• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Como começar???

Asca

Usuário
Pessoal... esses dias consegui os Livros q me restavam (lançados o Brasil), como começo a lêlos?

Tem alguma ordem q ficaria melhor?

tipo:

1º - As Aventuras de Tom...
2º - O Hobbit...
3º - SDA..
4º - Contos Inacabados...
5º - Mestre Gil..

e assim vai...

Abraços!
 
Cada um vai te aconselhar uma maneira diferente.

Eu iria de Hobbit > SdA > Silmarillion > Contos Inacabados

O Mestre Gil e o Roverandon podem entrar em qq lugar aí a sua vontade.

Eu começaria pelo Hobbit por dois motivos:

1o - Ele foi o primeiro livro publicado logo se vc tivesse vivo na época seria o normal de ler 1o. Por isso o Hobbit não contém nenhum spoiler dos outros livros. Ele é ainda um preview doq vc vai encontrar na frente. É o mais divertido de se ler dos livros de Tolkien mas vc já tem contato com a linguagem detalhista. No entanto, se vc gostar do livro vc não vai desistir no começo de SdA q por ser chatinho faz muita gente não querer encarar as outras 1000 páginas que vem pela frente.

2o - Se vc ler SdA 1o vc já saberá oq acontece em O Hobbit e se vc ler o Silmarillion primeiro, além de ser loucura total e ficar totalmente perdido vc já saberá oq acontece em O Hobbit e em SdA.
 
Eu concordo com o Fingolfin. É melhor começar pelo Hobbit, depois SdA, em seguida o Silmarillion e fechar com Contos Inacabados.
Eu pessoalmente fiz uma confusão, li o SdA:SA depois SdA:DT, pulei para Contos Inacabado, voltei para SdA:RR, fui para o Silmarillion e fechei com o Hobbit. E confesso que me perdi todo, só fui compreender as coisas direito quando reli tudo na ordem certa.
Abraço
 
Eu concordo com os dois, mas depois que vc ler o Silma e os CI, volte a ler Senhor dos Anéis, a diferença vai ser grande:joinha:
 
Eu tenho uma lista aqui da ordem de leitura correta das obras do Professor. Parece meio confusa, mas pra quem tem todos os livros, fica interessante!

Se não me engano, foi feita por alguém aqui da Valinor mesmo, mas como eu recebi por e-mail através de terceiros, não sei dizer quem foi que fez.

Aí vai:

autor desconhecido disse:
Ordem de leitura das Obras de Tolkien

- Todo o "Ainulindalë"
- Todo o "Valaquenta"
- "Quenta Silmarillion" até antes do capítulo "Túrin Turambar"
- Ler o segundo capítulo da primeira parte dos "Contos Inacabados" ("Narn i hîn Húrin" - "A História dos
Filhos de Húrin")
- Prosseguir com a leitura do "Quenta Silmarillion" até antes do capítulo "De Tuor e da Queda de Gondolin"
- Ler o primeiro capítulo da primeira parte dos Contos Inacabados ("De Tuor e de sua chegada a Gondolin")
- Prosseguir com a leitura do "Quenta Silmarillion" até o fim (Queda de Morgoth)
- Ler toda a segunda parte dos Contos Inacabados (Númenor, geografia, linhagem de Elros e a história de
Aldarion e Erendis)
- Ler o "Akallabêth" (Queda de Númenor) até o fim.
- Ler a "História de Galadriel e Celeborn" nos Contos Inacabados
- Ler "Dos Anéis do Poder e da Terceira Era" até a queda de Sauron até a penúltima página.
- Ler o "Desastre dos Campos de Lis" dos Contos Inacabados
- Ler, nos apêndices do SdA, em "Anais dos Reis e Governantes", até o Mordomo Cirion, de Gondor.
- Ler o capítulo "De Cirion e Eorl", nos CI.
- Prosseguir nos apêndices a leitura sobre os Mordomos de Gondor até Denethor II.
- Ler, nos apêndices, sobre a linhagem de Durin até antes da Guerra do Anel.
- Ler, nos apêndices, sobre os reis da terra dos cavaleiros, até o rei Thengel
- Ler "A Procura de Erebor", na terceira parte dos Contos Inacabados
- Ler "O Hobbit" todo
- Ler os apêndices dos "Contos Inacabados" (Drúedain, Istari e Palantíri)
- Ler "A Sociedade [Irmandade] do Anel"
- Ler "As Duas Torres" até o encontro dos Três Caçadores com Éomer.
- Ler "A Batalha dos Vaus do Isen", no Contos Inacabados
- Prosseguir com a leitura de "As Duas Torres"
- Ler o "Retorno do Rei"
- Ler a última página de "Dos Anéis do Poder e da Terceira Era", no Silmarillion.
 
Wow. 8-O
Algum dia eu ainda vou reler tudo nessa ordem.
Só notei um erro: você nunca lê sobre os regentes (mordomos) de Gondor além de Denethor II nem nunca lê sobre os Reis de Rohan além de Thengel.
 
Brigadita, Snaga :mrgreen:

Quando comprar o CI vou ler nessa ordem. Ou ler o contos primeiro, sei lá. Mas um dia com certeza leio nessa ordem.:mrgreen:
 
Eu fiz errado e aconselho que vc não o faça...:D

Leia O Hobbit, depois o Silmarillion, os 3 SdA, Contos Inacabados e por ultimo os demais...lembrando que apos os 3SdA seria aconselhavel vc ler as cartas que agora já estão em portugues.


ate mais...
 
Mas cuidado ao ler o Silmarillion: a última parte "Dos Anéis do Poder e da Terceira Era" contém spoilers sobre o Hobbit e SdA. Por isso eu acho melhor ler primeiro SdA e depois o Silma (ou seguir a ordem postada pel Snaga)
 
*Ceinwyn* disse:
Brigadita, Snaga :mrgreen:
Não tem de que!!! :mrgreen:

Imadofus disse:
Só notei um erro: você nunca lê sobre os regentes (mordomos) de Gondor além de Denethor II nem nunca lê sobre os Reis de Rohan além de Thengel.
Além de alguns apêndices, como você mesmo disse, ficam de fora Mestre Gil de Han e As Aventuras de Tom Bombadil. Mas acho que esses contam histórias meio que independentes, certo?! :think:
 
Olha, pra quem nunca leu um livro do Tolkien, eu acho a ordem que o Fingol postou a ideal. E foi a ordem que eu li pela primeira vez também.
A ordem que o Snaga postou pode ser interessante para quem já leu todos os livros postados por ele, ao menos uma vez. Senão pode deixar neguinho louco.
 
..:Elessar disse:
Concordo Panda...o cara pode ficar louco com tanto pula pula de livros.


ate mais...
Não só pula-pula de livros, mas o fato de a leitura do Silma e principalmente do Contos serem mais complexas (o Contos é cheio de notas, etc), acho que pode confundir muito a cabeça de um novato, e até desanimá-lo.
Aí está a vantagem de se começar pelo Hobbit, que tem uma leitura mais leve e já vai preparando o leitor pro SdA.
 
Snaga disse:
Eu tenho uma lista aqui da ordem de leitura correta das obras do Professor. Parece meio confusa, mas pra quem tem todos os livros, fica interessante!

Se não me engano, foi feita por alguém aqui da Valinor mesmo, mas como eu recebi por e-mail através de terceiros, não sei dizer quem foi que fez.

Aí vai:


Eu não entendi bem... esses capítulos estão relacionados a quais livros? O Sima e o CI??
 
.{Ascagalad}. disse:
Eu não entendi bem... esses capítulos estão relacionados a quais livros? O Sima e o CI??
Silma, CI, Hobbit e SdA.
Por isso pode (e vai) confundir um novato. O melhor a fazer é pegar um livro e Lê-lo todo. Mas sugiro não começar pelo Silma nem CI. Faça com o Hobbit ou SdA, de preferência começando com Hobbit.
 
VLWS!
Pode deixar Panda.. que eu vo le 1º o Hobbit msm... me confudi todim soh com os capítulos... eheheh
 
Pandatur disse:
Olha, pra quem nunca leu um livro do Tolkien, eu acho a ordem que o Fingol postou a ideal. E foi a ordem que eu li pela primeira vez também.
A ordem que o Snaga postou pode ser interessante para quem já leu todos os livros postados por ele, ao menos uma vez. Senão pode deixar neguinho louco.
É, você tem razão, Panda. Se ler O Silmarillion sozinho já confunde bastante, devido a enorme quantidade de personagens, imagine ler todos os livro de uma só vez!!! 8-O Além disso, teria muitas datas, e nomes de lugares pra guardar.

Bom, Ascagalad, é melhor seguir mesmo a ordem que o Fingolfin postou, e, só depois de tudo lido, ler na "ordem cronológica dos acontecimentos"! :)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo