• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Agência publicitária brasiliense faz protesto a Daniella Cicarelli

Vovin disse:
Nenhuma, mas o que leio nos livros é que a pobreza esta concentrada nas cidades satelites.

Em certas cidades, principalmente aquelas que originalmente eram invasões.

E eu não falei nada sobre o Rio não ter miseria, tem e muita, mas a segregração espacial não é tão grande e explicita como em Brasilia.

A diferença não é tão grande assim, e mesmo que fosse seria totalmente irrelevante. Aliás, eu acharia até melhor se a pobreza ficasse longe de onde eu moro.

E Lordpas, logo você? Acreditando nos jornais e TV? E defendendo uma cidade que é o paraiso dos politicos safados, onde vivem longe de qualquer pressão popular, tanto que os militares amaram Brasilia, uma cidade com ruas excessivamente largas, pra fazer com que qualquer passeata aparente ser pequena... tsc tsc :mrgreen:

Você podia me dizer onde ficam essas ruas excessivamente largas, porque eu não conheço nenhuma.
 
É muito deprimente ver alguém criticar o que não conhece.

Moro em uma cidade-satélite e não vejo "pobreza" alguma. Nem me sinto "segregado". E não acho de forma alguma o clima de Brasília desfavorável - é seco, sim, mas nada que atrapalhe muito.

Concordo apenas que a utilidade da construção se perdeu completamente, e foi feita a um custo excessivamente alto. Mas acredito que manter a capital no Rio de Janeiro traria muito mais problemas, o que eu nem preciso citar.

E quando a anular protestos... me parece pura teoria da conspiração. Por acaso deveria-se colocar ruas estreitas no centro?
 
Continuar a capital no RJ e aumentar mais ainda a dependencia do Brasil inteiro no eixo RJ-SP. Com certeza seria uma coisa maravilhosa! :tedio:


Não sou goiano, mas moro em Goiânia e percebo que sem Brasilia tudo aqui ainda seria um belo faroeste, realmente não há grandes metrópoles na região centro oeste, mas mesmo assim o objetivo não foi falhou, pois como todo mundo sabe a região vive do agronegócio e ele veio sim em função da integração que Brasilia trouxe e sem grande parte da produção de grãos e agropecuária. Goiânia possui apenas 72 anos, em tão pouco tempo e sem Brasilia alguém acha que existiria algo? Isso se aplica também as demais capitais da região.
 
E quando a anular protestos... me parece pura teoria da conspiração. Por acaso deveria-se colocar ruas estreitas no centro?

Não é isso, acontece que naquelas ruas largas e sem nada em volta, qualquer protesto parece pequeno, isso pode ser visto em qualquer passeata que tenha em Brasilia.

Concordo apenas que a utilidade da construção se perdeu completamente, e foi feita a um custo excessivamente alto. Mas acredito que manter a capital no Rio de Janeiro traria muito mais problemas, o que eu nem preciso citar.

Pode ser, mas é como eu disse, transfere algumas outras funções pra outras cidades, ou transfere a capital pra uma cidade proxima dos grandes centros, mas fazer outra capital num lugar distante de qualquer coisa já é sacanagem (com o povo, pros politicos, como eu disse, foi otimo).

E mesmo naquela epoca o Rio não estava saturado, e se o problema é a violencia, talvez ela não seria tão grande se o Rio ainda fosse capital...

Continuar a capital no RJ e aumentar mais ainda a dependencia do Brasil inteiro no eixo RJ-SP. Com certeza seria uma coisa maravilhosa!

E por acaso Brasilia trouxe alguma independencia :mrgreen:
SP tem o poder financeiro e industrial, o Rio tem a midia, Brasilia é só onde o poder é exercido, mas o poder não vem de lá.

Sobre o desenvolvimento do Centro Oeste, ele é muito posterior a construção da cidade, a responsavel é a Embrapa, que adaptou a semente de soja pro Brasil e fez o centro oeste virar uma fazenda gigante de soja, isso aconteceria com ou sem Brasilia.

Mesmo porque Brasilia não polariza o Centro Oeste, quem o faz é Goiania, e se fosse pra integrar, fazia umas ferrovias que saia mais barato e o resultado seria melhor, mas não era isso que JK queria....

É muito deprimente ver alguém criticar o que não conhece.

Moro em uma cidade-satélite e não vejo "pobreza" alguma. Nem me sinto "segregado".

Você não ve pobreza nas cidades satelites? Bem, eu não conheço Brasilia, mas pelo que leio, a pobreza esta concentrada nelas, tipo Gama, Ceilandia etc... Lago Sul não é cidade satelite não :mrgreen:

Não que eu ache que lá só tem pobreza, mas se estabeleceu uma "divisão informal" dos ricos viverem no plano piloto e os pobres nas cidades satelites, isso é fato, pode ser que hoje em dia as coisas estejam mudando...
 
Vovin disse:
Não é isso, acontece que naquelas ruas largas e sem nada em volta, qualquer protesto parece pequeno, isso pode ser visto em qualquer passeata que tenha em Brasilia.

Com certeza foi esse o objetivo quando Brasília foi projetada. Fazer protestos parecerem pequenos. Seria muito melhor se fosse tudo espremido e as ruas estreitas, assim todos poderiam desfrutar de engarrafamentos muito maiores do que os habituais.

Lago Sul não é cidade satelite não :mrgreen:

Não é o que a lei diz. Você podia avisar os governantes pra que ela fosse corrigida.

Não que eu ache que lá só tem pobreza, mas se estabeleceu uma "divisão informal" dos ricos viverem no plano piloto e os pobres nas cidades satelites, isso é fato, pode ser que hoje em dia as coisas estejam mudando...

Não, isso não é um fato.
 
Com certeza foi esse o objetivo quando Brasília foi projetada. Fazer protestos parecerem pequenos. Seria muito melhor se fosse tudo espremido e as ruas estreitas, assim todos poderiam desfrutar de engarrafamentos muito maiores do que os habituais.

Com certeza. E ainda foi o objetivo de um governo democrático, num local com alta concentração de edifícios públicos, grande ponto turístico e ainda via de acesso entre dois setores.

Você não ve pobreza nas cidades satelites? Bem, eu não conheço Brasilia, mas pelo que leio, a pobreza esta concentrada nelas, tipo Gama, Ceilandia etc... Lago Sul não é cidade satelite não

Não que eu ache que lá só tem pobreza, mas se estabeleceu uma "divisão informal" dos ricos viverem no plano piloto e os pobres nas cidades satelites, isso é fato, pode ser que hoje em dia as coisas estejam mudando...

Moro em Taguatinga, quase na "divisa" com Ceilândia, e não vejo pobreza alguma.

E tal "divisão informal" é besteira. Tenho colegas de escola que viajam freqüentemente para o exterior. Se a concentração de ricos é maior em Brasília, é um fenômeno óbvio, pois é o setor mais antigo e melhor provido de serviços e empregos, mas nada que seja exorbitante ou destoe da realidade das metrópoles do país.
 
Com certeza. E ainda foi o objetivo de um governo democrático, num local com alta concentração de edifícios públicos, grande ponto turístico e ainda via de acesso entre dois setores.

Bem, eu não vejo necessidade de uma avenida de 5 pistas (é isso né) como aquela que passa pelo congresso que não parece ser tão usada assim, mas isso não importa tanto assim...

E tal "divisão informal" é besteira. Tenho colegas de escola que viajam freqüentemente para o exterior. Se a concentração de ricos é maior em Brasília, é um fenômeno óbvio, pois é o setor mais antigo e melhor provido de serviços e empregos, mas nada que seja exorbitante ou destoe da realidade das metrópoles do país.

Existem sim diferenças entre a desigualdade em Brasilia e em outras metropeles, enquanto o Rio é ocupado continuamente do centro a periferia, em Brasilia não há cidades satelites em um raio de 14 km do Plano Piloto, a divisão, ao contrario das outras metropoles é nitida.

As disparidades de renda entre o centro e a periferia são maiores que em outras cidades brasileiras, o crescimento de habitantes de média renda nas cidades satelites não muda isso.

E mesmo que Brasilia fosse um paraiso social, não justificaria sua existencia, e duvido que vocês a defenderiam tanto se não morrassem ai :mrgreen:
 
Vovin disse:
Bem, eu não vejo necessidade de uma avenida de 5 pistas (é isso né) como aquela que passa pelo congresso que não parece ser tão usada assim, mas isso não importa tanto assim...

Se você passasse por lá você entenderia qual é a necessidade.

Existem sim diferenças entre a desigualdade em Brasilia e em outras metropeles, enquanto o Rio é ocupado continuamente do centro a periferia, em Brasilia não há cidades satelites em um raio de 14 km do Plano Piloto, a divisão, ao contrario das outras metropoles é nitida.

Você está enganado outra vez.

As disparidades de renda entre o centro e a periferia são maiores que em outras cidades brasileiras, o crescimento de habitantes de média renda nas cidades satelites não muda isso.

Eu não vi essa diferença quando fui pro Rio. Já você nunca esteve em Brasília pra afirmar isso. Nem foi roubado por todos os habitantes daqui, pra dizer que só tem ladrão.
 
Bem, eu não vejo necessidade de uma avenida de 5 pistas (é isso né) como aquela que passa pelo congresso que não parece ser tão usada assim, mas isso não importa tanto assim...

Aí que você se engana. Por volta do horário de rush, as avenidas ficam lotadas, mas não chega a haver engarrafamentos graças à grande visão de Lúcio Costa. Sei porque minha mãe trabalha naquela área e eventualmente eu passo o dia com ela.

Existem sim diferenças entre a desigualdade em Brasilia e em outras metropeles, enquanto o Rio é ocupado continuamente do centro a periferia, em Brasilia não há cidades satelites em um raio de 14 km do Plano Piloto, a divisão, ao contrario das outras metropoles é nitida.

Negativo. As cidades-satélites não são a periferia de Brasília. São realmente outras cidades, geograficamente falando. E como a capital é um Patrimônio da Humanidade, existem medidas que impedem uma conurbação mais intensa. Não sei qual o problema nisso.

Mas as suas palavras dão a entender que há um cordão de isolamento com a plaquinha "Proibida a presença de pobres". :eek:

E mesmo que Brasilia fosse um paraiso social, não justificaria sua existencia, e duvido que vocês a defenderiam tanto se não morrassem ai

Bom, Brasília foi escolhida a cidade com melhor qualidade de vida do país, pelo menos. E se a existência não se justifica, devemos fazer o quê? Demolir a cidade e mudar para o Rio?

E eu nem gosto tanto daqui. Quando tiver condições vou para Porto Seguro. :mrgreen:
 
Negativo. As cidades-satélites não são a periferia de Brasília. São realmente outras cidades, geograficamente falando. E como a capital é um Patrimônio da Humanidade, existem medidas que impedem uma conurbação mais intensa. Não sei qual o problema nisso.

Bem, a lei diz que é a mesma cidade, e mesmo que fosse outras, não deixariam de ser periferia, sobre impedir a conurbação, não sei nada sobre isso, isso é recente? O fato de se impedir a conurbação ja se caracteriza como uma segregração descarada.

Mas as suas palavras dão a entender que há um cordão de isolamento com a plaquinha "Proibida a presença de pobres".

Geralmente as invasões de terra no plano piloto são duramente repreendidas, com os invasores sendo retirados violentamente, ja as invasões na periferia, muitas vezes são legalizadas, ja da pra ver um tratamento diferente...

Bom, Brasília foi escolhida a cidade com melhor qualidade de vida do país, pelo menos. E se a existência não se justifica, devemos fazer o quê? Demolir a cidade e mudar para o Rio?

Repito a pergunta, incluiram os moradores das cidades satelite nessas pesquisa.

E realmente, agora já era :mrgreen: , e eu usei uma expressão errada, na verdade, não há justificativa pra sua construção.
 
Vovin disse:
Bem, a lei diz que é a mesma cidade, e mesmo que fosse outras,

A lei não diz isso.

Geralmente as invasões de terra no plano piloto são duramente repreendidas, com os invasores sendo retirados violentamente, ja as invasões na periferia, muitas vezes são legalizadas, ja da pra ver um tratamento diferente...

Você queria que expulsassem os invasores de todo o D.F.? Ou seria melhor deixar eles destruirem Brasília e outras cidades?
 
Bem, a lei diz que é a mesma cidade, e mesmo que fosse outras, não deixariam de ser periferia, sobre impedir a conurbação, não sei nada sobre isso, isso é recente? O fato de se impedir a conurbação ja se caracteriza como uma segregração descarada.

Diz que é o mesmo município, Vovin. A lei não tem nada a dizer sobre "cidade" propriamente dita, pois é um conceito geográfico e não jurídico. Não é difícil perceber que as cidades-satélites tem uma rede administrativa e de serviços distinta da capital.

E caracteriza a segregação do quê, exatamente? Porque o que não se pode ser feito por ninguém é ocupar os espaços intermediários, por uma questão meramente urbanística.

Geralmente as invasões de terra no plano piloto são duramente repreendidas, com os invasores sendo retirados violentamente, ja as invasões na periferia, muitas vezes são legalizadas, ja da pra ver um tratamento diferente...

Invasão, que é crime, deve ser reprimida em qualquer lugar, o que não acontece por pura demagogia dos governantes ansiosos por votos. A diferença acontece porque na área tombada existem orgãos, como o IPHAN, de olho. O que não acontece em outras regiões e dá margem para ações desse tipo. Males da democracia.
 
Bem, a lei diz que é a mesma cidade, e mesmo que fosse outras, não deixariam de ser periferia, sobre impedir a conurbação, não sei nada sobre isso, isso é recente? O fato de se impedir a conurbação ja se caracteriza como uma segregração descarada.
vai estudar geografia e as leis de brasília. Brasília é formada pelas Asa sul, Asa norte e vila planalto. (não tenho certeza com relação ao setor sudoeste.)

Todas as demais cidades satélites possuem um administrador nomeado pelo governo responsavel por manter a cidade funcional, com distribuição de verbas pelo gdf de acordo com a necessidade de cada zona administrativa.

Lago Sul, Lago Norte, Paranoá, Park Way, Núcleo Bandeirante, Candangolandia, Riacho fundo, etc, etc, etc.... são cidades satélites subordinadas ao governo do distrito federal.

Geralmente as invasões de terra no plano piloto são duramente repreendidas, com os invasores sendo retirados violentamente, ja as invasões na periferia, muitas vezes são legalizadas, ja da pra ver um tratamento diferente...
ficar calado evita falar MUITA merda.

Brasília é uma cidade tombada pela UNESCO, sendo proíbido a alteração do seu planejamento inicial. Ou seja, é vetado que modifique o projeto urbano e as caracteristicas de brasília.
tanto que até hoje existe um grande impasse com a vila da telebrasília, que não pode ser regulamentada pq está na area que é considerada BRASÍLIA.
toda e qualquer invasão de area pública em brasília é proíbida e os invasores são transferidos para suas cidades originais (atualmente).
Violencia em areas de invasão que eu me recorde, só houve com o Setor O, que está quase do lado de nascentes de rios do parque nacional, e existe o risco de contaminação. tanto que existe um impasse com o governo para retirada de famílias daquela area.

Repito a pergunta, incluiram os moradores das cidades satelite nessas pesquisa.
todas as pesquisas realizadas no DISTRITO FEDERAL englobam todas as cidades do entorno e o plano piloto por amostragem.

Diz que é o mesmo município, Vovin.
Brasília é um distrito da federação, não sendo um estado da federação. não há divisão de municipios, nem eleição de camaras de vereadores e prefeitos para cada cidade.
são areas administrativas, com um administrador indicado pelo governador.
 
Mocinho, você precisa conhecer melhor Brasília.É uma cidade excelente em termos de qualidade de vida, não é 100% perfeita, porém muita coisa aqui funciona. O trânsito por exemplo tem seus picos, entretanto as vias são amplas e escoam de forma fluente.

Eu gostei muito de passar quase um mês aqui, e você falou do transporte urbano e tal, eu rapidamente aprendi a movimentar-me pela cidade sem ter carro, ou seja se o transporte fosse um caos, ineficiente, se só carro desse jeitto como uma pessoa de fora iria conseguir ir e vir. Aqui não tive dificuldade, em localização, pois tem muitas placas indicando as quadras(isso é outro ponto bom de Brasília), estacionamento para idosos, muitos semáforos para deficientes visuais, não encontrei muito que criticar em Brasília, e eu tinha um pé atrás com ela, por ser uma cidade que vive praticamente ligada a política, porém generalizar como a Dani foi um erro,eu era nova quando fui a primeira vez, a gente acha Brasília chata um pouco pelo jeitão de tudo público, e aos poucos outras idas fazem você dar outro enfoque, Brasília tem gente boa, simpática, prestativa como tem o lado podre- mas relamente é culpa de todos nós que colocamos gente infame para aviltar a cidade, não é a cidade que é infame é o povo que é "hóspede" involuntário que o é.

Sinceramente posso dizer que Brasília é 10!Acostumei-me a ela, tenho respeito e carinho pelo ideal de cidade construída pelo ideal de um homem, se certa ou errada a visão que ele teve, é a capital que o Brasil merece ter, que ilustra bem a Ordem e Progresso que está na bandeira brasileira, Brasília é, como cidade o que toda cidade do Brasil merecia poder ser e a qualidade de vida que todo brasileiro deveria ter.
 
Morpheu disse:
É muito deprimente ver alguém criticar o que não conhece.

Moro em uma cidade-satélite e não vejo "pobreza" alguma. Nem me sinto "segregado". E não acho de forma alguma o clima de Brasília desfavorável - é seco, sim, mas nada que atrapalhe muito.

Eu não conheço todas as cidades satélites o suficiente, mas não dá pra tapar o sol com a peneira. Existe desigualdade social como em todo lugar e os crimes quando ocorrem, embora em quantidade muito menor em relação ao eixo Rio-SP as vezes chocam até mais como o caso do brutal assassinato da estudante Maria Claudia Del Isola, daquele alemão que uma brasileira de Taguatinga mandou matar pra se apoderar de toda sua fortuna e por aí vai.

Quanto ao clima porque acham que construiram o Paranoá? Se com ele já não é facil lidar com a baixa umidade do ar na época mais seca imagine sem? Eu percebi a importância que tem quando uma vez saí pra passear a noite partindo do Cruzeiro Novo onde estava hospedado em direção ao Lago. Quando cheguei lá foi notório a sensível queda de temperatura.

Mas a gente percebe o quanto muitas coisas em Brasilia são exageradas e destoam completamente da realidade nacional. O Metrô lá que pros paulistanos é algo de extrema necessidade e utilidade, lá é um verdadeiro estorvo pois quase ninguém usa. A linha é um verdadeiro elefante branco.

As largas avenidas durante muito tempo foram verdadeiras pistas pra grandes rachas e nisso grandes ACIDENTES, fato que o Renato Russo retratou muito bem na letra de "Faroeste Caboclo" porque quando se anda de carro em Brasilia você se sente literalmente num verdadeiro autódromo de rua a céu aberto.

É uma cidade que construiram propositadamente com características pra ser algo diferente e impactante, mas ainda assim em relação ao nosso país como um todo não justifica seu custo-beneficio. Ainda rolam muitas obras superfaturadas como a mais recente ponte sobre o Paranoá.

Tirando isso no geral acho ela legal, pois ao menos é um dos raros lugares nesse país em que o motorista para pro pedrestre atravessar a faixa. Um pouco de civilidade não faz mal a ninguém.
 
Última edição:
FÚRIA Da Cidade disse:
Eu não conheço todas as cidades satélites o suficiente, mas não dá pra tapar o sol com a peneira. Existe desigualdade social como em todo lugar e os crimes quando ocorrem, embora em quantidade muito menor em relação ao eixo Rio-SP as vezes chocam até mais como o caso do brutal assassinato da estudante Maria Claudia Del Isola, daquele alemão que uma brasileira de Taguatinga mandou matar pra se apoderar de toda sua fortuna e por aí vai.

Do jeito que você fala parece que não acontecem crimes muito piores em lugares como o Rio e São Paulo.

Mas a gente percebe o quanto muitas coisas em Brasilia são exageradas e destoam completamente da realidade nacional. O Metrô lá que pros paulistanos é algo de extrema necessidade e utilidade, lá é um verdadeiro estorvo pois quase ninguém usa. A linha é um verdadeiro elefante branco.

Muita gente usa o metrô, mesmo que cerca de metade das estações planejadas ainda não funcione.

As largas avenidas durante muito tempo foram verdadeiras pistas pra grandes rachas e nisso grandes ACIDENTES, fato que o Renato Russo retratou muito bem na letra de "Faroeste Caboclo" porque quando se anda de carro em Brasilia você se sente literalmente num verdadeiro autódromo de rua a céu aberto.

E mesmo assim ainda tem muito engarrafamento. Seria melhor se as pistas fossem ainda mais largas.

Ainda rolam muitas obras superfaturadas como a mais recente ponte sobre o Paranoá.

Mas esse é um problema do governo, não da cidade, certo?
 
toda e qualquer invasão de area pública em brasília é proíbida e os invasores são transferidos para suas cidades originais (atualmente).

E quanto aos condominios de ricos como o Vicente Pires que são invasão de area publica? Não sei se fica na tal area protegida mas se fica, porque não removem?

Quanto aos outros detalhes, bem, nada disso muda o fato de que Brasilia não deveria ser construida...

a capital que o Brasil merece ter, que ilustra bem a Ordem e Progresso que está na bandeira brasileira, Brasília é, como cidade o que toda cidade do Brasil merecia poder ser e a qualidade de vida que todo brasileiro deveria ter.

Realmente, ilustra o Ordem e Progresso, lema dos militares positivistas, onde Ordem era repressão e Progresso era desenvolvimentismo megalomaniaco...
Eu preferia que a capital continuasse no Rio, quem sabe, com a população do lado, fazendo pressão, os politicos se esforçassem mais pra oferecer melhores qualidade de vida pra todo mundo, e não só pros moradores de uma cidade, duvido que se a capital fosse no Rio e a câmara dos deputados fosse no centro, os deputados estivessem tão tranquilos, mas agora tá feito, sobre a cidade, não me agradaria morar lá, mas aprendi bastante coisa nesse tópico que mudou um pouco minha visão negativa que tinha ;)
 
Balbo Bolseiro disse:
Do jeito que você fala parece que não acontecem crimes muito piores em lugares como o Rio e São Paulo.

Muita gente usa o metrô, mesmo que cerca de metade das estações planejadas ainda não funcione.

E mesmo assim ainda tem muito engarrafamento. Seria melhor se as pistas fossem ainda mais largas.

Mas esse é um problema do governo, não da cidade, certo?

Mas a ponte foi obra do governador Roriz, logo é problema da cidade sim.

O seu "muita gente" não é nem metade de um metrô paulistano ou carioca. O metrô brasiliense tem um indíce de ociosidade nas composições muito alto e como ele nem liga o extremo da Asa Norte com a da Asa Sul só favorece a isso.


Vovin disse:
Eu preferia que a capital continuasse no Rio, quem sabe, com a população do lado, fazendo pressão, os politicos se esforçassem mais pra oferecer melhores qualidade de vida pra todo mundo, e não só pros moradores de uma cidade,

No Rio nem f... :lol:
Sinceramente preferia que a capital do país e o DF tivesse sido criado na região no "Vale da Eletrônica", que fica no Sul de Minas praticamentedo no centro eixo SP-RJ e BH o que a não deixaria tão distante dos principais centros.

Ali hoje é uma das regiões que mais prosperam no país com várias empresas se instalando e se vive com uma qualidade de vida muito boa.

E O clima da Serra da Mantiqueira que está ali próxmo é muito mais aprazível do que a secura do planalto central. Não tem nem compraração.
 
Última edição:
houve durante o ano de 2002 um incentivo a industrias de alta tecnologia em brasília
como não houve uma zona realmente destinada a esse tipo de industria, nenhuma tentou arriscar no local onde 'fizeram' esse setor de industrias 2, a missão
 
Sei que não tem nada a ver e tudo mais, mas... Aécião tá pegando. Eu voto nesse cara :cerva:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo