• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Linux - Dúvidas iniciantes

  • Criador do tópico Silenzio
  • Data de Criação
Mas é importante lembrar que muitas distros (ou sistemas de arquivo, quem sabe) têm problemas pra enxergar partição NTFS. Ainda mais pra escrita.


Verdade, mas parece que tem como sim.....eu mesmo já fiz isso uma vez em aula, mas não lembro ao certo, vou procurar saber e postarei aqui o que conseguir:lol:
 
Varatar disse:
Não é recomendável instalar um SO no seu disco a partir de um Live CD. Se quiser instalar, há modos melhores de conseguir. Na banca de jornal há diversas distribuições, e tmb na Linux Mall.

Ah, mas enche o saco ficar colocando o CD e tal. Já até fiz uma particão pro Linux :mrgreen:

Varatar disse:
Quanto a interface, ela é independente da distribuição. São os chamados gerenciadores de janela (KDE, Gnome, FluxBox, etc ...).
Vc sempre vai conseguir ajuda nos fóruns tmb. Underlinux, LinuxIT, Viva o Linux, etc. E há vários e vários fóruns específicos de distros.
É, o pessoal parece bem disposto a sempre ajudar (vide vocês mesmos).
Ah, e o que eu quis dizer é que o Linux é bem mais atrante do que eu esperava. Eu sempre ouvi dizer que o Windows era mais bonito e fácil de usa por causa da interface e tal, mas achei o Kurumin muito mais bonito e mais fácil (a primeira vista, claro).

Omykron disse:
jedan, nao quero lhe desestimular, mas tenho de ser sincero.
vc quer usar o note para trabalho (office) e para hobby (filmes).
tenha amor a seus cabelos, nao se de ao trabalho de tentar ir direto usar o linux para isso.
Na verdade será bem mais pra diversão, e nela também uso Office (principalmente Excel, mas gostei do OpenOffice). Para trabalho hard mesmo eu uso um note no trampo com Windows mesmo.

Omykron disse:
recomendacao de quem tentou, mas com muita vontade ir na comunidade linux.
fica com teu windows, aprenda aos pouquinhos usar o lado bom do linux.
mas nao fique de birra com teu windows, ele eh bom com vc... na hora que vc tiver um pepino na mao no linux vc vai lembrar disso.
:lol:
Com certeza, mas de qualquer forma não pretendo abandonar o Windows, apenas ampliar meus horizontes.

Luiz disse:
Claro que conheço! (err, não conheeeeço, mas já li sobre, visitei sites, etc.. bem, vc entendem)
Mas só como Carlos Morimoto, todo brasileiro que usa Linux já pelo menos ouviu falar dele. Como ager nunca ouvi falar não, sorry hehehe
Aliás, acho q conheci pouca gente como ager, o mais legal era o interno do KwsN mesmo! Ni!
Pois é, ele era meio ausente mesmo. Aliás, acho que nunca joguei com ele. Pelo visto ele fundou o TDW e parou de jogar. O Obi Wan era TDW nessa época também.


Ahh, só pra vocês não se perderem, eu e o Luizfar somos amigos de longa data e fizemos parte de um mesmo clã de Age of Empires, o KwsN.

Luiz disse:
Mas então, eu nunca usei o Kurumin, então não posso te falar mais do que isso aí.
Anyway, achei estranho esse erro no Ubuntu.
De qualquer maneira, sempre procure em fóruns. Não espere dar tudo certo da primeira vez mesmo, e fóruns são os melhores lugares pra encontrar a solução dos seus problemas.
Aliás, até o Windows é assim. A diferença é que ou você já tá cansado de resolver o problema ou sempre tem um amigo por perto que sabe como resolver. Quem nunca teve probleminha em achar driver pra som/vídeo/modem/etc quando formatou o micro e instalou o Windows? Bom, eu já :P
Bom, eu sempre corri atrás mesmo. Meu primeiro pc abri em uma semana. Nunca precisei de técnico. Não sou nenhum técnico (apesar de já ter trabalhado como), mas procuro sempre aprender sobre aquilo que preciso. Vou fazer muito isso com Linux,rs...Sobre os fóruns, quais vocês indicam?
Vi por cima que há muitos. Mas queria saber qual o melhor (e não necessariamente o maior).

[QUOTE-Luiz] Tem vários usuários que vejo pelo fórum que só usam Linux, achei estranho nenhum ter aparecido aqui ainda.
Tanta gente dizendo pro Jedan desistir... não vou deixar![/QUOTE]
Nah, depois desse seu post não teria como eu desanimar. Pelo contrário, me animou bastante :mrgreen:

Varatar disse:
Ninguém quer fazer o Jedan desistir, pelo contrário. Só estamos apontando possíveis dificuldades.
Sim, e agradeço bastante. Eu sempre procuro ver os dois lados da moeda.


Bom, é isso. Amanhã vou imprimir uma apostila sobre o Kurumin e colocar a mão na massa. Obrigado Varatar, Oroatan, Demon Wizard, Cildraemoth, Omy, Asca e Luiz pela ajuda que deram :D
 
Ah, mas enche o saco ficar colocando o CD e tal. Já até fiz uma particão pro Linux :mrgreen:


Mas era essa é a idéia mesmo.....se quiser uma sugestão melhor pegar o Red Hat 8.0 é o melhorzinho e nessa versão ainda é free, ou o Fedora.....
 
RedHat 8.0 é antigo e ultrapassado. (Como qualquer versão do RedHat.) Procure algo mais novo. Se quiser o mais próximo do que era o RedHat, então instale o último Fedora.
 
O erro que o Ubuntu gera em hdc (que suponho ser o seu drive de CD ou DVD) pode ser por problemas de DMA. Pode-se passar alguns parâmetros para o kernel no boot para desativar DMA, ACPI e outras coisinhas que algumas máquinas geram caca com um modo mais agressivo do kernel.

Dentre as distribuições, eu não recomendaria o Kurumin, indo contra a vertente. O trabalho de desenvolvimento do Kurumin foi fantástico e serviu para popularizar o uso de Linux no Brasil, mas eu já tive problemas para tentar instalar aplicações não-Kurumin por mudanças feitas na distro. Existe uma versão do Debian (BR-CDD) menos complicada de se instalar também.

Para iniciantes, recomendaria o Ubuntu (ou o KUbuntu, se você gostou do KDE do Kurumin). Ele é uma derivação do Debian e oferece recursos suficientes para um usuário iniciante. O Fedora Core também seria uma boa indicação, feita a ressalva: assim como o Debian, a filosofia do Fedora Core é não incluir itens que não sejam software livre, o que exclui automaticamente alguns codecs de áudio e vídeo, mas nada que o yum e alguns repositórios na Web não resolvam).

Quanto a instalação do SuSe, Fedora Core, Debian e tantos outros com vários CDs incluindo ferramentas de desenvolvimento, várias versões de aplicativos que tenham a mesma funcionalidade (mais de um editor de textos, como Abiword + Oo_O), temos que levar em consideração que a não ser que haja uma dependência funcional, os instaladores só incluem aquilo que você seleciona. São distribuições de propósito geral, para serem usadas de desktops a servidores e incluem pacotes para as mais diversas funcionalidades (tem gente que não tem memória e processador para rodar um Oo_O mas o Abiword resolve o problema de editar pequenos memorandos, basta fazer a opção). Muitas vezes é instalado o que não se precisa porque um usuário iniciante não se sente muito à vontade para desmarcar um pacote que ele nem faz idéia do que seja.
 
RedHat 8.0 é antigo e ultrapassado. (Como qualquer versão do RedHat.) Procure algo mais novo. Se quiser o mais próximo do que era o RedHat, então instale o último Fedora.


Verdade, mas pelo menos eu acho que o Red Hat é ótimo para quem quer começar no mundo Linux....:lol:

PS:Do qual eu também não estou muito familiarizado.....
 
Só por curiosidade, por que vc naum conseguiu deixar 100% adequado com essas distros? Eu uso Slackware e Suse, e de repente vou acabar caindo no Ubuntu mesmo, por isso a dúvida, já que devo seguir um caminho bem parecido com o seu.

Bom, o principal motivo mesmo foi o pessoal do fórum Ubuntu.
Tudo que eu não conseguia fazer, era só procurar no fórum que lá tinha a resposta.

Agora eu to testando o Debian novamente, dessa vez o Etch...
Tem alguns fóruns, mas não tem mta gente neles, então não tem mtas resoluções de problemas.
Até tem um fórum grande do Debian... em alemão! Aí não serve...

Por exemplo, pra instalar os drivers nvidia no Ubuntu, foi só procurar lá no fórum, rapidinho achei um howto.
Agora no Debian, quase não achei nada, quando achava era pra outras versões ou outros kernels... Na raça (e na sorte principalmente) consegui fazer funcionar.

Agora o Debian tá perfeitinho aqui tb, consegui colocar rodando 100%, mas com mto mais trabalho que o Ubuntu.
 
Por exemplo, pra instalar os drivers nvidia no Ubuntu, foi só procurar lá no fórum, rapidinho achei um howto.
Agora no Debian, quase não achei nada, quando achava era pra outras versões ou outros kernels... Na raça (e na sorte principalmente) consegui fazer funcionar.

http://home.comcast.net/~andrex/Debian-nVidia/

(Naturalmente, siga o Debian Way)

Agora o Debian tá perfeitinho aqui tb, consegui colocar rodando 100%, mas com mto mais trabalho que o Ubuntu.

Considerando-se que Ubuntu é uma derivação do Debian, quase tudo que vale para o Ubuntu se aplica também ao Debian
 

Opa, obrigado.
Não tinha visto essa página quando tava tentando instalar, vou dar uma olhada nesse método aí.

Considerando-se que Ubuntu é uma derivação do Debian, quase tudo que vale para o Ubuntu se aplica também ao Debian


Sim, mas não é assim tão fácil.
Ubuntu é 'apt-get x y z', logar de novo e pronto.

Tirando os 'quase', o resto é igual mesmo :D
 
Preciso de ajuda mesmo.
Meu caso é o seguinte:
Comprei um computador desses financiados pelo governo-->Computador para Todos.
Processador Intel Celeron D315(2,26GHz)
Sistema Operacional Linux Conectiva
Memória 128 MB RAM
HD 40 GB
Gravador de CDs
Fax Modem 56kbps

O meu problema é que até hoje eu não consegui baixar e instalar um único jogo sequer?
Consigo acessar a rede e usar o MSN. Mas eu realmente sinto falta de ter um ou outro jogo em casa. E não precisa ser nada muito elaborado. Me contento com pouco.
Desde já agradeço a atenção dispensada.
 
Conectiva... não sei quais repositórios vêm por padrão, mas tente algo:

Para instalar o bzflag (tanques) e o freeciv:
apt-get install bzflag
apt-get install freeciv

Tente uma pesquisa de jogos nos repositórios para ver o que eles listam:
apt-get search game

Você precisa estar conectado à rede, obviamente.
 
Conectiva... não sei quais repositórios vêm por padrão, mas tente algo:

Para instalar o bzflag (tanques) e o freeciv:
apt-get install bzflag
apt-get install freeciv

Tente uma pesquisa de jogos nos repositórios para ver o que eles listam:
apt-get search game

Você precisa estar conectado à rede, obviamente.

Tentei o que você falou, veja o que ele me mostrou:
[positivo@positivo positivo]$ apt-get install bzflag error: cannot get exclusive lock on /var/lib/rpm/Packages error: cannot open Packages index using db3 - Operação não permitida (1) error: cannot open Packages database in /var/lib/rpm E: não foi possível abrir a base de dados RPM [positivo@positivo positivo]$ apt-get install freeciv error: cannot get exclusive lock on /var/lib/rpm/Packages error: cannot open Packages index using db3 - Operação não permitida (1) error: cannot open Packages database in /var/lib/rpm E: não foi possível abrir a base de dados RPM [positivo@positivo positivo]$ apt-get search game E: Operação search inválida [positivo@positivo positivo]$

Eu não sei se eu fiz alguma coisa errada ou não. Se puder continuar me ajudando eu agradeço. Obrigado.
 
Última edição:
Você tem que rodar como usuário root. Apenas o root tem poderes para instalar software no sistema.
 
Quais suas dúvidas? Via fórum é melhor porque as chances de outra pessoa ver e ajudá-lo antes de mim são maiores.
 
E outras pessoas podem ter as mesmas dúvidas :obiggraz:

Estou evoluindo. Muito obrigado.
Já entrei no diretório do bzflag e executei o programa Install.
E agora? Como fazer para jogar?

Outra dúvida que assola aqui em casa. No sitio do Bacaninha há vídeos que minha esposa quer ver. Mas toda vez que tentamos o sitio indica que devemos baixar plugins.
1- oque são plugins?
2- como instala-los?
 
Tio Gildor!


Então, não sei pq não postei aqui ainda.

Sobre o Kurumin: todos os gurus/super-hiper-experts/viciados metem pau no kurumin. Mas todos os iniciantes idolatram a distro e agradecem a existência do Morimoto.

Logo: se você é iniciante, use o Kurumin! Mude para uma distro melhor quando você achar (e entender) que alguma distro é melhor.

Já usei Slack, Fedora, Debian puro, e minha escolha hoje é mesmo o Kurumin (uso dual-boot com XP) e não tenho reclamação nenhuma. Estou com alguns problemas aqui mas são problemas de instalação pq da outra vez que instalei não aconteceu isso (defeito entre a cadeira e o teclado).

Agora que to começando a entender mesmo o sistema de arquivos posso tentar ajudar alguém também...
___

Jango: plugins são programas que funcionam "acoplados" ao navegador, ou seja, o navegador normalmente mostra páginas HTML (a maioria dos sítios são apenas páginas de texto parado), mas caso uma página tenha um conteúdo de outro formato, ele chama o plugin para trabalhar com o conteúdo. Um exemplo é o Flash (para ver animações e vídeos dentro de uma página). Alguns jogos e páginas de banco também precisam de plugins (javascript, no caso).

Cada plugin tem sua própria forma de se instalar. Diga-nos qual plugin você precisa para que possamos ajudar.
___

Sobre o Delphi, eu achava que ele não tinha mesmo substituto, ainda mais agora que a Borland abandonou o Kylix. Quando instalei o Kylix (época do Kurumin 1.1, 2.0), tinha um tal de Lazarus que era uma tentativa de fazer um "OpenDelphi". Mas uma tentativa frustrada e nas coxa, fora de cogitação.

Só que o tempo foi passando, o dito cujo foi sofrendo alterações, aprimorações, ganhando componentes, compatibilidades, o FreePascal (no qual ele se baseia) foi melhorando também...

resultado: o Delphi é insubstitutível. Mas o Lazarus tá chegando bem perto! Se você não precisa de muitos recursos TCP/IP (apenas o básico), não costuma usar a paleta Indy, não usa engines 3D (game designer), e alguns outros milagres do Delphi... então dá pra usar o Lazarus de boa!

A maior vantagem do Lazarus é que exatamente a mesma versão foi compilada para vários sistemas operacionais (incluindo linux, macOS e windows), então você pode escrever um único programa, levar o código fonte em várias partições cada uma com um sistema operacional e ir compilando tudo que é tipo de versão.

E ao invés de distribuir seus programas assim: "clique aqui para download" (.exe) (ou zip)

Vc pode distribuir assim:

"Clique aqui para download em Windows (.exe)
Clique aqui para download em Windows (.zip)
Clique aqui para download em Linux (.deb)
Clique aqui para download em Linux (.rpm)
Clique aqui para download em Linux (.tar.gz)
Clique aqui para download em Linux (executável)
Clique aqui para download em Mac OS X (.dmg)
Clique aqui para etc... blablabla"

Na real normalmente eu uso .zip e .tar.gz
 
Última edição:
Olha povo, até tentei me aventurar no Kurumin, mas o OpenOffice está muito atrás do Office da MS, sem comparação. Ainda mais agora que estou utilizando o Office 2007.
Realmente pra trabalhar (com estes aplicativos) o Windows é de longe, muito longe, a melhor opção.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo