• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Eleições 2006 45 razões para não votar em Alckmin

  • Criador do tópico Fafa
  • Data de Criação
é.. mas isso não é taaao falso assim não.
Não acredito que agoora vá acabar essas coisas, mas mais pra frente sim. Segundo o capitalismo, :"Qualquer política assistencialista mais intensa joga os pobres nos braços da preguiça e da inércia. Deve-se abolir o salário-mínimo e os custos sociais, porque falsificam o valor da mão-de-obra encarecendo-a, pressionando os preços para o alto, gerando inflação."
 
Edrahil disse:
O pior é que tem gente acreditando na história.

Primeiro que o art. 618 da CLT fala sobre enquadramento sindical. Segundo, 13º, férias e licença maternidade são direitos previstos na Constituição Federal, e não é fácil de se alterar não.

Na boa, a notícia é no mínimo uma piada ... mas mesmo assim tem gente que acredita.


É clausula petrea da CF e nao pode ser alterada via emenda constitucional - graças a deus, porque se desse, já teriam alterado.
 
Lucy Folha Dourada disse:
é.. mas isso não é taaao falso assim não.
Não acredito que agoora vá acabar essas coisas, mas mais pra frente sim. Segundo o capitalismo, :"Qualquer política assistencialista mais intensa joga os pobres nos braços da preguiça e da inércia. Deve-se abolir o salário-mínimo e os custos sociais, porque falsificam o valor da mão-de-obra encarecendo-a, pressionando os preços para o alto, gerando inflação."
Segundo o capitalismo não, segundo o neoliberalismo.

E falando sério, você acredita realmente no que postou? Me refiro principalmente ao trecho entre aspas.
 
Tem mta gente mesmo acreditando nisso, teve até uma discução dessas na minha faculdade. Eu estou tentando não acreditar, se é mentira que ótimo...
 
Não entendi direito o que vc disse:
Lucy disse:
:"Qualquer política assistencialista mais intensa joga os pobres nos braços da preguiça e da inércia.
Mais assistencialista do que qual? A proposta pelo neo-liberalismo?

Deve-se abolir o salário-mínimo e os custos sociais, porque falsificam o valor da mão-de-obra encarecendo-a, pressionando os preços para o alto, gerando inflação."
Ou, em outras palavras: "Se o proletário não for explorado a burguesia não tem lucro!"
 
Última edição:
1 razão para não votar no Alckmin - Ele é do PSDB partido neoiliberalista de carteirinha

Eriadorion disse:
"Se o proletário não for explorado a burguesia não tem lucro!"

Essas palavras me comoveram. Disse absolutamente tudo!!!!!!
 
Incrível como os marxistas são atrasados. Usam termos de 150 anos atrás que hoje em dia não tem o menor efeito. Vocês precisam parar de ler O Capital (na verdade duvido que tenham feito, é mais provável que fiquem repetindo o blá blá blá de sempre dos socialistas utópicos) e começar a estudar mais, quem sabe um pouco de economia atual e etc.
Essa história de proletariado e burguesia é tão batida, que sobre certos aspectos (e considerando esses termos) o EUA é o país mais socialista do mundo.

edit: e não consigo acreditar que tem gente que apoia nosso sistema trabalhista. E digo isso como trabalhador. Abriria mão de todos esses benefícios irracionais (incluindo a demissão apenas por justa-causa) para receber um salário realmente digno e ver a economia finalmente aflorar.
Todas esse sistema é o coroamente e atestado de nossa incapacidade.
 
Última edição por um moderador:
Nada disso meu caro Jedan.

Pode mudar os nomes mas a relação burguesia/proletáriado ainda existe.

Quem manda nesse país senão os grandes empresários e banqueiros??? Ou vc acha que um presidente ia conseguir se eleger com um discurso comunista? óbvio que o Lula teve que mudar de discurso para se eleger.

Olha só a distribuição de renda desse nosso país, vai dizer que não existe mais esse papo de burguesia e proletáriado????

Os EUA não é o país mais socialista do mundo, mas a China é o mais captalista.
 
Não, não existe mais essa história de proletariado/burguês.
Nos EUA por exemplo, é onde há o maior número de funcionários que possuem ações sobre as empresas que trabalham. A tendência aliás, é que essas ações se diluam cada vez mais entre os colaboradores, pois é um excelente estímulo ao desempenho de cada um.
Se o proletário possui poder sobre os meios de produção, e quanto mais uma empresa lucra, mais ele lucra, então essa história de burguês explorando o proletário não faz sentido.
Fora que os empresários precisam de uma população rica, que possa demandar os produtos que ele fabrica. Nenhum empresário torce para o empobrecimento da população.

edit: há muitas empresas já que não possuem mais a figura do dono da empresa. Inclusive há algumas assim no Brasil. E isso vai aumentar cada vez mais.
Por isso insisto, antes de discutir sobre o assunto, procurem estudar mais sobre o mesmo antes de copiar/colar opiniões do vermelho.org e afins.
 
Última edição por um moderador:
Nos EUA por exemplo, é onde há o maior número de funcionários que possuem ações sobre as empresas que trabalham. A tendência aliás, é que essas ações se diluam cada vez mais entre os colaboradores, pois é um excelente estímulo ao desempenho de cada um.

Continua havendo uma divisão de classes, ou os imigrantes legais, negros e outros renegados em geral estão incluidos entre esses acionistas? É a classe média americana faz parte desse esquema, os excluidos continuam excluidos, alem disso, o que ocorreu nos Eua não se repetiu muito pelo resto do mundo (eu pelo menos não me lembro de nenhum outro caso)...

Sobre não haver mais exploração do proletario pelo burgues, ela não acabou, talvez ocorra mais do que nunca, realmente nos paises ricos a imagem do trabalhador da fabrica como sendo "o proletario" não existe mais, ja que esse em muitos casos goza de privilegios até mesmo exagerados, o proletario agora é o imigrante, seja interno ou externo (mexicano ou nordestino etc), é o lavador de pratos, o faxineiro, o peão de obra, e esses continuam sendo explorados e não tem ações na bolsa...

Sem contar os chineses que trabalham em fabricas por alguns centavos, os latinos e africanos que sustentam a economia americana e européia com mão de obra barata, os mineiros de carvão chineses que trabalham em condições daquelas que nós lemos nos capitulos dos livros de historia sobre a revolução industrial, eles por acaso não são explorados por uma burguesia?

Coluna da Eliane Castanhêde na Folha de SP...

"Igual a mim"
BRASÍLIA - Vira e mexe, alguém pergunta e se pergunta como é que pode o PT e o governo terem sido tão profundamente atingidos por "mensalão", cueca, Land Rover, Telemar e, apesar de tudo isso, Lula estar firme feito uma rocha com seus 40% de intenções de voto para a reeleição.
Um fenômeno. Mas olhar em volta pode trazer a resposta que se procura dentro do Brasil. Hugo Chávez enfrentou e enfrenta banqueiros, empresários, imprensa, igreja, universidades e boa parte da classe média da Venezuela, mas já ganhou três eleições. Evo Morales é o primeiro presidente de origem indígena eleito e empossado na Bolívia. Ollanta Humala, também de origem indígena, chegou em primeiro lugar na eleição presidencial do Peru e é favorito para o segundo turno.
O que eles têm em comum e de especial? A identidade com a maioria dos seus povos, reforçada pelo carisma pessoal e pelo discurso nacionalista, populista, antiimperialista.
É assim que, num estalar de dedos, Hugo Chávez leva milhares, milhões até, às ruas de Caracas e de todo o país a seu favor. É assim que Evo Morales vai ganhando popularidade e ampliando a confiança interna, enquanto se esvai a externa. E é assim que as denúncias, por mais consistentes, não colam em Lula e ele lidera as pesquisas. Lula não é indígena nem radicaliza no discurso. Mas tem a cara da maioria dos brasileiros.
Se há um traço comum na América Latina é a desigualdade social, com brancos, escolarizados e globalizados de um lado e mestiços, ignorantes, pobres e excluídos, de outro. Eram aqueles que faziam presidentes. São estes que começam a fazer.
Faça chuva, faça sol, pergunte-se a porteiros, peões e domésticas urbanos ou a lavradores e esfomeados rurais em quem votam no Brasil. A resposta costuma ser: "Em Lula". No Nordeste, ele está uns 40 pontos na frente do paulista Alckmin. O lema colou: "Todos roubam, mas um é diferente. É como a gente, igual a mim".

Não há luta de classes?
Não me leve a mal Jedan, dizer que a luta de classes mudou tudo bem, dizer que ela não existe mais é passar da barreira do bom senso...

Ps: Ainda não consegui acreditar que li uma coluna racista dessas...
 
Se existe umna nação em que não há exploração é qa Noruega e outros países europeus em que o Estado interveu na economia.

Jedan disse:
Nos EUA por exemplo, é onde há o maior número de funcionários que possuem ações sobre as empresas que trabalham.

Tu anda assistindo muita novela, falar da vida da classe média-alta dos norte-americanos é fácil. Mas veja como é a vida dos operários e dos que tem sub-emprego.

A sociedade norte-americana que passa na TV é realmente de se admirar, e não apenas em novelas mas em filmes e até documentários, pensam que todos tem uma vida maravilhosa, é ***** ter que ouvir isso.

Jedan disse:
Por isso insisto, antes de discutir sobre o assunto, procurem estudar mais sobre o mesmo antes de copiar/colar opiniões do vermelho.org e afins.
Por favor, sem flames.
 
Realmente, os EUA é o pais mais socialista do mundo. Lá os funcionarios sao gratificados com acoes das empresas em que trabalham etc. Quem nao se informa é voce.

Dois casos, o da GM e o do WalMart. A primeira, quando entrou em crise, demitiu uma grande parcela de empregados no fim da decada de 80, arruinando cidades onde era fonte de emprego. E em nenhum momento, se viu beneficios aos empregados e ex-empregados.

Voce pode até argumentar que a empresa estava em crise, e portanto todo mundo estava perdendo, mas entao me explique o caso do Walmart.
Considerada a maior empresa do mundo, existe hoje lá os EUA um forte movimento pedindo o boicote da sociedade a uma empresa que nao concede NENHUM beneficio a seus funcionarios e ainda paga o equivalmente a 70% da hora de trabalho comparada a seus concorrentes.

Cade a luta de classes? Realmente, ela nao existe :roll:

Beneficio lá é, assim como aqui, para os 20% mais ricos da sociedade.
Já os outros, isto é, os trabalhadores da base societal: faxineiros, garis, operarios, motoristas, serventes, garçons, vigias... esses aí estão melhores do que nunca! :roll:
 
Se informar como? Aonde? A informação que circula é toda manipulada, diria até que censurada algumas vezes. A fonte que eu tenho, a qual eu acredito são meus professores, não "vermelho.org" e afins.
Em todo país há luta de classes, e eu concordo com vc Stalin, quem manda no país são os grandes empresários e banqueiros, vc acha que o Lula foi eleito também patrocinado por quem? Por quem tem muita grana, e ele vai a favor do interesse desses, que tem dinheiro, não da população. E quando você disse que o PSDB é um partido neoliberalista, eu concordo, mas vai dizer que o PT também não é? Pode ser menos.. mas ainda é um cachorrinho dos americanos.
 
E qual é a escapatória disso? Votar no Lula? No Garotinho? Tem certeza que o Alckmin é o pior?
 
Continua havendo uma divisão de classes, ou os imigrantes legais, negros e outros renegados em geral estão incluidos entre esses acionistas? É a classe média americana faz parte desse esquema, os excluidos continuam excluidos, alem disso, o que ocorreu nos Eua não se repetiu muito pelo resto do mundo (eu pelo menos não me lembro de nenhum outro caso)...

Quem disse que não? O americano tem o costume muito maior de investir em ações do que o brasileiro, pode ter certeza que há entre os acionistas das empresas negros e imigrantes legais, afinal, não há, pelo que sei, nenhuma legislação que impeça-os de comprarem ações. Se eles tiverem dinheiro (e há muitas ações acessíveis a grande maioria) por que não poderia comprar?

O fato é que no começo da década de 90 (hoje esse número deve ter aumentado), os fundos de pensão (responsável pela alocação do dinheiro) possuiam a metade do capital acionário das empresas. Você conhece outro país que ultrapasse isso?

Sobre não haver mais exploração do proletario pelo burgues, ela não acabou, talvez ocorra mais do que nunca, realmente nos paises ricos a imagem do trabalhador da fabrica como sendo "o proletario" não existe mais, ja que esse em muitos casos goza de privilegios até mesmo exagerados, o proletario agora é o imigrante, seja interno ou externo (mexicano ou nordestino etc), é o lavador de pratos, o faxineiro, o peão de obra, e esses continuam sendo explorados e não tem ações na bolsa...
Você está tomando como exemplo que país, que mal lhe pergunte?
Essas profissões citadas por você como menos "privilegiadas", em países de primeiro mundo recebem um salário mais justo do que aqui. Usar um argumento de "terceiro mundo" contra um de "primeiro" foi um erro seu.
Um faxineiro americano pode muito comprar ações sim. Quem disse que não?
É comum faxineiras comprarem sua própria casa através do seu trabalho nos EUA. Claro que há ainda exploração em diversos lugares, e que o mexicano sofre por estar na clandestinidade e acaba ficando sem seus benefícios e ficando à disposição do empregador mal intencionado, mas o cenário é completamente diferente do descrito por Marx.

Hoje, um cidadão da classe média baixa pode muito bem investir, ainda que muito modestamente, na bolsa de valores. E só essa opção já derruba a tese do Marx.

Sem contar os chineses que trabalham em fabricas por alguns centavos, os latinos e africanos que sustentam a economia americana e européia com mão de obra barata, os mineiros de carvão chineses que trabalham em condições daquelas que nós lemos nos capitulos dos livros de historia sobre a revolução industrial, eles por acaso não são explorados por uma burguesia?
Tudo isto esta mudando. Claro que estamos longe demais do ideal e ainda há muita exploração nesse sentido, mas as empresas multinacionais estão se vendo cada vez mais obrigadas a terem consciência social. Tanto é que a maioria dos multinacionais instaladas no Braisl tem programas sociais que visam ajudar a comunidade de alguma forma. Outra coisa é que a mão-de-obra era barata principalmente por falta de qualificação, e a China está se qualificando bastante. O ensino está crescendo por lá, e com o boom econômico pelo qual eles passam, o valor dos salários e a condições dos trabalhadores vai melhor muito, como já vem acontecendo.

Na época de Marx, as empresas não precisam de uma sociedade com poder aquisitivo, já que os produtos eram comercializados entre os burgueses. Hoje isso mudou.

De fato a África ainda sofre muito com a exploração.

Enfim, eu até concordo que haja a exploração, mas não da forma como você pensa. Não existe mais a classe burguesa.

Tu anda assistindo muita novela, falar da vida da classe média-alta dos norte-americanos é fácil. Mas veja como é a vida dos operários e dos que tem sub-emprego.

A sociedade norte-americana que passa na TV é realmente de se admirar, e não apenas em novelas mas em filmes e até documentários, pensam que todos tem uma vida maravilhosa, é ***** ter que ouvir isso.
Primeiro que estou considerando os empregos legais.
Segundo que não assisto novelas e raramente vejo algum filme americano, e é praticamente impossível ver algum que exalte o american way life.

O que eu afirmo é com base no estudo e na leitura.

Por favor, sem flames.
Ha ha, piada né?

Realmente, os EUA é o pais mais socialista do mundo. Lá os funcionarios sao gratificados com acoes das empresas em que trabalham etc. Quem nao se informa é voce.
Discordo.
E eu não disse que eles são gratificados, disse que eles tem a opção de comprar as ações das empresas que trabalham por um preço menor daquele praticado no mercado ou então comprar ações das empresas que estiverem disponíveis na bolsa.

Considerada a maior empresa do mundo, existe hoje lá os EUA um forte movimento pedindo o boicote da sociedade a uma empresa que nao concede NENHUM beneficio a seus funcionarios e ainda paga o equivalmente a 70% da hora de trabalho comparada a seus concorrentes.
De que forma essa argumento refuta o meu?
O Wall-Mart é uma empresa que sofrerá cada vez mais com a falta de conscientização social sim. Se eles não se adequarem aos novos tempos vão perder cada vez mais clientes conscientes que vão preferir comprar em seus concorrentes.

Cade a luta de classes? Realmente, ela nao existe
Eu não disse que ela não tinha sido extinta, está longe disso, disse apenas que ela não se dá mais como há 150 anos atrás.


Se informar como? Aonde? A informação que circula é toda manipulada, diria até que censurada algumas vezes. A fonte que eu tenho, a qual eu acredito são meus professores, não "vermelho.org" e afins.
Em todo país há luta de classes, e eu concordo com vc Stalin, quem manda no país são os grandes empresários e banqueiros, vc acha que o Lula foi eleito também patrocinado por quem? Por quem tem muita grana, e ele vai a favor do interesse desses, que tem dinheiro, não da população. E quando você disse que o PSDB é um partido neoliberalista, eu concordo, mas vai dizer que o PT também não é? Pode ser menos.. mas ainda é um cachorrinho dos americanos.

Helena, vai por mim, nunca acredite numa pessoa apenas tendo em vista quem ela é. Essa falácia da autoridade é péssima. Não acredite, conclua.
Muitas vezes podemos ter professores geniais mas que acabam dizendo algo que temos certeza de que estão errados. A maioria dos meus professores de Humanas são socialistas e inteligentíssimos (doutores em geral) mas eles criaram uma idéia totalmente idealizada do movimento, abraçando-a cegamento e apesar de serem muito crítico não são quanto a isso.

Se quer um conselho, leia ambas as partes, e julgue você mesma quem está com a razão. Uma das melhores coisas que fiz foi começar a ler Marx. O senso crítico dele me fascinou, e concordo com toda sua análise que fez na época (ele errou mesmo foi as profetizações que fez sobre o capitalismo). E o próprio detestava toda a corja de socialistas que abraçam o movimento sem o menor senso crítico.

ps: provavelmente meu post esteja cheio de erros de digitação mas estou sem tempo de editar agora.
 
Última edição por um moderador:
Lucy Folha Dourada disse:
Se informar como? Aonde? A informação que circula é toda manipulada, diria até que censurada algumas vezes.

Realmente é dificil se informar com fontes seguras, mas acredito que o meio mais preciso de se informar é consultando diversas fontes com ideologias diferentes, para obter uma opinião própria e neutra em relação aos meios difusores.

Lucy Folha Dourada disse:
A fonte que eu tenho, a qual eu acredito são meus professores.

Eu não confio em meus professores, em toda minha vida tive vários professores com várias opiniões, mas todos eles(talvez o seu tb) se for prejudicado por algum politico(mesmo se for para o bem de muitas outras) fará de tudo para seus alunos sejam contra o tal politico tb, assim como todas as pessoas, e depois da mídia os professores são os maiores manipuladores de nós jovens, pois nós somos "obrigados" a ouvi-los.
 
Raskólnikhov disse:
Realmente é dificil se informar com fontes seguras, mas acredito que o meio mais preciso de se informar é consultando diversas fontes com ideologias diferentes, para obter uma opinião própria e neutra em relação aos meios difusores.

Eu não confio em meus professores, em toda minha vida tive vários professores com várias opiniões, mas todos eles(talvez o seu tb) se for prejudicado por algum politico(mesmo se for para o bem de muitas outras) fará de tudo para seus alunos sejam contra o tal politico tb, assim como todas as pessoas, e depois da mídia os professores são os maiores manipuladores de nós jovens, pois nós somos "obrigados" a ouvi-los.

Claro.. eu também não sou tão ingenua a ponto de acreditar assim.. mas eu acho melhor acreditar no meu professor que em uma Veja, aliás, tento ler de tudo para formar minha opinião mesmo.

Eu tento me informar sobre os dois lados sim, Jedan, por exemplo meus pais sao super capitalistas.
Mas.. como o ShidoSan disse, Alckmin é mesmo o menos pior? Não sei mesmo, mas votar no Lula não seria um "sim" à corrupção?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo