• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Enquete: Filme ou livro, qual é o melhor?

Qual o melhor?

  • Filme

    Votos: 30 8,6%
  • Livro

    Votos: 320 91,4%

  • Total de votantes
    350

Feanor the Noldor

Legendary Noldor
Qual é o melhor ?
O Filme ou o livro?
_________________________________________________________________

Do amigo de Tolkien para vocês XD
 
Última edição:
Re: Enquete : Filme ou livro, qual é o melhor?

Nossa, Fëanor :ahn?: Acho que as opiniões vão ser unânimes: Livro. Afinal, o filme é por causa do livro, e todo o sucesso ou pontos bons do filme se devem exclusivamente à maestria dedicada ao livro.

Mas acho que sua proposta ficaria interessante com outro formato: "Qual é mais emocionante: Livro ou Filme?" Porque divergem as opiniões: uns se emocionam mais com palavras; outros, com imagens. Nesse caso, eu responderia "Filme" na hora, pq nada tira da minha cabeça a emoção que senti no momento da Cavalgada dos Rohirrim! :joy:´- apesar de, é claro, muitos momentos no livro terem me marcado bastante.

Entrementes, minha resposta para "Qual é melhor?" é: o livro. :)
Falou kra. :cerva:
 
Re: Enquete : Filme ou livro, qual é o melhor?

Bem...sim
É exatamente isso que eu disse , a minha pergunta caro amigo é qual vc tem mais prazer em (assistir ou ler).
 
Re: Enquete : Filme ou livro, qual é o melhor?

Há livros melhores que filmes e filmes melhores que livros. No caso de SDA eu diria: empate. Cada um é excelente dentro do que se propõe. Claro que o livro é mais detalhado, por exemplo, mas isso é inerente à essa mídia. Os filmes foram muito bem adaptados e palmas para os realizadores.


Eriadorion disse:
Nossa, Fëanor :ahn?: Acho que as opiniões vão ser unânimes: Livro. Afinal, o filme é por causa do livro, e todo o sucesso ou pontos bons do filme se devem exclusivamente à maestria dedicada ao livro.
Discordo totalmente. Quantos livros maravilhosos renderam filmes sofríveis? E quantos livros ruins foram modificados e se transformaram em filmes clássicos? O livro é só a base, quem garante a qualidade do produto final é o diretor/roteirista, no caso Peter Jackson. É dele a responsabilidade total (ou quase) do sucesso ou fracasso do filme. A lógica de responsabilizar o autor do livro pela qualidade do filme é distorcida. Quer dizer que se SDA se transformasse numa adaptação pífia a culpa também seria de Tolkien? Claro que não; Tolkien não era culpado dos desenhos de SDA serem ruins, o culpado foi o Ralph Bakshi. Da mesma forma o sucesso dos filmes não podem ser atribuídos a ninguém exceto PJ.
 
Re: Enquete : Filme ou livro, qual é o melhor?

O livro com certeza eh muito melhor. Sem querer desmerecer o trabaho de Peter Jackson, mas acho q os dois nem se comparam. Mesmo porque sao artes diferentes.
Foi muito emocionante ver minhas personagens favoritas em carne e osso! Algumas muito parecidas com o que eu imaginava!
Mas acho q eu nunca vou ler nenhum outro livro com tanto prazer igual li SdA, ou o hobbit e o silmarillion. Ateh chorar na hora q o Gandalf "morreu" eu chorei! hehehehe
mas eh isso
bju
 
Re: Enquete : Filme ou livro, qual é o melhor?

Eu também amo muito o PJ, mas eu acho que Tolkien é O cara e que nem dá pra comparar os dois por serem artes diferentes e tals...
mas se for pra escolher um dos dois, eu diria o livro porque não tem nada como imaginar as cenas e os personagens do seu jeito... XD
 
Re: Enquete : Filme ou livro, qual é o melhor?

Seria muito melhor se tivessem realmente feio uma enquete. Acho que ainda dá pra fazer, edita aí o primeiro post, Feanor.

Eu, com certeza, voto no livro. Este é muito mais detalhado, completo e legítmo.
O filme vale a pena assistir pela recriação das paisagens e cenários.

Eriadorion disse:
nada tira da minha cabeça a emoção que senti no momento da Cavalgada dos Rohirrim!
Essa cena foi mesmo inesquecível!!! Meu olho enche d'água quando assisto essa parte! hehe!!!
 
Re: Enquete : Filme ou livro, qual é o melhor?

leoff disse:
Discordo totalmente. Quantos livros maravilhosos renderam filmes sofríveis? E quantos livros ruins foram modificados e se transformaram em filmes clássicos? O livro é só a base, quem garante a qualidade do produto final é o diretor/roteirista, no caso Peter Jackson. É dele a responsabilidade total (ou quase) do sucesso ou fracasso do filme. A lógica de responsabilizar o autor do livro pela qualidade do filme é distorcida. Quer dizer que se SDA se transformasse numa adaptação pífia a culpa também seria de Tolkien? Claro que não; Tolkien não era culpado dos desenhos de SDA serem ruins, o culpado foi o Ralph Bakshi. Da mesma forma o sucesso dos filmes não podem ser atribuídos a ninguém exceto PJ.
Acho que vc não me entendeu, ou talvez realmente eu não tenha me expressado como queria. Veja bem: o filme é baseado no livro. O que seria de SdA filme sem o SdA livro? Nada, não existiria. Algo que se tem em base deve ser fiel, ou caso contrário não pode ser considerado o mesmo. O fime de PJ seguiu (hum, quase :roll: ) lealmente a história, e o mérito das cenas boas que de fato estão presentes na história, ora, é de Tolkien - a criação. A produção e conversão para as telas, óbvio, é de PJ.

Concordo com vc que nenhum filme deva ser julgado pelo livro, nem vice-versa. É claro, são duas coisas completamente diferentes, por isso que o tema do tópico é complicado. Mas eu considerei em minha opinião a história versus o roteiro, e parece que errei :mrgreen:, e vc entendeu a proposta como o Fëanor a pensou: literatura versus cinematografia, portanto entendo porque não compreendeste o que eu disse. ;)
Snaga disse:
Essa cena foi mesmo inesquecível!!! Meu olho enche d'água quando assisto essa parte! hehe!!!
:pula:
 
Última edição:
Re: Enquete : Filme ou livro, qual é o melhor?

Ambos são emocionantes. Qdo li os livros eu realmente ficava imaginando como seriam se fizessem um filme....Os filmes foram melhores do q o esperado. É claro q houve mtas mudanças com relações a personagens e atitudes (faramir, denethor, theoden, glorfindel...), mas isso não desmerce todo o trabalho realizado pelo peter jackson. Bem, entre os dois, eu fico com o livro, q tem seus detalhes e vc pode imaginar tdas as cenas, embora agora, qdo leio os livros, imagine a cena como foi nos filmes.
 
Re: Enquete : Filme ou livro, qual é o melhor?

Livro. Porque se pode soltar mais a imaginação.
 
Re: Enquete : Filme ou livro, qual é o melhor?

Livro.

Adorei os filmes, mas o livro é o livro, aquelas partes em que virar uma página é emocionante, pois nunca se sabe o que vem a seguir, etc, as coisas vão mais lentamente e assim, mais profundamente...


( não que o filme não tenha me emocionado. Quando eu dei por mim, eu tava quase de pé durante a batalha nos campos de Pellenor)
 
Re: Enquete : Filme ou livro, qual é o melhor?

Meu que duvida, escolho o livro claro, mas concordo que as emoções do filme são fantasticas

Concordo com Eriadorion que a adrenalina que senti na hora que os Rohirrim correm gritando e amedrontam os orcs com sua cavalaria foi absurda, eu quase gritei com eles no meio do cinema.

Mas no geral eu fico com o livro.
 
Re: Enquete : Filme ou livro, qual é o melhor?

Na fe os dois são bons mas o livro estraçalha tudo


Ps: Feanor vc não deu adeus pra gente esses dias?
Que bom que não foi!!! menos 1 a deixar a casa
 
Última edição:
Re: Enquete : Filme ou livro, qual é o melhor?

Sem nem titubear, Livro. Sempre, sempre.
O filme é a visão de outra pessoa, é limitado. Quando vc lê, sua mente constrói a local e os personagens, suas feições etc. São mais detalhes.



Não que os filmes sejam ruins, muito pelo contrário, acho que PJ fez um ótimo trabalho.
 
Re: Enquete : Filme ou livro, qual é o melhor?

com o livro usamos a imaginação e os personagens são da maneira que acharmos melhor
 
Re: Enquete : Filme ou livro, qual é o melhor?

Não preciso nem comentar, só o resultado da enquete já diz tudo.
 
Re: Enquete : Filme ou livro, qual é o melhor?

O Livro é sempre melhor, pois temos várias situações, o cheiro do livro, o toque nas páginas, a criação do fator psicológico e a aparência do personagem, pois as cores, a roupa, a forma do corpo ,da face e como ele se comporta mesmo que o autor guie nossa imaginação, temos o direito e a liberdade para estrapolar tal limitação e conseguir uma satisfação que talvez não conseguiriamos com o filme, já que visualmente não temos a mesma opção,sem contar com a facilidade de transportar e poder ler em qualquer lugar, no parque, no Oniibus. É muito melhor,sem sombra de dúvida.
Namárië
 
Última edição:
Re: Enquete : Filme ou livro, qual é o melhor?

Infelizmente, nao pude ler os livros e so vi os filmes, por isso, so posso votar nos filmes.
 
Re: Enquete : Filme ou livro, qual é o melhor?

Dark Waith disse:
Infelizmente, nao pude ler os livros e so vi os filmes, por isso, so posso votar nos filmes.
Cara, não sabe o que tá perdendo.

Corre ler, moleque!!! :joy:
 
Re: Enquete : Filme ou livro, qual é o melhor?

Livro com certeza, alem dos motivos já postados acima, no livro temos vários acontecimentos que não são abordados no filme
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo