• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Segredo de Brokeback Mountain (Brokeback Mountain, 2005)

***************SPOILER***************

Sobre as duas questões, acho que o filme te dá liberdade de pensar o que quiser, sem querer te dar verdades absolutas.

Mas pra mim, o Jack foi assassinado sim. Primeiro pela reação da mulher dele ao telefone (aliás uma cena bem foda), pela maneira com que ela fala com o Ennis. Segundo, o Jack havia sim levado um cara pra morar com ele, o que seria uma vergonha pra ex-mulher e pro pai dela, enfim, pra vida social. E o pai dela já não gostava dele. Por esses elementos, eu acredito que ele tenha sido morto.

Já a frase "eu prometo..." também é aberta. Ele pode ter dito uma coisa que nunca disse ao Jack quando vivo, que era prometer viver com ele, ou prometer qualquer outra coisa. Seria uma espécie de arrependimento de nunca ter tentado ou demonstrado qualquer traço de tentativa de ficar com ele. Ou prometer mesmo nunca esquecê-lo, já que do lado do cabide havia a foto da montanha.
 
eu ainda não assisti filme, mas mesmo assim acho que não se deve basear pela reação da atriz no filme, pois isso foi escrito pelos roteiristas devemos nos basear pelo que está no conto se quisermos saber a verdade. eu tenho ele em pdf se alguém quiser mas ta em english!
 
Tisf disse:
***************SPOILER***************

Sobre as duas questões, acho que o filme te dá liberdade de pensar o que quiser, sem querer te dar verdades absolutas.

Mas pra mim, o Jack foi assassinado sim. Primeiro pela reação da mulher dele ao telefone (aliás uma cena bem foda), pela maneira com que ela fala com o Ennis. Segundo, o Jack havia sim levado um cara pra morar com ele, o que seria uma vergonha pra ex-mulher e pro pai dela, enfim, pra vida social. E o pai dela já não gostava dele. Por esses elementos, eu acredito que ele tenha sido morto.

Já a frase "eu prometo..." também é aberta. Ele pode ter dito uma coisa que nunca disse ao Jack quando vivo, que era prometer viver com ele, ou prometer qualquer outra coisa. Seria uma espécie de arrependimento de nunca ter tentado ou demonstrado qualquer traço de tentativa de ficar com ele. Ou prometer mesmo nunca esquecê-lo, já que do lado do cabide havia a foto da montanha.
Entendi o filme exatamente como vc Tisf...
E tbm não acho que a cena do assacinato tenha cio um flashbeck, pq se eu não me engano eu vi a cara do ator que fazia o Jack...
Mas agora entender como se aquilo fosse uma suposição ou analogia do Ennis ao ocorrido com o outro cara, é plausível... Mas prefio estou mais propenso a crer no assacinato...
 
no fim das contas não faz diferença nenhuma, pois ngm foi responsabilisado e o ennis continuou na mesma, outrro sentido do filme é que a gente só valoriza qdo perde!!!
 
.:THORIN OAKSHIELD:. disse:
eu ainda não assisti filme, mas mesmo assim acho que não se deve basear pela reação da atriz no filme, pois isso foi escrito pelos roteiristas
:ahn?:

Tipo, minha opinião é em cima da personagem que eu estou vendo no filme. Esse é o mérito de ser uma adaptação.

E você é doido Thorin! Fica lendo o tópico, quando for ver o filme já sabe tudo o que acontece :lol:
 
bom digamos que qdo eu gosto de um filme eu procuro saber tudo sobre ele, eu já li e assisti tudo que tinha pra ver de brokeback, só falta o filme lol. mas qto a adaptação eu sei como funciona só que eu acho que se queremos a verdade temos que buscar no que foi escrito a não que queremos a verdade do filme que pode ser mto diferente ou imaginada
 
Aceito muito bem a hipótese de Jack ter sido assassinado, mas a possibilidade de existir ambigüidade na cena é super válida... Ennis vivia assombrado pela imagem que seu pai lhe mostrou quando criança, assim nada mais natural que sua paranóia tenha levado sua imaginação a visualizar aquela morte pro Jack.

Anyway, embora não tenha achado o filme tão extraordinário assim, é impossível não se admirar com a sensibilidade com que foi filmado. Os detalhes são os elementos que falam mais alto. Os personagens não precisam explicar o que estão sentindo, isso nós já percebemos pela maneira que eles olham e falam. As emoções se manifestam em cada frases e gestos - e às vezes até no silêncio; não estão explícitas, o filme simplesmente as põe à disposição e força o espectador a pescá-las. O trabalho acaba não sendo difícil graças ao tato extraordinariamente competente do Ang Lee, mas ainda assim requer sensibilidade e compaixão por parte da gente.

SPOILER

A cena que particulamente achei mais comovente é a final, quando a filha de Ennis o avisa do seu casamento. O pai fica a maior parte do tempo calado, enquanto a gente pensa o que se passa pela sua cabeça. Talvez o arrependimento de não ter feito o mesmo com Jack, talvez um pouco de inveja por não ter tido a liberdade que sua filha e a maior parte da sociedade tem, talvez felicidade pelo destino da filha estar tomando um rumo completamente diferente do seu, talvez um pouco de tudo. Um turbilhão de sentimentos que reflete na nossa cabeça, o que é repetido constantemente ao longo do filme. Coisa bacana de encontrar, bem cool.
 
Eu gostei mais do filme que ele não fala, e sim deixa agente subentender e se comover com ele... As partes da esposa do Ennis, são as melhores pra mim, pq ela não diz nada mas nós consguimos "pescar" (:lol:) o que ela sentee o que passa pela cabeça dela.
 
SPOILER



O final do filme é notável por revelar tanto a partir de tão pouca informação verbal. Confesso que não me emocionei no cinema, mas à medida que fui processando as informações que o filme sutilmente passa e buscando em fóruns de discussão respostas paras as várias dúvidas que fui tendo, fui enfim perceber a dimensão da tragédia de Ennis.
Na minha opinião, Jack foi realmente assassinado, embora não ache que a mulher dele estivesse envolvida nisso (seria muita crueldade da parte dela).
O filme aliás me parece bastante fiel ao conto original, segundo os trechos que postaram aqui. Em ambos há ambigüidade quanto à forma em que Jack realmente morreu, pois é impossível afirmar se aquilo ocorreu de verdade ou é imaginado por Ennis.
Um detalhe da cena final que eu achei interessante foram as camisas sobrepostas, como num abraço eterno, junto à foto de Brokeback Mountain, dentro do armário. A imagem idealizada dentro e a janela do quarto mostrando a realidade fora.
 
Eu assisti e, pessoalmente, não achei nada de mais. Apesar disso, não duvido que Brokeback Mountain leve o Oscar, pois pelo o que vi até agora, é o único filme que tem um diferencial, por assim dizer.

[CONTÉM SPOILER]
...
Os personagens de Ennis e Jack são bem definidos quanto ao drama de ambos e tals, mas o que mais chamou a atenção (tanto a minha quanto das pessoas na sala, pelo o que percebi na reação delas) foi o drama da mulher do Ennis dado o momento do flagrante. Naquela hora perdi o folego e muita gente ao meu redor tb. Por uma série de coisas, admirei a personagem da esposa e a atriz que a fez.

Achei que o filme exagera um pouco em ser implícito, tanto que no final temos dúvidas sobre várias coisas como a morte de Jack...

Ristow disse:
Aceito muito bem a hipótese de Jack ter sido assassinado, mas a possibilidade de existir ambigüidade na cena é super válida... Ennis vivia assombrado pela imagem que seu pai lhe mostrou quando criança, assim nada mais natural que sua paranóia tenha levado sua imaginação a visualizar aquela morte pro Jack.

Concordo contigo Ristow pq tive a mesma dúvida e até agora não sei qual é a resposta.
A mesma coisa acontece com relação a mulher do Jack. Durante a ligação de Ennis, ela dá toda a impressão de que estava sabendo, mas isso tb fica no ar. Afinal, ela sabia realmente? E ainda a questão... ela mandou matar o marido?? Para mim, ela não mandou matá-lo pq ela só ficou sabendo com o assassinato. O fato do jack ter dito que ela o mataria se descobrisse não quer dizer muita coisa, daí eu prefiro acreditar na hipérbole da frase.
...
[FIM DOS SPOILERS]

Não torço pelo filme no quesito Fotografia até porque não vi nada de extraordinário nos enquadramentos, por mais que o Tisf cite a relação entre os planos abertos e o drama mostrado. (Foi mal Tisf!)

Dois outros pontos me deixaram com o pé atrás com o filme. 1º o tempo... se tivessem tirado 30 min do final será que teríamos sentido falta? Eu não; 2º não gostei da edição.

Tirando esses pontos que citei, achei que o filme é até interessante, longe de ser um clássico e considerando a temática, eu prefiro Meninos não Choram.
 
Última edição:
Aliás, só uma observação, o Heather tem uma filha com a Michelle Williams e tal. Eles se conheceram filmando justamente o Brokeback Mountain. Ou seja, na cena ela realmente vê o "marido" dela beijando outro cara :lol:
 
Tisf disse:
Aliás, só uma observação, o Heather tem uma filha com a Michelle Williams e tal. Eles se conheceram filmando justamente o Brokeback Mountain. Ou seja, na cena ela realmente vê o "marido" dela beijando outro cara :lol:

Nussa! :ahn?:
Nhéééé... Seria essa mais uma das ambigüidades do filme???? :think:
 
Pra mim o Flash do Ennis na hora da morte do jack está apenas na mente dele, como uma metáfora da forma como com o próprio medo de acontecer aquilo que foi mostrado com os dois, ele próprio teria matado emocionalmente o amado...
 
.:THORIN OAKSHIELD:. disse:
creio que você quis dizer hipérbole...
Valeu pela correção!:mrgreen:


.:THORIN OAKSHIELD:. disse:
eu tenho outra hipótese não pode ter sido o pai de jack que o matou?
O pai????:think:
Ele pode ter matado o próprio filho ao descobrir a situação dele, por preconceito, e tals... mas... aí já não seria "teoria da conspiração" demais?
 
.:THORIN OAKSHIELD:. disse:
FIM DO SPOILER
alguma boa alma pode traduzir?


Eu tive a paciência de traduzir o conto... tá aqui:

http://rapidshare.de/files/12724527/A_Montanha_Brokeback.doc.html


Aliás, finalmente vi o filme. É belíssimo e tocante, talvez porque eu já conhecia o conto e a fidelidade do Ang Lee ao texto original é surpreendente. No começo o filme é meio lento e bucólico, mas essa lentidão abre espaço para a reflexão, para que possamos aprender sobre Ennis e Jack e suas vidas.

Ledger e Gyllenhaal deram a performance de suas vidas, principalmente Ledger (que lembra bastante um Clint Eastwood da vida). Michelle Williams e Anne Hathaway têm, cada uma, uma ótima cena dramática que as redime de quaisquer 'Dawson's Creek' e 'Diários da Princesa'.

Pra mim merece o Oscar de Fotografia. Há muita preocupação em mostrar o ambiente frio e triste das cidades em relação à beleza das montanhas... esse contraste permeia o filme todo. Merece também o prêmio de trilha sonora, feita por Gustavo Santaolalla. Muito minimalista, usa apenas violões e alguns órgãos, dando muita sutileza e sensibilidade às cenas.

Excelente.

9,5/10
 
Última edição:
Gil_Gaer disse:
Valeu pela correção!:mrgreen:



O pai????:think:
Ele pode ter matado o próprio filho ao descobrir a situação dele, por preconceito, e tals... mas... aí já não seria "teoria da conspiração" demais?
tipo sei lá o conto me deu essa impressão
 
.:THORIN OAKSHIELD:. disse:
tipo sei lá o conto me deu essa impressão

Spoilers

Teorias sobre a morte do Jack não faltam. Há quem pense que a própria Lureen foi a mandante. Acho improvável, seria muita crueldade. Mas obviamente ela sabia que Jack era gay e amava outro homem (mesmo mentindo pra si mesma sobre tal). Ela apenas tem certeza disso quando Ennis conta a verdade sobre Brokeback no telefone... ela encaixa os fatos e entende que Ennis e Jack sempre se amaram (a atuação da Anne Hathaway nessa cena é excelente).

Mas no final, acho que não importa quem matou. O que importa é que Jack morreu, e por isso Ennis percebeu o quanto o amava e como desperdiçou esse amor.
 
Acabei de ler a tradução que o Maedhros gentilmente nos cedeu, e:

1) De fato, a morte dele fica meio em suspenso... Ennis tem certeza de que ele foi assassinado, mas isso pode ter sido apenas uma neura dele, fundamentada em sua experiência da infância, suas culpas, seus medos, sua covardia enfim. E pode ter sido mesmo uma vingança da mulher, ou da outra mulher que ele estava roubando o marido, etc... motivos não faltavam para que o matassem, mesmo porque ele era bem mais assumido - e portanto mais suscetível.

2) O tal do "eu prometo", pelo que li, não tem explicação nenhuma. Ele simplesmente promete algo que nunca foi falado, e nem ele mesmo sabe do que se trata...

3) Ao contrário do que foi falado aqui, Jack não leva o outro cara prá viver com ele no rancho. Ele apenas planeja fazer isso, mas não chega a concretizar a ação, segundo seu pai.

4) Ang Lee ganhou mais alguns pontos comigo: um cara que consegue pegar um conto inócuo destes e fazer um filme daqueles... é de fato um gênio.
 
Depois dos cowboys, os jogadores de beisebol gays

Lá vem... I now pronounce you Chuck and Larry não foi a única produção que engrenou na onda gay de Brokeback Mountain. Mais um filme deve ganhar uns trocados com a polêmica - agora uma história de jogadores de beisebol apaixonados.

O produtor Andrew Lang adquiriu os direitos de adaptação de The Dreyfus Affair: A Love Story, romance escrito em 1992 por Peter Lefcourt. Inspirado "muito vagamente", segundo o autor, no Caso Dreyfus que ocorreu na França, o livro trata de como o promissor Randy Dreyfus, do tímido Los Angeles Valley Vikings, se apaixonou por seu colega de time, D.J. Pickett.

Dreyfus, loiro, alto, olhos azuis, casado com a ex-Miss Califórnia, até que tenta esconder seus sentimentos pelo negro, gay enrustido, Pickett. A atração, porém, fala mais alto - até que o caso vem a público. "O sucesso de Brokeback Mountain mudou o senso comum, felizmente a indústria percebeu que as pessoas irão ao cinema mesmo se dois caras se beijarem na tela. E atores perceberam que não é suicídio na carreira beijar outro homem em cena", constatou Lefcourt à Variety.

Curiosamente, The Dreyfus Affair já tinha passado pelos corredores de Hollywood, mas ninguém se encorajara a encampá-lo.

Fonte: http://www.omelete.com.br/cinema/news/base_para_news.asp?artigo=16624

Virou moda agora, uma pena, vai acabar banalizando a coisa...Hollywood é f*
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo