• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Atores-lutadores, realidade ou mito?

Este topico trata de uma questão super polêmica: os astros do cinema de artes marciais, realmente sabem lutar, ou são apenas truques cinematográficos? E aproveitando o espaço, aqui serão postados biografias de Jackie Chan, Jet Li, Bruce Lee, Chow-Yun-Fat, Samo Hung, Doni Yen
Mark Dacascos e Tony Jaa, além de novidades sobre o cinema oriental em geral. Sairá um filme que irá estrear este ano, (ainda sem título definido), que reunirá Jackien Chan e Jet Li, pela primeira vez em um longa-metragem.

chanli03.jpg


Já confirmado pelo Variety, ambos os astros orientais dividirão as telas em uma nova produção, que custará a bagatela de 70 milhões de dólares, e será financiado pela Relativity Media. Esta película por enquanto é chamada apenas de "J&J Project", mas promete dar muito o que falar. Será mais um filme no estilo hollywoodiano de "ação & comédia", ao que tudo indica, a história do filme tratará de uma busca pela imortalidade, Jackie Chan, de 52 anos, será um monge, e Jet Li, de 43, será um personagem lendário, mas terá também de esperar o Jet estreiar sua nova produção, "Fearless", dirigida por Ronny Yu. A coreografia marcial do projeto J&J, será dirigida por Yuen-Woo-Ping, (de "Matrix"), um dos mais conceituados em seu ramo atualmente.

O novo filme de Jet Li, "The Fearless", que no Brasil foi traduzido como "O Mestre das Armas", é estimado como uma de suas melhores
atuações, é baseado em fatos reais, retrantando a vida de Huo-Yuan-Jia, considerado por muitos, como o maior e mais famoso mestre de artes marciais da China. Ele aceita participar de um torneio organizado por invasores, enfrentando todos os tipos de perigos. Pessoalmente, eu acho que será uma produção excelente para os fãs do gênero. Jet Li declarou a imprensa que este provavelmente será seu último épico de artes marciais, o que nos leva a pensar que o ator-lutador esteja pensando em entrar no gênero de filmes mais "comédia com ação".

mestre-das-armas03.jpg


mestre-das-armas01.jpg


mestre-das-armas-poster04.jpg


Também será lançado "Ong-Baak 2", com a volta do tailandês Tony Jaa, (o novo prodígio do cinema oriental), tendo inclusive o mesmo diretor de coreografias do primeiro (Pana Rittikrai), mas é esperado ainda mais ação!!(será que isto seria humanamente possível?). Prachya Pinkaew, o diretor do primeiro, foi quem confirmou a aguardada sequência...

jaa.jpg
 
Última edição:
Se não me engano o Jackie Chan é quem luta e faz as acrobacias mesmo.

Pelo que eu sei existem até reclamações sobre isso que são ignoradas já que ele ficou famoso.
Falam que ele bate de verdade nos filmes. Os dublês saem todos roxos e machucados.
E também que a seguradora em filmes do Jackie Chan sempre são mais caros pq ele faz questão de fazer as acrobacias e vez ou outra acaba quebrando algum dedo ou coisa parecida.
 
E também que a seguradora em filmes do Jackie Chan sempre são mais caros pq ele faz questão de fazer as acrobacias e vez ou outra acaba quebrando algum dedo ou coisa parecida.

Uma vez li que em todos os filmes que tinha participado nos últimos 10 anos tinha partido uma perna, embora seja muito provavelmente um exagero. Mas que já partiu várias já, e é sem dúvida ele que faz aquelas acrobacias todas. Quem for atento consegue ver quando está um dublê em cena, e nos filmes que vi dele (também não faço questão de ver muitos) era sempre o próprio actor que fazia todas as cenas, mesmo as mais puxadas.
 
Biografia de Jackie Chan

Treinando1_jpg.jpg


Nome de batismo= Chan-Kong-Sang ("Nascido em Hong-Kong")
Nome artístico= Jackie Chan
Nome em cantonês= Sing-Lung ("Já um Dragão")
Nome em mandarim= Cheng-Long ("Já um Dragão")
Peso= 75 kg
Altura= 1,78 m (bastante alto para um chinês)
Idade= 52
Técnicas= aprendeu Hapkidô, Taek-Won-Do, Judô, mas especialmente diversos estilos de Kung-Fu, "Estilo-Bêbado", Wing-Chun, "Os 5 Animais de Shaolin", Tai-Ji-Quan", "Wushu de Competição", e quase todos os estilos principais do Norte.

Características e gostos pessoais= pratica 20 a 30 repetições de levantamento de pesos de 45 kg, caminha 45 minutos por dia, utiliza os mais diversos objetos nas cenas de ação (mesas, cadeiras, lâmpadas, cordas, etc), criou o gênero "comédia com artes marciais", expõe os erros de filmagem após cada filme, não usa dublês na maior parte das cenas, (por isto já quebrou o nariz, o pé, o tornozelo, e vários dedos, diversas vezes). Gosta muito de vinhos caros, sendo grande conhecedor do assunto, gosta de sucos naturais, gosta de cantar em karaokês, sua cor preferida é a branca, gosta de usar roupas chinesas em público, gosta de sorvete, não faz dietas, não gosta de vermelho, odeia o racismo, odeia injeções, odeia a infância na "Ópera de Pequim", odeia dentista, odeia pirataria, e (finge que) odeia a fama...

História
:

Jackie Chan nasceu em uma família extremamente pobre de Hong Kong, sua mãe Lee-Lee-Chan-Yuet-Wing, teve complicações no parto, e Jackie demorou 12 meses para nascer, tendo sido feita uma cirugia. Por ter nascido já pesando 6 libras, ganhou o apelido de "Pao-Pao", ("Bala de Canhão"). Seus pais tentaram vendê-lo para um rico casal britânico, mas não conseguíram, para fugir a perseguição da revolução cultural, chegaram a Austrália como refugiados. Aos 7 anos de idade, foi matriculado na "Ópera de Pequim", onde recebeu treinamentos de artes marciais, acrobacias, desenho, pintura, armas, dança, canto, e dramaturgia. Na ópera chinesa da Austrália, seu treinamento éra perigoso, éra obrigado a ficar vários períodos com pesos apoiados em diversas partes do corpo, na postura do cavalo, (Ma-Po), e apanhava constantemente.Aos 17 começou a trabalhar como dublê, mais tarde chegou a Hong-Kong, onde passou a interpretar papéis cada vez mais importantes, até que se tornou o protagonista dos filmes. Começou a se tornar famoso em toda a Ásia, e fez alguns filmes americanos, mas seu super-estrelato só surgiu após o filme "Arrebentando em Nova York", (1994), que lhe deu uma fama internacional muito grande. Atualmente, tem salários milionários em cada produção, criou uma instituição de caridade em 1988, fundou uma firma de produção de filmes, e trabalha como diretor de filmes asiáticos. Casou-se em 1983, com a atriz taiwanesa Joan-Ling-Feng-Jiao, e teve um filho, chamado Chan-Cho-Ming. Atualmente, tem aproximadamente, 100 filmes gravados, além de ter dirigido vários outros, e fazer comerciais, e ainda ceder direitos autorais para games, HQs, desenhos animados, etc.

Frases famosas de JC:

"Eu sou o que sou. Eu não faço tudo o que Bruce Lee podia fazer. Mas faço muita coisa que ele não podia."

"Qualquer filme meu que é lançado, as crianças, os estudantes, vão todos assistir. Por isto eu tomo cuidado com o que coloco nos filmes."

"Os dublês americanos tentam me ensinar a lutar. Eu lhes pergunto: -A quanto tempo voce aprendeu a lutar? -Dois anos. -A quanto tempo faz filmes? -Três anos. Aí eu respondo. Eu estou neste ramo a mais de 33 anos."
 
Última edição:
Biografia de Jet Li

jet-704431.jpg


Nome de batismo= Li-Jian-Jie
Nome artístico= Jet Li
Nome cantonês= Li-Nin-Kit
Nome mandarim= Li-Jian-Jie
Peso= 66 kg
Altura= 1,69 (também bastante alto para a estatura média chinesa, que é 1,60, ou menos)
Idade= 43
Técnicas= os seguintes estilos de Kung-Fu: Wushu, Chang-Quan (Punho-Longo), Dao (Facão), Gun (Bastão), Fan-Zi-Quan, Bastão Triplo, Pu-Dao (Facão do Cavalo), Taiji-Quan (5 estilos principais), Xing-Yi-Quan, Ba-Quan-Zhang, Jian (Espada Reta), Qiang (Lança), Zui-Quan (Punho-Bêbado), Tang-Lang-Quan (Louva-a-Deus), Ying-Zhao-Quan (Garra de Águia), Zui-Jian (Espada Bêbada), Shung-Dao, Machado, Ganchos-Duplos, Forquilha, Maça, Martelo, Alabarda-Tridente,
Lança-longa, Punho do Meteoro, e mais alguns estilos secretos.

Características e gostos pessoais= É bom jogador de xadrez, gosta de poesias, e estuda muita filosofia. Inventou um exercício chamado "Bater-Estrelas", que consiste em atacar e defender simultaneamente todos os quatro lados, isto desenvolve muito os reflexos e coordenação motora dos pés, mãos, olhos e corpo, todos em conjunto. Sua cor preferida é o branco e o azul. Gosta muito de comer vegetais e frutas.

História= Quando tinha dois anos, seu pai faleceu. Sua infância foi difícel, o Kung-Fu éra seu único prazer. Começou a estudar Wushu aos 8 anos de idade. Treinava com amigos de escola em cima da Grande Muralha. Mais tarde ingressou na Equipe de Artes Marciais de Beijing (Pequim), seu principal treinador, mestre e mentor éra o rigoroso e severo Wu-Bin. Este o colocou em um regime muito duro. Quando Li tinha 12 anos, criou fama no Terceiro Encontro Nacional de Esportes, tornando-se campeão da categoria artes marciais, e mantendo seu título durante 5 anos consecutivos. Viajou para o México e EUA, junto com sua equipe, para fazer demonstrações de performances, fez uma demonstração na Casa Branca, para o presidente Nixon. Conquistou 15 medalhas de ouro, e 1 de prata, nos campeonatos chineses de Wushu. Todas as suas medalhas de ouro, na categoria "Forma Desarmada Livre", foram conquistadas com o estilo "Fan-Zi-Ying-Zhua-Quan", ("Garra de Águia Fan-Zi-Quan"). No Torneio Nacional Chinês, de 1979, conquistou a medalha de ouro na "Categoria desarmada Opcional", e medalha de ouro na "Forma Com Sabre", medalha de ouro na "Forma Com Sparring de Combate", e medalha de ouro do torneio. Aos 19 anos, já éra mestre em todas as formas de armas marciais chinesas. Ingressou na carreira artística em Hong-Kong, e sua fama se espalhou. Agora, além de atleta e herói nacional, éra também um ator. Em 1993, criou sua própia produtora de filmes. Em 1998, participou como vilão do filme americano "Máquina Mortífera 4", que lhe rendeu a fama mundial e seu estrelato de "superstar". desde então produziu diversos filmes, e atualmente é um astro.

Frases famosas de JL:

"O que meus companheiros de equipe faziam, eu fazia três vezes mais. Treinava até aos domingos no ginásio, quando todos os outros estavam descansando".

Poesia escrita por Jet Li:

"Assim como sempre existirão montanhas, sempre existirão bons lutadores. A pessoa precisa conhecer seus pontos fortes e fracos, para que possa personificar a perfeição."
 
Última edição:
O Jackie Chan era um dos melhores onde ele aprendeu kung fu e tal, e o Jet Li é MUITO bom no Kung Fu, só ver pelas medalhas dele.

Agora, numa luta real, não sei como eles se sairiam.

Ah, ainda tem o Van Damme (esse é um bundão), o Seagal (mestre de aikido, sei lá) e o Chuck Norris (esse lutava mesmo na sua juventude, alem de ser faixa preta em uma pá de arte marcial).
 
O Jackie Chan era um dos melhores onde ele aprendeu kung fu e tal, e o Jet Li é MUITO bom no Kung Fu, só ver pelas medalhas dele.

Agora, numa luta real, não sei como eles se sairiam.

Ah, ainda tem o Van Damme (esse é um bundão), o Seagal (mestre de aikido, sei lá) e o Chuck Norris (esse lutava mesmo na sua juventude, alem de ser faixa preta em uma pá de arte marcial).

Chan acredito que ficou famoso mais pela criatividade nas cenas do que pela pericia (não que ele n fosse muito bom pq ele é), mas Li sempre me pareceu um lutador fora de serie, acho que ele daria uma surra no Jack.
Tenho um amigo que é mestre em dois estilos de kung Fu e ele reverencia bastante o Jet Li. Acredito que a luta mais interessante seria Li x Lee (Jet x Bruce), porque esse segundo aí sim, era miseravão!!!
 
Pô, tem uns filmes antigos do Jackie Chan, ambientados na China de antigamente e tal e coisa, que eram muito bons. Neles ele lutava mesmo, não ficava fazendo só acrobacias e coisinhas engraçadas como acontece nos seus filmes de Hollywood. Acho ele um cara foda, como ator e lutador.
 
O único filme desse género que achei acima do razoável foi um tal Hero, que vi o ano passado. As coreografias eram excelentes e a história tinha algum sentido (não me lembro, mas acho que era com um desses actores conhecidos mencionados acima). Também há O Tigre e o Dragão, que é sempre muito bem cotado, mas não sei, houve qualquer coisa nele que não apreciei...
 
Os filmes mais antigos (que também eu considero agradáveis), de Jackie Chan e Jet Li, são mais fundamentados na ação, portanto aos fãs de filmes de lutas, são mais apetecíveis, exceto pela qualidade de produção, que é muito inferior ao nível das câmeras e efeitos especiais de Hollywood. Entretanto, para os fãs, as coreografias realísticas superam a importância dos fatores "produção-efeitos". Logo vou postar a biografia de Tony Jaa, o ator-lutador "revelação do momento", de origem tailandesa. O interessante é que ele também não faz uso de dublês e efeitos nos filmes em que participa.
 
Última edição:
Po, muito desses filmes chineses com verdadeiros lutadores e efeitos especiais de linha de nailon dão de 10 a zero nas lutas ultra-computadorizadas de Matrix, por exemplo.
Principalmente qdo passam a ser lutas mais corpo-a-corpo e os computadores passam a não ser mais tão importantes.
 
Sim, compartilho de seu ponto de vista e o de Caranthir sobre isto, muitos filmes antigos tem melhores coreografias, (e as vezes improvisos), as cenas "turbinadas a la estilo Matrix", revolucionaram o cinema, mas são uma coisa muito diferente do gosto mais tradicional dos fãs que já assistiam os filmes mais antigos destes atores-lutadores. (Como eu, que também prefiro os filmes antigos...).
 
Última edição:
É questão de convencimento e credibilidade tb.

Eu acredito que o Jackie Chan chutaria a minha bunda com os olhos vendados e os 2 braços amarrados pra trás.
Mas eu encararia o Keanu sem medo.
 
Última edição:
De fato, pelo pouco que sei, acredito que o ator Keanu Reaves não participou de nem uma das coreografias de luta, que não fosse feita por computação gráfica, até mesmo na maioria (embora com exceções), das cenas com cabos suspensos, os dublês dele que atuaram, e depois os produtores só acrescentaram o rosto de Keanu nos dublês...
 
O único filme desse género que achei acima do razoável foi um tal Hero, que vi o ano passado. As coreografias eram excelentes e a história tinha algum sentido (não me lembro, mas acho que era com um desses actores conhecidos mencionados acima).
sim, 10º, esse é do Jet Li...
Pô, tem uns filmes antigos do Jackie Chan, ambientados na China de antigamente e tal e coisa, que eram muito bons. Neles ele lutava mesmo, não ficava fazendo só acrobacias e coisinhas engraçadas como acontece nos seus filmes de Hollywood. Acho ele um cara foda, como ator e lutador.

cara, tem um ator que contracenou com Jackie num desses filmes, mas não lembro seu nome..
Ele era gordinho, e fazia o mesmo estilo virtuose, era muito Ph****!!!
Tem até um filme chamado originalmente "o tigre e o dragão, que veio antes daquela baboseira cheia de efeitos especias da china, no qual ele contracenava com um careca, o filme é obra-prima!
 
Sinto falta da seção Kickboxe da Band :disgusti:


Passava muito filme old school de artes marciais lá.
 
A sessão da Band essa passava vários do Jet Li, aqueles em que ele tinha o cabelo raspado metade e comprido na outra.


O filmes do Jackie Chan em sua maioria os antigos são melhores, o Medalhão e o Terno são horríveis, Bater ou Correr é bom, Rush Hour é priceless (também, o Chris Tucker ajuda muito).

Mas o Jackie Chan nunca foi de se levar muito a sério, ele não tem filmes estilo Bruce Lee. Como diria ele numa entevista: "O Bruce Lee dava um soco e quebrava uma parede e ficava com a cara séria. Eu fazia isso e ficava com uma cara engraçada. Eu não podia fazer filmes normais". Isso no tempo que ele era cotado para ser o sucessor do Bruce Lee (ele era dublê dele em algumas cenas).
 
Jackie Chan é rei... Não tem como não rir com ele...

E a Franquia de Hora do Rush é a combinação perfeita, a química dos dois é impressionante, fora que o Tucker é um monstro, ele é demais de engraçado - aquele olho bizarro e aquela voz não dá pra levar a sério.

Sério, não tem um filme que eu não goste do Jackie Chan, o que eu menos gostei foi o Mito, que ele se pretende ser sério haha... Aí é complicado... Agora, todos os outros, sou super fã...

Vejam Operação Condor, meu deus, clássico muito bom dele.
 
Biografia de Mark Dacascos

markdacascos.jpg


Nome completo= Mark Alan Dacascos
Peso=
Altura=
Idade= 41
Técnicas= Kung-Fu Shaolin, e diversos estilos de
Kung-Fu, Capoeira e Karatê

Características e gostos pessoais= seu pai é descendente de filipinos, espanhóis e chineses, e sua mãe é meio japonesa, e meio irlandesa, por isto ele descende de 5 raças, é um verdadeiro "caldeirão de povos". Não tem filhos, está no segundo casamento, tem dois cachorros de estimação. Sabe falar alemão, inglês, e mandarim.

História= Nasceu no Havaí, em Honolulu. Morou aí até os 6 anos de idade, depoi foi morar com sua madrasta em Denver, EUA, seu pai e sua Madrasta éram respeitados instrutores de Kung-Fu. Aprendeu com eles as primeiras lições, desde os sete anos de idade, e começou a competir em torneios. Quando tinha 10 anos de idade, sua família se mudou para Hamburgo, Alemanha, e seu pai foi o primeiro instrutor de Kung-Fu deste país. Aos 17 se mudou para Taiwan, onde foi treinado pelo Sifu Muo-Hui-Shen, durante 6 meses. Participou de mais de 200 torneios, dos 7 aos 18 anos.

(se estiver incompleto, estou editando este post...)
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo