• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Eragon

Chuck Norris

Usuário
Já exsitem alguns tópicos comentando sobre esse assunto aqui no forúm, mas acredito que agora esse é o local mais apropriado para discutir sobre isso.
Se não for conveniente criar mais um tópico com o mesmo tema de alguns outros aqui, para que seja dicutido no local adequado, peço desculpas.

------------------------------------------------------------------------------------------------

Bom, é mais que óbvio que Eragon, de Chirstopher Paolini, foi "influenciado" por Tolkien. Até demais.
Resta saber até que ponto ele simplesmente se baseou na obra. E onde passou a plagiar alguns trechos... Até onde ele criou sua estória. Ou em quais pontos ele simplesmente tentou fazer algo parecido com "O Senhor dos Anéis", modificando apenas nomes e personagens. Há muitas visões diferentes sobre esse assunto, e cada um pode dar sua opinião aqui.
 
Bom, muitos dizem que Christopher plagiou Tolkien - não concordo. Sim, foi ALTAMENTE influenciado, mas, para mim, ele não plagiou... Não plagiou Tolkien, mas plagiou outra obra: a de George Lucas.
Leiam os dois livros com atennção depois vejam os dois primeiros filmes clássicos! O que é que muda? o nome dos personagens e dos locais, e uma ambientação quase igual à de Tolkien.

PS: Não, não gosto de paolini.
 
Não plagiou? se você perceber no mapa vai ver vários nomes Tolkenianos, Beor é um exemplo claro disso.

Pelo menos vai ter utro filme razoável para assistir. Em dezembro vão lançar o filme Eragon.
 
Que há na obra do Paolini uma influência enorme de Tolkien não há como negar!
Também há influência de Star Wars, mas esta obra também foi influenciada por Tolkien. George Lucas admite o fato.
 
Acredito que a maioria dessas historias da "terra média", a maioria dos escritores baseiem ela no Tolkien...
Mas Tolkien tmb baseou senhor dos aneis em outra historia...
Portanto não vejo problema algum!!
Des de q a historia seja relativamente boa...então axo q num pega nada!=)
 
Tolkien influenciou muita gente e continua influenciando! Um exemplo é o Paolini..não se pode negar isso. Mas...influência não é plágio, oras! O que o Paolini fez foi uma mimese, no meu ponto de vista.
É claro que Eragon não chega aos pés de O Senhor dos Anés, nem pela história, muito menos pela escrita...(o Paolini tem 18 anos acho e começou escrever Eragon com 15). É uma historinha muuito legalzinha!rs:grinlove:
Falar que é plágio é exagero.
 
Tem um detalhe que eu acho curioso mas louvável ao mesmo tempo no C. Paolini e sua obra: ele não hesita em falar que é influenciado por Tolkien.

Plágio já é algo sério demais e teve dois momentos onde cheguei a achar isso enquanto lia Eragon, mas procurei afastar logo de cara. Tirem suas conclusões:

Quando ele cita a chegada dos elfos ao continente de Alagaesia e a descrição da morada dos anões (dentro de montanhas e uma entrada aparentmente secreta que me lembrou a entrada para Moria).
 
Não dá para negar a influência de Tolkien principalmente no que diz respeito aos elfos, mas isso acontece não só com o Paolini, pois parece que Tolkien reescreveu toda a mitologia dos elfos e os tornou o que conhecemos hoje.
 
Alguem me pode dizer se vale apena ler o livro Eragon?
Estou indecisso...
Quais os aspectos positivos e negativos?
*yams*
 
Alguem me pode dizer se vale apena ler o livro Eragon?
Estou indecisso...
Quais os aspectos positivos e negativos?
*yams*

Eu li e gostei...
Cuidado, porque você pode desanimar com a primeira frase: "O vento uivava na noite, carregando um aroma que mudaria o mundo. "...
Mas o livro é bem cativante....além de ser uma leitura fácil. Vale lembrar que o autor tinha 15 aninhos quando começou a escrever o livro e que ele foi muuuito influenciado por Tolkien...o que pode ser bom. O ponto negativo é que o terceiro livro ainda não foi lançado e que o filme chegará aos cinemas em dezembro (isso está no ponto negativo, porque, pelo trailer, mudaram algumas coisinhas, dentre elas a "cara" dos personagens)...rs.
Enfim, eu recomendo.
Boa leitura, se decidir ler!
 
Não plagiou? se você perceber no mapa vai ver vários nomes Tolkenianos, Beor é um exemplo claro disso.

Pelo menos vai ter utro filme razoável para assistir. Em dezembro vão lançar o filme Eragon.

Usar nomes já usados não quer dizer plágio, mas sim influência.
 
Concordo com Edrahil.

Influência é a palavra mais correcta.

Mas hoje em dia é difícil escrever uma história de fantasia sem que todo o mundo logo compare com Tolkien.

No tempo de Tolkien, escrever sobre fantasia é que não devia ser fácil não.
Hoje é normal surgirem esse tipo de histórias.
Daí o mérito da autora de Harry Potter. Conseguiu escrever algo original.
Todo o mundo espera que surja outra linha de fantasia.
Algo diferente de tudo o resto.

Quem o fizer terá sucesso.
Mas como? O quê?

Essa é a questão.
 
O Paolini começou escrever aos 15 anos. Ok. Mas agora ele tem quantos??


Eu li e gostei...
Cuidado, porque você pode desanimar com a primeira frase: "O vento uivava na noite, carregando um aroma que mudaria o mundo. "...
Mas o livro é bem cativante....além de ser uma leitura fácil. Vale lembrar que o autor tinha 15 aninhos quando começou a escrever o livro e que ele foi muuuito influenciado por Tolkien...o que pode ser bom. O ponto negativo é que o terceiro livro ainda não foi lançado e que o filme chegará aos cinemas em dezembro (isso está no ponto negativo, porque, pelo trailer, mudaram algumas coisinhas, dentre elas a "cara" dos personagens)...rs.
Enfim, eu recomendo.
Boa leitura, se decidir ler!

poxa.. eu estava indecisa tbm, mas agora eu acho q vou ler... pq se eu ver o filme primeiro vai ser difícil ler o livro depois e imaginar as "caras" das personagens como são no livro e não pensar como no filme..
já é difícil fazer isso com o SdA, q eu li duas vezes antes de lançarem o filme :tsc:
 
Eragon, pode não ter absolutamente nada a ver, mas sou só eu ou vocês também vem uma aglutinação dos nomes Aragorn e Eregion ou Eriador? Quero deixar claro que não tenho nada contra este escritos e sua obra, que ainda não tiver o prazer de ler.
Sim, acho que deve ter um pouco de influência, mas Tolkien também tinha, leia Hobbit e Beowulf.
Mas uma pode ser usada como defesa do Sr. Paolini, se vocês fossem escrever um livro e fosse usar uma raça, ou algo de especial, vocês possivelmente usariam algum elfo, ou algo que lembrasse Tolkien, porque está em sua mente.
Como Tolkien costumava falar, não há uma alegoria das obras, ou pelo menos não conciente.
Agora espero que o filme seja bom ;) Pipoca, Refri...
 
Bom, falando em nomes, achei que "Morgothal" foi muito influenciado por "Morgoth".
Que o Paolini seja influenciado por Tolkien em diversos aspectos (ações dos personagens, cenários parecidos, história parecida, etc) até que dá para entneder. Mas ele não precisa criar nomes tão parecidos...
 
Não há ninguém no livro chamado Morgothal. :think: Mas que grande parte dos nomes têm influência directa em Tolkien ninguém discute.
 
Tem sim:

"Urur is the master of the Heavens and the air, and his brother is the god of fire, Morgothal. The brothers loved each other so much that they could not separate - hence the sun and the stars."

Retirado daqui.

As influências tolkienianas nessa série não precisam nem de explicação, elas falam por si só; e na maioria das vezes estão mais para cópias mesmo do que influências, como no caso dos nomes ("Beor Mountains"? Elfos sábios e longevos vindos de além-mar? Por favor...).

A falta de originalidade e qualidade dessa série é gigantesca, com o plágio rondando a cada página. Eu resumiria a série assim: "guri tenta escrever como Tolkien e cria um pastiche de segunda"; é tão chato e clichê que não consegui ir adiante na leitura, então não tenho como citar mais "influências" (que pelo que li ficam cada vez mais óbvias no decorrer da história, ainda mais de um livro para o outro) além das que já mencionei aqui.
 
Não há ninguém no livro chamado Morgothal. :think:

Há sim, 10º. Não é necessariamente em Eragon, mas sim em Eldest. No entanto, acho que podemos discutir as influências da trilogia toda aqui mesmo. Não acho que seja preciso criar outro tópico, para falar unicamente de Eldest.
Como o Gabriel já citou, Morgothal é o deus do fogo. Gannel fala sobre ele e outros deuses para Eragon enquanto visitavam as esculturas em Celbedeil, na cidade de Tarnag.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo