• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Cinematerapia

Tisf

Delivery Boy
Eu estava todo faceiro lendo um jornal hoje e me deparei com a notícia de que cada vez mais, os psicólogos estão receitando filmes, para que os pacientes aprendam a lidar com suas angústias a partir do que acontece nos filmes.

A idéia é usar isso como um recurso a mais durante o trabalho de terapia, como um tipo de lição de casa dada pelo psicólogo.

A reportagem dá alguns exemplos, como:

Medo: As Confissões de Schmidt é indicado para quem acha que está faltando um sentido na vida. Ao mostrar a viagem de um viúvo aposentado para o casamento da filha, pode fazer que cada um pense mais na própria vida.

Renovação: Para quem está se sentindo pessimista em relação ao futuro, Billy Elliot conta a história de um garoto que foge das aulas de boxe para aprender balé. Enfrenta a raiva e o desprezo da família e se torna símbolo de mudança para todos.

E vocês, o que acham da cinematerapia?? Quais seriam os filmes que vocês indicariam pras outras várias emoções? :joy:
 
Clube da Luta: Melhor aprender a ter controle de seu lado negro, antes que ele resolva resolver as coisas de seu jeito. Também é uma ótima forma de mostrar que ver pessoas em estado pior que o nosso é algo que normalmente nos faz contentes (satisfeitos por nào sermos nós a ter o problema) o que nos faz uns grandes FDPs...

Beleza Americana: American Beauty é o nome de uma rosa que não tem cheiro. Como a vida dos personagens do filme. Um filme para a pessoa perceber que ter sucesso apenas para os outros, o jogo de aparências de família feliz, em suma MENTIR para si mesmo é vazio e idiota. Dá frustração e só quando definimos exatamente nossa vida e como queremos vive-la é que vivemos.
 
Já que os fascistas voltaram:

IRREVERSÍVEL: já que 2001: Uma Odisséia no Espaço, provavelmente, vai ser taxado de "chato" por uma criança de 10 anos, vamos para um com temática parecida. Esse vai causar um efeito interessante: pensemos o seguinte: uma criança de 10 anos aluga, sem autorização dos pais, o filme (ela conhece o dono da locadora, que é um porraloca e ele não fala nada, nem impede a locação). Ela chega em casa, espera os pais sairem para o trabalho e rapidamente fecha as cortinas da sala e cria o ambiente escuro certo para a assistida. Então, como num passe de mágica, descobrimos o real motivo que levou o pequeno ser vivo a alugar o filme: numa pesquisa pelo fórum Valinor, a criança (vamos chamá-la de Hildur), descobre a existência de uma cena de sexo, mais precisamente um ESTUPRO. Mas, como a informação havia sido mal escrita, pobre Hilux não sabe a verdadeira potência da cena. Como criança pentelha-pré-adolescente-que-quer-ser-grande-e-falar-pros-amigos-de-10-anos-que-já-viu-um-filme-"proibido", uma cena de sexo é uma grande pedida. Então começa o filme, e logo de cara vem a famosa cena de esmagamento de crânio. Lágrimas caem dos olhinhos ingênuos de Hildur. Ele não acredita nos seus olhos, "oh, meu Deus, e o pessoal gosta do filme?". Ele começa a avançar capítulo por capítulo, até que se depara com Monica Bellucci entrando em um corredor vermelho, "é agora!". Ele prontamente começa a imaginá-la nua, com a capacidade que uma criança de 10 anos vivendo num mundo sujo e desregrado, onde valores morais estão completamente deturpados e a sociedade parece suportar uma criança pentelha-pré-adolescente-que-quer-ser-grande-e-falar-pros-amigos-de-10-anos-que-já-viu-um-filme-"proíbido", tem. Mas, para a surpresa do pobre garotinho, a coisa não inicia a caminhada da maneira que ele imaginava. O homem agride a pobre mulher. "É sexo selvagem!", o bom espírito de Hildur avisa. Então começa o ato: cinco contra um, uma batalha injusta. O garoto parece se animar, mas a cena fica cada vez mais repugnante. A câmera para no chão, e olha Bellucci agonizando. O garoto começa a ficar com MEDO. A batalha é terminada, ele desliga o dvd, vai para o banheiro e...chora.

25 anos depois, ele é uma pessoa normal, trabalha como gerente de vendas de uma grande multinacional, tem o cinema como sua forma de arte preferida. Tem uma mulher linda, duas filhas inteligentes e caminhando para uma vida bem sucedida. Tem um pastor alemão, que o recebe todos os dias com lambidas e pulos. Tem o carro do ano. Ele é um homem, finalmente.
 
Última edição:
Khansc disse:
Já que os fascistas voltaram:

IRREVERSÍVEL: já que 2001: Uma Odisséia no Espaço, provavelmente, vai ser taxado de "chato" por uma criança de 10 anos, vamos para um com temática parecida. Esse vai causar um efeito interessante: pensemos o seguinte: uma criança de 10 anos aluga, sem autorização dos pais, o filme (ela conhece o dono da locadora, que é um porraloca e ele não fala nada, nem impede a locação). Ela chega em casa, espera os pais sairem para o trabalho e rapidamente fecha as cortinas da sala e cria o ambiente escuro certo para a assistida. Então, como num passe de mágica, descobrimos o real motivo que levou o pequeno ser vivo a alugar o filme: numa pesquisa pelo fórum Valinor, a criança (vamos chamá-la de Hildur), descobre a existência de uma cena de sexo, mais precisamente um ESTUPRO. Mas, como a informação havia sido mal escrita, pobre Hilux não sabe a verdadeira potência da cena. Como criança pentelha-pré-adolescente-que-quer-ser-grande-e-falar-pros-amigos-de-10-anos-que-já-viu-um-filme-"proíbido", uma cena de sexo é uma grande pedida. Então começa o filme, e logo de cara vem a famosa cena de esmagamento de crânio. Lágrimas caem dos olhinhos ingênuos de Hildur. Ele não acredita nos seus olhos, "oh, meu Deus, e o pessoal gosta do filme?". Ele começa a avançar capítulo por capítulo, até que se depara com Monica Bellucci entrando em um corredor vermelho, "é agora!". Ele prontamente começa a imaginá-la nua, com a capacidade que uma criança de 10 anos vivendo num mundo sujo e desregrado, onde valores morais estão completamente deturpados e a sociedade parece suportar uma criança pentelha-pré-adolescente-que-quer-ser-grande-e-falar-pros-amigos-de-10-anos-que-já-viu-um-filme-"proíbido", tem. Mas, para a surpresa do pobre garotinho, a coisa não inicia a caminhada da maneira que ele imaginava. O homem agride a pobre mulher. "É sexo selvagem!", o bom espírito de Hildur avisa. Então começa o ato: cinco contra um, uma batalha injusta. O garoto parece se animar, mas a cena fica cada vez mais repugnante. A câmera para no chão, e olha Bellucci agonizando. O garoto começa a ficar com MEDO. A batalha é terminada, ele desliga o dvd, vai para o banheiro e...chora.

25 anos depois, ele é uma pessoa normal, trabalha como gerente de vendas de uma grande multinacional, tem o cinema como sua forma de arte preferida. Tem uma mulher linda, duas filhas inteligentes e caminhando para uma vida bem sucedida. Tem um pastor alemão, que o recebe todos os dias com lambidas e pulos. Tem o carro do ano. Ele é um homem, finalmente.

:clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

O Khansc acaba de descrever a beleza do cinema.
 
Deviam usar SAW pra convencer pessoas com baixa auto-estima a não desistir da vida.

"Se os envolvidos na produção desse filme conseguem ter sucesso, então ainda há esperança, certo?"

"Tem razão, doutor. Obrigado."
 
Debi E Loide 2:Recomendado para diretores na beira de desistirem de suas carreiras por falta de aceitação ..... "corporativa".Esse filme prova q,nos tempos atuais, até amebas descerebradas podem conseguir dinheiro da New Line Cinema(ou de qualquer estúdio americano)

(Now,seriously :g:)O Poderoso Chefão 3:Indicado para pessoas com grande erros em seu passado_Os significados podem variar,mas ele deve mostrar q o caminho da redenção é doloroso ,emocionalmente trabalhoso.Mas ele EXISTE.
 
Motivação: Aquele filme do Will Smith, Em Busca da Felicidade (em inglês, The Pursuit of Happyness).
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo