• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Os anéis élficos

Isso é....

Mas não diz no livro que o Cirdan foi o ultimo...ou diz?

Círdan ainda era o senhor dos Portos Cinzentos quando o navio dos Portadores dos Anéis de Poder partiu para o Oeste. Ele só partiu para Valinor com Celeborn no último navio que deixou a Terra-Média.
Mas não é conhecida a data exata em que partiu para o Oeste, mas sabe-se que foi ainda na Quarta Era do Sol, quando a quase todos os elfos já haviam partido da Terra-média, e o Domínio dos Homens estava consolidado.
 
Círdan ainda era o senhor dos Portos Cinzentos quando o navio dos Portadores dos Anéis de Poder partiu para o Oeste. Ele só partiu para Valinor com Celeborn no último navio que deixou a Terra-Média.
Mas não é conhecida a data exata em que partiu para o Oeste, mas sabe-se que foi ainda na Quarta Era do Sol, quando a quase todos os elfos já haviam partido da Terra-média, e o Domínio dos Homens estava consolidado.

é...acho que tolkien quis dizer "Último navio dele, Cirdan"...
 
Agora surgiu-me uma dúvida. Os Barcos que partiam da Terra-Média para seguir a Rota Plana não iam para Aman, o Reino Abençoado de fato, mas eles iam para a Ilha de Tol Eressëa, a Leste de Aman, e eram proibidos de pisar nas Praias da Terra Abençoada. Pelo menos é o que eu me lembro. Então, se isso á verdade, ainda assim seria vergonhoso para os portadores dos anéis continuarem a usá-los em seus dedos(mesmo que eu pense que não haveria motivo algum ara que eles o fizessem...), já que aqueles com quem conviveriam seriam os mesmos com os quais haviam convivido na Terra-Média e haviam desfrutado dos poderes dos anéis(nem todos, é verdade) de modo que acreditavam que sua utilização era justificada?? O que vocês acham? Espero não ter me enrolado demais, o que penso que fiz...ehhehe
 
Agora surgiu-me uma dúvida. Os Barcos que partiam da Terra-Média para seguir a Rota Plana não iam para Aman, o Reino Abençoado de fato, mas eles iam para a Ilha de Tol Eressëa, a Leste de Aman, e eram proibidos de pisar nas Praias da Terra Abençoada. Pelo menos é o que eu me lembro. Então, se isso á verdade, ainda assim seria vergonhoso para os portadores dos anéis continuarem a usá-los em seus dedos(mesmo que eu pense que não haveria motivo algum ara que eles o fizessem...), já que aqueles com quem conviveriam seriam os mesmos com os quais haviam convivido na Terra-Média e haviam desfrutado dos poderes dos anéis(nem todos, é verdade) de modo que acreditavam que sua utilização era justificada?? O que vocês acham? Espero não ter me enrolado demais, o que penso que fiz...ehhehe

Não entendi a dúvida Galadhir.
Será que você quer saber se eles ainda ultilizavam os anéis nos dedos?
 
Os anéis, depois da destruição do Um, ao ficarem sem poderes se tornariam "inuteis" a não ser como objetos de valor histórico para remontarem a história da 2ª e 3ª Era do mundo.
Quando rumaram para à Terra dos Imortais os portadores dos anéis não os levaram deixando-os na Terra Média mesmo, pois ostentar tais artefatos passara realmante a ser motivo de vergonha do lado de LÁ.
 
Os anéis, depois da destruição do Um, ao ficarem sem poderes se tornariam "inuteis" a não ser como objetos de valor histórico para remontarem a história da 2ª e 3ª Era do mundo.
Quando rumaram para à Terra dos Imortais os portadores dos anéis não os levaram deixando-os na Terra Média mesmo, pois ostentar tais artefatos passara realmante a ser motivo de vergonha do lado de LÁ.


Então é isso mesmo Ankaladar? Os anéis não embarcaram?

Não entendi a dúvida Galadhir.
Será que você quer saber se eles ainda ultilizavam os anéis nos dedos?

Hehehe...devo ter me expressado muito mal...
Bom, a minha dúvida era em relação ao que disseram: "se os Três tivessem ido para Tol Eressëa, seriam motivo de vergonha para os portadores". Mas eu não tenho certeza disso, pois os que coniveriam com os portadores em Tol Eressëa seriam aqueles mesmos elfos que desfrutaram dos poderes dos Três na Terra-Média e, por isso, penso que não seria vergonhoso para eles portarem os anéis diante destes(que faziam parte de seu povo e haviam compartilhado a idéia de viver na Terra-Média e tudo o mais), já que não teriam contato com o Reino Abençoado de fato, ou com qualquer vivente deste.
Mas é besteira mesmo...hehehe...além disso, de acordo com o Ankaladar, os anéis não embarcaram(apesar de eu ainda ter dúvidas sobre isso)...
Mas, no final das contas...acabo de discordar comigo mesmo...hauhauahu...Pois não importava quem veria os portadores e os anéis, eles seriam sempre um lembrete da enganação que os elfos sofreram por Sauron e da m... que deu a fabricação de todos os anéis, além do próprio motivo de eles estarem em Tol Eressëa, e não em Valinor, o apego à Terra-Média e o desejo de terem a beleza e bem-aventurança de Valinor sem saírem de lá. Acho que, se eu fosse um dos portadores, a primeira coisa que faria seria jogar meu anel ao mar heheheh...Viajei viu....hehehe...
 
Eu também sempre achei q esses anéis foram destruídos quando saíram da Terra Média.
Então eles não saíram?

Na verdade, eu queria saber se o que aconteceu foi mesmo o que suspeitavam, de que eles perderiam seus poderes e tudo o que foi construído com eles sumiriam também...

Essa perda d poder fica clara nos apêndices do SdA quando é descrita a morte de Arwen.
Quando Galadriel estava em Lórien com seu anel as folhas amareladas e velhas só caiam depois q a primavera chegava e dessa forma as árvores nunca ficavam 'nuas'. Mas quando Arwen vai para Lórien, depois da morte de Aragorn, é outono e a maioria ou todas as folhas já tinham caido.
A floresta não era mais "encantada", era uma floresta normal.
 
Última edição:
Por que vergonha???? Seria motivo de orgulho carregar o símbolo do fardo que carregaram por tanto tempo, se eles não chegaram a Valinor, vergonah não foi o motivo.
 
vergonha porque Sauron os enganou, e os anéis serviriam apenas para lembrá-los disso, já q não tinham mais nenhum poder...

mas eles não chegaram a Valinor pq estavam proibidos não é? por causa do fratricídio, ou algo assim???
 
Os Noldor foram perdoados pelo fratricídio se não me engano.
Mas poucos na TM eram noldor, pois a maioria já havia a deixado quando Galadriel foi embora.
 
Agora eu fiquei confuso...afinal os aneis estavam com Elrond, Galadriel e Gandalf até entrarem no navio, tanto é que os hobttis veem o anel de Gandalf...mas, será que os aneis "sumiram" enquanto navegavam, será que eles retiraram os mesmos do dedo antes de desembarcar ou eles mantiveram os aneis como uma parte da historia da 2º e 3º era??? eu tambem acho que muitos em valinor não iriam se sentir bem com a presença de tais objetos mas, afinal, qual terá sido o fim dos aneis de poder que não tinham mais poder nenhum???ha, tem outra coisa tambem; foram legolas e gmli os ultimo da sociedade a deixarem a terra media ou sam??? pois este tambem partiu para valinor, agora fiquei confuso....vou ter de revisar minha leitura desta parte.
 
Pessoal quando eu dise que seriam simbolos de vergonha não foi tanto por terem sido iludidos por Sauron, mas pelo fato que a criação desses anéis foi um ato de ambição e orgulho!

Vejam os Noldor queriam ficar na Terra-Média pq sabiam ser superiores a todos os outros, eles eram adorados e respeitados... Por outro lado eles também queriam a "permanência das coisas" igual ocorria em Valinor. De modo resumido eles queria ter o melhor de cada lugar sem ceder em nada.

Os Noldor foram, de modo direto e indireto, responsáveis por todos os maleficios na Terra Média e Aman pós divisão na Música.

E se vcs acham que eu estou viajando aconselho a pesquisarem (sim eu sei que isso é irritante, mas acreditem: vcs vão aprender MUITO! É para oi bem de vcs.. e pra eu tripudiar também!) nos textos traduzidos da Valinor. Um certo João Ronaldo... ou era algo em inglês.. sei lá... enfim esse cara quem diz isso. :g:
 
Os Noldor foram, de modo direto e indireto, responsáveis por todos os maleficios na Terra Média e Aman pós divisão na Música.
Um afirmação muito exagerada Ráma.
Olhando a origem mesmo da coisa, é tudo culpa de Morgoth, de sua essência espalhada por Arda e etc.

Os Noldor muito contribuiram para a evolução material dos Elfos, tanto em termos concretos como construção, como no âmbito cultural.
Desde dos grandiosos reinos até o alfabeto usado pelos elfos...

E se muito fizeram mal, também muito sofreram.
As primeiras mortes de elfos nomeados no Silmarillion foram Noldor, inclusive o primeiro elfo assassinado foi Finwë, um noldo.
Sua sede de conhecimento foi explorada por Melkor e graças aos Noldor a Terra-Média (inclusive os homens) não caiu frente ao poder de Melkor. A Nirnaeth teria sido bem sucedida se Maedhros não tivesse sido traido pelos homens (e talvez se Thingol tivesse mandando mais ajuda).

Eles foram completamente abandonados pelos Valar, quando só os fëanorianos e uma pequena hoste de Fingon (que não sabia das razões da batalha) participaram do Fatricídio e da queima dos Barcos de Losgar.

Realmente os Noldor fizeram os anéis, mas pagaram com a destruição de Eregion, e sempre se esforçaram para manter a TM a salvo. Mesmo que (incialmente, ao menos) por razões egoístas, não se pode negar do auxílio deles.
 
Pro

não sou eu que sou exagerado, vc que é compassivo demais!:lol:

Que Morgoth originou "o mal" é fato, porém ele sempore teve nos Noldor um terreno fértil.

O 1º assassinado era Noldor? Pq ele morreu? Culpa de um deles.
Apenas alguns fizeram parte do Fratricidio? Os outros souberam e CONTINUARAM em frente!

E assim vai.. Aliás tudo o que eles fizeram a título de "ajuda contra Melkor" só pode ser chamado de ajuda por puro sarcasmo. Eu gosto dos Noldor (justamente pela sede de conhecimento), porém não nego que a ambição que a raça como um todo possuia era desmedida. Se os Noldor tivessem ficado em valinor e aceitado sua situação triam craido coisas ainda mais belas e duradouras... mas eles precisavem DOMINAR, serem REIS e RAINHAS, serem invejados e louvados...

Por isso da vergonha ao usarem os 3. Eram simbolos do (talvez) maior feito egoista, ambicioso e maléfico feito pelos Filhos de Eru.
 
O 1º assassinado era Noldor? Pq ele morreu? Culpa de um deles.
Um deles? Que eu saiba Melkor era vala :dente:
Fëanor foi exilado por ter dado ouvidos a mentiras de Melkor através de conhecidos. No final tudo acaba em Melkor mesmo, não tem como culpar nenhum elfo por isso.

Apenas alguns fizeram parte do Fratricidio? Os outros souberam e CONTINUARAM em frente!
Não por apoiar o ato do fratricídio, mas para concluir seus objetivos (que admito não eram solidários) e seguir seus parentes frente as adversidades.

E assim vai.. Aliás tudo o que eles fizeram a título de "ajuda contra Melkor" só pode ser chamado de ajuda por puro sarcasmo. Eu gosto dos Noldor (justamente pela sede de conhecimento), porém não nego que a ambição que a raça como um todo possuía era desmedida. Se os Noldor tivessem ficado em valinor e aceitado sua situação triam craido coisas ainda mais belas e duradouras... mas eles precisavem DOMINAR, serem REIS e RAINHAS, serem invejados e louvados...
Realmente muitos Noldor queriam terras para governar, mas dizer que ajudaram na batalha contra Melkor por puro egoísmo é demais. Apenas os filhos de Fëanor tinham motivos reais egoístas para lutar contra Melkor diretamente, os outros podiam muitos bem procurar outras áreas mais seguras, mas eles ficaram e lutaram. E nunca deixaram de participar de nenhuma batalha desde que chegaram em Beleriand, inclusive seus reis estavam lá no campo de Batalha, ao contrário de Thingol que nunca arredou o pé de Menegroth por exemplo.

Por isso da vergonha ao usarem os 3. Eram simbolos do (talvez) maior feito egoista, ambicioso e maléfico feito pelos Filhos de Eru.
De fato os 3 anéis são o maior símbolo da falta de Estel dos Noldor, pois eles tentaram quebrar o ciclo normal da TM. Quanto a isso não posso discordar.
 
Depois de tantas alegaçoes de culpabilidade e inocentia,ainda ficou uma dúvida por aqui!

Agora eu fiquei confuso...afinal os aneis estavam com Elrond, Galadriel e Gandalf até entrarem no navio, tanto é que os hobttis veem o anel de Gandalf...mas, será que os aneis "sumiram" enquanto navegavam, será que eles retiraram os mesmos do dedo antes de desembarcar ou eles mantiveram os aneis como uma parte da historia da 2º e 3º era??? eu tambem acho que muitos em valinor não iriam se sentir bem com a presença de tais objetos mas, afinal, qual terá sido o fim dos aneis de poder que não tinham mais poder nenhum???ha, tem outra coisa tambem; foram legolas e gmli os ultimo da sociedade a deixarem a terra media ou sam??? pois este tambem partiu para valinor, agora fiquei confuso....vou ter de revisar minha leitura desta parte.

Se bem me lembro, os anéis foram com eles.Só que como já explicaram por aqui,sem nenhum poder.Não creio que alguem em Valinor exigisse que eles se desfizessem deles.Mas como tb já foi dito,não deveria ser algo que eles usariam por ai,como um adorno qualquer.Afinal,eles tinham história.


QE quanto aos últimos da sociedade do anel a deixarem a TM...
Gente,não sei dizer.Alguem me diz se o Pippin,o Sam e o Merry saíram daqui?Eu não lembro,sinceramente.Vou dar uma olhada no meu livro depois p/ descobrir!:D
 
Um deles? Que eu saiba Melkor era vala :dente:
Fëanor foi exilado por ter dado ouvidos a mentiras de Melkor através de conhecidos. No final tudo acaba em Melkor mesmo, não tem como culpar nenhum elfo por isso.
Ah não? Tivesse Fëanor entregue suas jóias e nada disso teria ocorrido, se Fëanor não fosse punido pelos valar o pai dese mané não ficaria isolado sozinho no castelo... Ou seja: egoismo e arrogância Noldor fazendo seu trabalho!


Não por apoiar o ato do fratricídio, mas para concluir seus objetivos (que admito não eram solidários) e seguir seus parentes frente as adversidades.
Se vc vê um crime e não ajuda as vitimas vc também é culpado. Poderiam ter fciado e ajudado e depois pedido os barcos.. mas perder a chance de pegar terras boas e governar o amior número de inferiores possivel? Nãããããão...


Realmente muitos Noldor queriam terras para governar, mas dizer que ajudaram na batalha contra Melkor por puro egoísmo é demais. Apenas os filhos de Fëanor tinham motivos reais egoístas para lutar contra Melkor diretamente, os outros podiam muitos bem procurar outras áreas mais seguras, mas eles ficaram e lutaram. E nunca deixaram de participar de nenhuma batalha desde que chegaram em Beleriand, inclusive seus reis estavam lá no campo de Batalha, ao contrário de Thingol que nunca arredou o pé de Menegroth por exemplo.
Não podiam não! Vc (alás como todo defensor dos elfos) ESQUECE que eles TAMBÈM fizeram juramento de seguir pra fora de Valinor e REJEITARAM os Valar, alegando que esses queriam domina-los! Eles ficaram naquela região pq tinham PROMESSAS a cumprir e pq memso perto de Melkor era a região mais povoada e rica! Eles queriam RENOME, REINOS e SÚDITOS...

Thingol tinha suas terras sob controle, POR CAUSA da ganância do Rei Noldor (Fëanor que provocou - mesmo que indiretamente - a morte do pai) não só o Grande Inimigo volta pra barbarizar como ainda pór cima trazem a guerra e a destruição onde antes havia uma situação controlada.

sem contar que esses "principes" vieram coma s mãos sujas de sangue dos PARENTES de Thingol e ainda ROUBARAM terras do rei.

Nossa quanto amis falamos mais fica evidente o quanto os Noldor são culpados pelos meleficios da TM!! 8-O


De fato os 3 anéis são o maior símbolo da falta de Estel dos Noldor, pois eles tentaram quebrar o ciclo normal da TM. Quanto a isso não posso discordar.
Contra fatos não há argumentos! :mrgreen:
 
N'O Retrono do Rei (MF, pág. 411) diz assim:

"Elrond estava com um manto cinza e tinha uma estrela sobre a testa; trazia na mão uma harpa e no dedo um anel de ouro com uma grande pedra azul, Vilya, o mais poderoso d'Os Três. Mas Galadriel montava um palafrém branco e vinha toda vestida de um branco reluzente, como as nuvens em torno da lua; pois parecia que ela mesma emanava uma luz suave. Em seu dedo estava Nenya, o anel feito de Mithril, que exibia uma única pedra branca faiscante como uma gélida estrela.
...
No momento em que o vulto se virou(que estava nos Portos) e veio ao encontro da comitiva, Frodo viu que Gandalf agora usava abertamante em sua mão o Terceiro Anel, Narya, o Grande, que ostentava uma pedra rubra como o fogo"


Por tanto, os anéis foram com eles sim. Acho que se houvesse um ritual de "joga ele ao mar!", o Professor teria descrito. Mas ainda acho que eles não o usariam, mesmo que em Tol Eresëa, pois eram motivo de vergonha, não só para os portadores, mas pra todos aqueles que desfrutaram de seu poder(que teimava em imitar o dos Valar).
E Frodo, Bilbo e depois Sam podem muito bem ter induzido os elfos a construirem uma Casa-Mathon.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo