• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tolkien maçôn?

Ô praga de Dan Brown. Além das pessoas confundirem a ficção furreba dele com "realidade" ainda gerou essa piração com a maçonaria ("todo mundo que teve alguma importância foi maçom").

Não, Tolkien não foi maçom. E, por favor, a Igreja Católica condena a maçonaria, portanto você não pode ser católico e maçom, você, por mais que se diga católico e maçom, não é católico. Quem dita as regras de quem é ou não católico não é a própria pessoa, é a Igreja Católica.

Vamos diminuir o grau de paranóia e teoria da conspiração, gente.
 
Elrohir Tinúviel disse:
Uma coisa não impede à outra, mas Tolkien tinha grande "admiração" pelas mulheres, como Galadriel, ou Nossa Senhora...

E aí entra o "Sagrado Feminino" como dito no Código DaVinci? ^^

Realmente...Teoria da Conspiração demais...

Mas que existem católicos maçons, ah, isso existem! ^^
 
Malgalad disse:
Mas que existem católicos maçons, ah, isso existem!

Não =] Existe maçons que se afirmam católicos (o que é completamente diferente). Se afirmar católico não quer dizer que você o seja.
 
Deriel disse:
Não =] Existe maçons que se afirmam católicos (o que é completamente diferente). Se afirmar católico não quer dizer que você o seja.

Certo, certo... pra mim é assim...a pessoa comunga, se confessa, faz tudo direitinho, então é católica! :mrgreen: Simples meu modo de ver as coisas, não!?

Ah é... e quem não gosta de uma boa Teoria da Conspiração?:lol:
 
Malgalad disse:
Certo, certo... pra mim é assim...a pessoa comunga, se confessa, faz tudo direitinho, então é católica! :mrgreen:

Nada, ela tá excomungada e em pecado mortal 8-O Ela vai diretinho pro inferno por fazer essas coisas sendo maçom.
 
Deriel disse:
Nada, ela tá excomungada e em pecado mortal 8-O Ela vai diretinho pro inferno por fazer essas coisas sendo maçom.

Sério? 8-O Putz...to ferrado!
Mas uma vez me falaram que todos os meus ídolos estão lá no inferno... ó...eu sempre quis conhecê-los :lol:

Quero ver o que um padre faria se eu chegasse apra ele e falasse "Padre, eu sou maçon!"

Mas...pecado mortal... uma vez minha ex-catequista me falou que a masturbação é pecado mortal...:think: se tudo caminhasse desse jeito... o inferno ia estar agora pior que quadra de escola de samba campeã...

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
 
Masturbação não é mais pecado mortal. Você pode... ahn... usufruir da mesma se for para evitar um pecado maior :lol:
 
Nossa, ainda bem! Pensei até que minha alma já tava perdida! :lol:

...Deriel, você já foi coroinha, ou algo do tipo? Tá informado sobre as regras católicas, hein...:lol::lol::lol:
 
É verdade, quem não gosta da teoria da conspiração? :lol: Só o filme, já vi três vezes para me inspirar :lol: .E acho que católico é aqueles que seguem as leis dessa religião, e vivem conforme ela, e o Deriel deixou muita gente com a conciência menos pesada agora :mrgreen: .Namárië.
 
De acordo com as regras da Igreja, batismo, 1ª comunhão, crisma, etc..eu seria católica, mas como eu ja disse lá no tópico do Dan Brown & Scooby Doo...não permito que uma instituição controle meus atos e minha concepção de mundo.

Eu acredito em uma força maior, seja Deus, Buda, Alá... anyway acho que a "bondade" ou "maldade" das pessoas é medidas pelas suas atitudes diante de si e de outras pessoas.
 
*ALMIË* disse:
De acordo com as regras da Igreja, batismo, 1ª comunhão, crisma, etc..eu seria católica, mas como eu ja disse lá no tópico do Dan Brown & Scooby Doo...não permito que uma instituição controle meus atos e minha concepção de mundo.

Eu acredito em uma força maior, seja Deus, Buda, Alá... anyway acho que a "bondade" ou "maldade" das pessoas é medidas pelas suas atitudes diante de si e de outras pessoas.
Concordo, por essas concepções, também seria católico, porém acabei meio que me desiludindo com a igreja, por ela se contradizer, se nem ela mesma segue seus fundamentos, porque outros devem seguir?Não parece algo concreto e sólido...mas o problema é que a maioria das pessoas sente necessidade de se apoiar em algo, quem nunca falou "meu deus", ou coisas do tipo, mesmo não estando certo disso, todos em volta falam disso, e dessa forma, por isso, somos levados a pensar dessa forma, e aqueles que se dizem ateus, são vistos até mesmo com indiferença :tsc:
 
Acho que a maioria das pessoas hoje em dia pensam desse modo, de que a igreja não deve controla-las e acho que esse é um dos fatos da igreja ter decaído tanto nos últimos séculos...

Eu também poderia ser considerado um católico por ter batismo, 1ª comunhão, etc... mas não me vejo tão ligado a religião...

Elrohir Tinúviel disse:
(...)porém acabei meio que me desiludindo com a igreja, por ela se contradizer, se nem ela mesma segue seus fundamentos(...´

:yep: uhummm, para mim uma das coisas que afastou a igreja das pessoas nos dias de hoje foi isso mesmo, a igreja muitas vezes não segue os fundamentos criados por ela mesma...
 
Tolkien estudou muita coisa no sentido de mitologia, talvez tenha "esbarrado" em alguma coisa "esotérica", não que ele acreditasse, mas talvez ele tenha só aproveitado, como dito ele era católico d+ para isso, embora eu creia q Tolkien era um católico muito racional, n era o tipo de pessoa que acusaria alguem de heresia ou satanismo.

Em alguma lugar eu ouvi dizer que um dos membros dos Inklings (Ou era daquele clube anterior com um nome mais complicado que não lembro agora, mas que itnha algo ahver ocm Devotos da Autoindulgencia) era membro da Ordem Hermética da Aurora Dourada, oq poderia introduzir um numero limitado de elemntos nesse sentido na cabeça de tolkien, que como eu falei antes poderia ter aproveitado a ideia mais tarde, não considerando aquilo verdade.

Sobre o Código, aqui n é o melhor lugar para discutir isso mas oq eu ouvi falar é q o Priorado era uma organização feita por uns surrealistas (o surrealismo pretende mudar as bases da sociedade ou algo similar) e q o lider já confirmou que embora tivesse ele próprio se ligado a varias casas reais europeias ele nunca dissen ada sobre Jesus Cristo.

Existem textos tão antigos quanto os q atualmente estão na biblia, proibidos pela igreja e chamados de apócrifos que insinuam que Maria Madalena tinha uma relação com Cristo maior do q a maioria considera, existem estipulações sobre a ideia de casamento também, mas baseadas em um famoso fragmento de uma apócrifo encontrado do egito que fala sobre Jesus beijando Maria Madalena, só que formigascomeram a pagina bem na parte que diria onde ele a beijou, pelo espaço e o tamanho das letras poderia ter sido na boca mas nada garante isso, e mesm oum beijo na boca poderia indicar para a teoria que diz q Maria Madalena tinha algum conehcimento especial dado por Jesus ou que o entendia melhor que os outros.
 
A unica coisa que preciso falar sobre esse tópico eh que ele eh uma ...



nunca que Tolkien seguiria uma religião a fundo pois o que ele editor pode-se levar como uma.
 
lomendil disse:
A unica coisa que preciso falar sobre esse tópico eh que ele eh uma ...



nunca que Tolkien seguiria uma religião a fundo pois o que ele editor pode-se levar como uma.

Se acha que o tópico é uma merda, não poste nele.

Tolkien levou uma religião à fundo sim: o catolicismo. O professor era católico fervoroso, foi criado por um padre durante alguns anos de sua vida, inclusive. Sabe-se até que ele não deu uma entrevista até "exorcisar" o gravador de voz com um pai nosso em latim, e isso demonstra mais que a aversão por tecnologia, é a religião levada muito a sério.

Se você leu o tópico, notará que esse é o principal argumento contra a hipótese de um Tolkiem maçom. Por levar tão a sério o catolicismo, ele não poderia ser maçom.

Recomendo que lheia uma biografia de Tolkien, a enciclopédia Valinor tem uma muito boa.
 
Iomendil, baixa a bola. Não começa a atrapalhar as discussões ou o bicho vai pegar.

:uhum:
 
Pereldar disse:
Tolkien estudou muita coisa no sentido de mitologia, talvez tenha "esbarrado" em alguma coisa "esotérica", não que ele acreditasse, mas talvez ele tenha só aproveitado, como dito ele era católico d+ para isso, embora eu creia q Tolkien era um católico muito racional, n era o tipo de pessoa que acusaria alguem de heresia ou satanismo.

Em alguma lugar eu ouvi dizer que um dos membros dos Inklings (Ou era daquele clube anterior com um nome mais complicado que não lembro agora, mas que itnha algo ahver ocm Devotos da Autoindulgencia) era membro da Ordem Hermética da Aurora Dourada, oq poderia introduzir um numero limitado de elemntos nesse sentido na cabeça de tolkien, que como eu falei antes poderia ter aproveitado a ideia mais tarde, não considerando aquilo verdade.

Sobre o Código, aqui n é o melhor lugar para discutir isso mas oq eu ouvi falar é q o Priorado era uma organização feita por uns surrealistas (o surrealismo pretende mudar as bases da sociedade ou algo similar) e q o lider já confirmou que embora tivesse ele próprio se ligado a varias casas reais europeias ele nunca dissen ada sobre Jesus Cristo.

Existem textos tão antigos quanto os q atualmente estão na biblia, proibidos pela igreja e chamados de apócrifos que insinuam que Maria Madalena tinha uma relação com Cristo maior do q a maioria considera, existem estipulações sobre a ideia de casamento também, mas baseadas em um famoso fragmento de uma apócrifo encontrado do egito que fala sobre Jesus beijando Maria Madalena, só que formigascomeram a pagina bem na parte que diria onde ele a beijou, pelo espaço e o tamanho das letras poderia ter sido na boca mas nada garante isso, e mesm oum beijo na boca poderia indicar para a teoria que diz q Maria Madalena tinha algum conehcimento especial dado por Jesus ou que o entendia melhor que os outros.
Concordo, uma pessoa muito racional, e nunca acusaria alguém assim do nada de satanismo e paganismo, e por isso mesmo, seja contra a coisas como a inquisição, e aí estaria mais um motivo para ele ser maçon ou qualquer coisa do tipo, que mesmo cristão, esteja "desconfiado" para com a igreja, entenderam? receio que esteja meio confuso...
 
Bom, eu acredito que Tolkien nao era maçon, pois como catolico TAO fervoroso, nunca entraria na maçonaria, pois como acredito que todos saibam, a igreja catolica sempre disse que o catolico que fosse maçon estaria em pecado mortal, porem, eh inegavel que existem algumas referencias a simbolos maçonicos, mas como disse a Finduilas, os simbolos maçonicos nao sao soh maçoniocos, tb estao presentes em varias outras culturas, como a nordica, que foi a principal base para a obra de Tolkien, entao esses tipos de semelhanças e citaçoes comuns entre a maçonaria e o SdA, sao inevitaveis, porem acho que o fato de haver coisas sobre a maçonaria ou nao na obra de Tolkien, nao muda em nada sua importancia ou conteudo.
 
lomendil disse:
ele era catolico pois na epoca quem naum era?
Se eu não me engano, na época já havia a "tentativa" da reforma protestante, portanto, acredito que ele já poderia "optar", tanto que ele apenas se torna realmente católico, deposi da morte da mãe.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo