• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

orcs

Hehe, essa é uma boa pergunta: acho que, por terem sido corrompidos, eles perderam a imortalidade... mas o que não consegui entender foi o seguinte:
Se os orcs são elfos corrompidos, por que diabos eles nascem da terra?!?!(Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel - Filme 1 - lá pro final, quando o uruk é criado e da pra ver que vários outros orcs estão definitivamente "nascendo da terra")
 
Vamos com calma aqui.

Orcs não são elfos corrompidos. Essa versão do silma é antiga e foi descartada (internamente a obra se diz que os elfos acreditavam nessa origemm do Orcs, mas eles não estavam totalmente certos).

Tolkien não definiu uma origem certa dos Orcs, mas deixou claro em textos posteriores que orcs não são elfos corrompidos. Tem um bom número de tópico interessantes sobre isso.
Tolkien afirma também que os orcs são mortais, e que não deviam ter uma vida muito longa (até porque não viviam em ambientes muito pacíficos e saudáveis). E eles se reproduzem e nascem da mesma forma que homens e elfos.
Se os orcs são elfos corrompidos, por que diabos eles nascem da terra?!?!(Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel - Filme 1 - lá pro final, quando o uruk é criado e da pra ver que vários outros orcs estão definitivamente "nascendo da terra")
Isso pura "viagem" de PJ. Foi uma forma dele representar a formação do exército de Uruks de Saruman, mas não condiz com o livro.
 
É meio cômico imaginar orcs procriando, pois acredito que uma fêmea orc é igual a um orc macho. Mas se os orcs não são, pelo menos nas origens, elfos corrompidos eles teriam origem onde?

Vlw...
 
O próprio Tolkien mudou de opnião para a origem certa do orcs, no inicío ele acreditava serrem elfos corrompidos, como aqui já foi dito, porém depois ele não gostou da explicação, como Eru deixaria as suas mais amadas criações serem torturadas de tal forma?E aproveitando, e criando uma nova versão e assim explicando porque os orcs não são imortais, já que decenderam dos elfos, ele começa a dizer que orcs são na verdade humanos.:cerva:
 
Orcs, supõe-se, são misturas.
Elfos + bestas (animais alterados por Morgoth) e posteriormente os humanos foram usados, mas há muitos complicantes.

Para detalhes leia esse texto, que faz parte do HoME X.
 
Mas cruzamento entre seres de espécies diferentes gera descendente inférteis né? Eu sei que esse caso não se aplica a homens e elfos(acho que por uma questão óbvia, já que praticamente o que muda de um pra outro é o fëa) mas isso se aplicaria a homens e orcs? ou elfos e orcs?
 
Entre homens e orcs certamente não, temos exemplo de que isso era possível. Com elfos, por extensão, devia ser, também. A provável explicação para isso é que os orcs tiveram origem, de certa forma, em elfos e homens, e ainda guardavam semelhanças físicas muitos grandes. As diferenças realmente importante não deviam ser as físicas.
 
Teoricamente sim, mas internamente podemos dizer que Melkor devia possuir meios de driblar essa limitação.
Externamente podemos dizer que Tolkien não se preocupava tanto com as leis da genética.

Eis um trecho do texto que eu pus o link acima, no HoME X
Permanece, portanto, terrivelmente possível que houvesse uma linhagem élfica nos orcs. Estes podem então ter sido cruzados com feras [estéreis!] – e posteriormente homens. Seu tempo de vida seria diminuído. E morrendo eles iriam para Mandos e mantidos aprisionados até o Fim.
Ele cogita justamente essa possibilidade que eu considero a mais plausível.
 
Maglor disse:
A provável explicação para isso é que os orcs tiveram origem, de certa forma, em elfos e homens, e ainda guardavam semelhanças físicas muitos grandes. As diferenças realmente importante não deviam ser as físicas.

Eu não entendo, porque que necessariamente os Orcs deveriam surgir e homens ou elfos? Já que Aulë fez os anões do nada, e só depois ilúvatar lhes deu a chama imperecível. Será que no caso dos orcs não seria o mesmo? só que nesse caso Eru não deu a eles um fëa.
 
É mesmo, Eru não daria espírito aos orcs como deu aos anões. Mas eu nem acho que seja esse o caso. Acho que Melkor, inicialmente, antes de querer servos ou uma infantaria, queria é mostrar o tamanho do seu desprezo pela obra de Eru. Se ele não poderia criar coisas ele próprio, então ele iria, pelo menos, arruinar o que já estava feito. Coisa de auto-afirmação mesmo, vontade de escarnecer e destruir para mostrar como ele poderia ser poderoso também.
 
Mas então ele deveria ficar meio confuso :lol: Queria destruir todas as criações de Eru, e ao mesmo tempo, tinha de usa-las para poder começar a destruir as mesmas....Mais loco do que ele somente os orcs, que ajudavam a dstruir o que de certa forma, eles também dependiam...
 
Maglor disse:
É mesmo, Eru não daria espírito aos orcs como deu aos anões. Mas eu nem acho que seja esse o caso. Acho que Melkor, inicialmente, antes de querer servos ou uma infantaria, queria é mostrar o tamanho do seu desprezo pela obra de Eru. Se ele não poderia criar coisas ele próprio, então ele iria, pelo menos, arruinar o que já estava feito. Coisa de auto-afirmação mesmo, vontade de escarnecer e destruir para mostrar como ele poderia ser poderoso também.

Até porque, se Melkor só criasse os orcs, eles não teriam vontade própria. O que iria atrapalhar bastante em grandes momentos de guerra ou em missões mais complexas...
 
Dr. Estranho disse:
Até porque, se Melkor só criasse os orcs, eles não teriam vontade própria. O que iria atrapalhar bastante em grandes momentos de guerra ou em missões mais complexas...

Talvez ficasse até mais fácil, já que os orcs sempre estariam "em contato" com o seu mestre, só fazendo aquilo que ele mandasse ou quisesse. Acho essa questão meio difícil., já que não se sabe exatamente o que significava os Orcs não terem um fëa, e qual o grau da conexãoentre criador e criatura.
 
Olá! No Silmarillion está escrito que os primeiros orcs foram feitos a partir daqueles elfos que Melkor apanhou, antes que Oromë os encontrasse. Essa é a historia dos orcs da Primeira Era. Na Segunda, Sauron deve ter chamado aqueles que sobreviveram e aumentou sua espécie. Na última era surgiu os Uruk-hai, que Saruman fez misturando orcs e homens. Há um texto completo sobre os orcs na Valinor. É bem explivativo.
 
Elring disse:
Olá! No Silmarillion está escrito que os primeiros orcs foram feitos a partir daqueles elfos que Melkor apanhou, antes que Oromë os encontrasse. Essa é a historia dos orcs da Primeira Era. Na Segunda, Sauron deve ter chamado aqueles que sobreviveram e aumentou sua espécie. Na última era surgiu os Uruk-hai, que Saruman fez misturando orcs e homens. Há um texto completo sobre os orcs na Valinor. É bem explivativo.

Sim e nisso o Silmarillion tá errado. Esse é o dedo do Christopher Tolkien na obra do pai que não pretendia dar aos orcs esta origem élfica.

No texto Orcs na Valinor que vc cita inclusive vc pode ver isso.
 
Verdade. Muita coisa o próprio Tolkien não quis responder como se os orcs estrupavam ou não suas vítimas, mesmo sendo descritos como criaturas cruéis capazes de atos abomináveis. De algum lugar, dentro da mitologia criada pelo Mestre, os orcs saíram. Agora de onde? Não sei dizer.
 
Orcs, sem fëa não seriam tão ruins assim, é só pegar o exemplo dos Mûmakil e dos Trolls (esqueçam Tom, Bert e Bill). Eles eram animais (e portanto não tinham fëa) e ainda assim serviam na guerra. Os Anões também seriam assim se Eru não tivesse dado fëa a eles.

Mas, qualquer um que tenha lido as Obras de Tolkien sabe que Orcs não eram animais, eles eram inteligentes. Então eles tinham que ter fëa. Mas o único que pode dar fëa a um ser é Eru, e ele obviamente não iria fazer isso. Então, a única explicação é que Melkor tenha capturado elfos (e posteriormente homens) e forçado eles a cruzar com suas bestas, criando monstros a seu serviço e com fëa, ou seja, com vontade própria.
 
Mas Tolkien tb já disse q os orcs não tem fëa. Oq não tem nada a ver com inteligencia ou capacidade de raciocínio mas sim a liberdade de seguir o caminho q quisessem.

Oq caracteriza a ausencia de fëa nesse caso é a incapacidade de se haver um orc bom. Eles eram fruto da maldade de Melkor e por isso só podiam seguir o caminho da maldade. Seja por medo ou por oq for mas a vontade que guiava as decisões dos orcs estavam intrícitas no desejo inicial de seu criador.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo