• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Antonin Dvorak

Calimbadil Thálion

We eat the wounded ones
Nacido na Tchecoslováquia, Antonin dvorak era um músico romântico e escreveu várias obras importantes mas não muito conhecidas como "Te deum" e uma de caráter mais épico denominada "Russalka". Gostaria de saber que informações vocês possuem sobre o autor e em especial sobre essa obra.
 
Rusalka é uma história parecida com "A pequena sereia".
Mas pertencendo ao período "mal do século", o romantismo europeu; Rusalka era uma ninfa das águas que se apaixona por um príncipe humano, então pede à bruxa Jezibaba uma poção para se tornar humana e poder amá-lo(detalhe: ela fica muda).
Quando Rusalka se trona humana ela descobre que exite uma princesa estrangeira que também está apaixonada pelo príncipe, essa princesa joga uma maldição sobre os dois e Rusalka se afasta do príncipe.
Pouco depois o príncipe soube que a tal princesa só queria dar combate à Rusalka e assim que conseguiu sua vitória, ela o abandonou.
Rusalka ainda estava amaldiçoada e desejava voltar para o rio. Jezibaba lhe disse que somente matando o príncipe com o punhal que tinha às mãos ela poderia quebrar a maldição e voltar para o rio.
O príncipe encontra Rusalka depois de passar um longo tempo rogando por sua presença, ele pede um beijo À Rusalka, mesmo sabendo que logo depois morreria; Rusalka o beija, logo após isso o mata e volta para o rio.
Apesar de tudo que lhe sucedera Rusalka agradece à experiência de amor, contudo volta ao rio como um espírito de morte.
IMPORTANTE: A princesa estrangeira NÃO É a bruxa Jezibaba.
 
Eu fiquei viciado em Dvorak quando uma vez eu estava escutando o "Novo Mundo" e descobri que aquela clássica 'vinheta' usada em cenas com momentos 'surpreendentes' (ta dan daaaaaaaaaaan!) era composta por ele. :dente:
 
Eu fiquei surpreso quando descobri que "Rusalka" de Antoni Dvorak era a história que deu origem à "Pequena sereia".
Gostei muito mais da história original do que da adaptação da Disney.
O que me fez lembrar que vários clássicos da Disney são versões "light" das histórias românticas.

É possível (espere a resposta do Gabriel) que esta ópera seja inspirada em um poema mais antigo com uma história parecida.
 
Na verdade, a história que deu origem à "Pequena Sereia" foi a história de mesmo nome do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, escrita em 1836. Mas fiquei curioso, vou procurar ouvir a ópera.
 
Se são obras distintas é impressionante a semelhança entre elas, mas também deu pra ver que há diferenças.
Hans Christian Andersen é o representante principal do romantismo na Dinamarca.
 
A Ópera Rusalka foi composta em 1900 e estreada em 1901, ainda antes de escrever a Nona Sinfonia, conhecida como Sinfonia do Novo Mundo.
 
Muito me apetece o Concerto para Violoncelo e Orquestra em Si menor, especialmente com a Jacqueline Du Prè solando. Fantasticamente expressivo! Recomendo. O terceiro movimento é uma coisa de doido!

É uma das pérolas no repertório violoncelístico, o concerto favorito de muitas virtuoses.
 
Existe um vídeo no youtube que contém essa parte da ópera.
Mas não creio que seja possível encontrar em VHS, DVD ou CD por aí.
 
Tem a ópera inteira lá, pegamos com screensaver e exibimos no nosso trabalho de literatura (agora que eu lembrei...).
Pros mods: Não tem sentido pirataria de obras que caíram em domínio público...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo