• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Conservadorismo no RPG

Sim. Mas voce pode chamar isso de uma possibilidade, nao uma tendencia.

Cara, pior é que isso é uma tendência. Eu também já vi muitos grupos iniciantes de Vampiro jogando dessa forma. É só perceber os clãs que eles geralmente escolhem (Brujah, Gangrel, Assamita...).

Uma vez eu tava conversando com um pessoal que falava que não curtia Dark Ages porque pra entrar em dungeon preferiam o AD&D!

Eu admito, eu já fui assim, de jogar Vampiro voltado pra combate. Mas isso são eras e eras atrás, antes de eu descobrir a sutileza do cenário e... o Sabbat. :grinlove:
 
Bem, concordo contigo Armitage. Porem não podemos analisar os livros separados. Livro do jogador tem muita regra e enfatisa o combate, mas o do mestre serve de moderador. Pena que os iniciantes não leem e só o consultem para itens mágicos e tesouros e XP.

Agora quanto ao jogo por assim dizer encaminhar os jogadores para o combate, isso creio que é verdade. Mas isso é importante pro RPG porque populariza-o. Mas o sistema sempre é voltado para o combate. O que faz a diferença é o cenário. Sebhor dos Anéis D20 por exemplo. Não é 99% combate mesmo usando um sistema 'voltado' para o combate. Creio que o sistema em si é meio neutro e o cenário e o mestre que faz toda a diferença. Quem joga D&D, sem cenário, não tem referencias e ficara só no combate.

Mas realmente como já disse em algum lugar D20 não dá para qualquer cenário não. Não dá para jogar com 'humanos' em D&D.
 
Última edição:
Mas realmente como já disse em algum lugar D20 não dá para qualquer cenário não. Não dá para jogar com 'humanos' em D&D.

Se por "humanos" tu quer dizer "mundo atual" eu concordo totalmente contigo. O d20 se limita a cenários de fantasia (seja ela medieval como no D&D, seja ela espacial, como o Star Wars).

O d20 Modern é bem fraco e prefiro mil vezes o Call of Cthulhu original ao d20 (ó, pra quem fala que eu puxo o saco do Monte Cook! :obiggraz: )

E quando eu e o Kadu fizemos o SdA d20 a gente tentou aproximar ao máximo o "feeling" do livro que, apesar de ter combates, são mais pontuais e não encontros aleatórios.
 
Pra mim a importância de um RPG é medida a partir da popularidade dele. Isso sim é uma coisa óbvia.

GURPS has been the leading "universal" game system for more than a decade. You can roleplay in any background with just the rules in the GURPS Basic Set . . . but over 250 other GURPS books have been released with details about different genres.

http://www.sjgames.com/ourgames/rpg.html

Tem certeza que leu?
 
Pra mim a importância de um RPG é medida a partir da popularidade dele. Isso sim é uma coisa óbvia.



Tem certeza que leu?

Cara, sem querer entrar na questão de popularidade do GURPS, você não pode considerar prova de popularidade algo que a própria editora escreveu. Você já viu alguém escrever algo como: "Leiam meu livro, que é tão ruim que ninguém compra!"

E falar que ele é o pricipal sistema universal de todos não significa muita coisa, considerando que todos os jogos mais populares não são universais.
 
Em relação a longa discussão sobre o Gurps: Acaba sendo questão de gosto, e gosto não se discute, é que nem c***, cada um tem o seu.

Em respeito a popularidade: nem tudo que é popular é bom e nem que é bom é popular. Exemplo: Rebelde é popular e não significa que é bom. Clube da Luta é bom e não rendeu quase nada nos cinemas. Mas claro, acaba sendo uma questão de gosto... dificil discutir algo assim.

Em relação ao D&D: Embora ele seja meio voltado para o combate, ele tem muitos cenários excelentes (Forgotten, Dragonlance) e no livro dos monstros tem muito monstro (oh!) interessante, os montros do Epic Level então, rendem uma boa história (descrição interessantes: Xixecal, Atropal, Ecantoquiro, entre outros).

Já o fato de jogadores costumam mais jogar combate, cada um se diverte de um jeito, embora muitos dos jogadores "porradeiros" não procuram conhecer outros tipos de jogo.
 
Pra mim a importância de um RPG é medida a partir da popularidade dele. Isso sim é uma coisa óbvia.

Esqueci de fazer a citação. Essa frase é do Skywalker.

Em relação a longa discussão sobre o Gurps: Acaba sendo questão de gosto, e gosto não se discute, é que nem c***, cada um tem o seu.

A questão aqui não é de gosto. A minha discussão com o Sky é sobre o GURPS ter revolucionado o RPG. Coisa que ele nega. Ai ele disse que a importancia de um RPG é medida pela popularidade dele. Ora discordo disso.

Cara, sem querer entrar na questão de popularidade do GURPS, você não pode considerar prova de popularidade algo que a própria editora escreveu. Você já viu alguém escrever algo como: "Leiam meu livro, que é tão ruim que ninguém compra!"

Essa afirmação está em inumeros outros lugares. Os prêmios que o livro recebeu mostram isso. O fato de ter 250 suplementos para o sistema mostra que ele é popular.

"Ganhador do mais importante prêmio do RPG americano, o "Origins Award" de 2000 como melhor suplemento de RPG, o GURPS Steampunk - assim como os melhores suplementos da Steve Jackson Games - é um livro precioso para os amantes do gênero, mesmo para aqueles que não gostam do sistema GURPS. Escrito por William H. Stoddard, o GURPS Steampunk cobre tanto a parte histórica real, quanto a parte ficcional, ou seja, tudo. E quando digo "tudo" entenda como tudo mesmo: o GURPS Steampunk possui TODA informação relacionada ao gênero. Infelizmente não há nem a remota previsão de seu lançamento em português..."

http://www.rederpg.com.br/portal/modules/news/print.php?storyid=102

Não afirmo que GURPS é o sistema mais jogado. Isso seria loucura. Afirmo que ele revolucionou o RPG e que não está se arrastando por birra ou que é uma merda é só tem suplemento mal feito como disse o Sky.

"O GURPS, pra mim, segue muito mais de birra do que por qualquer outro motivo."
"Só se for por causa do mar de suplementos mal feitos... "
"do Mini GURPS (blé, fala sério. Pra que comprar o livrão se esse pequenininho já é uma merda? hehehe)"

Tem todo o direito de não gostar do sistema, mas não pode negar fatos.
 
Última edição:
Zayff, os suplementos de GURPS são consagrados internacionalmente. Ponto. Tal fato não precisa de reconhecimento por parte de um ou de outro, pois afinal, é um fato.


E de uma vez por todas: Popularidade não mede absolutamente nada. Senão CAPLYPSO era a melhor banda do mundo. :roll:
 
E de uma vez por todas: Popularidade não mede absolutamente nada. Senão CAPLYPSO era a melhor banda do mundo. :roll:

Do ponto de vista do marketing ela é. Afinal, vende. Tem publico. Sai na Tv. Esta na boca do povo. Que mais ela precisa?
É o que o povo gosta... Infelizmente.

Eu tenho um grupo de amigos metaleiros que tocam numa banda da cidade (Rock pop) e vão abrir o show do Caplypso. Tem base?
 
Se fosse segui por essa linha, isso me lembrou uma fraze: "coma merda, milhares de moscas não podem estar erradas!"

O fato de ter muita gente "comendo merda" ou "bebendo mijo" não signifique que isso seja bom!!!!!

Tá certo que gosto não discute, mas pra tudo tem limite!

(tá viajei agora)
 
Isso é o que diz um cara estranho, que se veste todo de preto, que fica horas sentado em frente a uma mesa falando umas coisas estranhas. Jogando dados estranhos. Que fica com um bando de machos no sabado a noite em vez de sair (Ta esse é o esteriotipo). Meu irmão quando observava meu grupo jogar dizia: Vocês são psicopata.

Mas estamos falando de popularidade dentro do proprio mundo do RPG. Não é o cara que ouve calypso que disse isso, é o jogador de RPG mesmo. É a opinião de quem esta dentro do sistema.

Tem algo errado conosco ou com o povo?

O povo não é tão burro entre Jesus e o ladrão, eles escolheram o ladrão.
 
Iam crucificar um ou o outro. O povo foi inteligente em escolher Jesus para morrer. É interessante notar que se ele nao fosse crucificado provavelmente não teria obtido tanto sucesso assim. Homens que morrem defendendo idéias de algum modo se consagram na história. Como Socrates. Perdoe-me se sou ateu. Mas pelo menos eu não defendo que é normal crucificar pessoas.
 
Putz como viajamos no assunto... daqui a pouco vamos estar falando das vacas marcianas devoradora de mentes psicoticas de plutão!!!

E aliás:
Cada um. Cada um. Resguardo-me o direito de considerar a afirmação cruel e respeito seu direito de achar normal crucificarem as pessoas.

Não foi exatamente issu que eu kiz dizer, longe disso. Aliás oq considerou cruel na afirmação de Saiffyros, vendo aquilo são fatos? Não foram as pessoas que escolheram Barrabás ao Invés de Jesus?

Iam crucificar um ou o outro. O povo foi inteligente em escolher Jesus para morrer. É interessante notar que se ele nao fosse crucificado provavelmente não teria obtido tanto sucesso assim.

SE o povo tivesse consciência de que aquilo no fim seria algo bom, tudo bem, mas não foi o caso. Algumas pessoas tem várias opiniões em relação a isso, mas muitas acham que elas escolheram B por ignorância... a palavra exata me foge a mente agora.


Onde estávamos mesmo antes de assunto começar a sair na tangente?
 
Última edição:
Bem, esta provado que o GURPS é um sistema importante. Espero ter mostrado, para aqueles que ousaram negar, que o sistema foi inovador e revolucionou o RPG. Que não esta se arrastando e que os suplementos não são mal feitos como afirmou Sky. E que julgá-lo pelo Mini GURPS é ingenuidade. Algo obvio.
 
SE o povo tivesse consciência de que aquilo no fim seria algo bom, tudo bem, mas não foi o caso. Algumas pessoas tem várias opiniões em relação a isso, mas muitas acham que elas escolheram B por ignorância... a palavra exata me foge a mente agora.


Completando: Embora eles tenham feito algo de "bom" mandando ele para cruz (afinal, ele não se comprovaria santo se tivesse vivo, talvez), nem longe creio que eles o mataram sabendo disso e portando boas intenções!!!

SÓ PRA COMPLETAR

VOLTANDO AO ASSUNTO: Que Gurps foi importante de certa forma foi! E ele tem realmente muitos suplementos bons (Império Romano, Artes Marciais, Supers...)
 
Última edição:
Vocês parecem não entender... Como ateu eu prefiro o Barrabas a Jesus. Foi isso que eu quis dizer. Eu introduzi aquela parte de matar para eterniza-lo no lugar errado.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo