• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Ajuda com notebook velhíssimo

FURIA Da Rossa

Rank Configurável??
Olá srs,
Tenho aqui um notebook IBM com processador 486 + 16MB DRAM, HD 500MB, monitor de 10'', com Win95. No entanto, acho ele "bonzinho" porque é rapido pra desligar e tem teclado bom (qualidades que eu aprecio.)

No entanto, já como fazer upgrade nesse bixinho? Me disseram que não, mas, por se tratar de informática, os anos mudam as coisas.

É possivel colocar entradas usb nele?

Existe algum linux (sei que sou noob em linux, portanto não riam plz) mais funcional que esse win95 e ao mesmo tempo mais leve e facil de gerenciar?

Ou devo pegar isso e jogar no lixo mesmo? (ultima opção).

Obrigado para quem ajudar!
 
FURIA Da Rossa disse:
No entanto, já como fazer upgrade nesse bixinho? Me disseram que não, mas, por se tratar de informática, os anos mudam as coisas.

Não, você teria que mudar placa-mãe, ou seja, praticamente tudo. Isso, claro, se encaixasse no form factor do seu notebook. Vai ficar com seu 486 mess

FURIA Da Rossa disse:
É possivel colocar entradas usb nele?

Se encontrar uma placa USP pro seu notebook, pode ser, mas vai ter que garimpar

FURIA Da Rossa disse:
Existe algum linux (sei que sou noob em linux, portanto não riam plz) mais
funcional que esse win95 e ao mesmo tempo mais leve e facil de gerenciar?

O pessoal do pinguim vai esperniar mas a resposta básica é não. Os sistemas gráficos do Linux atualmente são mais pesados do que o Windows a não ser que você queira um gerenciador de janelas bem mais enxuto, o que não parece ser o caso, mesmo pq vc fala em facilidade de gerenciamento. Eu acho que o máximo que vc vai conseguir é mesmo deixar um windows95B, windows98 ou linux textos (no máximo um FluxBox ou AfterStep).

Também dá pra esquecer os OpenOffice da vida. Talvez um Office 95 ou 97 rode mazomenos.

FURIA Da Rossa disse:
Ou devo pegar isso e jogar no lixo mesmo? (ultima opção).

Se é de graça, guarde :dente:
 
Obrigado Deriel! Mas na verdade eu não estou interessado em recursos gráficos. É mais pra textos e aplicativos básicos, como word, excel, e talvez um "Maple" (conhece)?
É possivel trocar o HD? Dá pra pegar HD de pc de mesa e acoplar, mesmo que não caiba?

Sobre a USB, o que vc disse com garimpar? Fazer uma busca exaustiva atrás de uma?

Formfactor = dimensões?

última pergunta desta réplica: se vc tivesse um desse mas tivesse pena de passar pra frente, vc o usaria para que? (deixar guardado não é uma opção :P)
 
FURIA Da Rossa disse:
Obrigado Deriel! Mas na verdade eu não estou interessado em recursos gráficos. É mais pra textos e aplicativos básicos, como word, excel, e talvez um "Maple" (conhece)?

Quando eu falo em ambiente gráfico eu quero falar do "windows" ou do "kde", não de algo como o DOS ou shell (ambientes teXto). Pra teu uso eu acho melhor mesmo um Windows 95b/98 com Office 97. Acho que deve rodar, mas sei lá

FURIA Da Rossa disse:
É possivel trocar o HD? Dá pra pegar HD de pc de mesa e acoplar, mesmo que não caiba?

Eu sinceramente não sei. Sei que os HDD de notebook são menores e mais caros, e talvez a interface seja diferente. Eu duvido que seja possível facilmente

FURIA Da Rossa disse:
Sobre a USB, o que vc disse com garimpar? Fazer uma busca exaustiva atrás de uma?

É, ver se existia placa USB na época que seu notebook estava no mercado e tentar descolar uma

FURIA Da Rossa disse:
Formfactor = dimensões?

uhum

FURIA Da Rossa disse:
última pergunta desta réplica: se vc tivesse um desse mas tivesse pena de passar pra frente, vc o usaria para que? (deixar guardado não é uma opção :P)

Sinceramente? Jogos Antigos :joy:
 
Deriel disse:
É, ver se existia placa USB na época que seu notebook estava no mercado e tentar descolar uma

USB no notebook antigo? Só se tiver um adapatador USB-PCMCIA (e se o notebook tiver PCMCIA. Mas deve ter.). Claro que existem placas PCI com portas USB, e são baratinhas, mas você não vai poder por uma placa PCI no notebook.

De qualquer forma, o suporte a USB do Windows 95 não é muito bom. Vai ter que arranjar drivers.

Um PC com essa configuração pode virar um ótimo roteador, firewall, ou algo assim. Mas um notebook...
 
Nah, você não entendeu a nostalgia da coisa :g: Um computador velho, com DOS de verdade, rodando os jogos de verdade :joy:
 
Esses notes velhos têm três opções: ou guarda, ou vende, ou instala linux (se der).

O teu, Edrahil, até rola um linux, se você quiser. Mas, dependendo da distro, você vai ficar com pouco espaço em disco pra guardar coisas, p. ex. sua coleção de MP3.
 
FURIA Da Rossa disse:
Obrigado Deriel! Mas na verdade eu não estou interessado em recursos gráficos. É mais pra textos e aplicativos básicos, como word, excel, e talvez um "Maple" (conhece)?
É possivel trocar o HD? Dá pra pegar HD de pc de mesa e acoplar, mesmo que não caiba?
Socorro, mais um usando Maple... :blah:

Trocar o HD é possível. Não dá para usar um de desktop, pois são enormes e o conector é diferente. Hoje se encontram alguns HDs com preço até razoável.

O problema do seu notebook é memória. A IBM é extremamente complicada por usar alguns componentes que não tinham um formato muito comum, feitos para otimizar o espaço de seus equipamentos, mesmo em desktops. A quantidade de memória é muito pequena para rodar alguma coisa sem muito desconforto. Se você encontrar pentes de memória que sirvam, prepare-se para pagar um preço absurdo.

Existem sim distribuições para rodar em máquinas antigas, geralmente rodando kernel da série 2.4, inclusive. O ambiente gráfico não seria necessariamente uma pedreira, mas com certeza não seria baseado em Qt (KDE) ou GTK2 (GNOME, XFce, etc.). Mas isso não significa necessariamente que sejam difíceis de usar, talvez o TWM, FVWM, etc., que podem assumir até uma cara mais win-like. Uma busca mais detalhada em http://www.linux.org/ pode auxiliá-lo a encontrar uma que seja possível usar. Substitutos ao OpenOffice.org: Abiword, Gnumeric, SIAG, ...

Para os mais aventureiros, eu o usaria para brincar com o MenuetOS (http://www.menuetos.net/ ), que é um SO que cabe em um único disquete e, pelos screenshots, roda um DOSBox com Doom e Quake :obiggraz: Editar textos em máquinas com baixo processamento não é tão complicado, pode-se usar LaTeX, e o R no lugar do Maple.
 
OK, nmudando de assunto.

Erulasto disse:
Socorro, mais um usando Maple... :blah:

....

o R no lugar do Maple.

Bom, eu sempre gostei mais do Matlab, mas qual o problema do Maple?

E o R é para estatística, não matemática, que eu saiba.
 
Engano seu, aqui em Análise Numérica os professores estão substituindo o Scilab (que seria um substituto ao Matlab, e se não me engano é livre) pelo R. Ele tem muitos módulos que vão muito além de estatística. E muitos usam o Maple apenas para plotar gráficos, o que o R faz muito bem.

O meu problema com o Maple é ser proprietário, além de uma relação meio traumática com os professores de física na minha graduação que sempre encheram o saco com Maple... =]
 
Eö Calmcacil disse:
Esses notes velhos têm três opções: ou guarda, ou vende, ou instala linux (se der).

O teu, Edrahil, até rola um linux, se você quiser. Mas, dependendo da distro, você vai ficar com pouco espaço em disco pra guardar coisas, p. ex. sua coleção de MP3.
E já tem até o XP. E está rodando direitinho, sem dar pau.
 
Vishe Maria, complicaram minha cabecinha......
Sou velho (tenho 21 anos) mas infelizmente não consegui pegar a era do MS-DOS direitinho, de forma a aprender algo, quem usava se amarrava, e talvez ele se encaixe nas minhas necessidades. Quero um "computador" basicamente para textos, talvez uns aplicativos matemáticos, uma calculadora...

USB PCMCIA? Terei que pesquisar.

Sistema operacional que cabe em só um disquete?? Isso existe? Se sim, presta mesmo?

Como será um pc com poucos aplicativos, pouco HD e poucas coisas ocupando RAM, gostaria que pelo menos ele fosse rapido para inicializar e desligar. É possivel?

Por fim, dá pra montar uma "rede" entre esse lepitopitzinho e meu pc de mesa, este, para eu salvar os dados que ali estão, ou rola imcompatibilidade do win 95 com o xp daqui?

Valeu a todos.
 
FURIA Da Rossa disse:
Sistema operacional que cabe em só um disquete?? Isso existe? Se sim, presta mesmo?

Existe. Mas não é algo para usar no dia a dia, serve para emergências, para recuperar o sistema se der algum problema. Se bem que, hoje em dia, com leitores de CD em qualquer lugar, os live CDs são bem mais interessantes.

FURIA Da Rossa disse:
Como será um pc com poucos aplicativos, pouco HD e poucas coisas ocupando RAM, gostaria que pelo menos ele fosse rapido para inicializar e desligar. É possivel?

Também não queira demais... Claro que o windows 95 é mais rápido para carregar que outros SOs mais novos, mas o computador é antigo e também não ajuda.

FURIA Da Rossa disse:
Por fim, dá pra montar uma "rede" entre esse lepitopitzinho e meu pc de mesa, este, para eu salvar os dados que ali estão, ou rola imcompatibilidade do win 95 com o xp daqui?

Dá, se o laptop tiver um adaptador de rede. (Provavelmente vai precisar de uma placa de rede PCMCIA.) E o Windows 95 se comunica com o XP sem problemas.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo