• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

E a febre passa...

Leiam as entrevistas do site para ver como as pessoas que "respiram" Tolkien foram influenciadas pelos filmes de certo modo...
Uma entrevista legal é a do Ted Nasmith!
 
Marendûr disse:
...Jamais me esquecerei do clima e do cheiro que o Silmarillion tinha! Das páginas daqueles velhos livros se descosturando em minhas mãos. Das pessoas passando por mim e sequer fazendo idéia de que minha mente estava enfurnada na Terra-Média, a milhares de anos dali, em outro tempo... se vocês, fãs novos, tiveram estas sensações, eu os saúdo! Eis o espírito do Legendarium!

Meu amigo é só a pessoa querer e lêr com muita atenção o livro que isso se realiza.
 
Já perdi a conta de quantas vezes eu li as obras de Tolkien, e já estou querendo ler mais uma vez.
Mas entre tantas (re)leituras, nenhuma delas se equipara a primeira vez que tive contado com as obras.
Foi um ano antes do lançamento dos filmes. Ganhei de natal o Silmerillion, o Hobbit e o Senhor dos Aneis (aquele volume único). Na época ainda não tinha lançado no Brasil o Contos Inacabados.
O primeiro que eu li foi o Silmarillion, e posso falar com toda certeza que foi a melhor leitura que eu já fiz na minha vida. Tinha todo um clima especial, um sabor, um aroma, uma magia em torno do livro. Depois eu li o Hobbit e o Senhor dos Aneis, e de novo essa sensação, embora o Silmarillion tenha me marcado mais.
Por mais que as releituras ainda tenham essa "magia" em sua essência, ela não é mais como a primeira vez. Porque antes era tudo novo, eu não tinha idéia do que viria pela frente, a cada página era uma descoberta de um mundo completamente novo, sempre inesperado.
É claro que a cada releitura eu sempre descubro algo novo, sempre pego um detalhe que antes me passou despercebido, mas isso é oputra coisa, eu já conheço o "clima" do livro, e isso não vai mais ser surpresa, mesmo que eu sempre fique em transe quando o Fingolfin chama o Morgoth pro mano a mano, ou em outras passagens... ainda não é a mesma coisa, e creio que nunca mais será.
Pra quem viu os filmes antes de ter lido, creio que um pouco dessa "magia" também se foi. Mas mesmo assim ainda sobra muita coisa para a primeira leitura, porque definitivamente livro e filme são mundos completamente diferentes. Mas também não deve ser a mesma coisa ler depois de ter visto os filmes, a pessoa não tá mais totalmente "crua".
 
CaNsLLi disse:
Concordo com o que o Marendûr disse....eu li a trilogia mais ou menos um ano antes do primeiro filme ser lançado e, pelo menos eu acho, foi muito mais legal ter lido antes....imaginei tudo do meu jeito....Valfenda, as terras de Rohan, Minas Tirith, o estilo das casas dos hobbits, etc....

Concordo²!
Eu li os livros também por volta de um ano ou mais antes de lançarem os filmes.
Quando vi o trailler pela primeira vez na t.v... Nossa, a sensação foi inexplicável, e principalmente porque, o primeiro personagem que eu vi, foi justamente o que eu mais gosto. O Legolas.
Engraçado que todas as minhas amigas que curtem o legolas (e só viram o filme), amam o Orlando Bloom de qualquer jeito. Mas eu só consigo ver graça nele, quando ele está como o Legolas :tsc:
O melhor de tudo, é que você pode ver concretizado grande parte daquilo que você imaginou, no meu caso, eu fiquei estática quando vi a floresta de Lothlórien :stars: foi tão emocionante, era quase igual a como eu imaginava, melhor até. Todos aqueles elfos... as luzes... os Flats...
Eu já amava LoTR antes, mas os filmes (mais especificamente o primeiro), me fizeram gostar ainda mais... Do livro, da história, de Tolkien. Eu leio pelo menos umas vez no ano os 3 livros, sem falar no Silmarillion e o Hobbit. Contos inacabados eu levo mais como uma... sei lá, enciclopédia, recorro a ele quando quero saber mais sobre um determinado assunto ou personagem.
Mas enfim, o filme atraiu também muita gente que nunca tinha ouvido falar em Tolkien, e hoje é tão fã quanto eu, ou qualquer outro que leu os livros antes dos filmes. :joy:
 
Bem, sendo eu um cara que primeiro viu os fimle e depois comprou os livros, considero que foram sim de grande ajuda pra divugaçao, e sim tb acho q algo pode ter se perdido porem foi pra justa calsa.
Veja o Valinor por exemplo, tem tantos menbros e a amioria deles e por causa dos filmes.
 
Nilmë disse:
Meu amigo é só a pessoa querer e lêr com muita atenção o livro que isso se realiza.
Hoje os livros de Tolkien são figurinhas marcadas que todos conhecem! Na faculdade, por exemplo, era algo charmoso e interessante ler Tolkien sob a sombra de uma árvore, e ninguém estava nem aí! Se me perguntassem sobre o que eu lia teria o maior prazer em explicar mais detalhadamente a obra e garanto que ela se mostraria de interesse à maioria das pessoas!
Hoje em dia, uma crítica preconceituosa se formou sobre os livros- e esta crítica foi intensamente ajudada e promovida pelos filmes- de modo que a mesma "leitura sob a sombra de uma árvore" tornaria-se facilmente um estorvo conotativo para aquele que a realizasse...
Comentários do tipo:"Fãnzinho de Senhor dos anéis..." ou "...vítima de febres populares..." são muito comuns aos que vêem um leitor da obra, que em muitos casos está na verdade lendo tudo pela enésima vez...
Desse modo, nem sempre uma leitura com muita atenção faria com que a pessoa tivesse realmente uma esperiência inesquecível com Tolkien, a leitura muitas veses poderia ser tida como apenas a leitura de mais um livro (o que de fato é).
Estou em busca de uma nova experiência com Tolkien, que me faça relembrar a alegria e entusiasmo de percorrer páginas e páginas pela primeira vez, ou mesmo de esperar horas e horas, entre os primeiros de uma fila de centenas de pessoas para poder assistir aos filmes na estréia!
Penso que o que os "fãs fiés", se me permitem a expressão, procuram agora, é esse entusiasmo que está por se perder...
As reuniões de grupos de discussão (como o grande encontro da Valinor) dão-nos uma feliz comunhão entre os fãs de Tolkien. Mas aqui em Belo Horizonte, minha cidade, não há quem tenha a disposição ($) de organizar tal tipo de encontro... eu lamento por nós...
...e a febre passa... era uma febre de delírios bons!
 
Última edição:
Eu me lembro quando conheci o Senhor dos aneis,foi antes do primeiro filme em uma livraria perto de casa eu estava olhando outros livros quando me deparei com o lindo desenho do primeiro livro fiquei maravilhado dai decidi comprar(o dinheiro mais bem empregado da minha vida)ai eu soube que ia sair o primeiro filme e me apresei para comprar e ler os outros dois,lembro-me bem do entusiasmo meu ao terminar o primeiro livro eu me sentia alguem especial por conhecer aquele mundo maravilhoso e tambem lembro da minha tristeza ao terminar o retorno do rei pensei que numca mais iria encontrar outro livro assim até tomar conhecimento do hobbit do silmarilion e de contos, comprei os tres de uma só vez lembro-me da alegria minha ao descobrir toda a aquela historia por trás do sda e tambem da grande aventura de bilbo acho que nunca mais vou sentir a emoção da primeira vez afinal a primeira vez a gente nunca esquece.
 
cruzneto disse:
Eu me lembro quando conheci o Senhor dos aneis,foi antes do primeiro filme em uma livraria perto de casa eu estava olhando outros livros quando me deparei com o lindo desenho do primeiro livro fiquei maravilhado dai decidi comprar(o dinheiro mais bem empregado da minha vida).

Com certeza, foi uma das granas mais bem empregadas que eu já gastei...
 
Bem...
em 1999 eu estava lendo a revista sci-fi que divulgou a filmagem da trilogia do anel.
daí eu questionei...
Uma guerra por causa de um anel ???
Então procurei conhecer este mundo fantástico e que se tornou uma das maiores mitologias do planeta.
Sou apreciador de tudo que envolva a terra média,paisagens, locais, criaturas,misticismo, etc..
Mas todos devem concordar que a escolha para os personagens na adaptação cinematográfica, ficou excelente e não vejo Aragorn, frodo, Gandalf e todos os outros de outra maneira.
Os Uruk-Kai se parecem mais com humanos.
Somente critico (e isso não degrada a obra de Peter Jackson) o fato de serem poucos ou elfos de cabelos escuros.
Adoro as citações que você percebe durante os filmes, somente se você já leu o silmarillion, como a balada de Lútiren e Beren por Aragorn e a citação de Gandalf em relação ao balrog de morgoth.
Me perdoem os fãs mais céticos, mas tantos so filmes quanto os livors tem sua particularidade, apesar de mudanças feitas para a adaptação no cinema, nos deixarem com deseja de algo mais.
 
Khalibus disse:
Adoro as citações que você percebe durante os filmes, somente se você já leu o silmarillion, como a balada de Lútiren e Beren por Aragorn e a citação de Gandalf em relação ao balrog de morgoth.
Me perdoem os fãs mais céticos, mas tantos so filmes quanto os livors tem sua particularidade, apesar de mudanças feitas para a adaptação no cinema, nos deixarem com deseja de algo mais.

Você quis dizer Balada de Leithian, né?
É claro que cada um tem lá sua particularidade, mas o que ficou parecendo é que a obra cinematográfica "eclipsou", por um certo tempo, a obra literária, coisa que, nesta febre que está passando, tem mudado aos poucos...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo