• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tolkien acreditava na real existencia de Hobbits?

Afê...como foi dificil ler esse tópico.....rssss

Vamos lá. Tolkien não tirou a palavra Hobbit de um sobrenome de um aluno? Eu li isso em algum lugar. Foi meio que uma alusão ao nome desse aluno que veio na mente dele o nome Hobbit...

Bem, vendo que Tolkien estava criando uma mitologia... nada mais certo dizer que ele acreditava que eles existiam, se não, ele passou a acreditar depois que terminou o livro.....
 
Afê...como foi dificil ler esse tópico.....rssss

Vamos lá. Tolkien não tirou a palavra Hobbit de um sobrenome de um aluno? Eu li isso em algum lugar. Foi meio que uma alusão ao nome desse aluno que veio na mente dele o nome Hobbit...

Bem, vendo que Tolkien estava criando uma mitologia... nada mais certo dizer que ele acreditava que eles existiam, se não, ele passou a acreditar depois que terminou o livro.....

Ele rabiscou a primeira frase do que veio a ser o livro Hobbit numa página de prova que um aluno deixou em branco =]
 
Afê...como foi dificil ler esse tópico.....rssss

Vamos lá. Tolkien não tirou a palavra Hobbit de um sobrenome de um aluno? Eu li isso em algum lugar. Foi meio que uma alusão ao nome desse aluno que veio na mente dele o nome Hobbit...

Bem, vendo que Tolkien estava criando uma mitologia... nada mais certo dizer que ele acreditava que eles existiam, se não, ele passou a acreditar depois que terminou o livro.....

Na verdade não foi do nome de um aluno...
Ele estava corrigindo uma redação onde um aluno escreveu "there's a robbit in a hole" ao invés de "there's a rabbit in a hole" daí teve a inspiração inicial para escrever o Hobbit! Corrijam-me se estiver errado!
 
Putz então é lenda a história da redação...
e eu que achava tão bonito... :tsc:
 
Há basicamente dois lugares com informações confiáveis e oficiais sobre Tolkien e sua Obra: a Biografia oficial do Professor, escrita por Humphrey Carpenter, e o livro As Cartas de J. R. R. Tolkien, editado também pelo Carpenter.

Caso tu leia alguma informação em outro lugar que não cite um dos dois ou os dois livros como fonte, pode desconfiar da veracidade da coisa.
 
Há basicamente dois lugares com informações confiáveis e oficiais sobre Tolkien e sua Obra: a Biografia oficial do Professor, escrita por Humphrey Carpenter, e o livro As Cartas de J. R. R. Tolkien, editado também pelo Carpenter.

Caso tu leia alguma informação em outro lugar que não cite um dos dois ou os dois livros como fonte, pode desconfiar da veracidade da coisa.

Captei... literatura obrigatória pra quem é fã de Tolkien! :cerva:
Vou correr atrás das duas obras!
 
Ele rabiscou a primeira frase do que veio a ser o livro Hobbit numa página de prova que um aluno deixou em branco =]

Ahhhhhhhhhhhhh... confundi....:mrgreen: ...Valeu Deriel e Gabriel....

Mas não tira a conclusão. Ele poderia não acreditar nos Hobbits mas depois de criar uma mitologia....sem duvida ele acredita...eu acredito...:joy:
 
Tenho um livro aqui em casa, "O Mundo Mágico do Senhor dos Anéis", que, além de ser bom pra acender churrasqueiras, de vez em quando tem algumas informações legais, como as do capítulo chamado "Qual a origem da palavra 'Hobbit'?".
De acordo com o autor, tão aí as possíveis origens da palavra:

. as palavras anglo-saxãs para "habitante de toca" é hol bytla;
. um livro americano de grande sucesso, Babbit, poderia ter inspirado a criação do nome da raça. Diz o autor que o próprio Professor via aí uma conexão, por causa do tema do livro, e tal, mas não sei se isso é verdade;
. há um livro de 1895 que diz: "the whole eart is overrun with ghosts, boggles (...) hobbits, hobgoblins". Mas o fato é que o Professor jamais lera esse livro, ao menos no que podia se lembrar;

No fim, o Oxford Dictionary acabou creditando a Tolkien a criação da palavra "Hobbit".
 
. há um livro de 1895 que diz: "the whole eart is overrun with ghosts, boggles (...) hobbits, hobgoblins". Mas o fato é que o Professor jamais lera esse livro, ao menos no que podia se lembrar;

No fim, o Oxford Dictionary acabou creditando a Tolkien a criação da palavra "Hobbit".

Hum, nunca tinha ouvido falar nisso. :think: Não sabia que a palavra já existia e achava que a primeira vez que tinha vindo ao mundo era sendo proveniente da cabeça de Tolkien. Enfim, pode ser uma coincidência, ou quem sabe vem a partir daí mesmo - a mente humana é algo complexo, e por vezes coisas das quais nem nos lembramos podem submergir sem que demos por isso.

Ninguém sabe qual o nome do livro?
 
Na Wikipedia tem todos esses dados

Nossa, muito legal isso hein...eu tbm nem imaginava...agora ja sei...rs

Hum, nunca tinha ouvido falar nisso. :think: Não sabia que a palavra já existia e achava que a primeira vez que tinha vindo ao mundo era sendo proveniente da cabeça de Tolkien. Enfim, pode ser uma coincidência, ou quem sabe vem a partir daí mesmo - a mente humana é algo complexo, e por vezes coisas das quais nem nos lembramos podem submergir sem que demos por isso.

Ninguém sabe qual o nome do livro?

a proposito, o livro chama-se "Denham Tracts" de Michael Aislabie Denham.
 
Também nunca tinha visto falar sobre isso. Mas, quanto a Tolkien ter criado o nome Hobbit, achei uma coisa interessante na revista Galileu... Pode ser que o nome já existia, ou então que eles se inspiraram nele para dar o nome ao ser encontrado. Se a segunda opção estiver correta, é um grande mérito para Tolkien e sua obra. Vejam o que está na revista:

Paleoantropologia: É OU NÃO É?

Identidade de HOBBIT divide cientistas.

Descobertos em 2004 na Indonesia, os fosseis do Homo floresiensis (ou Hobbit, como ficou conhecido) tronaram-se um cavalo de batalha entre os cientistas. Uma analise antropometrica publicada em maio, na revista Science, diz que os restos parecem pertencer mais a um homem com microcefalia do que a um novo tipo de hominidio. A replica veio em junho, quando um artigo na revista Nature sugeriu que ferramentas encontradas junto aos ossos do HOBBIT são semelhantes a outras escavadas anteriormente na região, com idade de 800 mil anos. Tamanha antiguidade excluiria uma origem humano para os fosseis. A correlação foi imediatamente contestada e a controversia segue sem perspectiva de chegar a termo.

--------------------------------------------------------------------------

E aí? Será que eles se inspiraram em Tolkien para apelidar a criatura de Hobbit? Ou já buscaram uma origem cientifica no nome?
 
E aí? Será que eles se inspiraram em Tolkien para apelidar a criatura de Hobbit? Ou já buscaram uma origem cientifica no nome?

Acho mais provável que seja a segunda opção. Devem ter apelidado o achado devido à semelhanças nas características do fóssil com a descrição de um Hobbit! Pura coincidência na minha opinião!
 
Acho mais provável que seja a segunda opção. Devem ter apelidado o achado devido à semelhanças nas características do fóssil com a descrição de um Hobbit! Pura coincidência na minha opinião!

Bom, então não foi coincidencia. Eles escolheram inspirar-se no Hobbit porque era semelhante com a criatura... Tolkien conseguiu influenciar até na ciencia!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo