• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sobre o herdeiro de Isildur

Phantom Lord

London Calling
Tenho uma dúvida sobre Aragorn:

Era de conhecimento de todas as "lideranças" da TerraMédia,como
Denethor,Theoden,Saruman,entre outros, da existência de Aragorn
e do fato de ele ser o herdeiro de Isildur ou existiam apenas rumores
de um herdeiro?
Pois me parece que apenas Gandalf e Elrond tinham pleno conhecimento
da história de Aragorn.
Allguém poderia me tirar esta dúvida?
 
O fato de Aragorn ser o Herdeiro do trono de Gondor era conhecido por poucos, Theoden e Denethor não sabiam. Já Saruman não sei, mas acho que não, pois se ele soubesse, Sauron já teria conhecimento da existencia do herdeiro de Isildur antes dele se revelar pelo palantir.
 
Galadriel tbm tinha conhecimento de Aragorn...Penso que Saruman tambem tinha, ja que era chefe do Conselho Branco e vivia em contato com Gandalf e Galadriel...Mas se ele sabia, pq nao falou dele para Sauron....talvez ele nao soubesse mesmo
 
Saruman naum revelou nada a Sauron pelo simples fato d q naum keria, e nunka kis, ajudar Sauron na sua guerra pelo Anel...por mais q fosem aliados, os dois naum confiavam um no otro, por conhecerem ambas mentes e propositos...Saruman keria o Anel para si, tanto q enviou servos para procura-lo nos Campos d Lis qdo soube q o Um havia sido perdido ali...Se Sauron soubese q Aragorn era o herdero d Isildur antecipadamente, teria, talvez com suceso, achado - o e acabado com a resistencia do oeste e com a esperança d um rei governando unificadamente os dois reinos; isso para Saruman, definitivamente, naum era bom, pois se Sauron destruise a resistencia do oeste (capturando Aragorn e destruindo a esperança do povo, dos soldados, num novo reino unificado, com paz e prosperidade), o senhor do escuro teria mto mais "tempo livre", naum tendo q c importar mais com revoltas ou exercitos inimigos barrando seus planos, para procurar pelo Anel...e isso Saruman naum keria...
 
Talvez Saruman não soubesse devido a desconfiança que o proprio Gandalf já tinha dele. Aragorn revelou sua condição a poucos e Valfenda era um lugar onde poucas pessoas iam.
 
Obrigado a todos pelas respostas.

É de fato interessante imaginarmos o rumo que a história poderia ter tomado
caso Sauron tivesse tomado conhecimento da existência de Aragorn previamen-
te.
 
Creio que Saruman tinha apenas uma idéia da existência de Aragorn, mas nada consistente o suficiente para alertar seu novo mestre. Saruman é muito sábio, não daria nenhum passo em falso e nenhum alerta sem ter certeza.
 
Bom, eu acho que era de conhecimento de todos os "Grandes" que havia um herdeiro de Isildur, e pelo que eu me lembro, existe até referências no SdA sobre isso, mas eles não sabiam quem ele era, exceto Denethor, que falou a Gandalf quando ele chegou a Gondor que sabia quem era o Aragorn, e que Gandalf tentaria destronar a ele (Denethor) com ele (Aragorn), mas isso acho que só quando ele (Aragorn) estava chegando a Gondor com a companhia de Rohan.
 
ShidoSan disse:
Bom, eu acho que era de conhecimento de todos os "Grandes" que havia um herdeiro de Isildur, e pelo que eu me lembro, existe até referências no SdA sobre isso, mas eles não sabiam quem ele era, exceto Denethor, que falou a Gandalf quando ele chegou a Gondor que sabia quem era o Aragorn, e que Gandalf tentaria destronar a ele (Denethor) com ele (Aragorn), mas isso acho que só quando ele (Aragorn) estava chegando a Gondor com a companhia de Rohan.

Shido o Denethor fica sabendo do Aragorn via palantir/sauron: foi mais uma tática pra afzer o regente ficar doidão!

Só quem sabia quem era Aragorn mesmo eram Elrond, Galadriel, Celeborn, Arwen, Glorfindel, Gandalf; estes comc erteza absoluta (pq falam isso durante a obra e temos escritos de encontros que mostram isso); Saruman não é certeza...
 
Então, Sauron sabia que Aragorn era o herdeiro de Isildur, mas pelo que eu entendo, Denethor descobre isso de Faramir, porque o Frodo e o Sam sabiam disso, e falram a Faramir, porque pelo que eu sei, Sauron só descobre que Aragorn é o herdeiro de Isildur depois que ele se mostra no Palantir, e se eu não me engano, isso já é lá em Minas Tirith...
 
ShidoSan disse:
Então, Sauron sabia que Aragorn era o herdeiro de Isildur, mas pelo que eu entendo, Denethor descobre isso de Faramir, porque o Frodo e o Sam sabiam disso, e falram a Faramir, porque pelo que eu sei, Sauron só descobre que Aragorn é o herdeiro de Isildur depois que ele se mostra no Palantir, e se eu não me engano, isso já é lá em Minas Tirith...

Ops!! Perae... deixa eu me corrigir:

- Denethor percebe que tem alguém muito "poderoso" na Comitiva quando conversa com o Pippin (ou o Merry... sempre confundo!) em Minas Tirith;

- Sauron fica sabendo de Aragorn quando este usa o palantir em ROHAN;

- Então dá pra ligar as coisas assim: Denethor descobre que tinha alguém importante na comitva, Sauron fica sabendo de Aragorn, Sauron fala pra Denethor quem é (do jeitinho Sauron de passar nformação é claro!)... :D
 
Denethor percebe que tem alguém muito "poderoso" na Comitiva quando conversa com o Pippin (ou o Merry... sempre confundo!) em Minas Tirith;
É o Pippin mesmo, mas Faramir não comenta nada sobre Aragorn a Denethor, eles se concentram no fato do Anel estar indo para Mordor e Denethor já demonstra saber da existencia de Aragorn.
 
*laninha* disse:
e Denethor já demonstra saber da existencia de Aragorn.


exatamente como ele demonstra (naum soh demonstra, sabe mesmo) d mtas coisas q estavam acontecendo alem das portas d Minas Tirith...coisas q ele sabe pelo uso do Palantir...
 
Mas e Saruman???
Acredito que ele tinha conhecimento vago sobre o Herdeiro de Isildur, afinal, ele é (ou era) mais sábio que Gandalf...
 
Poderia saber da tradição que existia em Valfenda a respeito dos herdeiros de Isildur e que podia haver alguem capaz de reinvidicar o trono de Gondor (repeti o filme), mas não devia conhecer Aragorn que viveu muitos anos nas terras ermas e em Lorien e Valfenda como guardião.
 
<_Witch King_> disse:
Mas e Saruman???
Acredito que ele tinha conhecimento vago sobre o Herdeiro de Isildur, afinal, ele é (ou era) mais sábio que Gandalf...
Saruman NUNCA foi mais sábio que Gandalf, inclusive isso é dito no Silmarillion, que fala que o mais sábio de todos os Maiar é Olórin, e não Curunír.
 
ShidoSan disse:
Saruman NUNCA foi mais sábio que Gandalf, inclusive isso é dito no Silmarillion, que fala que o mais sábio de todos os Maiar é Olórin, e não Curunír.

O que ocorre é que são sabedorias diferentes!! Cuidado com essas sutilezas. Saruman é reconhecido pelo próprio Gandalf e pelos Valar como o amis sábio, mas isso em conhecimento "técnico", Gandalf tinha uma sabedoria mais "emocional" por assim dizer...

<_Witch King_> disse:
Mas e Saruman???
Acredito que ele tinha conhecimento vago sobre o Herdeiro de Isildur, afinal, ele é (ou era) mais sábio que Gandalf...

Não... esse conhecimento (a continuidade imaculada da linhagem de Isildur) era restrito a Imladris; e Saruman sempre se deu melhor com os HOmens que com os Elfos...

*laninha* disse:
Poderia saber da tradição que existia em Valfenda a respeito dos herdeiros de Isildur e que podia haver alguem capaz de reinvidicar o trono de Gondor (repeti o filme), mas não devia conhecer Aragorn que viveu muitos anos nas terras ermas e em Lorien e Valfenda como guardião.

O mais provável é que ele soubesse que os Guardiões eram descendentes dos numenórianos; mas que a linahgem real tenha permanecido imaculada eu creio que não. Ao menos em nenhum momento isso é divulgado (até a briga em Isengard).
 
Ramalokion disse:
O que ocorre é que são sabedorias diferentes!! Cuidado com essas sutilezas. Saruman é reconhecido pelo próprio Gandalf e pelos Valar como o amis sábio, mas isso em conhecimento "técnico", Gandalf tinha uma sabedoria mais "emocional" por assim dizer...
Cara, mais daí isso é poder, ou cenhecimento, mas não sabedoria. Sabedoria é o conhecimento sore a vida, de como viver, e portanto, seria a sabedoria "emocional" como você disse. Gandalf só disse que Saruman era mais sábio que ele porque ele era o líder do Conselho Branco, e ele era meio fascinado por ele, e por outros ele não é conhecido como mais sábio que o Gandalf, mas sim como mais poderoso, ou que em mais conhecimento sobre a Magia. Além disso, por mais que qualquer Vala ou Maia, ou qualquer personagem de Tolkien dissesse que Saruman é mais sábio que Gandalf, isso de nada valeria, afinal, eles são apenas personagens de Tolkien, e se o Mestre os contraria, é porque ele, como criador da obra tem razão.
 
ShidoSan disse:
Cara, mais daí isso é poder, ou cenhecimento, mas não sabedoria. Sabedoria é o conhecimento sore a vida, de como viver, e portanto, seria a sabedoria "emocional" como você disse. Gandalf só disse que Saruman era mais sábio que ele porque ele era o líder do Conselho Branco, e ele era meio fascinado por ele, e por outros ele não é conhecido como mais sábio que o Gandalf, mas sim como mais poderoso, ou que em mais conhecimento sobre a Magia. Além disso, por mais que qualquer Vala ou Maia, ou qualquer personagem de Tolkien dissesse que Saruman é mais sábio que Gandalf, isso de nada valeria, afinal, eles são apenas personagens de Tolkien, e se o Mestre os contraria, é porque ele, como criador da obra tem razão.

Bom quando Tolkien faz Saruman "cair" ele mostra que mesmo os mais sábios falham, e então aquele de menor sabedoria pode "crescer". Pra mim o que ocorreu foi isso: Saruman era mais sábio que Gandalf; com o tempo ele perdeu parte dessa sabedoria ao se tornar vaidoso e ganacioso, Gandalf por outro lado aprendeu e evoluiu.

Quando Tolkien escreve alçgo sobre seus personagens ele SABE do que está falando, afinal ele é o Criador! Mas por isso mesmo ele pode fazer suas criaturas evoluirem ou involuirem... Faz parte de ser "Deus/Escritor"! :mrgreen:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo