• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Momentos Marcantes da Literatura

Eriadan

Well-Known Member
Momentos, passagens, cenas literárias emocionantes, marcantes, inesquecíveis! Sempre há alguma que nos marca mais, que fica na memória, que faz rir ou chorar, ou sentir algo inexplicável. Qual(is) vcs destacariam?

Me veio a idéia deste tópico porque acabei de ler Vidas Secas, e a parte da morte de Baleia é foda mesmo, os olhos marejaram. :cry: Alguns atores têm uma habilidade incrível de emocionar profundamente, e Graciliano Ramos é um desses.


Perdão se já houver um fórum igual; só dei uma pesquisada rápida, na tora. :mrgreen:
 
Bom, teve o trecho que eu vivo comentando, de "Anjos e Demônios"(Dan Brown), que é o discurso do camerlengo Ventresca pra câmeras de TV dentro da Capela Sistina...


Demais do fodástica a cena....
 
Dracula: "Good Evening, I'm Dracula, and I bid you welcome!!" Sempre me arrepio quando leio isso!!:lol: :mrgreen:

No livro "O Retrato de Dorian Gray" tb tem um monte de momentos arrepiantes, geralmentes "conversas" do Lord Henry, que foi The Man!!

Quando Dante descreve o Inferno, é de longe a melhor parte do Livro!!

EDIT___ "conversas"
 
Última edição:
Tentem se concentrar mais em 'momentos' marcantes, e não 'frases' marcantes porque para o segundo já há um tópico aqui no Literatura, ok? =]
 
o DIÁLOGO ENTRE O MONGE TAKUAN E MUSASHI LOGO NO INÍCIO DO PRIMEIRO LIVRO QUANDO O TAKEZO TÁ PENDURADO LÁ NO PINHEIRO

O MOMENTO EM QUE A MULHER DO MÉDICO EM ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA CAI NO MEIO DA RUA DESESPERADA E SÓ O CACHORRO VEM CONSOLÁ-LA

A MORTE DE ELEANOR EM O ANDARILHO

O DISCURSO DE MÁRIO NOS PORTÕES DE ROMA ANTES DE SER ASSASSINADO EM O IMPERADOR

ALIÁS O IMPERADOR SÓ TEM MOMENTOS FODAS

ENFIM

HÁ INFINITOS MOMENTOS
 
Ana Lovejoy disse:
Tentem se concentrar mais em 'momentos' marcantes, e não 'frases' marcantes porque para o segundo já há um tópico aqui no Literatura, ok? =]

Bom a frase que eu coloquei foi para ilustrar um dos momentos que eu mais gosto no livro!!:hanhan:

:cerva:
 
Acho que a parte mais marcante da literatura para mim até o momento foi no livro de Bernard Cornwell - O Rei do Inverno, quando o 'capitão Saxão' entra na torre do Merlin com seus homens e abusa da jovem Níniel engravidando ela... muito foda :ahn?:... marcante
 
A loucura de Jonathan Strange em Jonathan Strange & Mr. Norrell. É nesse ponto em que você vê o personagem como se ele fosse uma pessoa real, você praticamente sente na pele a dor que o indivíduo está sentindo. Foi algo bem triste mas perfeitamente escrito. Bem foda.

Outra coisa bem "marcante" foi a viagem de Lyra e Will no mundo dos mortos em Fronteiras do Universo. Provavelmente a melhor coisa que eu já li. Pullman conseguiu traduzir o desespero e a dor para as letras melhor do que tudo o que eu já li. E o encontro de Lyra com Roger, e a história que ela conta, tiveram uma carga muito, mas muito forte sobre mim.
 
Vocês já leram "A Sangue Frio - Truman Capote"
é muito bom, conta a história do assasinato de 4 membros de uma familia no Kansas. Quando o Capote escreve sobre o 'assasinato', é de chorar ...
 
Em Harry Potter e o Enigma do Principe, quando Snape vem andando, joga Draco para o lado, aponta a varinha para Dumbleodore e diz friamente: "Avada Kedvara". A maneira repentina juntamente com a traiçao de Snape teve um grande impacto na minha opinião;
Em O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel, também gosto muito do que o Gandalf fala pro Frodo. Tá na minha assinatura.
 
"As manchetes diziam:
............................VITO CORLEONE BALEADO
..........................................(...)
..............TEME-SE SANGRENTA GUERRA ENTRE QUADRILHAS"

Essa parte me fez ter medo de o Don morrer, junto com a parte do assassinato do Solozzo e chefe de polícia, me fazem achar o livro melhor que o filme.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo