• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Qual o pior livro q vc já leu?

ha, desculpe se eu pareci "grossa"

eu já dei minha explicação do pq eu não gostei do livro, e tb vou aproveitar e pedir desculpas pra akeles q gostariam de receber mais do um "é um lixo"

isso foi coisa de momento, só q não me venha vc denovo com suas indiretas, pq não estamos aki pra isso né?
 
Edrahil disse:
Mas eu não disse que a motivação das pessoas seriam embasadas. Tem gente que leu um livro e não gostou, e muitas vezes nem sabe explicar direito o motivo.

Bem, se a pessoa não consegue nem explicar direito o motivo, talvez tenha faltado para ela justamente alguém que explique porque a obra é tão legal (algo como o que o v fez agora pouco ali falando do livro do mark haddon). Sabe, aquela coisa de vender o peixe mesmo.

Na verdade acho que mais do que vir aqui, floodar e dizer "É uma droga", o que vale é trocar figurinhas, e daí para frente até quem sabe gostar de algo que achou ruim no começo - ou odiar algo que gostou.

Mas como eu vejo mais os argumentos de quem gosta do que os argumentos de quem não gostou...

Edrahil disse:
Mas é claro que a minha tese não é perfeita, havendo sempre outras hipóteses.

Por exemplo: uma pessoa leu um livro, e naquele momento da vida aquela leitura foi muito importante, marcou a pessoa. Aí, ela vai defender com unhas e dentes o livro, provavelmente pelo seu lado emocional, e não por aspectos literários.

Mas é só uma idéia.

Não duvido que isso possa acontecer por aqui, mas eu normalmente só invoco com o pessoal que sequer se deu ao trabalho de ler o livro até o fim e vem dizer que é uma m* (aliás, eu falei disso na página anterior, eu acho)

Amanditas disse:
ha, desculpe se eu pareci "grossa"

Não pareceu, foi.

Amanditas disse:
eu já dei minha explicação do pq eu não gostei do livro, e tb vou aproveitar e pedir desculpas pra akeles q gostariam de receber mais do um "é um lixo"

Não precisa pedir desculpas, da mesma forma que não precisava tomar uma atitude agressiva só porque as pessoas gostariam de saber o motivo pelo qual você não gostou do livro - pura e simplesmente.

Amanditas disse:
isso foi coisa de momento, só q não me venha vc denovo com suas indiretas, pq não estamos aki pra isso né?

Não estou mandando indireta alguma: achei que você foi grossa e falei, achei que você poderia ter explicado sobre o pq não gostar e também falei. Então não me venha você dar de dedo só porque não gosta de ser questionada.
 
Sobre os motivos que você apontou, eu li seu post, só não me dei ao trabalho de responder porque você não entenderia o que eu diria para você. :wink:
:gira:

Tem outra coisa, as vezes apreciamos no momento errado determinada obra ou simplesmente não temos a carga cultural ou mesmo a base necessária para apreciar a obra em questão.
Em muitos casos, precisamos ter um mínimo de conhecimento do autor, do contexto, etc etc, para que sua criação tenha algum efeito sobre nós.

E as vezes, postando aqui o que livros que não gostamos com os devidos motivos, pode levar a uma discussão onde outras pessoas apontem determinados aspectos que nós não percebemos, e numa segunda tentativa a obra pode fazer muito mais efeito.

Ana Lovejoy disse:
E no final das contas, há sempre a esperança de crescer, aprender mais, etc. O que para mim sempre foi o propósito de uma discussão em um Fórum. Agora quando deixamos tudo no "É uma bosta", "É muito cool", fica difícil manter um diálogo.
Edrahil disse:
Concordo com tudo isso em gênero, número e grau.
Eu não concordo com o grau não.
 
Última edição por um moderador:
V disse:
O problema é que você não tinha dito "bonito", você tinha dito "bonitinho", o que na minha opinião é um termo quase pejorativo quando aplicado a um livro.

Entendi. Então - corrigindo - com "bonitinho" eu quis dizer "bonito, triste, encantador, inteligente, nos faz pensar no quanto complicamos as coisas".
 
Engraçado, ninguém reclamou tanto de mim qdo eu disse, 3 páginas atrás da Amanditas q Clarice Lispector era o motivo pelo qual eu parei de ler livros por mais de 5 anos ou qdo eu disse que Literatura brasileira em geral era um lixo(joguemos nossos Machados de Assis na fogueira). Pelo contrário, o único quote q eu recebi foi concordando comigo.

Eu sei q vcs todos me amam, mas não sabia q era tanta moral assim q me davam não.
 
Fingolfin disse:
Engraçado, ninguém reclamou tanto de mim qdo eu disse, 3 páginas atrás da Amanditas q Clarice Lispector era o motivo pelo qual eu parei de ler livros por mais de 5 anos ou qdo eu disse que Literatura brasileira em geral era um lixo(joguemos nossos Machados de Assis na fogueira). Pelo contrário, o único quote q eu recebi foi concordando comigo.

Eu sei q vcs todos me amam, mas não sabia q era tanta moral assim q me davam não.

Você tem toda liberdade de acreditar que a sua moral no fórum foi realmente o motivo do seu post não ter gerado respostas discordantes, eu só acho interessante observar que ninguém nesse tópico chegou ao ponto de dizer que desistiu totalmente de livros por causa de um (1) autor, então alguém poderia argumentar que há a possibilidade de que as pessoas acreditem que partir de um certo ponto as coisas simplesmente não valem à pena etc. Ou então quando você postou isso as pessoas ainda não estavam interessadas em sugerir que discussões mais aprofundadas fossem consideradas nesse tópico. Alguém poderia argumentar que também existe essa possibilidade na minha opinião.
 
Fingolfin, eu posso até dizer que "respeito sua opinião acerca da Literatura Brasileira", mas, no mínimo, considero isso muito estranho, para não dizer absurdo; e um único autor não determina os quadros literários de todo um país. Perdão, mas é simplista demais pensar desta maneira.

Então, se eu li Paulo Coelho e nao gostar falarei que Lispector, Assis, Azevedos, Cruz e Souza e tantos outros são todos uma porcaria? Não! Uma incoerência sem precedentes...

É ilusão e besteira, na minha opinião, venerar tanto um certo segmento da literatura estrangeira, em detrimento de outros e do que é produzido aqui. É verdade que, infelizmente, há subserviência ao estrangeiro não somente por parte dos leitores, mas também de alguns autores deste país; e é por isso (e por outros motivos...) que há alguns livros ruins por aqui. Pois copiar modelos que já existem sem dúvida resulta numa lástima, em vez de ter confiança e criar o seu próprio. E obter êxito ou não.

Mas também há muito lixo lá fora! E para este e para aquele setor, interessa a propaganda positiva de seu produto. E as pessoas compram lixo com status de best seller. E ficam viciados no modelo estrangeiro e não querem ler nada diferente disso. É uma pena.

É claro que as pessoas podem gostar e desgostar do que quiserem. Mas, ao menos, mostrem argumentos válidos e coerentes - e não grosseria gratuita...

E, Edrahil, "grau" não é parâmetro de concordância; você concorda gênero e número, somente. :mrpurple:
 
Mestre ikke disse:
Don Queixoite de La Mancha - Miguel Cervantes


Das duas uma: ou foi o unico livro que voce leu na sua vida, o que o torna tambem o melhor de todos para voce, ou entao te deram outro livro no lugar de Dom Quixote e só colocaram a capa.
 
O mundo de Sofia, foi um livro que não me prendeu nem um momento enquanto eu consegui ler, foi o segundo livro que eu não li todo (o primeiro é tão pessimo que eu nem me lembro quem escreveu Naná, frances) e olha que eu fui persistente mais não aguentei, aquelas descrições sobre filosofos são muito chatas !
 
Fingolfin disse:
Engraçado, ninguém reclamou tanto de mim qdo eu disse, 3 páginas atrás da Amanditas q Clarice Lispector era o motivo pelo qual eu parei de ler livros por mais de 5 anos ou qdo eu disse que Literatura brasileira em geral era um lixo(joguemos nossos Machados de Assis na fogueira). Pelo contrário, o único quote q eu recebi foi concordando comigo.

Eu sei q vcs todos me amam, mas não sabia q era tanta moral assim q me davam não.

Não seja por isso. A nacionalidade é o parâmetro mais estúpido para se qualificar um livro.
 
Esses da Barbara Pease, li 'Porque os Homens Fazem Sexo e As Mulheres Fazem Amor', e eu acho que o título podia ser: 'todos os motivos para você se tornar lésbica'. Nunca mais leio nenhum outro livro dela.

Tb detestei 'A Descoberta do Mundo' da Clarice Lispector, nem terminei pq percebi que o livro me deixava deprimida.

E afinal detestei 'Amor é Prosa, Sexo é Poesia' do Arnaldo Jabor e nunca mais leio nada dele tb.
 
Ka Bral o Negro disse:
Fingolfin, eu posso até dizer que "respeito sua opinião acerca da Literatura Brasileira", mas, no mínimo, considero isso muito estranho, para não dizer absurdo; e um único autor não determina os quadros literários de todo um país. Perdão, mas é simplista demais pensar desta maneira.

Então, se eu li Paulo Coelho e nao gostar falarei que Lispector, Assis, Azevedos, Cruz e Souza e tantos outros são todos uma porcaria? Não! Uma incoerência sem precedentes...

É ilusão e besteira, na minha opinião, venerar tanto um certo segmento da literatura estrangeira, em detrimento de outros e do que é produzido aqui. É verdade que, infelizmente, há subserviência ao estrangeiro não somente por parte dos leitores, mas também de alguns autores deste país; e é por isso (e por outros motivos...) que há alguns livros ruins por aqui. Pois copiar modelos que já existem sem dúvida resulta numa lástima, em vez de ter confiança e criar o seu próprio. E obter êxito ou não.

Mas também há muito lixo lá fora! E para este e para aquele setor, interessa a propaganda positiva de seu produto. E as pessoas compram lixo com status de best seller. E ficam viciados no modelo estrangeiro e não querem ler nada diferente disso. É uma pena.

É claro que as pessoas podem gostar e desgostar do que quiserem. Mas, ao menos, mostrem argumentos válidos e coerentes - e não grosseria gratuita...

E, Edrahil, "grau" não é parâmetro de concordância; você concorda gênero e número, somente. :mrpurple:

Eu não parei de ler por causa da Hora da Estrela. Ela foi apenas a gota d'água. Eu li muitos livros nacionais para chegar a essa conclusão acertadíssima.

Fallen Peacecraft disse:
Não seja por isso. A nacionalidade é o parâmetro mais estúpido para se qualificar um livro.

Talvez não devido ao estilo cultural da escrita brasileira.

De qq forma, é óbvio q eu generalizei... Existem alguns, embora pouquissimos, livros nacionais que eu li, ainda leio e gosto
 
Li "O Xangô de Baker Street" do Jô Soares e não gostei. Acho que nem vou ler mais nada dele ....
 
Não existe livro ruim todos tem uma mensagem a nos passar, a pessoa que o lê que é burra ou não teve capacidade suficiente para compreende-lo sem querer ofender
 
Ka Bral o Negro disse:
Fingolfin, eu posso até dizer que "respeito sua opinião acerca da Literatura Brasileira", mas, no mínimo, considero isso muito estranho, para não dizer absurdo; e um único autor não determina os quadros literários de todo um país. Perdão, mas é simplista demais pensar desta maneira.

Então, se eu li Paulo Coelho e nao gostar falarei que Lispector, Assis, Azevedos, Cruz e Souza e tantos outros são todos uma porcaria? Não! Uma incoerência sem precedentes...

É ilusão e besteira, na minha opinião, venerar tanto um certo segmento da literatura estrangeira, em detrimento de outros e do que é produzido aqui. É verdade que, infelizmente, há subserviência ao estrangeiro não somente por parte dos leitores, mas também de alguns autores deste país; e é por isso (e por outros motivos...) que há alguns livros ruins por aqui. Pois copiar modelos que já existem sem dúvida resulta numa lástima, em vez de ter confiança e criar o seu próprio. E obter êxito ou não.

Mas também há muito lixo lá fora! E para este e para aquele setor, interessa a propaganda positiva de seu produto. E as pessoas compram lixo com status de best seller. E ficam viciados no modelo estrangeiro e não querem ler nada diferente disso. É uma pena.

É claro que as pessoas podem gostar e desgostar do que quiserem. Mas, ao menos, mostrem argumentos válidos e coerentes - e não grosseria gratuita...

E, Edrahil, "grau" não é parâmetro de concordância; você concorda gênero e número, somente. :mrpurple:

Eu também não gosto de livros nacionais. Já li Paulo Coelho e é realmente uma estória muito doida, parece que ele estava drogado quando escreveu. Já li outros autores também e nunca gostei. Não porque todos são ruins, acho que isso realmente não deve ser verdade, mas eles não fazem o meu estilo de leitura. Não gosto de ficar lendo estórias sobre que se passou em determinado periodo histórico do Brasil, não porque a estória é contada de uma forma ruim, mas porque não estou nem um pouco interessado nesse periodo histórico. Você entende o que estou falando? Eu não sou obrigado a gostar de estórias que contam coisas que não me interessam.
Gosta da literatura estrangeira porque o que vem pra cá normalmente são livros que já fizeram sucesso em vários países, com pessoas de várias culturas. Senão não seria traduzido para o português, aqui é sempre o ultimo lugar as coisas chegaram, então quando chegam é porque é de qualidade. E eu gosto de coisas mais britânicas, digamos assim, sempre fui doido por estórias que se passam na Inglaterra e que falam sobre a história e a cultura de lá, então esses livros acabam me atraindo mais.
Eu tenho mais o que fazer do que ler livros que não me atraiem em nenhum sentido. Os livros brasileiros contam coisas que não me interessam mas interessam a outras pessoas, eu respeito isso. Cada um tem direito de gostar do que quiser, até porque isso não é nossa escolha, ou a gente gosta ou não gosta, não podemos nos obrigar a gostar das coisas.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo