• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Trilogia "Fronteiras do Universo" (His Dark Materials, Philip Pullman)

Re: Trilogia "Fronteiras do Universo" (Philip Pullman)

Não vou entrar na discussão porque, surpreendentemente, já estou representada nela : concordo com TUDO o que o V falou até agora 8-O

(acho que o mundo está prestes a acabar, hein, V? :razz:)

O que eu queria era perguntar: vcs ouviram falar que o Pullman estaria escrevendo duas novas obras ligadas a este universo, algo como "O livro do Pó" e "A Oxford de Lira"?
 
Última edição:
Re: Trilogia "Fronteiras do Universo" (Philip Pullman)

Droga, o meu post ficou perdido no final da página. Eu odeio quando isso acontece. :wall:

Deve ter sido conseqüência da perturbação no continuum espaço-temporal que aconteceu quando a Anna concordou comigo.
 
Re: Trilogia "Fronteiras do Universo" (Philip Pullman)

Ecthelion disse:
Interessante antropologicamente falando, pq no livro foi chato pacas. Só serviu pra alongar ainda mais a parte da Mary Malone que é arrastada desde o início

Defina-me "chato". Estou começando a me sentir um analfabeto por ter distorcido o sentido da palavra. IMHO, aquilo foi algo totalmente diferente do que já li que mostrou de maneira perfeita o desenvolvimento de outras raças e nunca foi maçante, pelo menos em minha opinião. Digo, foi simplesmente melhor do que nos empurrar os mulefas de qualquer jeito - ao contrário disso, nos deu uma cultura totalmente nova, um mundo que dava para ser real, algo perfeitamente possível. E a linguagem dos mulefas rula.

Ecthelion disse:
Mas a alegoria é que eles seriam Adao e Eva. Cabiam a eles decidir ow. E mesmo assim, não precisava deixar uma janela aberta com o pó saindo. Bastava criar a janela, passar e fechar. Sem pó escapando nem nada. Criava-se um espectro e um anjo qualquer resolvia isso.

Como eu disse aí emcima, bastava criar a janela e fechar logo em seguida. A situação me parece razoavel.

Olha, eu sinceramente acho que seria muita cara-de-pau dos personagens caso eles ficassem criando um Espectro apenas para poderem se ver. Isso não é uma coisa que fosse boa na cabeça deles, IMHO.
E, tipo, eles decidiram. Cacete, eles decidiram não se ver mais para deixar tudo do jeito que estava. Foi uma escolha deles deixar a única janela aberta sendo a janela do mundo dos mortos. Foi o certo para eles, a escolha deles, e é isso o que importa.

E, de qualquer jeito, o quanto mais harmônico melhor. Ao meu ver, seria egoísmo da parte deles ficarem abrindo e fechando janelas (aka Perdendo Pó e criando Espectros) apenas para poderem se ver. Consciência não deixaria isso. Eles escolheram não se ver mais, e aí é que está a graça do final.
 
Re: Trilogia "Fronteiras do Universo" (Philip Pullman)

Ana]O que eu queria era perguntar: vcs ouviram falar que o Pullman estaria escrevendo duas novas obras ligadas a este universo, algo como "O livro do Pó" e "A Oxford de Lira"?
Lyra's Oxford já foi lançado há um tempo. Eu li, é uma história curta e, embora divertida, nada muito essencial pra quem leu a trilogia.

Já O Livro do Pó ficou de lançar, mas...
 
Re: Trilogia "Fronteiras do Universo" (Philip Pullman)

Nossa, não vinha nesse tópico há séculos. Meus posts maiores tão lá pra trás, mas nessa discussão recente concordo com tudo que V e DarkRider falaram.

E eu tb tô curioso pra saber a definição de "chato" do Ecthelion.


Aliás, Ristow, quando vc vai me emprestar seu Lyra's oxford.. vc disse que ia me emprestar há sei lá, uns anos...
 
Re: Trilogia "Fronteiras do Universo" (Philip Pullman)

Vou fazer pequenas considerações por que não lembro muito do livro.

Não acho que a história da Mary Malone tenha sido chata, mas ela foi extendida demais. A descrição da sociedade das Mulefas poderia ter sido mais consisa e não tão extensa. Por mais que seja interessante ver a interação entre eles, chega em um ponto que fica cansativo. Ela demora muito para descobrir o que está acontecendo e quando isso acontece, o texto fica um pouco saturado. Não lembro os motivos pelo qual o Padre vai atrás dela também. Seria algo como "apagar arquivos"?

Sobre a janela e a decisão dos dois, quando eu li eu achei ruim, mas repensando eu melhorei as minhas opiniões. Acho que Pullman tentou colocar que a escolha deles foi feita pelas noções de certo e errado que eles tinham aprendido e não pelo amor que eles sentiam um pelo outro.
 
Re: Trilogia "Fronteiras do Universo" (Philip Pullman)

Knolex disse:
Aliás, Ristow, quando vc vai me emprestar seu Lyra's oxford.. vc disse que ia me emprestar há sei lá, uns anos...
Não lembro de ter falado isso. Eu nem tenho o livro. Quem me emprestou foi o Kim.
 
Re: Trilogia "Fronteiras do Universo" (Philip Pullman)

Ristow disse:
Não lembro de ter falado isso. Eu nem tenho o livro. Quem me emprestou foi o Kim.

Ah tá, então confundi com algum outro livro do Pullman. Foi mal. :mrgreen:
 
Re: Trilogia "Fronteiras do Universo" (Philip Pullman)

O Pullman disse há uns dias atrás que focaria no Livro do Pó, que seria lançado se eu não me engano em uns 2 anos.
 
Re: Trilogia "Fronteiras do Universo" (Philip Pullman)

Ah, sim... SÓ dois anos :disgusti:

e o Lyra's Oxford, eu fui procurar para comprar, tá 34 reais na livraria cultura, o que seria um bom preço se o livro não fosse tão pequeno - tá quase R$0,50 por página!!!!
 
Re: Trilogia "Fronteiras do Universo" (Philip Pullman)

Anna Cwen disse:
Ah, sim... SÓ dois anos :disgusti:

e o Lyra's Oxford, eu fui procurar para comprar, tá 34 reais na livraria cultura, o que seria um bom preço se o livro não fosse tão pequeno - tá quase R$0,50 por página!!!!
Mas inclui um poster gigante mó estiloso com o mapa de Oxford.
 
Re: Trilogia "Fronteiras do Universo" (Philip Pullman)

Sim, eu sei, tem também um postal da cidade...
Mas para alguém que quer apenas ler o livro isso não resolve o problema. Deviam ter lançado o conto à parte, tipo fizeram com a versão estendida de SdA - uma com as estatuetas, outra sem.
 
Re: Trilogia "Fronteiras do Universo" (Philip Pullman)

Meu conceito de livro chato é simples, é aquele que me faz perder a concentração ou que me impede de me concentrar naquilo que está escrito. Funciona mais ou menos assim, é o tipo de livro que eu acabo prestando mais atenção às notícias do jornal do que ao livro em si.

Acontecia isso em TODA PARTE das mulefas... ¬¬
 
Re: Trilogia "Fronteiras do Universo" (Philip Pullman)

Ecthelion disse:
Meu conceito de livro chato é simples, é aquele que me faz perder a concentração ou que me impede de me concentrar naquilo que está escrito. Funciona mais ou menos assim, é o tipo de livro que eu acabo prestando mais atenção às notícias do jornal do que ao livro em si.

Acontecia isso em TODA PARTE das mulefas... ¬¬

Well, eu ainda acho que mostrar toda uma civilização inteiramente nova, com seus próprios costumes e modo de vida, totalmente diferente dos nossos, além da interessantíssima relação entre eles e a Mary — Atal é superior a um monte de personagens que eu já achei por aí — seja uma coisa que faça você se concentrar; mas aí é so minha opinião.
 
Re: Trilogia "Fronteiras do Universo" (Philip Pullman)

Antes de tudo, o conceito de "interessante" é variável. E interessante não quer dizer que "prenda a atenção". Existem milhares de coisas que são interessantíssimas visto de um ângulo e que são chatas. Isso que eu quis dizer com o "chato" acima. Ao meu ver vcs estão entrando numa neura que nunca existiu, afinal eu não disse que a parte era desimportante ou algo do gênero. :roll:
 
Re: Trilogia "Fronteiras do Universo" (Philip Pullman)

Bom, comentando alguns posts anteriores:

1 - Comentaram por que Lyra e Will não escolheram abrir e fechar as passagens para poderem se ver. Creio que haveria uma série de consequências se isso acontecesse. Primeiro tem os espectros, que surgiriam toda vez que eles abrissem. Sei que os anjos disseram naquela ocasião que dariam cabo dos que restaram, mas não é algo simples acabar com eles, tanto que até ocorreram batalhas entre eles e os fantasmas, se fosse algo simples, teriam acabado com os de Citagazze faz tempo. Os anjos tem mais o que fazer do que ficar caçando espectros em mundos diversos, e mesmo assim poderiam haver vítimas deles, o que significaria que gente morreria por causa dessa decisão.

2 - Ainda tem a questão da passagem dos mortos. Ela não foi mantida aberta de graça. Havia uma condição que era estimular as pessoas a estarem sempre em busca do conhecimento, não permanecendo na ignorância, a viverem suas vidas, pois era assim que o Pó perdido seria reposto. Eles deveriam se dedicar a isso, ao invés de ficarem se preocupando em ir de um mundo para o outro, o que causaria efeito contrário. E olhando mais a fundo, foi por uso errado da faca que Cittagazze sofreu todos aqueles problemas, e a faca ainda oferecia risco de levar outros mundos a destruição. O próprio Iorek fala sobre isso.

3 - Quanto ao pecado original, eu compreendi que ele não é algo que se escolhe. E vc só se dá conta dele depois que o prova. É como uma idéia original, uma revelação, uma incrível descoberta, que faz a pessoa abrir os olhos para algo que estava ali na sua frente, e ela nunca tinha percebido. E isso ocorre no momento em que a Lyra descobre que está amando.
Isso pode ocorrer mais de uma vez na vida de uma pessoa, algo demonstrado quando a Dra. Malone conta sobre sua vida, e é isso que estimula o Pó.
 
Re: Trilogia "Fronteiras do Universo" (Philip Pullman)

como assim , não é melhor que harry potter? =O
me desculpem mas este foi o melhor livro que já li.
supera eragon, senhor dos anéis, hp e nárnia.
nada se compara a fantasia e teia de complexidades que te envolvem nesse livro.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo