• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Espírito de porco?

Elfo de Lothlórien

Seek and find what lingers deep inside
O que terá acontecido com o espírito de Saruman? Tendo sido ele um Maia, ele voltou para seu lugar de origem ou foi tomar uma cervejinha com Morgoth???:lol:
 
Boa Pergunta! Deve ter voltado para seu lugar de origem (eu acho) ...
mas não lembro de nada que fale sobre isso, no "Senhor dos Anéis".
 
Saruman ficou impotente, seu espírito vagando pela Terra-Média. Seu retorno à Valinor foi recusado.
 
Se não me engano, como ele se tornou um espírito do mal, não pode mais voltar para o lugar de onde veio(Valinor) e ficou vagando pela terra-média, assim como o espírito de Sauron.
 
Shantideva disse:
Se não me engano, como ele se tornou um espírito do mal, não pode mais voltar para o lugar de onde veio(Valinor) e ficou vagando pela terra-média, assim como o espírito de Sauron.

E em qual livro fala isso?
P.S: Se não for em nenhum livro, então, onde?
 
Ravelion disse:
E em qual livro fala isso?
P.S: Se não for em nenhum livro, então, onde?

Hum, não lembro de cabeça onde tem essa informação, mas vou procurar e depois posto aqui tá? ;)
 
É dito no Valaquenta que o Sauron se junta a Morgoth no seu "caminho desastroso de descida ao Vazio". Mas como o espirito de Sauron vai parar no Vazio? Pra chegar lá ele não teria que atravesar as Portas da noite [é esse o nome, não é?]?
 
Olorin Roux disse:
É dito no Valaquenta que o Sauron se junta a Morgoth no seu "caminho desastroso de descida ao Vazio". Mas como o espirito de Sauron vai parar no Vazio? Pra chegar lá ele não teria que atravesar as Portas da noite [é esse o nome, não é?]?

Lolo, reli esse capítulo do Silmarillion e, elo que entendi, é uma espécie de comparação com o destino dos dois: a descida de Morgoth ao Vazio quando este fora derrotado pelos Valar e a descida de Sauron após a destruição do um Anel. :think:
 
É, acho que deve ser isso mesmo...
Porque é realmente improvavel o Sauron ter sido mandado pro Vazio depois da destruição do Anel...
 
Ravelion disse:
E em qual livro fala isso?
P.S: Se não for em nenhum livro, então, onde?
Não estou com os livros aqui para confirmar, mas dê uma olhada no capítulo "O Expurgo do Condado", no trecho em que Saruman é morto pro Grima. Lá há a cena em que ele se torna uma nuvem de fumaça após morrer, que tenta seguir para o Oeste, mas uma brisa o impede e o manda para longe. Se é aí que ocorre o comentário sobre eele ter sido "barrado", eu não tenho certeza.
 
Pandatur disse:
Não estou com os livros aqui para confirmar, mas dê uma olhada no capítulo "O Expurgo do Condado", no trecho em que Saruman é morto pro Grima. Lá há a cena em que ele se torna uma nuvem de fumaça após morrer, que tenta seguir para o Oeste, mas uma brisa o impede e o manda para longe. Se é aí que ocorre o comentário sobre eele ter sido "barrado", eu não tenho certeza.
Por Eru, não me lembrava dessa parte!
Não fala que ele foi barrado, mas quando lê dá pra entender que ele não pode ir para o oeste...
 
Vai ver ele Sauron e Morgoth foram tomar mesmo uma cervejinha no vazio... como disse o Elfo de Lórien.
 
Sabe, eu fiquei com uma dúvida agora que não lembro de nunca ter parado antes pra pensar...

Se Sauron conseguia formar um novo corpo e retornar enquanto o Anel existisse, por que Saruman não poderia retornar também? Seria apenas uma questão de poder entre os dois?
 
Acho que ele poderia sim...:think:. Sendo um maia poderoso, e ele o era, acho que realmente poderia materializar-se em um outro corpo, e viver errando pela Terra-Média, não necessariamente como espirito!!:roll:
 
Creio que seria sim, uma questão de Poder.
Saruman talvez não possuísse poder necessário para assumir novas formas.
Desde a Primeira Era Sauron assume diferentes formas, e após sua queda (A queda de Númenor), já tendo em posse o Um Anel, ele volta a assumir um corpo terreno. Saruman assemelhava-se a Sauron em vários pontos, sendo ele também um antigo servo de Aulë, porém não teria ele aprimorado seus poderes com relação a isso. Pode ser essa uma explicação, mas não muito concreta.

Abraços.
 
Não sei se é a melhor idéia, mas Saruman estava em um hröa. Se não me falha a memória, "construir" um hröa consome muito poder de um ainu e, além disso, Saruman viveu muito tempo nesse hröa, deve ter desenvolvido uma certa ligação ou relação de dependência muito forte, dificultando a criação de um novo corpo. Não me lembro de qualquer citação nas obras, mas pela velocidade com que Sauron mudava seu corpo, ele devia usar um fána e após a queda de Númenor, ele perdeu a capacidade de assumir uma forma agradável a homens e elfos.

Portanto, acredito que a morte brusca de Saruman e seu uso prolongado de um hröa devem ter dificultado sua capacidade de assumir novas formas. Mas também fico em dúvida se, de fato, "A nova sombra" que Tolkien abandonou não poderia ser um retorno de Saruman.

Bom, são apenas hipóteses e indagações, mas acredito que Saruman não teria condições de retornar tão cedo a uma forma corpórea.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo