• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Escrever um livro de ficção ou fantasia épica: Será que é uma boa ideia?

Chuck Norris

Usuário
Você, fã de Tolkien ou de qualquer outra literatura ficticia, já pensou em escrever seu proprio livro? Criar personagens e mapas, traçar rotas e planejar longas jornadas e grandes guerras? Nunca, ao terminar de ler O Senhor dos Anéis, pensou em escrever um livro do mesmo estilo? Pois eu já pensei e ainda penso em fazê-lo. No entanto, uma grande dúvida me atormenta: Será que, mesmo o livro sendo bem escrito, ele seria reconhecido (ou daria certo, de uma maneira geral)? Este tópico está aberto a qualquer um que além da leitura, também aprecie a arte da escrita. E principalmente, está aberto a opiniões: Escrever um livro de ficção ou fantsia épica: Será que é uma boa ideia?
 
Re: Escrever um livro de ficção ou fantsia épica: Será que é uma boa ideia?

Acho que, desde que haja vontade e disponibilidade para se escrever, qualquer coisa vale ^^. Agora... reconhecimento... vc pode ter, de acordo com a qualidade do seu trabalho e com a divulgação que ele alcançar (isso se ele passar por uma editora). A primeira parte só depende de vc, a segunda do nosso maravilhoso mercado editorial.

Eu não gosto de escrever ficção, gosto de escrever sobre ficção - que é, aliás, o que faço nas minhas pesquisas como proto-historiadora e proto-medievalista.:mrgreen: :grinlove:
 
Re: Escrever um livro de ficção ou fantsia épica: Será que é uma boa ideia?

Buenas, um texto de qualidade é difícil de ser escrito, por mais animador que seja depois de ler os contos do Silmarillion ou a saga do Anel. Se você for um sortudo de ter esse talento (ou esforçado por conquistá-lo), vale sim a pena: e muito. E o reconhecimento é difícil, depende da editora que tu conseguir.
Enfim, quem pode: escreve, quem não pode: joga RPG :D
 
Re: Escrever um livro de ficção ou fantsia épica: Será que é uma boa ideia?

Já! :)

Vejam o linquezinho da minha assinatura! (e o próprio tópico que postei aqui!)
 
Re: Escrever um livro de ficção ou fantsia épica: Será que é uma boa ideia?

já tentei, quando cheguei na página 535 de uma história sem coesão alguma eu simplesmente joguei tudo no lixo.
 
Re: Escrever um livro de ficção ou fantsia épica: Será que é uma boa ideia?

Hobbit Bonzinho disse:
já tentei, quando cheguei na página 535 de uma história sem coesão alguma eu simplesmente joguei tudo no lixo.
Desapontador... o livro estava tão ruim assim ou voce simplismente não aguentava mais histórias de ficção?
 
Re: Escrever um livro de ficção ou fantsia épica: Será que é uma boa ideia?

Escrever é sempre uma boa idéia.
Reconhecimento, fama e dinheiro? Se você for em busca dessas coisas o melhor a fazer é não escrever. As chances de alcançar esses objetivos são muito pequenas. Mas se você busca realização pessoal ou passar uma mensagem ou simplesmente proporcionar entretenimento as pessoas vá em frente. Escreva. Esceva muito. A qualidade que as pessoas mencionaram irá melhorar conforme você for escrevendo e se avaliando.
Quanto a editora. É um caminho dofícil, mas hoje existem formas alternativas de se divulgar um trabalho. Então não fique tão fixado nas grandes editoras.
Quanto mais pessoas estiverem escrevendo maior será a chance de termos trabalhos de qualidade aparecendo.
 
Re: Escrever um livro de ficção ou fantsia épica: Será que é uma boa ideia?

Sempre pensei em escrever algo, mas para ter reconhecimento o livro precisa ser uma obra-de-arte-de-gênio ou vc precisa ter $$ pra fazer propaganda...
 
Re: Escrever um livro de ficção ou fantsia épica: Será que é uma boa ideia?

E pra editar um livro você sofre pra danar, recebe inúmeras recusas corre o risco de ser roubado e plagiado, podem te difamar dizendo que você copiou a obra de alguém, o que vale é escrever pra se divertir e depois pensar em editar e vender, sem almejar ter sucesso pois se você acha que é fácil ganhar tanto dinheiro quanto J.K.Rowling ou Dan brown te digo que não é!
E se você é como eu que não consegue organizar o pensamento por ter muitas idéias e sendo elas difusas não consegue estruturá-las, entre e treine no clube dos bardos, eu pessoalmente já me cadastrei, mas não obtive retorno pra poder participar.
 
Re: Escrever um livro de ficção ou fantsia épica: Será que é uma boa ideia?

Acho eu que eh uma otima ideia,livros de ficçao fazem com que a imaginaçao das pessoas voem.
 
Re: Escrever um livro de ficção ou fantsia épica: Será que é uma boa ideia?

Calimbadil o fiel disse:
E pra editar um livro você sofre pra danar, recebe inúmeras recusas corre o risco de ser roubado e plagiado, podem te difamar dizendo que você copiou a obra de alguém, o que vale é escrever pra se divertir e depois pensar em editar e vender, sem almejar ter sucesso pois se você acha que é fácil ganhar tanto dinheiro quanto J.K.Rowling ou Dan brown te digo que não é!
E se você é como eu que não consegue organizar o pensamento por ter muitas idéias e sendo elas difusas não consegue estruturá-las, entre e treine no clube dos bardos, eu pessoalmente já me cadastrei, mas não obtive retorno pra poder participar.

Vocês estão partindo do principio que para editar um livro é preciso uma grande editora. Isto não é necessariamente indispensável. Você pode fazer um lançamento independente. Você mesmo edita o livro, faz uma tiragem pequena, 200 a 500 exemplares. Nessa modalidade o que você vender é todo seu. Normalmente só com a noite de lançamento já consegue recuperar o dinheiro investido. Tu não vais ficar rico, mas será um escritor com um livro lançado e com o reconhecimento de ter feito muito mais do que a maioria da pessoas.
Quanto ao plágio. O melhor a fazer é registrar o seu livro. Pesquise na rede e veja que não é um bicho de sete cabeças.
Organizar idéias é complicado. eu mesmo estou escrevendo uns três livros ao mesmo tempo. De vez em quando eu pego um e dou uma atenção maior a um deles. Pra não ficar frustrado com a demora eu preencho o tempo escrevendo contos.
Boa sorte pra vocês.
 
Re: Escrever um livro de ficção ou fantsia épica: Será que é uma boa ideia?

É mas mesmo recuperando o dinheiro todo, pra se fazer um livro com 200 tiragens é preciso uns 10 mil na mão, né?
 
Re: Escrever um livro de ficção ou fantsia épica: Será que é uma boa ideia?

É mas mesmo recuperando o dinheiro todo, pra se fazer um livro com 200 tiragens é preciso uns 10 mil na mão, né?
Por isso que normalmente as pessoas arrumam um emprego "de verdade" antes, escrever torna-se uma atividade paralela. São raros os que podem dar-se ao luxo de viver apenas escrevendo. Como disse o Jango, se você almeja realização pessoal, divulgar sua mensagem, não há razão para desistir, há meios de publicar em tiragem limitada.

Enquanto isso, nessa era de internet, você pode escrever contos e fanfics e postar em lugares em que as pessoas possam avaliar e fazer sugestões para que seu aperfeiçoamento. Como foi dito, aqui na Valinor temos o Clube dos Bardos para isso.
 
Re: Escrever um livro de ficção ou fantsia épica: Será que é uma boa ideia?

Sano disse:
É mas mesmo recuperando o dinheiro todo, pra se fazer um livro com 200 tiragens é preciso uns 10 mil na mão, né?

Sano não o retrucando nem querendo causar confusão, mas estive pesquisando aqui em Santa Catarina e com aproximadamente uns R$ 1000,00 consegue-se fazer uma tiragem de 200 cópias.
 
Re: Escrever um livro de ficção ou fantsia épica: Será que é uma boa ideia?

Engethor disse:
Enquanto isso, nessa era de internet, você pode escrever contos e fanfics e postar em lugares em que as pessoas possam avaliar e fazer sugestões para que seu aperfeiçoamento. Como foi dito, aqui na Valinor temos o Clube dos Bardos para isso.

É mas você tem que esperar os líderes entrarem pra você obter permissão pra entrar.¬¬
 
Re: Escrever um livro de ficção ou fantsia épica: Será que é uma boa ideia?

Uma coisa que vale a pena procurar também é patrocínio por parte de Fundações culturais e coisas do estilo!! Aí cê não precisa empregar todo o dinheiro diretamente do seu bolso!! :obiggraz:
 
Re: Escrever um livro de ficção ou fantsia épica: Será que é uma boa ideia?

Ah, eu tento escrever um livro desde os 12 anos. Na verdade, eu já mudei tantoa cara desse livro que aposentei-o e comecei outro esse ano, em que eu faço 17, totalmente diferente.
Minhas maiores preocupações não são com editoras, mas sim em conseguir terminar a obra, porque tenho o péssimo costume de jogá-la fora quando ela chega à página 40, por aí. Nessa questão de publicação, eu ficaria com as sugestões do Jango e do Engethor.
 
Não querendo aterrorizar ninguém, mas vocês já pensaram no fato de que ao escrever um livro de fantasia épica pode acontecer de serem comparados com o Tolkien?
O que vocês pensam sobre isso?
 
Jango disse:
Não querendo aterrorizar ninguém, mas vocês já pensaram no fato de que ao escrever um livro de fantasia épica pode acontecer de serem comparados com o Tolkien?
O que vocês pensam sobre isso?
A comparação poderá ocorrer, mas não vejo problemas nisso. Orlando Paes Filho (autor de Angus) foi inicialmente comparado a Tolkien, mas ele disse que começou a ler SdA e não foi adiante ... muito hobbit para ele, e não gostou.

Ou seja, embora tenha sido comparado a Tolkien, não o leu.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo