• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Enigmas poéticos

:joy: :joy:

Vamos lá então:

Por todos aqueles que tem vida
Olhai sempre, meu senhor.
Não deixes a terra esquecida
Cuide dela com o meu amor.

Por todo lugar criaturas surgirão
Pisando, destruíndo e derrubando.
Em toda volta a vida ceifarão,
Meus planos e minhas idéias torturando.

Os que podem correr, assim o farão
Os que podem rasgar também,
Mas aqueles, como se cuidarão,
Se andar não podem, nem ir além?

Proteja-as, meu senhor, daqueles que virão!
Dê-lhes força, sabedoria e ponderação,
Como eu desejei ainda durante a canção.
Atenderás meu pedido e meus temores não voltarão.


Tá bem tranquilo!!

Quero saber:
Quem canta?
Sobre quem? (nome em quenya)
Em que momento?
Quem é "o senhor"?
O que fez "o senhor"?
 
Quem canta? - Yavanna.
Sobre quem? (nome em quenya) - Estou com dúvida aqui... Talvez sobre as árvores? O seu nome Quenya é Alda.
Em que momento? - A quando da criação dos seres vivos e da sua introdução em Arda. OU então aquando da criação dos Anões. Não tenho a certeza. :think:
Quem é "o senhor"? - Eru.
O que fez "o senhor"? - Criou os Ents.

Enfim, confirme se acertei, me xingue se errei. Se bem que eu costumo saber mais ou menos quando acerto e essa parece-me bem. =]
 
Última edição:
Quem canta? - Yavanna.
Sobre quem? (nome em quenya) - Estou com dúvida aqui... Talvez sobre as árvores? O seu nome Quenya é Alda.
Em que momento? - A quando da criação dos seres vivos e da sua introdução em Arda. OU então aquando da criação dos Anões. Não tenho a certeza. :think:
Quem é "o senhor"? - Eru.
O que fez "o senhor"? - Criou os Ents.

Enfim, confirme se acertei, me xingue se errei. Se bem que eu costumo saber mais ou menos quando acerto e essa parece-me bem. =]

Poxa...essa tava fácil...hein!!...rs

só complementando, Alda é arvore sim em quenya...
foi na criação dos anoes sim, pois depois que eru diz que criará o ents e conversa com Aulë, e diz que andará pelas terras criaturas que protejerão as suas criações e poderão matar os anoes (assim entendi o dialogo) e ele responde: "Ainda assim ele precisarão de madeira".

Boa sorte cara...nessa cheguei atrasado.

Fëa... :assobio:
 
Poxa...essa tava fácil...hein!!...rs

só complementando, Alda é arvore sim em quenya...
foi na criação dos anoes sim, pois depois que eru diz que criará o ents e conversa com Aulë, e diz que andará pelas terras criaturas que protejerão as suas criações e poderão matar os anoes (assim entendi o dialogo) e ele responde: "Ainda assim ele precisarão de madeira".

Não era das mais difícies. SE eu acertei. :roll:

Ah, e eu sabia que o Quenya de árvore é Alda. E a minha dúvida era se Yavanna falava sobre as árvores ou sobre os seres que lhes iriam causar dano. Quanto aos ents, o objectivo não era matar os anões, e sim proteger as árvores. Se em determinado momento uma coisa implicasse a outra, aí sim, teriam de matar, mas só para afugentar, não iam virar doidos psicóticos atrás dos anões.
 
Última edição:
Avisei que estaria tranquilo!!! :lol:

Maaassss....o 10° não acertou diretamente todas as perguntas!! Complete-as e poderá enviar seu Enigma!

Na 2a, tudo bem, são as árvores...mas não só!!
E decida por qual momento!!
 
Affe... tranquilo só se for pra vocês! :lol:

Nem tento dar continuidade... não consigo acertar nem metade dos poemas! :gotinha:
Enfim, se eu continuar desse jeito, acho que nunca mais vou postar poemas... :tsc:


Preciso reler os livros! :think:
 
Bom...esse poema já é do 10º então nem vou postar nada de resposta.
Vamos lá amigo...manda a sua...!! Boa Sorte!!

Quanto aos ents, o objectivo não era matar os anões, e sim proteger as árvores. Se em determinado momento uma coisa implicasse a outra, aí sim, teriam de matar, mas só para afugentar, não iam virar doidos psicóticos atrás dos anões.

Por isso usei a palavra poderia...rs

Valeuz
 
Ok, ok, vamos ver então se desta vez fica tudo bem:

Quem canta? - Yavanna.
Sobre quem? (nome em quenya) - Bom, generalizando, ela referia-se a tudo aquilo que cresce, às plantas, cujo nome Quenya é olvar.
Em que momento? - Aquando da criação dos Anões.
Quem é "o senhor"? - Eru.
O que fez "o senhor"? - Criou os Ents.

Affe... tranquilo só se for pra vocês!

Nem tento dar continuidade... não consigo acertar nem metade dos poemas!
Enfim, se eu continuar desse jeito, acho que nunca mais vou postar poemas...

Ah, tenha calma. Por vezes a resposta certa vem-nos por sorte: um pequeno lampejo que aparece do nada como um raio de sol pela manhã (credo, que poético hem? :g:). De vez em quando entra-se numa maré de azar mas nunca é para durar muito. Paciência, e continue a tentar. =]
 
Última edição:
Alanië!!

Posso tentar?

Quem canta é Yavanna, quando esta retorna de uma conversa que teve com Aulë e este lhe conta sobre a criação dos anões. A canção é dirigida a Eru Ilúvatar, mas quem a ouve e vem até Yavanna para responder é Manwë. Ela se refere nesta canção ao destino de todos os Olvar, mas Manwë lhe questiona qual parte dos olvar lhe é mais cara, e ele responde que são os Aldar. Manwë tem então uma visão mística das música original e diz a Yavanna que em defesa dos Aldar caminharão pela terra os Ents (Huorns) que farão aqueles que os ferirem pagarem um alto preço (que diga Saruman, ilhado, do alto de Orthanc!)

abraços!
 
Mais ou menos o que eu disse não? :g:

Nota: Não referi o Manwë porque não é preciso, dadas as perguntas que o Rufgand fez.
 
:joy:

Já sabem, vai levar pelo menos um dia a ter uma boa ideia, a escrever o enigma, e a postá-lo. Prometo tentar ser o mais breve possível.
 
Então anda logo P!$#@(palavrão suprimido em respeito a mulheres e crianças no fórum).

Eu tenho três dias para postar um enigma decente e faço uso desse tempo como bem me apetecer. Acho que não é preciso começarmos com insultos, certo? ;)

Então, cá vai o enigma:

Perseguidos e desprezados;
Pelo ódio desmedido, chacinados.
Antes de qualquer outro, nós chegamos.
Os nossos lares nós instalámos.

Até que chegaram outros,
Usurpadores e tiranos.
Nos expulsaram, profanaram os nossos reinos,
E agora, somos poucos.

Fomos os últimos a chegar.
Connosco, trouxemos esperança;
Para alguns, também, desprezo e desconfiança.
Uma coisa é certa: viemos para ficar.

Enquanto errava desabrigado, pelas planícies,
Encontrei-os: raça menor, feios e rudes;
E fui o seu fim, lhes trouxe a morte.
Um a um, desapareceram.



Perguntas a serem respondidas:

1 - Quais são as duas raças narradas? Quais os seus nomes em élfico?
2 - Quem narra cada uma delas?
3 - Que ligação existe entre essas duas personagens que narram?
4 - Onde se passaram os acontecimentos descritos?



Não está muito difícil, mas como não é um assunto muito óbvio, espero que a resolução dê algum trabalho. =]
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo