• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Inspirações de TOLKIEN!

Arwen Tyler

Elven Princess Of Rivendell
Tolkien baseou-se em várias obras para criar o SdA, mas as estruturas narrativas e linguísticas vieram de seu conhecimento e de sua brilhante imaginanação.
Essa obra na qual se inspirou é chamada Beowulf e foi criada em meados do séc. VIII, conta a história de um guerreiro (rei) q mata um dragão para salvar o seu reino.
Já os personagens:

- Aragorn: foi inspirado em vários personagens históricos, um deles é o Rei Arthur.
- Laracna: Tolkien quando pequeno foi atacado por uma aranha e essa se tornou um monstro da história...
- Frodo: não diria inspirado em alguém mas sim como uma pessoa simples que alcançou seu objetivo e que, ao contrario de Aragorn, nunca havia lutad. No início da história era um Hobbit que aparentemente não significaria tanto, somente pelo fato de ser parente de Bilbo...
- Galadriel: Como Tolkien era muito religioso Galadriel foi inspirada em Maria (Mãe de Jesus) e é tratada com divindade na te
- Éowyn:É meio obvio, mas vale lembrar... Joana D'Ark

Agora passo a palavra à vocês, citem mais inspirações...
Podem falar dos personagens que mais os agradam também...
 
Última edição:
Beowulf não foi inspiração para o SdA. Ninguém mata dragão algum no SdA, só para citar o motivo mais óbvio. Mas para que leu o poema, as semelhanças são ainda mais nulas. Só pelo resumo que tu deu da história já dá pra ver que uma coisa não tem nada a ver com a outra.

Tolkien de fato gostava muito de Beowulf, e provavelmente foi o maior entendido do poema que já existiu, tendo escrito inclusive um ensaio que é um marco nos estudos do poema, intitulado "The Monsters and the Critics". Ainda assim, isso não significa que o poema tenha servido de inspiração para o SdA.

Em O Hobbit, sim, há uma inspiração de Beowulf (confirmada pelo próprio Tolkien nas Cartas), que é o episódio em que Bilbo rouba uma taça do tesouro dos Anões debaixo do nariz de Smaug. Em Beowulf há um episódio parecido envolvendo o roubo de uma taça do tesouro guardado pelo dragão que Beowulf mata e pelo qual é morto.
 
Gabriel disse:
Tolkien de fato gostava muito de Beowulf, e provavelmente foi o maior entendido do poema que já existiu, tendo escrito inclusive um ensaio que é um marco nos estudos do poema, intitulado "The Monsters and the Critics". Ainda assim, isso não significa que o poema tenha servido de inspiração para o SdA.
Vale lembrar que ele também fez uma tradução do poema, que foi descoberta pelo Michael Drout em 2003, se não me engano. Acho que já publicaram lá fora, mas não estou certo.

Enfim, o resto você já disse tudo, Tilião. ^^
 
As influências do Kalevala, sim, são mais evidentes, como a já notória versão da história de Kulervo, que foi transformada na de Túrin, além da relação Tom Bombadil/Canções de Poder/Os Três Grandes do Kalevala e da relação Sampo/Silmarils (sobre esta última há inclusive um ensaio na Valinor que traduzi).

Quanto à tradução de Beowulf feita por Tolkien, ela ainda não foi lançada lá fora. Michal Drout aparentemente ainda está trabalhando na edição dela; o que ele já fez foi lançar um livro com outras versões do ensaio de Tolkien sobre Beowulf que mencionei: seria basicamente um The Annotated The Monsters and the Critics. O nome do livro do Drout é Beowulf and the Critics.
 
Por curiosidade, eu saí procurando sobre Beowulf e achei um resuminho.
Nesse resumo tá escrito que Beowulf mata 3 dragões. Nada a ver com SdA.


Tem até uma foto da primeira página do manuscrito original do poema.

Mais uma curiosidade: tá pra ser lançado um filme do poema. Vai se chamar Beowulf and Grandel.
 
Última edição:
O resumo está errado. Ele mata um dragão, que é último monstro que ele mata em vida. Antes ele mata Grendel e a mãe deste, que no poema é dito que são descendentes de Caim, humanos corrompidos mais semelhantes a trolls, dada a força e crueldade deles (tal como também é descrito no poema).
 
Existe um site, o Sacred Texts, que reúne alguns textos de domínio público que os autores do site relacionam como influências muito importantes a diversos assuntos. Dentre estes está Tolkien. Tem lá disponível versões em inglês moderno e os originais de Beowulf e do Kalevala, por exemplo.

Tcha-ram: http://www.sacred-texts.com/ring/index.htm
 
Existem influências sim do Beowulf e do Kalevala nas obras de Tolkien, mas eles são bem diferentes se postos em igualdade. É claro que quando o velho Tolkien estava sentado em sua varanda escrevendo o SdA ele pensava assim:

- Hummm, interessante mas e agora o que faço com Frodo? É dá pra fazer como aquela passagem do Beowulf, ou melhor dá pra fazer melhor....

E ai foi..rssss
 
Ahn, não, não foi assim, pelo menos no que diz respeito a Beowulf. Não há nada de Beowulf no SdA, como eu apontei, mas há n'O Hobbit, e mesmo o episódio do roubo da taça a princípio foi uma inspiração inconsciente de Tolkien, como ele mesmo disse na carta 25.
 
Quase toda a obra de Tolkien foi inspirada na Mitologia Escandinava. Nela, séculos antes de Tolkien, já figuravam elfos, anões, dragões e o escambal. Pra vcs terem uma idéia, O Hobbit é inteiro baseado numa história do Eda Antigo, obra que data de séculos atrás na qual há várias narrativas mitológicas. A do Hobbit foi quase que plagiada de uma destas histórias. E mais: os anões de Tolkien em O Hobbit, e tbm Gandalf, já figuravam em algumas destas histórias.
Pra quem tem dúvidas, leia o livro "O Senhor do Senhor dos Anéis", e vcs veram todas as fontes de inspiração do Tolkien.
 
Isso de que O Hobbit inteiro foi baseado em uma história do Antigo Edda é simplesmente falso. Basta ter lido as duas obras para isso ser evidente. A influência do Antigo Edda n'O Hobbit está justamente nos nomes dos Anões e no nome de Gandalf... e pára por aí.

E eu recomendaria ler fontes mais confiáveis a respeito das influências do Tolkien e do real tamanho e caráter dessas influências, como a palavra do próprio Tolkien nas Cartas, onde em vários momentos ele cita as inspirações para diversas de suas obras, incluindo essa questão dos nomes do Anões.

Tem "autores" que, por terem lido por cima que livro X foi influência para Y, adoram encher a boca e dizer que "este livro foi inteiramente tirado do texto X". Além de ser um erro grotesco, apenas serve como atestado da ignorância literária do "autor" citado.
 
Última edição:
Quem escreveu "O Senhor do Senhor dos Anéis" foi o Lin Carter, um cara que, creio eu, manjava do que falava. Eu tenho o livro, mas está em outra cidade, então não posso conferir nada, mas não creio que o Carter tenha dito as coisas da forma como o colega Amrod Falas cita. Acho que a falha pode ter sido na interpretação da leitura.
 
bem, sobre as inspirações citadas, não concordo com muitas [citadas pela autora do tópico]
mas tolkien se isnpirou em lendas da literatura nórdica para escrevr ^^
ATENÇÃO, ao contrário de alguns autores, as inspirações dee não foram xeroz, foram isnpirações...
=D
 
Pandatur disse:
Quem escreveu "O Senhor do Senhor dos Anéis" foi o Lin Carter, um cara que, creio eu, manjava do que falava. Eu tenho o livro, mas está em outra cidade, então não posso conferir nada, mas não creio que o Carter tenha dito as coisas da forma como o colega Amrod Falas cita. Acho que a falha pode ter sido na interpretação da leitura.

"Manjava" em partes, mas isso é outra história.

Quando escrevi "autores", eu não estava me referindo especificamente a ele, mas àqueles que lêem matérias defeituosas sobre resumos de um livro de Tolkien (ou mesmo de outros autores) em uma página obscura de RPG (por exemplo) e já se acham aptos a escrever críticas literárias "sérias" sobre o(s) autor(es).
 
Arwen Tyler disse:
Tolkien se inspirou em uma obra para criar o SdA, mas todo o contesto vieram de seu conhecimento e de sua brilhante imaginanação...
Essa obra em qual se inspirou é chamada Beowulf e foi criada em meados do séc. VIII, conta a história de um guerreiro(rei) q mata um dragão para salvar o seu reino e parece ser indestrutível...porém é ferido e acaba morrendo...
Já os personágens:
--- Aragorn: foi inspirado em vários personágens históricos, como a Rainha Elizabeth I que abriu mão do amor da sua vida por seu reino...
---Laracna:Tolkien quando pequeno foi atacado por uma aranha e essa se tornou um monstro da história...
---Frodo: num diria inspirado em alguém mas sim como uma pessoa simples q alcansou seu objetivo...ao contrario de Aragorn nunca havia lutado e ao começo da história era um Hobbit q aparentemente não significava tanto...somente pelo fato de ser sobrinho de Bilbo...

COLOR]


:think: a respeito do Beowulf, nossa, sim, ele era muito intendidoa respeito desse poema, era um estudioso dele ¬¬ e tirou umas mínimas ideias [detalhezinhos] disso, mas nao diria que ele se inspirou não ¬¬'

aragorn retirado da rainha elizabeth?! 8-O
olha, quantos personagens historicos importantes abidicaram de coisas por seu reinado?
a monarquia traz consequancias, [todos os cargos de chefia etc] fora que o aragorn não abdicou de nada por causa do reino dele, pelo contrário: caso ele "conseguisse" o reino dele ele teria o seu amor, porque arwen não poderia ser desposada por um "simples dunedain"...
[você por acaso já leu a história de aragorn e arwen que se encontra no final do senhor dos aneis? vale a pena dar uam conferida :obiggraz: ]
esse daí foi completamente sem pé nem cabeça viu?

laracna: se foi um caso da infancia dele, não pode-se declarar que ele see inspirou por que pelo que eu saiba ningume escreveu sobre o triste caso da aranha que o atacou ¬¬
se ele teve a ideia de laracna por causa desse infeliz incidente, foi uma ideia DELE, tirada da memória DELE, da infancia DELE. TUDO DELE

e sobre frodo... "uma pessoa simples q alcansou seu objetivo..."
bem... hehe [risada irÔnica]
nada a declarar. né?
=D :cerva:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo