• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Qual o pior livro q vc já leu?

Bom, estudei em três colégios diferentes. No primeiro, Oswald de Andrade-Caravelas, tinha que ler (na quinta e sexta série) O Chamado da Floresta, História Sem Fim, Revolução dos Bichos...(o resto eu não lembro, mas deve ter tido mais alguns).

No Palmares (7a e 8a série), Admirável Mundo Novo, A Morte de Ivan Ilich, Cronica de Uma Morte Anunciada, A Morte e a Morte de Augusto Matraga, Dom Casmurro, Amor: Verbo Intransitivo, Auto da Compadecida, O Alienista... e muitos outros...agora só lembro desses.

e no Santa Cruz (1o ano - esse ano), Dois Irmãos e Lisbela e o Prisioneiro além de, denovo, Auto da Compadecida.

Mas voltando ao assunto, Machado é muito bom. Pelo menos Dom Casmurro e os contos que eu li dele ( O Enfermeiro, A Missa do Galo e outros que mais uma vez não me lembro) eu gostei muito. Sou fã do realismo. Tolstoi e Dolstoievisk são excelentes.

Eu acho mesmo que as escolas deveriam não apenas ficar na literatura brasileira/portuguesa. Tem muitos escritores bons de outros países que passam em branco. Principalmente porque, geralmente, as professoras de português são aquelas apaixonadas por Chico Buarque e Caetano Veloso, amam os contos sobre o nordeste, sobre Minas Gerais, da pobreza e tals, mas a maioria dos livros são parecidos. Ou porque, no vestibular, cai principalmente literatura brasileira. É a ditadura do vestibular!
 
Ana Lovejoy disse:
ahn, ok, toda a crítica deve estar errada mesmo ^^

Foi mal Ana, mas olha só, dos livros mais infantis dele eu li "A arvore que dava dinheiro" e "O dia em que choveu cinza" na epoca do colegio , alem de "O Homem Vermelho" cerca de 2 anos atras, e te digo que ele nao me atinge.
Sinto falta de fluidez na narrativa dele e uma especie de moralismo que nao me agrada; anyway, minha opiniao.
 
Eu tô de boca aberta, tem muita gente deizendo que detestou desde Édipo Rei até Erico Verissimo
Tenho obsrvado tambem que a maioria leu por obrigação...é por isso que quero dar aulas de literatura...as escolas atrapalham fazendo que a obrigação de ler destrua o prazer que certas obras poderiam proporcionar....tem uns que não gostariam de qualquer geito tambem..rsrs

Indo direto ao ponto, tem quatro livros que pra mim sempre serão os piores

Paulo Coelho "Diario de um Mago" "Brida" "Verônica Decide Morrer" ...nunca mais leio esse autor...dizem que em frances ele é melhor...os franceses tem o hábito de atlerar o estilo de certos autores para se enqutrar no preciosimo formal...epero que com Paulo Coelho FUncione ....e o outro que detesto,

TENHO HORROR é o MAQUES DE SADE, li FILOSOFIA NA ALCOVA, pq uma amiga me pediu para apresentarmos uma comunicação no ENEL juro não tive estomago...não só por causa da sacanagem, mas pela filosofia do cara, é repulsiva
 
Poisé.

Ao ter professores de Literatura ótimos e mesmo assim ver a maioria de meus colegas detestarem a Leitura, a não ser Harry Potter, eu comecei até a pensar que o mal do brasileiro é genético. :lol:
 
Lordpas disse:
Poisé.

Ao ter professores de Literatura ótimos e mesmo assim ver a maioria de meus colegas detestarem a Leitura, a não ser Harry Potter, eu comecei até a pensar que o mal do brasileiro é genético. :lol:


Vc pode ter razão...
 
as escolas atrapalham fazendo que a obrigação de ler destrua o prazer que certas obras poderiam proporcionar....tem uns que não gostariam de qualquer geito tambem..rsrs

É sempre bom começar pelo começo...jeito é com "j"...

Ao ter professores de Literatura ótimos e mesmo assim ver a maioria de meus colegas detestarem a Leitura, a não ser Harry Potter, eu comecei até a pensar que o mal do brasileiro é genético.

concordo...mas ultimamente tenho conhecido bastante pessoas jovens que gostam de ler...
 
Meriadok Malkav disse:
É sempre bom começar pelo começo...jeito é com "j"...



concordo...mas ultimamente tenho conhecido bastante pessoas jovens que gostam de ler...


Rsrs, pesso desculpas pela grafia....

Realmente...isso ainda vai se repetir em muitos posts....pq tenho um disturbio em que minhas mãos nunca acompanharam minha mente...o que para uma professora dá a impressão de que não sei escrever....

E ainda acho assustador, apesar de uma aparente evolução, que a maioria dos jovens tenha horror de Édipo Rei.... Há reamente muitos jovens que leem sim...mas leem só o que está na moda, ou o que te aventura, ou nenhuma dencidade...não que seja ruim..é um primeiro passo...o ruim é que muitos jamas saem do primeiro estagio...

Vou adicionar nos piores livros que já li A Carne
 
Qualquer livro em prosa do Romantismo brasileiro é um pé no saco.A prosa romântica no Brasil é um mar de literatura rasa,melosa e repetitiva....desculpem-me os românticos :g:
 
Última edição:
Coiote disse:
Qualquer livro em prosa do Romantismo brasileiro é um pé no saco.A prosa romântica no Brasil é um mar de literatura rasa,melosa e repetitiva....desculpem-me os românticos :g:


não estou defendendo todos os romanticos...mas se vc tem essa opinião lhe falta um pouco mais de antenção. Dê uma olhada em Alvares de Azevedo com Totem e Tabu do pai da psicanalise e acho que sua opinião muda. Todas aquelas donzelas mortas, ou quase morrendo são uma bela mascara para muitas coisas.....dê uma olhada tambem no que Jung fala em incesto ....nunca mais o romantismo será o mesmo depos disso rsrs
bjs
 
Retomando o título... o pior livro que já li foi O Seminarista. O autor, Bernardo Guimarães, conseguiu reduzir a obra a um mero panfleto contra o celibato clerical, com uma história trágico-romântica de pano de fundo. O problema é que o "panfleto" tem dezenas de páginas e fui obrigado a lê-lo. Náuseas...
 
Eu achei simpático. ^^

Particularmente, Escrava Isaura do B. Guimarães é melhor que O Seminarista. Mas ele é simpático, não chega a ser o pior livro que eu já tenha lido... Por isso, se esse for o pior livro de sua vida, conte-se feliz por isso, existem coisas bem piores. :lol:

E mais que o celibato ele critica ali aquele negócio de sistema patriarcal, Eugênio tendo o "destino" interrompido pela força do pai, etc...
 
Com toda a certeza o pior livro que já li foi "O Menino Sem Imaginação". Com certeza o personagem principal deve ser o alter-ego do autor, que além de ter a inventividade da Carla Perez (e Nova Iorque na Europa é burrice, não inventividade) ainda é um racista e elitista de marca maior.
Li o livro porque meu irmão precisava ler para a escola, e achei que seria uma demonstração de amor fraterno se eu não deixasse ele passar por essa miséria sozinho. Depois de muito zoar o livro enquanto liamos, finalmente cansamos dele e desistimos um pouco para lá da metade.
Por mais que ralem o Paulo Coelho, acho que o dia em que eu pegar um livro dele para ler duvido que a leitura se torne mais penosa do que esse livro horrendo.
 
Na verdade o povo tem preconceito com o Coelho. hehe.

Ele nem é tão uó assim, vai...
 
Mas tem coisas piores que vc já deve ter lido. :mrgreen: Tipo uns meio "A Pata da Gazela" ou algo do tipo.

Na verdade o que eu tô querendo dizer é que uma pessoa de sorte é aquela que achou um Coelho da vida o pior livro que já leu em vida. :dente: No sentido de que tem muitas coisas piores. ^^

E grande parte dos adolescentes tem uma fase Coelho, que sai lendo desvairadamente coisas como Alquimista, Diario de um Mago e chega num Verônica decide morrer e quase que decide morrer por ter gasto tempo lendo aquilo. Ho-ho :dente:.
 
tudo depende de quando você leu. por exemplo, paulo coelho foi uma b* para mim antes de começar a estudar literatura, fico pensando o que acharia dos livros dele agora. em compensaçao, o tal do código da vinci não só era chato, como extremamente irritante para mim (após estudar literatura). mas eu mais ou menos sei do que gosto e busco apenas essas coisas hehehe
 
Ana Lovejoy disse:
tudo depende de quando você leu. por exemplo, paulo coelho foi uma b* para mim antes de começar a estudar literatura, fico pensando o que acharia dos livros dele agora. em compensaçao, o tal do código da vinci não só era chato, como extremamente irritante para mim (após estudar literatura). mas eu mais ou menos sei do que gosto e busco apenas essas coisas hehehe
É, tipo, você tem uma seleção particular invejável. Logo eu concluo que você realmente já leu de tudo um pouco e já sabe em que lugar da biblioteca encontrar diversão. ^^

Só que isso é meio anormal, você é nova ainda. Eu, como grande parte do fórum somos mais novos ainda e temos um mundo inteiro de literatura para descobrir e conseqûêntemente quebrar a cara várias vezes, eu acho essa uma perspectiva maravilhosa. :ueba:

Enfim, vortemo ao tópico :chibata:.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo