• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Qual a mitologia que Tolkien criou?

Agora tendo minha dúvida inicial respondida (se elfos, etc já existiam), uma coisa ainda não entendi. Se esses seres já existiam, quem os inventou? Pois só ouvi falar de elfos e anões após ter visto o filme do SdA. Mas de uma coisa eu tenho certeza, todos esses seres ficaram muito mais famosos e mais utilizados ( em filmes, jogos, etc..) após a obra do Professor.:cool:
 
Bom, eles são seres mitológicos, das tradições européias. Não estou lembrada exatamente da onde o T. tirou cada ser deles, mas sei que foi daí.
E sei que os elfos foram bem modificados para ficarem como ficaram.

Elfos e anões na lit. do século XX? Nem sempre Tolkien foi O inspirador... mas que ele é uma das inspirações mais influentes, disso não há dúvida
 
O Universo Tolkeniano se eu nao estou enganado e baseado nas mitologia Nordica, a forma como Galdanf e representado lembra muito um dos disfarces de Odin, so nao me recordo onde eu li isso.
 
Tolkien foi influenciado por essas mitologias famosas como é a grega e a romana e também pelo cristianismo, ele meio que juntou tudo e criou Arda, talvez em síntese não possa ser considerada uma mitologia, mas tem várias característas mitológicas sim.
 
Elfos, anões e trolls são criaturas provinientes da mitologia germânica, dos povos "bárbaros" do norte da Europa. Foram um tanto quanto modificados na versão tolkeniana, mas a origem é de lá.
 
Tolkien foi influenciado por essas mitologias famosas como é a grega e a romana e também pelo cristianismo, ele meio que juntou tudo e criou Arda, talvez em síntese não possa ser considerada uma mitologia, mas tem várias característas mitológicas sim.


Pode até ter sido. Mas, uma das razões de Tolkien não ter gostado de As Crônicas de Nárnia é que nala há muitas mitologias misturadas. Então seria estranho se ele, não gostando de mitologias misturadas, juntasse um pouco de algumas mitologias. Eu, pelos menos, penso assim!:uhum:
 
esa de tolkien criar uma nova mitologia eu concordo plenamente, se vcs pretarem atenção em todas as mitologias os deusses por exeplo da egipcia e grega, são deuses iguais em sua maioria so mudando o nome tipo deus supremo:
Grega=Zeus, Egipcia=Rá, Tolkeniana=Eru
Grega=Ares, egipcia=Seth, tolkeniana=Melkor.

Só um adendo a este comentário, Zeus está mais para Manwë que para Eru.

Eru é mais do tipo Yavé, Alá, À'u'lláh, e todos os supremos do monoteísmo.
 
Citação:
Post Original de Lyvio
Grega=Zeus, Egipcia=Rá, Tolkeniana=Eru
Grega=Ares, egipcia=Seth, tolkeniana=Melkor.

Isso não desceu. Viajou um pouco aí hein?!

Foi um exemplo. E teve sentido dentro do contexto. Por exemplo, nas mitologias grego e romana (que são as mais conhecidas), em ambas há o pai dos deuses, o deus do tempo, o deus do amor, etc, a diferença é a nomenclatura.
Ele estudou as mitologias e criou sua própria, dando nome aos seus 'deuses'.

vlw ai lorelei(esse nick me é familiar de algum lugar...):joinha:, minha avogada heheheh:D , é isso mesmo, o que eu quis foi dar apenas um exemplo ao meu ver o que seria compativel com as mitologias gregas e egipcias em paralelo com tolkien
 
Pode até ter sido. Mas, uma das razões de Tolkien não ter gostado de As Crônicas de Nárnia é que nala há muitas mitologias misturadas. Então seria estranho se ele, não gostando de mitologias misturadas, juntasse um pouco de algumas mitologias. Eu, pelos menos, penso assim!:uhum:

Continuo achando que Tolkien foi influenciado por todas essas mitologias que citei, só que em sua obra ele criou outra mitologia, no caso a mitologia tolkieniana, então não ocorre essa mistura de mitologias.
 
vlw ai lorelei(esse nick me é familiar de algum lugar...):joinha:, minha avogada heheheh:D , é isso mesmo, o que eu quis foi dar apenas um exemplo ao meu ver o que seria compativel com as mitologias gregas e egipcias em paralelo com tolkien


Foi um exemplo muito bem colocado, inclusive, vc foi muito minucioso com a comparação (muito bem feita).
(É, meu nick não é tão criativo assim, por isso o fato de vc recordá-lo, hehe)

Para não fugir do tópico: Tolkien criou sua própria mitologia, seres mitológicos, mas não é, de todo, uma mitologia pura (assim como a maioria das mitologias) já que provém de outras.
 
vlw ai lorelei(esse nick me é familiar de algum lugar...):joinha:, minha avogada heheheh:D , é isso mesmo, o que eu quis foi dar apenas um exemplo ao meu ver o que seria compativel com as mitologias gregas e egipcias em paralelo com tolkien

Mas as associações que tu fez são bem incompatíveis :tsc:

Continuo achando que Tolkien foi influenciado por todas essas mitologias que citei, só que em sua obra ele criou outra mitologia, no caso a mitologia tolkieniana, então não ocorre essa mistura de mitologias.

Tolkien busca alguns elementos mágicos na mitologia germânica e céltica, nada mais. Elfos, anões, seres e objetos mágicos é tudo o que Tolkien tira de mitológico para suas obras.
 
Ahh tá. Então realmente Tolkien não juntou mitologias, apenas foi influenciado por elas...obrigado pela ajuda!:abraco:
 
Eu penso que Tolkien tinha conhecimentos de seres mitológicos do Norte europeu, então baseado nisto, ele usando estes conhecimentos como inspiração, aperfeiçoou-os para o contexto de seu "legendarium" (palavra preferida por ele mesmo, para descrever suas obras a nível geral, Silmarillion, Hobbit, SdA, Contos Inacabados), ou seja, vejamos o exemplo dos elfos: nas mitologias nórdicas e germânicas,os "elfos da luz" éram do tamanho de crianças, não usavam arcos e flechas, não éram altos, suas únicas habilidades éram conhecimentos mágicos, e moravam em um país de luz, já os "elfos-noturnos", éram semelhantes aos goblins, feios, minúsculos, traiçoeiros, mas bons forjadores, (neste último aspecto confundindo-se com os anões). Mas depois do sucesso das obras de Tolkien, hoje em dia quando se fala em "elfos", imediatamente a imagem que surge na mente da maioría das pessoas (na minha própia mente também), é a dos elfos tolkenianos... esta imagen que não existía antes de Tolkien, também com relação aos anões, foram parte da sua criação mitológica (embora ele não gostasse da palavra "mitologia", não sei por que?), e tem a parte saída exclusivamente da cabeça fértil deste sábio escritor, como os Balrog, etc, (desconfio que os orcs também, pois até a palavra "orc", não a conheço em nenhuma mitologia anterior a tolkeniana)... neste aspecto ele criou uma "mitologia" (por apresentar personagens únicos, reaslizando feitos e movendo-se em um mundo original, antes inexistente), mas não penso que ele tenha mesmo se inspirado um pouco em cada mitologia, como a grega (a mais difundida), ou a egípcia, acho que ele pegou e que sabía e o que foi aprendendo em seus estudos, e usou como molde para criar uma obra original... talvez pos isto, tenha agradado tantos fãs... :think:

Ah, tenho que acrescentar que os comentários neste tópico são de um nível muito qualitativo e esclarecedor... parabéns a todos.:joy:
 
Última edição:
Citação:
Post Original de Lyvio
vlw ai lorelei(esse nick me é familiar de algum lugar...), minha avogada heheheh , é isso mesmo, o que eu quis foi dar apenas um exemplo ao meu ver o que seria compativel com as mitologias gregas e egipcias em paralelo com tolkien

Mas as associações que tu fez são bem incompatíveis


por que incompativeis? eru é o pai dos vlar, que são quase, como deuses, logo ele correspoderia na mitologia grega a zeus e na egipcia a rá, na nordica a odim, Ulmo não é um deus é um valar, mas ele coorespoderia a poseidom, melkor não é deus é um valar, mas se compararia a seth na egípcia a ares na grega ea loki na nórdica..., eu acho completamente coerentes e compativeis pois não to afirmando que os valar e eru seriam igual aos deuses dassas mitoligias citadas, esses exemplos são o que eles se parecem comparando com essas mitoligias na minha concepção entendeu?, portanto cada um tem seu pensamento sobre determinado assunto e todos ou niguem esta correto ou totalmente correto.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo