• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Eragon (idem, 2006)

Re: Eragon: A mais nova plagem do SdA??

Agora examinem o nome, Eragon se fala como ingles, fica parecendo Aragorn,

Cara, se você tivesse lido o livro saberia que existem infinitamente mais aspectos "semelhantes" a SDA. Agora, considerar se é plágio ou não varia da visão de cada pessoa. Antes eu considerava que fosse. Agora já não penso assim...

Mas, como já lhe disseram, existe um tópico no Influências discutindo isso. Assim como existem vários outros por aí que tratam quase do mesmo assunto. Procure um deles caso queira falar sobre plágio. Repetindo, plágio
 
Última edição:
Eu estou lendo o livro e estou gostando.
O filme tbm deve ser legal, mas geralmente os livros são bem melhor do q os filmes.
 
Re: Eragon: A mais nova plagem do SdA??

Você é bem mau, Mr 10°!

Oras, porquê? :g:

Enfim, vi ontem o filme. Péssimo.

Existem uma série de defeitos que podem afectar a qualidade de um filme. Alguns têm um mau director que não tem jeito nenhum; outros têm maus actores nos papéis principais, ou até actores competentes mas desenquadrados do seu papel; outros têm roteiristas que não percebem como funciona um filme; outros têm empresas que não se importam de destruir o filme desde que este esteja dentro dos padrões que eles acham ser os aceitáveis; outros são adaptados a partir de obras cujo autor não tem a maturidade e competência para controlar aquilo que é feito a partir do material que elaborou. Eragon tem todos esses e mais ainda.

Evitem a todo o custo, a não ser que gostem de ir para a sala e ficar rindo com os amigos do que estão vendo, é o que eu faço. Mas aviso desde já que algumas sequências dão até dor de cabeça de tão mal dirigidas, escritas e actuadas que são.

Como diria Brom: Uma parte cliché, três partes mau filme.
 
Re: Eragon: A mais nova plagem do SdA??

Oras, porquê? :g:

Enfim, vi ontem o filme. Péssimo.

Existem uma série de defeitos que podem afectar a qualidade de um filme. Alguns têm um mau director que não tem jeito nenhum; outros têm maus actores nos papéis principais, ou até actores competentes mas desenquadrados do seu papel; outros têm roteiristas que não percebem como funciona um filme; outros têm empresas que não se importam de destruir o filme desde que este esteja dentro dos padrões que eles acham ser os aceitáveis; outros são adaptados a partir de obras cujo autor não tem a maturidade e competência para controlar aquilo que é feito a partir do material que elaborou. Eragon tem todos esses e mais ainda.

Evitem a todo o custo, a não ser que gostem de ir para a sala e ficar rindo com os amigos do que estão vendo, é o que eu faço. Mas aviso desde já que algumas sequências dão até dor de cabeça de tão mal dirigidas, escritas e actuadas que são.

Como diria Brom: Uma parte cliché, três partes mau filme.

Eu imaginava mais ou menos isso que você falou mesmo...
Principalmente nessa área de fantasia, os filmes adaptados de livros conseguem ser incrivelmente desastrosos. Inclusive quando o livro é muito bom. Como não é esse o caso de Eragon (pelo menos na minha opinião, o livro é apenas bonzinho), já me preparei para algo ainda pior.
Só que mesmo assim vou assitir para poder criticar... E também porque não tenho mais nada para fazer nas férias.

Bom, mas como as críticas estão sendo pesadas, resta torcer para que eles melhorem alguma coisa em Eldest, já que pelo menos este segundo livro é melhor que o primeiro.


Alagaësia Brasil disse:
"Eragon" é massacrado por críticos
E aconteceu o pior. Pode parecer um pouco dramático, mas é realmente o pior que pode acontecer com qualquer filme: "Eragon" está sendo massacrado pelos críticos. O filme não pára de ser comparado a franquias como "O Senhor dos Anéis", "Star Wars" e "Harry Potter". Aí vão dois dos piores comentários:
- "Eu gostava muito mais da história de 'Eragon' quando se chamava 'Star Wars'", por Willie Waffle, do Waffle Movies;
- "'Eragon' é baseado em um livro de uma garoto de 19 anos com um roteiro que parece ter sido escrito por um de 12", por Phil Vilarreal, do Arizona Daily Star.

Felizmente, há uma minoria que gostou do filme. É claro que, muitas vezes, a opinião do público diverge da dos críticos, mas parece que esse não é o caso. Especialmente os que leram o livro estão desapontados. Vários "erros" foram apontados, entre os quais estão:
- Como sempre, muita coisa foi cortada. Personagens importantes, como Murtagh, parecem até figurantes;
- Apenas uma hora e quarenta minutos de filme para 460 páginas de livro;
- Tudo passa muito rapidamente, como se em certas partes o filme fosse do ponto "A" direto para o "F";
- Os anões "se foram";
- Os Urgals se parecem com soldados comuns, só que com roupas diferentes.

Bem, se o filme é tão ruim quanto dizem (de um total de 279, 182 pessoas disseram que odiaram o filme no site IMDb), só saberemos a partir do dia 25. Por enquanto, podemos apenas torcer para que todos estejam errados.
 
Re: Eragon: A mais nova plagem do SdA??

Alagaësia Brasil disse:
Bem, se o filme é tão ruim quanto dizem (de um total de 279, 182 pessoas disseram que odiaram o filme no site IMDb), só saberemos a partir do dia 25. Por enquanto, podemos apenas torcer para que todos estejam errados.

Não estão gente. O filme é péssimo, evitem a todo o custo. Vão ver outra coisa qualquer, como estamos em época de estrear filmes candidatos a Oscar, alternativas de qualidade não faltam.

Felizmente, há uma minoria que gostou do filme.

Claro, há sempre uma minoria que diz que gosta, constituída pelos elementos envolvidos na produção, pelo autor do livro, e pelos atrasados mentais a quem o filme é exibido no hospício.

Bom, mas como as críticas estão sendo pesadas, resta torcer para que eles melhorem alguma coisa em Eldest, já que pelo menos este segundo livro é melhor que o primeiro.

Resta é torcer para que não façam o Eldest. A sério, Eragon era até fácil de adaptar, e se mesmo assim fazem aquela desgraça, imagine com o Eldest, que tem um argumento muito mais complexo e desenvolvido. Ainda eram obrigados a fazer um filme com quase duas horas, imagine só! :roll:
 
Ainda não vi o filme, mas estou lendo o livro.

Acho que quem está comparando a SdA não leu o livro. Não achei semelhante a SdA em nada a não ser tlvez na presença de elfos (ainda não encontrei os anões).

No aniversário do TT1 comentei com algumas pessoas a semelhança de Eragon com outra história. Vou fazer um resumo do que já li e vocês me dizem se acham semelhante ou não. Spoilers a frente (principalmente se você adivinhar sobre qual história eu estou falando).




Após muitos anos de paz, que era mantida pelos "Cavaleiros do Dragão", um jovem cavalheiro do Dragão trai seus semelhantes e se torna imperador.

Muitos anos depois nos confins do império, um jovem (Eragon) que não conheceu os pais e foi criado pelos tios descobre uma coisa que o coloca sob as atenções do Império.

Após a morte do seu tio por soldados do Império ele foge com um velho sábio da aldeia (Brom) que dá mostras de ser muito mais do que aparenta. Esse sábio inicia o treinamento do jovem como um "Cavalheiro do Dragão" e lhe dá de presente uma espada. O jovem tem visões de uma bela mulher que foi aprisionada no início da história.

Em determinado momento o jovem e o sábio quase são capturados, mas conseguem escapar com a ajuda de um aventureiro misterioso (Murtagh).










Resposta:

Infelizmente Obi-wan (Brom) acaba falecendo e Luke (Eragon) e Han Solo (Murtagh) continuam a jornada sozinhos salvando a princesa Léia (Arya)...

Estou um pouquinho além desse ponto.
 
Re: Eragon: A mais nova plagem do SdA??

Resta é torcer para que não façam o Eldest. A sério, Eragon era até fácil de adaptar, e se mesmo assim fazem aquela desgraça, imagine com o Eldest, que tem um argumento muito mais complexo e desenvolvido. Ainda eram obrigados a fazer um filme com quase duas horas, imagine só! :roll:

Mas como Eragon foi o primeiro volume da trilogia, pode ser que eles não se empenharam muito para fazer algo decente. Imaginaram que se o livro não era grande coisa, por alguns até mesmo considerado plágio de SDA e Star Wars, e mesmo assim fez sucesso; o filme poderia ser uma porcaria que também faria sucesso. Bastava dar o que o público queria: um dragão, magia e pessoas usando espadas. Pronto. Um grande filme de fantasia e guerras! Mesmo sucesso de SDA.

Ou pode ser que eles até agiram com alguma boa vontade, mas todo mundo envolvido no filme era terrrivelmente ruim e incapaz.

Mas o que eu quis dizer é que, talvez agora que Eldest já foi lançado e fez algum sucesso, a Fox faça uma reforma no elenco e na direção do filme. Porque não tenho certeza, mas imagino que no contrato está incluida toda a trilogia. E como a grande maioria das pessoas não gostou de Eragon, se Eldest continuar no mesmo nível ou melhorar pouco, eles vão começar a ter prejuízos.

Anigel disse:
Acho que quem está comparando a SdA não leu o livro. Não achei semelhante a SdA em nada a não ser tlvez na presença de elfos (ainda não encontrei os anões).

Nossa, então você não achou que os nomes/personagens/funções semelhantes?
Tipo, por acaso há dois lugares (por sinal estão muito perto) que se chamam: "Isentar" e "Utgard". Juntando a primeira parte de um com a última do outro, temos Isengard. É um nome familiar para mim.
Bom, e isso eu só fui reparar recentemente. Tem vários outros, como "Furnost", que por uma letra não é "Fornost".
A função dos personagens é muito parecida com SDA também. Não sei dizer se é mais que Star Wars porque não conheço e nem me interesso pela história. Mas quanto ao seu resumo, vária muito dos fatos que a pessoa informa e da maneira que o faz.




Veja:

"Numa terra habitada por homens, anões, eflos e estranhas criaturas; um rei tirano cobiça dominar todas as formas de vida da Alagaësia. Por um, quando o jovem Eragon encontra muito importante que foi perdido, surge uma esperança de vitória.
Um velho misterioso e capaz de fazer magias chamado Brom o ajuda em sua missão, dando-lhe conselhos e instruções.

Em determinada hora da grande jornada, acontece uma emboscada em Yazuac. Para salvar Eragon do perigo, Brom fica para trás lutando e grita: "Fuja, seu tolo!".
Ao escapar, eles prosseguem sua jornada às escondias, pois não podem atrair a atenção do império."





Bom, eu poderia continuar até a parte de Eldest que estou, mas como você disse que ainda não terminou o livro, melhor que tire suas próprias conclusões quando acabar. E também porque este tópico é para discutir o filme. Existe um no "Influências" que discute isso.
 
Última edição:
Re: Eragon: A mais nova plagem do SdA??

Claro, há sempre uma minoria que diz que gosta, constituída pelos elementos envolvidos na produção, pelo autor do livro, e pelos atrasados mentais a quem o filme é exibido no hospício.

Poxa, aí já acho que tem um certo preconceito com essas pessoas. Sou fã de vários filmes que as pessoas geralmente julgam ruins (O Fantasma da Ópera, Alexandre, Spartacus remake, entre outros), e mesmo assim não sou envolvido com a produção ou autor desses filmes e nem me julgo candidato a uma vaga no hospício. Simplesmente o filme mexe com uma ou outra coisa da pessoa em questão que não mexeu com os demais.

E bom, acho que Eragon ficará ao lado de Nárnia e dos novos filmes "épicos", independente de sua qualidade. Simplesmente porque filmes com dragões, espadas e batalhas cativam o público em geral.
 
Re: Eragon: A mais nova plagem do SdA??

Nossa, então você não achou que os nomes/personagens/funções semelhantes?

Não. Achei os nomes semelhantes, mas os personagens e funções não.

Tipo, por acaso há dois lugares (por sinal estão muito perto) que se chamam: "Isentar" e "Utgard". Juntando a primeira parte de um com a última do outro, temos Isengard. É um nome familiar para mim.
Bom, e isso eu só fui reparar recentemente. Tem vários outros, como "Furnost", que por uma letra não é "Fornost".

Eu tenho a mania de achar que não preciso falar o óbvio.
Sim, os nomes são parecidos. O nome Eragon é bem parecido com Aragorn, mas isso não torna suas histórias semelhantes.


A função dos personagens é muito parecida com SDA também. Não sei dizer se é mais que Star Wars porque não conheço e nem me interesso pela história.

Como já disse antes, não achei as funções dos personagens parecidas com os personagens de SdA, ao contrário do que achei dos personagens de SW.

Já que você achou isso poderia me esclarecer onde estão os personagens da Sociedad do Anel?


Mas quanto ao seu resumo, vária muito dos fatos que a pessoa informa e da maneira que o faz.

Pode variar se você só informa alguns fatos, mas eu fiz um resumo preciso dos principais acontecimentos do livro até agora.




O seu resumo está cheio de falhas. Vejamos:

"Numa terra habitada por homens, anões, eflos e estranhas criaturas; um rei tirano cobiça dominar todas as formas de vida da Alagaësia.


Em Eragon o rei já domina a terra (como o imperador domina toda a galáxia em SW).

Em SdA ele precisa do anel para recuperar o seu poder.

Por um, quando o jovem Eragon encontra muito importante que foi perdido, surge uma esperança de vitória.

Como eu disse igual a SW, quando Luke acha as plantas da Estrela da Morte.


Um velho misterioso e capaz de fazer magias chamado Brom o ajuda em sua missão, dando-lhe conselhos e instruções.

Ajude-nos ó O Bi Wan Kenobi, você é a nossa única esperança!


Em determinada hora da grande jornada, acontece uma emboscada em Yazuac. Para salvar Eragon do perigo, Brom fica para trás lutando e grita: "Fuja, seu tolo!".

A cena em questão me lembrou mais o duelo de Obi-wan com Darth Vader do que Gandalf falando para a Sociedade do Anel ir embora.

Por sinal, cadê o resto da sociedade no seu resumo?


Ao escapar, eles prosseguem sua jornada às escondias, pois não podem atrair a atenção do império."

Blá, blá, blá.

Bom, eu poderia continuar até a parte de Eldest que estou, mas como você disse que ainda não terminou o livro, melhor que tire suas próprias conclusões quando acabar. E também porque este tópico é para discutir o filme. Existe um no "Influências" que discute isso.

Eu acho que posso adivinhar o que vem por aí no Eldest.

Eragon vai procurar um velho e sábio antigo cavalheiro do Dragão que completará seu treinamento. Em determinado momento do treinamento ele terá uma visão do futuro que mostrará seus amigos Murtagh e Arya em perigo e largará seu trinamento para tentar salvá-los...


Bem na parte que eu estou ele descobre que Arya foi torturada para que fale a localização do esconderijo da Aliança Rebelde, ops, dos Varden.
 
Eu acho que posso adivinhar o que vem por aí no Eldest.

Eragon vai procurar um velho e sábio antigo cavalheiro do Dragão que completará seu treinamento. Em determinado momento do treinamento ele terá uma visão do futuro que mostrará seus amigos Murtagh e Arya em perigo e largará seu trinamento para tentar salvá-los...

Você leu o Eldest? Se não, a sua predistinação é excepcional - é exactamente isso que acontece. :lol: O velho mestre, aliás, é o último sobrevivente da ordem. Mas tá velho e à beira da morte, coitado. E no final Eragon descobre que é filho do braço direito do imperador, do mesmo que morreu num duelo mortal com Brom (também conhecido como Obi-Wan), e que alguém da sua família é muito mau. Ops, desculpe se estraguei a "surpresa".

Como eu sempre disse, Eragon é Star Wars no mundo criado por Tolkien. Isso resume a obra.

Poxa, aí já acho que tem um certo preconceito com essas pessoas. Sou fã de vários filmes que as pessoas geralmente julgam ruins (O Fantasma da Ópera, Alexandre, Spartacus remake, entre outros), e mesmo assim não sou envolvido com a produção ou autor desses filmes e nem me julgo candidato a uma vaga no hospício. Simplesmente o filme mexe com uma ou outra coisa da pessoa em questão que não mexeu com os demais.

E bom, acho que Eragon ficará ao lado de Nárnia e dos novos filmes "épicos", independente de sua qualidade. Simplesmente porque filmes com dragões, espadas e batalhas cativam o público em geral...

Haran, as coisas são completamente diferentes. Este filme é péssimo a todos os níveis, e tão cliché que duvido que toque até uma criança de 5 anos. E não vai ficar nada ao lado de Narnia, que é um filme decente (e olha que nem gostei muito), aliás, nunca vi um filme que tivesse tanta unanimidade junto da crítica, e em que o público estivesse tão de acordo com a mesma. O 5.1 no IMDb, onde filmes do género são normalmente sobrevalorizados, diz tudo. E diz tudo também o segundo lugar que ocupa no ranking das bilheteiras, mesmo na semana de estreia; Narnia ficou em primeiro muito tempo.
 
Última edição:
Você leu o Eldest? Se não, a sua predistinação é excepcional - é exactamente isso que acontece. :lol: O velho mestre, aliás, é o último sobrevivente da ordem. Mas tá velho e à beira da morte, coitado. E no final Eragon descobre que é filho do braço direito do imperador, esse mesmo que morreu num duelo mortal com Brum (também conhecido como Obi-Wan), e que alguém da sua família é muito mau. Ops, desculpe se estraguei a "surpresa".

Não estragou. Eu já esperava por isso mesmo. Imagino que o pai do Eragon era o dono do sabre de luz que o Brom deu para ele. :tsc:


Como eu sempre disse, Eragon é Star Wars no mundo criado por Tolkien. Isso resume a obra.

O filme começa com letras contando o prolog passando pela tela em um fundo espacial? :lol:
 
Re: Eragon: A mais nova plagem do SdA??

Não. Achei os nomes semelhantes, mas os personagens e funções não.



Eu tenho a mania de achar que não preciso falar o óbvio.
Sim, os nomes são parecidos. O nome Eragon é bem parecido com Aragorn, mas isso não torna suas histórias semelhantes.




Como já disse antes, não achei as funções dos personagens parecidas com os personagens de SdA, ao contrário do que achei dos personagens de SW.

Já que você achou isso poderia me esclarecer onde estão os personagens da Sociedad do Anel?




Pode variar se você só informa alguns fatos, mas eu fiz um resumo preciso dos principais acontecimentos do livro até agora.




O seu resumo está cheio de falhas. Vejamos:



Em Eragon o rei já domina a terra (como o imperador domina toda a galáxia em SW).

Em SdA ele precisa do anel para recuperar o seu poder.



Como eu disse igual a SW, quando Luke acha as plantas da Estrela da Morte.




Ajude-nos ó O Bi Wan Kenobi, você é a nossa única esperança!




A cena em questão me lembrou mais o duelo de Obi-wan com Darth Vader do que Gandalf falando para a Sociedade do Anel ir embora.

Por sinal, cadê o resto da sociedade no seu resumo?




Blá, blá, blá.



Eu acho que posso adivinhar o que vem por aí no Eldest.

Eragon vai procurar um velho e sábio antigo cavalheiro do Dragão que completará seu treinamento. Em determinado momento do treinamento ele terá uma visão do futuro que mostrará seus amigos Murtagh e Arya em perigo e largará seu trinamento para tentar salvá-los...


Bem na parte que eu estou ele descobre que Arya foi torturada para que fale a localização do esconderijo da Aliança Rebelde, ops, dos Varden.


Eu falei que as funções em gerais são iguais, não tudo. Não adianta ficar procurando a sociedade do anel. Também não é tudo idêntico, mas as funções de personagens são muito parecidas.
No momento, não tenho tempo nem paciência para explicar o resumo. Mas leia-o novamente imaginando que:

Eragon = Frodo / Brom = Gandalf / Galbatorix = Sauron / Ovo de Saphira = Um Anel


E tipo, o domínio de Galbatorix não é completo. A região de Surda é independente, e os Varden também são um grupo independente. No entanto, se Galbatorix conseguisse o ovo de Saphira, que estava em poder dos Varden, seu domínio seria completa.
Foi por acaso que Eragon o achou, já que estava perdido na Espinha. Assim como Bilbo achou o Um por acaso.
 
Não estragou. Eu já esperava por isso mesmo. Imagino que o pai do Eragon era o dono do sabre de luz que o Brom deu para ele. :tsc:

Tal e qual. :lol:

O filme começa com letras contando o prolog passando pela tela em um fundo espacial? :lol:

Parecido. É o Brom explicando a queda dos cavaleiros, como eles se tornaram arrogantes e então veio um que os traiu, aproveitando a sua cegueira, e matou todos, passando a governar Alagësia, juntamente com o seu braço direito, também traidor. :rofl:

Ah, e tem uma cena com Eragon reflectindo sobre a sua vida nojenta de rapaz do campo, enquanto vê o pôr do Sol. :g:
 
Última edição:
10º, acho que você deveria colocar spoilers.
Eu ainda estou lendo Eldest e, como não tenho tido muito tempo, ainda não avancei muito no livro.
Como percebi que você falaria sobre fatos de Eldest, não li todo o post. Mas por pouco eu ficava sabendo o final do livro, ou qualquer que seja a parte que você revelou... Depois disso, provavelmente eu não continuaria a ler.
Mas enfim; como o tópico é sobre o filme, acho que facilitaria um pouco para eu continuar acompanhando a discurssão se fossem colocados alguns spoilers.
 
Vou por como spoiler, ok. Mas todo o mundo viu Star Wars, a partir daí é possível saber a história toda. :lol:
 
Re: Eragon: A mais nova plagem do SdA??

Eu falei que as funções em gerais são iguais, não tudo. Não adianta ficar procurando a sociedade do anel. Também não é tudo idêntico, mas as funções de personagens são muito parecidas.
No momento, não tenho tempo nem paciência para explicar o resumo. Mas leia-o novamente imaginando que:

Eragon = Frodo / Brom = Gandalf / Galbatorix = Sauron / Ovo de Saphira = Um Anel

Imaginei e não adiantou. As funções dos persoagens são diferentes, os conflitos internos dos personagens são outros, etc.

Como eu estou com paciência vou tentar explicar de uma maneira que você entenda.

Vou te contar o resumo de uma história chamada "Cinderela":

Uma bela rainha estava bordando um dia quando teve seu dedo furado e manchou o bordado de sangue. Então ela desejou ter uma filha com a pele branca como a neve, o cabelo negro como ébano e os lábios vermelhos como sangue...

Quando a menina nasceu ela deu a ela o nome de ´Cinderela´. Pouco depois a rainha morreu e o rei casou-se de novo. A nova rainha era muito bela, mas era má e sempre se consultava com seu espelho mágico para saber se existia alguma mulher mais bela do que ela.

Após a morte do rei a nova rainha demitiu os empregados e fez com que a jovem princesa ´Cinderela` passasse a realizar todas as tarefas domésticas do castelo.

O tempo passou e ´Cinderela` foi se tornando cada vez mais bela e a rainha enciumada mandou que o caçador a matasse...

...Após muito correr ´Cinderela` encontrou abrigo em uma casa muito bagunçada, onde havia 7 pequenas camas...

... E assim estabeleceu-se uma rotina e todo dia os anões saiam para trabalhar em sua mina de diamantes enquanto ´Cinderela` arrumava a casa e cozinhava, mas a rainha descobriu o estratagema do caçador e resolveu ela mesma matar ´Cinderela`.

A rainha se disfarçou de velha vendedora de maças um dia enquanto passava pela porta da casa de ´Cinderela` lhe deu uma maça envenenada...

...Como os anões não tiveram coragem de enterrar ´Cinderela` eles a colocaram em um caixão de cristal no meio da floresta. Um dia o príncipe encantado estava passando por lá e viu o caixão de ´Cinderela`. Achando-a irresistível ele levantou a tampa do caixão e deu nela um beijo de amor. Isso quebrou o encanto e ´Cinderela` acordou. Ela e o príncipe se casaram e foram felizes para sempre."


O fato de eu ter chamado a protagonista dessa história de ´Cinderela`, não torna essa a história de Cinderela que nós todos conhecemos. Essa estrutura é da história da Branca de Neve.

É claro que você pode alegar que é da Cinderela porque a menina é órfã de mãe e o pai se casa com uma mulher má que a faz realizar trabalhos domésticos para economizar no salário dos empregados após a morte do pai e no final ela se casa com o príncipe encantado. Pode também dizer que nesse caso a função dos anões é semelhante a função dos ratinhos e passarinhos para quem Cinderela fazia roupas na história original e o caixão é de cristal assm como o sapatinho, mas estaria falando besteira porque todo mundo sabe que a história sendo contada é a história da Branca de Neve mesmo que em alguns pontos ela seja semelhante a história da Cinderela. Entendeu agora?

De nada. :kiss:

Uma dica: Como você gostou do Eragon e está gostando do Eldest eu sugiro que assista Star Wars quando terminar de ler o Eldest. Assista os filmes IV e V (Uma Nova Esperança e O Império Contra-Ataca, respectivamente). Não assista O Retorno de Jedi porque provavelmente irá estragar a surpresa do terceiro livro da trilogia da herança.


Ah, e tem uma cena com Eragon reflectindo sobre a sua vida nojenta de rapaz do campo, enquanto vê o pôr do Sol. :g:

Acho que vi essa cena no trailer. :lol:
 
Última edição:
Isso que você tenta explicar com o resumo tem a mesma (ou até mesmo menos, na minha opinião) relação com Eragon do que o resumo feito de SDA. Dá para você encontrar várias semelhanças com qualquer história se estiver realmente disposta a fazê-lo.
Mas tipo, talvez não aconteça com todos, mas sempre que eu leio Eragon tenho a impressão de que ele é uma espécie de Frodo. Não dúvido que seja ainda mais parecido com os caras de Star Wars, mas não tem como dizer que as funções não são parecidas. Se você até agora não achou que a função de Eragon é muito parecida com a de Frodo; a de Brom com a de Gandalf e a de Galbatorix com a de Sauron (essas são as principais, dentre outras); então realmente não tem como tentar convencer o contrário. A não ser que as semelhanças com Star Wars sejam tão fortes que façam as outras parecerem mínimas ou inexistentes.

E valeu pela dica... Nunca fui muito com a cara de Star Wars, mas pode ser que eu leia. Ou pelo menos que eu veja o filme.
 
Última edição:
Isso que você tenta explicar com o resumo tem a mesma (ou até mesmo menos, na minha opinião) relação com Eragon do que o resumo feito de SDA.

Vou explicar de uma maneira que até você irá entender. :wink:

Eu fiz um paralelo com outra história conhecida para que tirando suas idéias arraigadas em relação ao Eragon pudesse entender de uma forma mais fácil.

De novo:

Vou te contar o resumo de uma história chamada "Cinderela":

Uma bela rainha estava bordando um dia quando teve seu dedo furado e manchou o bordado de sangue. Então ela desejou ter uma filha com a pele branca como a neve, o cabelo negro como ébano e os lábios vermelhos como sangue...

Quando a menina nasceu ela deu a ela o nome de ´Cinderela´. Pouco depois a rainha morreu e o rei casou-se de novo. A nova rainha era muito bela, mas era má e sempre se consultava com seu espelho mágico para saber se existia alguma mulher mais bela do que ela.

Após a morte do rei a nova rainha demitiu os empregados e fez com que a jovem princesa ´Cinderela` passasse a realizar todas as tarefas domésticas do castelo.

O tempo passou e ´Cinderela` foi se tornando cada vez mais bela e a rainha enciumada mandou que o caçador a matasse...

...Após muito correr ´Cinderela` encontrou abrigo em uma casa muito bagunçada, onde havia 7 pequenas camas...

... E assim estabeleceu-se uma rotina e todo dia os anões saiam para trabalhar em sua mina de diamantes enquanto ´Cinderela` arrumava a casa e cozinhava, mas a rainha descobriu o estratagema do caçador e resolveu ela mesma matar ´Cinderela`.

A rainha se disfarçou de velha vendedora de maças um dia enquanto passava pela porta da casa de ´Cinderela` lhe deu uma maça envenenada...

...Como os anões não tiveram coragem de enterrar ´Cinderela` eles a colocaram em um caixão de cristal no meio da floresta. Um dia o príncipe encantado estava passando por lá e viu o caixão de ´Cinderela`. Achando-a irresistível ele levantou a tampa do caixão e deu nela um beijo de amor. Isso quebrou o encanto e ´Cinderela` acordou. Ela e o príncipe se casaram e foram felizes para sempre."


O fato de eu ter chamado a protagonista dessa história de ´Cinderela`, não torna essa a história de Cinderela que nós todos conhecemos. Essa estrutura é da história da Branca de Neve.


Dá para você encontrar várias semelhanças com qualquer história se estiver realmente disposta a fazê-lo.

:roll:

É claro que você pode alegar que é da Cinderela porque a menina é órfã de mãe e o pai se casa com uma mulher má que a faz realizar trabalhos domésticos para economizar no salário dos empregados após a morte do pai e no final ela se casa com o príncipe encantado. Pode também dizer que nesse caso a função dos anões é semelhante a função dos ratinhos e passarinhos para quem Cinderela fazia roupas na história original e o caixão é de cristal assm como o sapatinho, mas estaria falando besteira porque todo mundo sabe que a história sendo contada é a história da Branca de Neve mesmo que em alguns pontos ela seja semelhante a história da Cinderela. Entendeu agora?


E valeu pela dica... Nunca fui muito com a cara de Star Wars, mas pode ser que eu leia. Ou pela menos que eu veja o filme.

De nada. Depois de ler Eragon você irá amar SW. :cool:
 
Na verdade essa discussão de vocês entre se é baseado em LOTR ou SW é meio inútil. O Chuck já falou que não entende nada de Star Wars, então não dá pra culpar ele. George Lucas já disse mais de uma vez que, entre outras inspirações, teve Senhor dos Anéis como uma delas. Os papéis se assemelham. Luke é como Frodo; Han, Chewie, Leia, 3PO e R2 são como a Comitiva do Anel; sendo Yoda e Ben como Gandalf, inclusive com a perda do "instrutor". Na verdade Eragon tem elementos tanto de um como de outro.

M'Y
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo