• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Instrumentos musicais

Em instrumentos de percussão como a bateria por exemplo, pode-se dizer que 90% da formação do músico é pratica intensiva.
É lógico que há o que se estudar, sempre há.
Mas um baterista sem apoio teórico, porém esforçado e dedicado pode chegar bem perto de alguém que estuda bateria a tanto tempo quanto ele toca.
O que não pode-se dizer de outros instrumentos, como guitarra, por exemplo. (Salvo Raríssimas exceções)

Concordo!!

Toco:
bateria
violão/guitarra (não que sejam a mesma coisa, certo?)
flauta doce (+-)
teclado(+-)
percussão

gostaria muito de tocar:
violino
tin wistle
piano classico
gaita
baixo
flauta transversal

-------
Gosto muito de música, e por isso, aprendo muito sozinha. Isso é muito legal, mas tem um lado muito chato: não sei muita teoria, o que impede que eu aprimore certos pontos... Mas a gente vai levando certo? :wink:


Alguém aí gosta de cantar? Eu adoro cantar no chuveiro!!!
 
POxa, mas o legal d música é a teoria ... !!!! rs :roll: :roll:

Bom, eu consegui tocar (pelo menos um pouco) qq instrumento q já peguei, a exceção do violino ... :osigh: logo um dos mais bonitos!!! arrgh :disgusti: :disgusti:
Se ñ me faltar nenhum, foram violão, guitarra, baixo, bateria, teclado (muito pouquinho), gaita e cavaquinho .... ah sium,flauta eu tb nunca consegui entender nada. Não acho um padrão pra formar as notas!

Cantar no chuveiro é sem noção d bom!! É o único modo d praticar ... tb canto quando passo a pé nas ruas barulhentas e movimentadas, qdo sei q ninguém vai ouvir.
 
tb canto quando passo a pé nas ruas barulhentas e movimentadas, qdo sei q ninguém vai ouvir.
haahahahahaha :lol: :lol: :lol: :lol:
tbm faço isso!!! Mas tem que numa avenido na mto gde!!! E qdo passa alguém assim atrás de vc??!!!??? eu páro na hora!!! :lol:
 
.......toco ....um pouco de baixo e violão.....

....e sou loko pra tocar bateria....parece bastante legal....! :mrgreen:
 
Huorn disse:
.......toco ....um pouco de baixo e violão.....

....e sou loko pra tocar bateria....parece bastante legal....! :mrgreen:
É muito bom tocar bateria quando você precisa descontar a raiva em alguma coisa, sabe??? Você pode bater com força e tal... É um ótimo exercício!!! :twisted:
-> mesmo q vc não tenha bateria em casa, vai treinando na cabeça da sua irmãzinha... :lol: :evil: :D :wink:
 
meerah_vanya disse:
É muito bom tocar bateria quando você precisa descontar a raiva em alguma coisa, sabe??? Você pode bater com força e tal... É um ótimo exercício!!! :twisted:
:wink:

Realmente, é o úniko instrumento q dá pra fazer isso!! Percebi na última vez q tokei .... qdo um babaca olhava pra minha namorada enquanto eu tava tocando ...

Qdo desci ela ainda disse: "Vc tava tocando muito forte!!! 8O " ... :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil:
 
Varathar disse:
meerah_vanya disse:
É muito bom tocar bateria quando você precisa descontar a raiva em alguma coisa, sabe??? Você pode bater com força e tal... É um ótimo exercício!!! :twisted:
:wink:

Realmente, é o úniko instrumento q dá pra fazer isso!! Percebi na última vez q tokei .... qdo um babaca olhava pra minha namorada enquanto eu tava tocando ...

Qdo desci ela ainda disse: "Vc tava tocando muito forte!!! 8O " ... :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil:
No caso, você poderia realizar outra modalidade do exercício: dar uma baquetada na cabeça dele... :lol:

-> será que não existe outro instrumento que nos faça descarregar as energias negativas???
 
olha, eu toco sax...
olha, eu gostava de tocar... violoncelo e baixo...ah, tb gostava muito de exprimentar os outros saxs (soprano,tenor e barítono)...
o sax m ajuda mto a descontrair, tb funciona na descarga d ernergia negativa...
 
Fiwen disse:
olha, eu toco sax...
olha, eu gostava de tocar... violoncelo e baixo...ah, tb gostava muito de exprimentar os outros saxs (soprano,tenor e barítono)...
o sax m ajuda mto a descontrair, tb funciona na descarga d ernergia negativa...

Putz!!! Você toca violino???!!!???

O que vc diria para alguém q quer aprender sozinha... uma auto-didata???
 
meerah_vanya disse:
Fiwen disse:
olha, eu toco sax...
olha, eu gostava de tocar... violoncelo e baixo...ah, tb gostava muito de exprimentar os outros saxs (soprano,tenor e barítono)...
o sax m ajuda mto a descontrair, tb funciona na descarga d ernergia negativa...

Putz!!! Você toca violino???!!!???

O que vc diria para alguém q quer aprender sozinha... uma auto-didata???


olha, eu so toco sax msm... mas tenho a mnh paixão (violoncelo), se quer saber, eu penso k o facto de vc ser uma auto-didata mostra alguma coragem, porque por exemplo eu quis seguir musica mas procurei professores e assim... penso k assim vc tem 1 maior a vontade para se enganar e repetir e assim(eu smpr fico sem graça kuando m engano na frente do professor embora tenha consciencia k o erro faz parte da aprendizagem...)... provavelmente alguns promenores tecnicos lhe poderão falhar, mas penso k mais tarde ou maos cedo ( e graças ao ouvido k vai desenvolvendo) vc os encontrará... mas apercio essa capacidade de aprender sozinha...
olha, gst mto de ter aulas ao lado da sala de violino (na academia de musica em k estudo) orque fico curtindo as musicas.... :mrgreen:
 
meerah_vanya disse:
Em instrumentos de percussão como a bateria por exemplo, pode-se dizer que 90% da formação do músico é pratica intensiva.
É lógico que há o que se estudar, sempre há.
Mas um baterista sem apoio teórico, porém esforçado e dedicado pode chegar bem perto de alguém que estuda bateria a tanto tempo quanto ele toca.
O que não pode-se dizer de outros instrumentos, como guitarra, por exemplo. (Salvo Raríssimas exceções)

Concordo!!

Pois eu descordo completamente. Um baterista que nunca estudar a teoria dificilmente vai se sair bem, digo, passar de um nível técnico para outro. Apesar do que se publica, a bateria é um instrumento muito técnico e complexo. Treinamento rítmico, que é a "teoria da percussão" é muito importante para os exercícios e criações mais banais. Prática, exaustiva até, é importante e faz a diferença, mas é justamente essa a diferença entre um Neil Peart e um John Bonhan. Os dois são excelentes, mas o Neil tem técnica e compreensão perfeita do que faz, e o John faz mais por que ele é um gênio.
Só que virar um gênio, sem apoio teórico, como John Bonhan é matemticamente impossível
 
Tb acho .. muita gente banaliza bateria y instrumentos de percussão por parecem mais fáceis d se aprender q os instrumentos d sopro ou d corda. Podem até ter razão quanto a isso, mas, mesmo desconsiderando o sgrandes bateristas citados, ñ é nada simples tocar realmente direito ... Vejo muita gente (bateristas inclusive!!!) com dificuldades fantásticas em manter o compasso nas músicas "ritmicamente" mais ousadas. :eek:
 
Bom, eu consegui tocar (pelo menos um pouco) qq instrumento q já peguei, a exceção do violino ... :osigh: logo um dos mais bonitos!!! arrgh :disgusti: :disgusti:
Se ñ me faltar nenhum, foram violão, guitarra, baixo, bateria, teclado (muito pouquinho), gaita e cavaquinho .... ah sium,flauta eu tb nunca consegui entender nada. Não acho um padrão pra formar as notas!
Q massa!! =D Multi-instrumentista hein? auahauh

Eu "toco" violão e guitarra.. (só arranho =x) e flauta ando praticando \o/

Sempre é bom andar prática lado a lado com teoria... Um exemplo bem "fuleiro": o que adianta vc saber tocar uma música de acordes com perfeição sem saber como são formados aqueles acordes e o pq dos nomes?
No meu modo de ver não existe instrumentos mais fáceis de tocar que outros... Mas tem pessoas q tem mais facilidade com um do q com outros...

Sempre sonhei tocar bateria xD Um dia eu aprendo! \o/ auahuha
 
Putz!!! Você toca violino???!!!???

O que vc diria para alguém q quer aprender sozinha... uma auto-didata???

Se você tiver um bom ouvido (aka consegue saber quando está tocando uma nota desafinada e saber qual é a nota), é um bom começo. Eu pediria pra alguém me mostrar onde ficam as notas da primeira posição (tem explicação no primeiro link que eu indiquei ali embaixo!), pq como não há divisão nenhuma, é bom ter uma referência.

De começo, estude bastante somente na primeira posição. Bastante mesmo, pois você tem que "formar" a sua mão, ela tem que se acostumar com a distância entre uma nota e outra etc. Eu ficaria na primeira posição por alguns meses, uns 2, 3, estudando pelo menos 15 min por dia (é melhor estudar um pouco a cada dia, do que chegar um dia e estudar 2 horas, já deve saber disso).

Se você por acaso for aprender com professor, assim que perceber que sua mão está formada, insista para já aprender a tocar nas 2a e 3a posições.

Tem um método chamado Sevcik, não sei se é bom, mas o foco dele são as posições, desde a 1a até a 7a. Tem outro, que eu uso, o Schradieck que ajuda na velocidade, e o Sitt que também pode ajudar com velocidade e posições.

Associe a nota não ao dedo que você toca, mas à posição dela (esse é um erro comum quando se toca por muito tempo na 1a posição), ah, também é um erro comum quando se aprende a tocar com o método Suzuki. Eu comecei e fiquei por muitos anos aprendendo pelo Suzuki, se você quer começar a tocar logo, é um ótimo método, mas na partitura, além das notas, acima delas tem o número do dedo correspondente à nota e isso é um péssimo costume. Evite o quanto puder! Especialmente se já souber ler partitura (o que parece que sabe)

Assim que tiver familiaridade com o instrumento e estiver tranquila tocando na 1a posição, eu já começaria a estudar outras técnicas de arco etc.

Tem alguns sites que peguei aqui

http://learningviolin.com/ - tem algumas lições online, tem uns vídeos tb (não assisti), legal pra começo
http://forum.cifraclub.terra.com.br/forum/13/83636/ - o segundo post tem algumas dicas
http://forum.cifraclub.terra.com.br/forum/13/64526/ - dicas de conservação do seu violino
http://www.webviolin.net/ - visualmente é horrível, mas tem várias coisas pra baixar, partituras, métodos etc e parece que em algum lugar dele tem a posição das notas no braço do violino (só não sei onde) - ah, achei ! http://www.webviolin.net/notas.htm XD

Esse fórum é bem legal... dá uma lida nesses tópicos mesmo

Ah! Preste sempre atenção na sua mão esquerda, ao deixar de tocar uma nota, não deixe o dedo longe das cordas, deixando perto, você tem mais velocidade pra voltar e tocar as próximas notas, não faça força com a mão, ela deve ficar sempre relaxada.
Seu braço direito deve ter sempre um ângulo de 90 graus e você deve mexer somente o ante braço e não o braço. O arco deve ficar posicionado num ângulo também de 90 graus em relação às cordas.

Ah!! Não se esqueça... desde o começo, pense na divisão do arco... por ex, se numa seminima vc usa o arco todo, numa colcheia vc usaria meio arco.

Ahm.. acho que é isso hxhxhx se for estudar mesmo e quiser mais dicas, pode pedir :P
 
Última edição:
po varatar, vc naum conseguiu achar uma logica na flauta???? e muito simples... de forma "grosseira" vai uma tentativa, todos os dedos fechados, uma nota (normalmente do), dai por diante cada buraco q vc levanta, euma nota pra cima... no caso da transversa, cada, botao qv levanta e meianota pra cima...
 
Mas é meio foda aprender violino sozinho, né? Eu acho que o fato do instrumento requerir várias técnicas corporais faz com que seja praticamente obrigatório o acompanhamento de um professor... eu já dei uma olhada nesses cursos virtuais e é tudo até bem explicadinho, mas como o violino não é um instrumento "exato", pequenos erros podem significar uma puta dor de cabeça futura... às vezes a sutilidade deles faz com que você nem perceba o erro que está cometendo, e sem alguém pra te ajudar só vai tornar a coisa ainda mais complicada... eu não tenho experiência relevante (acabei de terminar a primera posição), mas eu acho que dificilmente teria avançado alguma coisa sem um professor real... de qualquer modo, em geral o povo também não recomenda não.
 
dai por diante cada buraco q vc levanta, euma nota pra cima... no caso da transversa, cada, botao qv levanta e meianota pra cima...
É ... mas eu levanto os dedos de fora pra dentro ou de dentro pra fora? (quando você diz "uma nota" quer dizer "um tom", certo?).
E também há o outro buraco, no lado inverso aos outros.

prisca disse:
Q massa!! =D Multi-instrumentista hein? auahauh
Cara, você naum viu meu irmão.
Além dele mandar excelentemente bem em tudo que eu tento tocar, ele ainda compõe música eletrônica de qualidade impressionante.
 
Última edição:
É ... mas eu levanto os dedos de fora pra dentro ou de dentro pra fora? (quando você diz "uma nota" quer dizer "um tom", certo?).
E também há o outro buraco, no lado inverso aos outros.


Cara, você naum viu meu irmão.
Além dele mandar excelentemente bem em tudo que eu tento tocar, ele ainda compõe música eletrônica de qualidade impressionante.

De fora para dentro =D Aí será um tom a cada dedo levantado... E os que tem dois buraquinhos, um tampado e o outro destampado é sustenido...
E os q não tem dois buraquinhos, o sustenido é diferente... Hum
E o buraco de trás serve pra tocar as mesmas notas mas de outra forma diferente \o/

Seu irmão, sua inspiração hein =D que massa... um dia ainda toco de tudo um pouco xD
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo