• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Qual a cena ou frase que simboliza a obra de Tolkien

Na minha opinião o que representa bem a obra de Tolkien é a passagem
durante o Conselho de Elrond,após o impasse sobre a decisão do que
fazer com o Anel,um pequeno hobbit decide assumir uma responsabilidade
e um fardo que não era pra ser seu e diz:

"Levarei o Anel,embora não conheça o caminho."

Acho esse momento bem significativo.
 
É eu estou precisando de uma luinária para ler anoite, acho que vou comprar uma. E quanto ao avatar, eu não sei a borboleta já é minha marca:hanhan: , mas eu posso usar na minha assinatura, se quiser encontrar...estarei grata:abraco:
:joy:

Ok, mas aí o Varatar edita, porque eu não sei editar não, eu sou burra :wall:
É uma borboleta? Eu sempre achei que fosse uma luz azul qualquer... :oops:
Bate, bate, bate coma cabeça... :wall:
 
Sempre achei que fosse um fada...

Mas isso não importa.

O personagem pra mim seria Eru... ele criou tudo oras.
 
A cena que mais define o Tolkein para min, é quando o Frodo se desponibilisa a levar o anel a montanha
 
A outra é quando o Portão Negro se abre e Aragorn diz "Por Frodo..." e avança rumo aos orcs que saem de Mordor.
nossa, essa cena dá arrepios!

outra cena que é bem marcante é no Abismo de Helm, quanda Aragorn vai conversar co Théoden e abre uma porta enorme sozinho (nos extras essa cena é repetida à exaustão, mas é legal)
 
Olha tem uma passagem do filme o retorno do rei que me emociona muito, não representa tooooda a obra de Tolkien, mas é uma belíssima representação de o Senhor dos Anéis pra mim. Acho que é o lamento que Pippin canta para o Denethor no meio do filme:

"Home is behind The world ahead..
There are many paths to tread..
Through shadow to the edge of night..
Until the stars are all alight
Mist and Shadow Cloud and shade..
All shall fade...all shall fade."
 
Olha tem uma passagem do filme o retorno do rei que me emociona muito, não representa tooooda a obra de Tolkien, mas é uma belíssima representação de o Senhor dos Anéis pra mim. Acho que é o lamento que Pippin canta para o Denethor no meio do filme:

"Home is behind The world ahead..
There are many paths to tread..
Through shadow to the edge of night..
Until the stars are all alight
Mist and Shadow Cloud and shade..
All shall fade...all shall fade."

Noossa.. pode cre.. toda vez que eu vejo essa cena da moh aperto no coração e vontade de chorar..

Mas eu também gosto daquela parte na Montanha da Perdição que o Sam pergunta pro Frodo se ele se lembra do Condado e tudo mais.. noossaa, por mais que eu assista eu não consigo me conter nessa parte :mrgreen:
 
Lembrei de uma frase que me arrepia.

"Posso não carrega-lo pelo senhor. Mas posso carregar o senhor!"
 
Tem no Retorno do rei sim:

"- Venha Senhor Frodo! - gritou ele - Não posso carregar a coisa pelo em seu lugar, mas posso carregá-lo junto com ela. Então vamos subir! Venha, Senhor Frodo, meu querido! Sam vai lhe dar uma carona. É só dizer para onde ir e ele irá!"

Aliás um dos trechos de maior duplo sentido na história!
Mas o querido tinha apenas um sentido fraternal na expressão!
 
Foi uma cena do filme (a unica que eu fiquei com cara de "porra, dessa vez fizeram direito") que pra mim simboliza a obra do Professor. É a cena em que Gandalf sai de Minas Tirith para espantar os nazgûl que perseguiam o esquadrão do Faramir que voltava de Osgiliath. A música, o efeito da luz no cajado e os nazgûl fugindo IMO, em resumo, é a síntese do bem-espanta-o-mal-mas-não-o-elimina, que é sempre pregado, mesmo que subjetivamente, nos livros.
 
Para mim são duas cenas, perfeitas tanto no livro quanto no filme:
_Você não pode passar_disse ele. Os orcs estavam quietos, e fez-se um silêncio mortal. _ Sou um Servidor do Fogo Secreto, que controla a Chama de Anor. Você não pode passar! O fogo negro não vai lhe ajudar em nada, chama de Udûn. Volte para a Sombra! De arrepiar. E a outra é Sam se oferecendo para carregar o Mestre montanha acima "mesmo que tenha que arrebentar as costas".
 
o final do livro na hora em que Frodo se encontra com Gandalf (e outros) e se despede dos amigos e companheiros de jornada é muito emocionante e triste também, não é a cena que define Tolkien mas mostra o curso do mundo...
 
Não digo que sumarizem a obra, mas considero frases marcantes, que expressam valores e idéias de Tolkien.

De A Sociedade do Anel:
"Pena? Foi justamente Pena que ele teve. Pena e Misericórdia: não atacar sem necessidade."
"Muitos que vivem merecem a morte. E alguns que morrem merecem viver. Você pode dar-lhes vida? Então não seja tão ávido para julgar e condenar alguém à morte. Pois mesmo os muito sábios não conseguem ver os dois lados."
"(...) e quando a hora chegar, a pena de Bilbo pode governar o destino de muitos"

O ponto principal aqui é um valor muito importante para Tolkien: a piedade. Além disso, como uma escolha pode ser crucial para a vida de muitos outros.

De As Duas Torres:
"Estamos andando em lendas ou sobre a terra verde à luz do dia?
- Um homem pode fazer as duas coisas - disse Aragorn. - Pois não seremos nós, mas os que vierem depois, que farão as lendas de nossa época. A terra verde, você diz? Este é um grande assunto para as lendas, embora você pise nela sob a luz do dia."

Nossas obras e vidas não serão apreciadas segundo nossos valores, mas pelos dos que vierem após nossa existência. Se o passar do tempo já muda nossa própria percepção do mundo, é impossível para nós saber como seremos retratados num futuro mais distante.

De O Retorno do Rei:
"Tentei salvar o Condado, e ele foi salvo, mas não para mim. Muitas vezes precisa ser assim, Sam, quando as coisas correm perigo: alguém tem de desistir delas, perdê-las, para que outros possam tê-las."

Uma das passagens em que mais me emocionei ao ler os livros. A vitória é amarga: o anel foi destruído, dissipando-se o mal que representava, mas grandes sacrifícios foram feitos e nada será como antes.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo