dele, provável que não, mas pra mim, ele merece um lugar nos mais mais. Ainda mais que tive que eliminar muitos autores e obras que não se encaixam nas restrições do tópico.

Por causa do problema com o termo 'novela' vamos deixar então romance + novela. Mas, por gentileza, usem os dois neurônios para diferenciar esses dos contos, que são claramente diferentes.

Fiquei em dúvida quanto a Dom Quixote Ana. Na biblioteca da minha universidade ele está classificado como Romance Espanhol, mas sei lá. O Gabriel e tu dão a palavra final...

Shakespeare também não escreveu nenhum romance, apenas peças e sonetos, por mais que vocês possam ter lido Hamlet, Macbeth, etc. "romanceadas".

Vai ter um tópico com os melhores autores de peças teatrais? Alguns dos meus autores preferidos não puderam entrar aqui: Aristófanes, Sófocles, Eurípedes, Shakespeare, Molière...
 
Re: Consenso De Literatura [Romance]

Fiquei em dúvida quanto a Dom Quixote Ana. Na biblioteca da minha universidade ele está classificado como Romance Espanhol, mas sei lá. O Gabriel e tu dão a palavra final...

Pode colocar :yep:

Vai ter um tópico com os melhores autores de peças teatrais? Alguns dos meus autores preferidos não puderam entrar aqui: Aristófanes, Sófocles, Eurípedes, Shakespeare, Molière...

Sim, faremos um com peças teatrais, além do de contos e poesias/poetas tb.
 
Re: Consenso De Literatura [Romance + Novela]

Atualizei a lista em outro post.
 
Última edição:
Re: Consenso De Literatura [Romance + Novela]

Ok, já que agora deu uma acalmada, vamos estipular o prazo. Um mês para quem quiser revisar a própria lista (editem seus posts ao invés de criarem novos), isso significa que dia 12 de abril esse consenso estará fechado.

Aproveitando: coloquei uma breve definição de novela no primeiro post do tópico, até para quem chegou agora entenda a razão pela qual esse consenso é romance + novela.
 
Dúvida: Posso incluir "A Hora e a Vez de Augusto Matraga", do Rosa? Há críticos que consideram essa obra uma novela.
 
Mas aqui vamos considerar como um conto que faz parte do Sagarana mesmo, tudo bem? Deixe ele para o próximo consenso ;)
 
Bom, são esses:
1-O Senhor dos Anéis(J.R.R Tolkien)
2-O Hobbit(J.R.R Tolkien)
3-As Crônicas de Nárnia: A Última Batalha(C.S Lewis)
4-O Monte Cinco(Paulo Coelho)
5-Harrry Potter e a Pedra Filosofal(J.K Rowling)
6-A Profecia das Pedras(Flávia Bujor)
7-Harry Potter e o Prisioneiro de Azkabam(J.K Rowling)
8-Brida(Paulo Coelho)
9-O Alquimista(Paulo Coelho)
10-Joana D'Arc(Érico Verissímo)


Editei como vocês pediram =)
 
Última edição:
As Crônicas de Narnia é o nome da série; cada um dos sete volumes é um livro individual com uma história própria em cada e devem ser mencionados aqui pelos seus próprios títulos, não pela série como um todo.
 
Status
Fechado para novas mensagens.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo