• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Enigmas poéticos

É... passou muito tempo em 10º? :g:

E claro, o Charada tinha que acertar mesmo... isso já era de se esperar... :tedio:
 
Alucard já passou o tempo do Alialath se não me engano... :think:

Posta um enigma cabuloso, igual o que ficou parado meses. :cerva:
 
.{Ascagalad}. disse:
Alucard já passou o tempo do Alialath se não me engano... :think:

Posta um enigma cabuloso, igual o que ficou parado meses. :cerva:
:ahn?:
Nossa, as pessoas pedindo um enigma meu? :eek:

Bem, infelizmente, não dá... Eu só posto um enigma quando acerto (o que é raro... não sou o Ruf... :dente: ), e quando a pessoa deixa o tópico livre... =]
 
Post original de Alucard
Nossa, as pessoas pedindo um enigma meu?

Claro, meu amigo!! Já disse milhares de vezes q seus poemas são mto bons!!

Mas já q não tens tempo, colocarei eu um Enigma!!

Por longos anos vimos nesta Terra,
Muitos eventos de grande importância:
Luta, disputa, batalha e guerra,
Tudo isso fruto da ganância.

Mas vimos de outros lados
Eventos de grande respeito:
Aliança, amizade, laços iniciados,
Tudo levou àquele grande feito.

Em nossas convesas, discutíamos
As esperanças de terras e povos.
Nosso destino ainda decidíamos,
Deixando tudo para os mais novos.

Em nossa companhia, divinos seres.
D'além mar em auxilio vieram.
Muito lutaram pelo bem d'aqueles,
Esperança maior nos trouxeram.

Agora, de longe observamos,
Refugiados, mas sempre atuantes.
Guardiões ainda somos,
De um povo, os maiores restantes.


Tá mto, mas mto fácil!! :cerva:

Quero saber:

Qm são??
Quais "conversas"
Qual "grande feito"?
 
Fala dos elfos?
Conversas... não sei, essa pegou. :think:
O grande feito foi a Guerra da Ira?
 
Em nossas convesas, discutíamos
As esperanças de terras e povos.
Nosso destino ainda decidíamos,
Deixando tudo para os mais novos.

A impressão que me dá é que esta quadra remete para o Conselho Branco. Assim, "eles" poderiam ser os seus membros, mais propriamente elfos, as "conversas" poderiam ser as reuniões do Conselho, e o grande feito a destruição do Anel.

Por longos anos vimos nesta Terra,
Muitos eventos de grande importância:
Luta, disputa, batalha e guerra,
Tudo isso fruto da ganância.

Os elfos que viviam na 3ª Era haviam assistido a muito do que se havia passado nas Eras anteriores, alguns tendo mesmo presenciado momentos das guerras de Melkor, fruto da ganância deste e de outros pelas Silmarils.

Mas vimos de outros lados
Eventos de grande respeito:
Aliança, amizade, laços iniciados,
Tudo levou àquele grande feito.

Aliança, amizade, e laços iniciados pode ser uma referência a eventos da Guerra do Anel, como a formação da Sociedade ou a Aliança restituída entre Rohan e Gondor.

Agora, de longe observamos,
Refugiados, mas sempre atuantes.
Guardiões ainda somos,
De um povo, os maiores restantes.

Os elfos partiram da Terra Média para Valinor. Alguns, como é o caso de Galadriel, eram os últimos que restavam dos Noldor.

Em nossa companhia, divinos seres.
D'além mar em auxilio vieram.
Muito lutaram pelo bem d'aqueles,
Esperança maior nos trouxeram.

Os divinos seres podem ser os Istar, que vieram para auxiliar os povos da Terra Média, tendo alguns, como Gandalf, sido fundamentais para a vitória sobre Sauron, levando esperança aonde ela mais era precisa. Alguns fizeram também parte do Conselho Branco, tendo portanto estado "na companhia" dos elfos.

No entanto esta quadra contém também uma contradição à minha hipótese. Pois dá a entender que os divinos seres teriam vindo "na companhia" dos narradores do enigma, mas os elfos já lá estavam. Espero que seja um erro de intrepertação meu.
 
Última edição:
:clap: :clap:

Vc deve ter lido minha mente 10º !!

Mas...a pergunta "Qm são?" é bem direta!! Quero q especifique de qm o enigma fala!! Tem uma quadra q deixa explícito!!

De resto, tá tudo certo: as "conversas" eram as reuniões do Conselho e o o "grande feito" foi a destruição do UM!!

Excelente interpretação!!

Post original de 10º
No entanto esta quadra contém também uma contradição à minha hipótese. Pois dá a entender que os divinos seres teriam vindo "na companhia" dos narradores do enigma, mas os elfos já lá estavam. Espero que seja um erro de intrepertação meu.

Perceba q nessa quadra temos um ponto final depois dos 2 primeiros versos, portanto:

Em nossa companhia, divinos seres.
Os divinos seres se encontravam com os "eu-liricos"

D'além mar em auxílio vieram.
Vieram do além mar, mas não na companhia dos cantores!!

Portanto, sua interpretação está correta!! :cerva:
 
Que bom que consegui acertar, pelo menos na maior parte. Quanto ao que falta, ou seja, quem são os narradores, postas assim as coisas diria que são os portadores dos três Anéis Élficos, mais precisamente Galadriel, Elrond e Círdan (mais tarde Gandalf, mas penso que o poema deixa específico que os narradores são exclusivamente elfos, uma vez que se referem aos "divinos seres" que são so Istari na terceira pessoa).

Agora, de longe observamos,
Refugiados, mas sempre atuantes.
Guardiões ainda somos,
De um povo, os maiores restantes.

Apesar de não participarem directamente nos grandes acontecimentos e batalhas estão sempre activos, procurando resistir a Sauron, refugiados cada um no seu lugar (Elrond em Imladris, Galadriel em Lothlórien e Cirdan nos Portos Cinzentos), são so guardiões dos Anéis, e os maiores que restam do povo élfico na Terra Média.

Então, é isso? =]
 
Exato 10o...Os Guardiães dos Anéis Élficos, mais específicamente Elrond e Galadriel!! Quando eu disse "de um povo, os maiores restantes", quis dizer: Dos Noldor, os maiores que ainda restavam na T-M!!!

Resposta correta!! Mande seu enigma!! :cerva:
 
Vou pensar num bom enigma e postá-lo assim que puder então (provávelmente amanhã cedo).

P.S.: Só para rectificar, Elrond não era propriamente um Noldor. Tinha sangue Noldor, sim, mas apenas uma pequena parte (do bisavô Turgon). Ele tinha na realidade uma mistura de sangues de várias raças (Edain, Sindar, Vanyar, Nolor e Maiar).
 
Hey 10°, tudo bem que estais em Portugal, mais bem que poderias já ter colocado o teu não? :g:

Ou será que isso tudo é preparação? :soevil:
 
Sei que levei algum tempo, mas vou postar um hoje sem falta. Tenho tido pouco tempo para acessar o computador, desculpem. Já agora, o que você queria dizer com isso Alucard:

Hey 10°, tudo bem que estais em Portugal, mais bem que poderias já ter colocado o teu não? :g:

:gotinha:
 
Fuso horário...

Relaxa... eu não tenho a tal crise Brasil X Portugal...
No problem. ;)

Bom, aqui vai o enigma.

Fui criada por um forte e grandioso povo,
Que lutava pela paz, contra a sombra crescente,
E contra aquele que procurava de novo,
Lançar o terror sobre as terras a ocidente.

Foi-me dada a missão de proteger e vigiar
Todos os que na minha companhia viviam
Homens, Meio-elfos, e Elfos amantes do mar
E todos os que contra a escuridão labutam

E assisti a dor, sofrimento, exaustão,
Mas no fim a paz veio, e então
Voltei a ver o sol pôr-se em descanso.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo