• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Cantinho dos Críticos

paulinha elendil disse:
estou relendo agora um dos livros que eu mais gosto, "duna" de frank herbert.
apesar de possuir mais de 600 páginas e ser apenas o primeiro de uma série, ele pode ser lido separadamente e é incrível! trata de diversos temas que normalmente não se vê em uma ficção científica e com certeza absoluta quem gostou de senhor dos anéis vai, pelo menos, simpatizar com ele. é uma ótima leitura garantida.

Só pra reforçar a proposta. Duques, barões, imperadores, guerra santa, messianismo, politica, luta com facas, bomba atômica, animais estranhos, drogas, religião, traição, mortes, misticismo, economia, ecologia e destino são algumas coisas que você vai encontrar nesse livro.
Muito bom!
 
Livro - ps: acabei de comprar O Dia do Curinga, veremos se é realmente superior ao Mundo de Sofia

É muito bom mesmo.
Não diria superior, diria do mesmo nível, do mesmo estilo.


Eu diria que é superior, gosto muito de O mundo de Sofia mais não chego a endeusar ele como muitos fazem, costumo dizer q o Jostein colocou pouca coisa de muita coisa o que acaba ficando um pouco vago na minha opnião o que não é de todo um defeito, eu acabei por fazer inumeras pesquisas após telo lido só pra completar o que havia sentido falta na obra, e instigar o leitor a aprofundar o conhecimento é sempre ponto positivo.

Já O dia do curinga é formidável, a maneira como ele entrelaça a história, a narrativa que te envolve do começo ao fim, as analogias, a paixão com que as personagens sao dispostas me encantou muito. Sem duvida alguma eu recomendo, a obra esta dentro às melhores ja lidas por mim.


PS: Sou nova por aqui e de tudo que ja olhei esse foi o topico de que mais gostei, fiquei com vontade de ler varias das obras citadas aqui como A voz do fogo. Voltarei sempre :obiggraz:
 
Eu diria que é superior, gosto muito de O mundo de Sofia mais não chego a endeusar ele como muitos fazem, costumo dizer q o Jostein colocou pouca coisa de muita coisa o que acaba ficando um pouco vago na minha opnião o que não é de todo um defeito, eu acabei por fazer inumeras pesquisas após telo lido só pra completar o que havia sentido falta na obra, e instigar o leitor a aprofundar o conhecimento é sempre ponto positivo.

Sinceramente eu não sei o que viram em O Mundo de Sofia. Sou estudante de filosofia e mesmo assim não curto o livro. Ele é interessante, serve como uma introdução ao assunto, mas não é um grande romance. Crime e Castigo (Dostoievski) ou Memórias Postumas (Machado de Assis) é muito superior a ele a meu ver.

Tem uma obra parecida com O Mundo de Sofia, escrito por um grande filósofo alemão, chama-se O Café dos Filósofos Mortos de Vittorio Hösle. É a correspondência entre um dos maiores filósofos vivos e uma garota de 9 anos. Nunca li, mas dizem que é bom. Vou procurar esse O Dia do Coringa.
 
Vou procurar esse O Dia do Coringa.

Procure também Maya, do mesmo autor.
Eu só cheguei até a página 100, até a parte em que o protagonista começa a discutir com uma lagartixa sobre o sentido da vida.

Filosofia demais pro meu gosto. :blah:

Mas eu acho que você vai se interessar.
 
Procure também Maya, do mesmo autor.
Eu só cheguei até a página 100, até a parte em que o protagonista começa a discutir com uma lagartixa sobre o sentido da vida.

Filosofia demais pro meu gosto. :blah:

É deste tipo de coisa que estou falando... Não é trabalho da filosofia buscar um sentido para vida, não mais do que a física ou a matemática faz. É verdade que ele ajudou a divulgar a filosofia e tal, mas é muito superficial e ingênuo ou infantil, mas tem seus méritos.
 
Ele é interessante, serve como uma introdução ao assunto, mas não é um grande romance. Crime e Castigo (Dostoievski) ou Memórias Postumas (Machado de Assis) é muito superior a ele a meu ver...

... chama-se O Café dos Filósofos Mortos de Vittorio Hösle...


Concordo, foi o que tentei dizer sobre O mundo de Sofia, sobretudo leia O dia do curinga.
Sobre Crime e Castigo nada a acrescentar o acho ótimo já Memórias Postumas não consegui terminar de ler, ainda não descobri o porquê, vivo querendo parar pra reler mas acabo sempre não fazendo.

E O café dos filósofos mortos está na minha lista de livros a serem lidos há tempos heim, espero que eu não demore muito....
 
E O café dos filósofos mortos está na minha lista de livros a serem lidos há tempos heim, espero que eu não demore muito....

Um professor meu disse que é melhor que O Mundo de Sofia. Porem, pelo pouco que conheço desse tal Hösle, posso citar dois problemas: Exceto o Café, todas as suas obras são monstruosas de grande. Ele se dipoe a falar sobre um assunto e vai umas 1000-1500 páginas. Segundo ele acha que ele é um gênio. Na sua História da Filosofia, ele apresenta as idéias dos filosofos e por ultimo o seu pensamento, como se ele fosse o grande filosofo desse inicio de século. Ele, assim como Hegel, tem umas idéias megalomaniacas...
 
Alguem já leu o romance A Idade da Razão de Jean Paul Sartre? É parte de uma trilogia onde ele espoe suas idéias sobre a liberdade.
 
FINGON Os sobreviventes! A tragédia dos Andes

Exelente livro, baseado em fatos reais. O autor o escreveu atraves de informações oficiais e depoimentos dos sobreviventes e familiares. Uma exelente reflexão sobro o canibalismo e os efeitos do mesmo.. Um livro exlente!!!!!!!
 
Livro: O Apanhador no Campo de Centeio
Um livro normalmente conhecido como fortaleza dos maniacos, e pscopatas, mas devo dizer que nem tanto. Somente pelo fato de saber o q este livro causou, já se traz uma enorme curiosidade, e sede de buscas... Um livro diferente, o personagem principal[Holden Caufield]um adolescente, cansado das pessoas serem falsas e mesquinhas, e no desenrrolar da historia, segredos de sua familia sao revelados... Enfim, só de falar parece ser um livro chato, mas eh totalmente o contrario, faz voce ter uma visao nova sobre as pessoas que te cercam e o mundo... Muito interessante, escrito por: J.D.Salinger:grinlove:
 
Livro: O guia do mochileiro das galáxias
Autor: Douglas Adams

Essa é a única e melhor "trilogia" de quatro livros. Muito bem escrita é ficção científica e possui filosofias que você morre de rir ao perceber como é verdade e como somos nós, sociedade e no que nos transformamos. Quem puder ler o prólogo dessa obra prima terá uma idéia do que ela é. Não levem muito em consideração o filme, pois é meio tosco, apesar que eu gostei... O livro é único, ensina desde a voar (é simples, basta cair e errar o chão), até dá a resposta fundamental da vida (não vou contar para não estragar a história). Se alguém quiser eu posto o prólogo que não é muito comprido!!!
 
Obra: O Pequeno Príncipe
Autor: Antoine de Saint-Exupéry

Um clássico da literatura mundial, e com grandes méritos.
Por trás de um texto pretensamente infantil, Exupéry narra grandes questões psicológicas e filosóficas que afligem o pensamento humano. Incrível pela harmonia e fluência de leitura do livro, recomendado para todas as idades.
Narra a história de um garotinho que morava em um planetinha (do qual era príncipe), com a única companhia de uma florzinha, a qual ele conversava e protegia dos baobás.
Um dia ele resolve conhecer o universo, passando por vários planetas, conhecendo pessoas com personalidades arquetípicas, até chegar à Terra, num deserto, onde conhece um aviador que tenta contornar o mundo, mas o avião quebra e ele é obrigado a fazer um pouso de emergência.
Eles travam conhecimento um com outro, que traz aprendizado para ambos. Até que o principezinho decide voltar para casa.
O final é surpreendente e emocionante! Uma primazia da literatura!
 
Última edição:
Eu li O Pequeno Príncipe durante uma aula absurdamente chata desse ano. Achei muito legal é válido. Embora sua filosofia seja simples e de rápido entendimento não deixa de ser cativante. É um livro que eu deveria ter lido quando pequeno, não aos 17 anos de idade :mrgreen:
 
O Pequeno Príncipe tem mensagens bem mais profundas do que aparenta sua simplicidade. Uma criança não tem a capacidade de explorar o livro em sua totalidade. Mas é um texto singelo, com certeza.
 
A Viajante do Tempo
Diana Gabaldon

Você gosta de livros longos cheios de reviravoltas e pessoas lindas?
Gosta de ação e romance e se os dois estiverem juntos, melhor ainda?
Gosta de escoceses? E de romances históricos que contém escoceses?
Gosta de cenas melosas de amor? E de cenas hmm... apimentadas?

Bem... esse livro é tudo isso e muito, muito mais :grinlove:
 
Neil Gaiman
Deuses Americanos

Você viaja pelos Estados Unidos sem sair do lugar por esse livro, é um livro sobre mitos e deuses. O personagem principal se chama Shadow e ele acabou de sair da cadeia e receber a noticia que sua esposa morreu em um acidente de carro junto com seu amigo enquanto fazia sexo oral no mesmo dentro do carro.. A partir daí Shadow fica apático (se é que ele ja nao era assim) e sem rumo na vida e acaba aceitando uma proposta de emprego de um tal de Senhor Wednesday. Então ele passa a se aventurar pelo Estados Unidos sem perceber que está numa guerra entre Deuses (Deuses literalmente!)
...
 
Neil Gaiman
Deuses Americanos

Você viaja pelos Estados Unidos sem sair do lugar por esse livro, é um livro sobre mitos e deuses. O personagem principal se chama Shadow e ele acabou de sair da cadeia e receber a noticia que sua esposa morreu em um acidente de carro junto com seu amigo enquanto fazia sexo oral no mesmo dentro do carro.. A partir daí Shadow fica apático (se é que ele ja nao era assim) e sem rumo na vida e acaba aceitando uma proposta de emprego de um tal de Senhor Wednesday. Então ele passa a se aventurar pelo Estados Unidos sem perceber que está numa guerra entre Deuses (Deuses literalmente!)
...


Caramba!!! eu também ja li esse livro e é ótimo mesmo!!! Na verdade eu queria ler mais livros do Neil Gaiman porque são muito interessantes, mas infelizmente eu não tenho tido tempo pra quase nada... =/
 
Livro: Casa Grande & Senzala
Autor: Freyre

Acho que não é preciso dizer o que Gilberto Freyre fez aqui no Brasil ao lançar esse livro em 1933 né?! Ou o que leva o livro pra BEM além de uma mera curiosidade acadêmica?!

Poderia ser pela multiplicidade de informações acerca do que o autor considera as 3 bases da sociedade brasileira; o português, o índio e o negro. Ou poderia ser pela forma de abordagem... uma visão patriarcalista de um brasil pré-industrial, dando ênfase e ressaltando como algo positivo a 'miscigenação'. Ou por diferenciar a condição do negro e do escravo. Mas, na minha opinião, o que torna o livro um clássico é o jeito que ele escreve. Não é um livro SÓ pra historiadores. É indispensável pra todo mundo que queira conhecer um pouco a respeito da construção de uma identidade brasielira, e é acessível a todos; a linguagem é suave, quase como se fosse uma novela.

Não é só mais um exercícío de retórica. =]
 
Última edição:
Olá pessoal, longo tempo sem postar por aqui!

Sobre Gaiman, uma leitura rápida e gostosa pra quem se interessar em seu estilo característico (mas não tão original) comece por uma compilação de contos chamada Fumaças e Espelhos. É muito gostosa de se ler.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo