• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Pequena duvida sobre Deus

Re: Pequena duvida sobre Deus.

O Vela deu uma resposta bem adequada, há dezenas de posts atrás. A questão é semelhante a perguntar se existe um número maior que o infinito, ou seja, é sem nexo.

Além disso, que o conceito de "infinito" é empregado somente àquilo que não podemos limitar, não que seja realmente inacabável (os números o são, que fique bem claro).

Resumindo, penso que a idéia de "Deus pode tudo" é mais uma conseqüência da nossa limitação do que uma lei inexorável e irreprimível.
 
Re: Pequena duvida sobre Deus.

ir direto pro inexplicável (acaso ou vontade divina)
balbo disse:
ainda há um longo caminho até chegarmos em algo que realmente não tem explicação (independentemente da capacidade do explicador. É diferente daquilo que tem uma explicação desconhecida por nós).

E eis o que é realmente Deus: o inexplicável. A causa primária (não necessariamente no sentido cronológico).

E eis o que é realmente Deus: o inexplicável. A causa primária (não necessariamente no sentido cronológico). A lei. Aquilo que faz as coisas serem do jeito que são.


vamos la balbo pelo menos vc tentou e eu respeito isso.... mas vamos ver os seus furos ....

1) Até se encaixa em alguns aspectos. Deus como a causa e explicação primária de todas as coisas está no dicionário.

como eu ja disse aki quano vc diz q Deus eh a EXPLICAÇAO vc esta violando a fato q a definiçao de Deus ser o inexplicavel... portanto esta incoorendo em um paradoxo.


2.3.4) nao sei se vc reparou mas vc NAO tem nenhum fato para apoiar a sua teoria... q eu pedi? FATOS ou indicios de fatos e vc nao tem nenhum... nem matematicos... mas vamos continuar e fingir q nao vimos isso. NO seu outro post vc comete um erro grave ao difinir sorte... vc define como acaso e portanto INEXPLICAVEL isso eh UM erro gravissemo pq eu posso dizer isso? vou dar um exemplo q eu sempre uso com fins didaticos.. imagine uma mesa de bilhar... imaginou? agora imagine a boa branca e outra bola... evc vai dar uma tacada na bola branca para jogar ela na caçapa vc consegue imaginar mais ou menos a força necessaria e a trajetoria das bolas nao consegue? agora pense numa messa de bilhar com as 15 bolas e vc com a bola branca de uma tremenda porrada nas bolas.... vc sabe onde todas vao parar??? mas se vc puser um super computador ele vai dizer direitinhu onde as coisas vao parar.... acho imagine o nosso universo como a messa de bilhar e voilá vc vai reparar de sem muita dificuldade todo efeito tem uma causa... a causa pode estar distante demais para q possamos a compreender sem q os eventos ja tenham acontecido... e as vezes mesmo ate se os eventos ja tiverem acontecido... mas NADA eh aleatorio NADA mesmo aleatoriedade e acaso sao meramente probabilidades grandes demais para serem levadas em conta quando trabalhamos com um objeto restrito de coisas...um exemplo bom q probabilidade eh: de quantas formas uma moeda pode cair? vc vai dizer 2 ... alguns mais espertinhus vao responder 3 ... mas na realidade podem ser N alem dos resultados triviais cara, coroa e lado ela pode ser pega no ar... apenas sumir evaporar no espaço.. levar um tiro e ficar presa na parede.. apenas ficar la parada sem cair.... e N outras... no entanto quando trabalhamos com as MAIS provaveis dizermos q sao apenas duas ... oq nao eh uma verdade eh sim uma aproximaçao da realidade.

oq eu quiz dizer com isso tudo foi: nao exite acaso. portanto nao existe necessidade do INEXPLICAVEL tudo tem explicaçao.. mesmo q nao consigamos ver isso... mas tem.

no inicio do seu outro post vc POSTULOU q existe o inexplicavl alguma hora... como podemos evr por apenas uma sequencia logica o INEXPLICAVEL nao existe e postanto como toda a sua teoria eh calcada nele nao faria sentido continuar discutindo-a... mas vamos la q hoje estou de bom humor (coisa rara)

7) nao sei se vc ja reparou mas Deus serve para explicar tudo.. das coisas q tem as q nao tem explicaçao eh para isso q ele serve por isso q eu digo q eh muleta... afinalas coisas q para mim sao perfeitamente explicaveis como a ausencia de acaso para milhares de pessoas no mundo sao inexplicaveis e para mim as coisas q sao inexplicaveis para N outras sao perfeitamente explicaveis... isso apenas considerando as explicaçoes corretas fora as incorretas entao nao vejo como vc pode dizer q "os crente ou as pessoas" usam deus para explicar o facilmente explicavel... afinal tudo eh explicavel. so depende do nivel de conhecimento temoral dessa pessoa... nada masi... aki ja foram dados N exemplos de como a barreira do inexplicavel foi se dilatando a medida q o homem foi se tornando mais sabio.


8)nao sei se vc compreende q no instante q milhoes de pessoas acreditam q acreditaram numa coisa ela tem q ser levada pelo menos em contra de possivelmente estar correta.... naodigo q esteja... mas existe essa probabilidade e vc descartou a crença dos outros apenas por nao encaixar na sua... reparou nisso? nada impede do SEU deus ser mas de uma entidade, haja visto q pode existir mais de um inexplicavel (q eu digo q nao existe com base na logica) e caso exista pq nao ter mais de UM deus? vou dar um exemplo, a gravidade (nao se tem uma explicaçao de como ela funciona hoje em dia ainda) seria um deus.. vamos dizer q no futuro todos pensassem como vc e acreditassem q nada mais pode ser explicado... acreditassem q ja chegamos a SUA e TOTALO sabedoria... e alem da gravidade apenas a criaçao do universo nao teriam explicaçao.... ORA temos duas coisas sem explicaçao??? nossa temos dois DEUSES??? e pq nao?

9) de onde vc tiras essas coisas?? pq algo seria impossivel de ser compreendido?? nao existe uma pq rasoavel para isso...

10) N culturas acreditam q buda chegou ao estado de divinidade transcendeu a carne se tornando algo INEXPLICAVEL como explicar entao q algo explicavel e simples como um ser humano possa ter se tornado algo assim?

11) MATEMATICAMENTE implica... ate oq se sabe hoje a nosso universo eh quadridimencional e como parametro basico existe a necessidade a calsa PRECEDER o efeito.

12) Clap clap pelo menos viu q pode errar.. eu so estou mostrando onde estao localizadas suas falhas.. mas como teoria eh bem interessante lapide-a por mais uns anos e talvez vc crie uma igreja fique rico...

13)essa nao eh uma resposta valida.. try again

14)ora nao temos dois infinitos dentro de um??? oq eh uma reta? oq eh um plano??? cuidado com a logica!!!

15)facil muito facilmente o mundo eh desse jeito e nao de outro pq se nao nao seria um eu e um vc para fazer essa pergunta nos estamos nessa realidade espaço temporal nos questionando sobre essas coisas apenas pq ela existe e eh assim... caso ela nao existisse ou nao fosse assim nao nos questionariamos... (tah ok eh um conseito complicado e eu nao me expliquei muito bem... mas eh mais uo menos isso...)

16)eh verdade se vc me der um carro nao precisso saber como ele eh para ndar... mas quando eu defino o carro como nao carro incorro num paradoxo afinal algo nao pode ser um NAO algo... portanto a explicaçao nao pode ser a NAO explicaçao... pq entao haveria uma explicaçao capische? outro problema de logica.


No instante q vc diz q :"Infelizmente as pessoas têm mania de desistir de investigar antes da hora," vc se poe numa possiçao superior aos pesquisadores... como ALGUEM inclusive vc pode dizer ate inde eh explicavel e a partir de onde ja nao eh mais??? vc reparou nisso quando escreveu?? se ja nao bastassem todos os furos ainda tem mais esse.


cara vc tentou mas eu recomendo um pouco mais de estudo sobre logica... tente fazer algebra linear I e II com as turmas de matematica (ou como eu de a cagada do seu professor ser um matematico) e isso vai abrir para vc novos olhos para a logica.. alem disso existem outras dissiplinas muito importantes para quem gosta de logica... corra atras...


Morfeu numa boa mas acho q a sua critica foi desmedida... se reparar no meu hitorico de posts vai ver q eu em 99% das vezes posto totalmente cienticica e imparcialmente... portanto nao tenho necessidade de atacar nada alem das teorias... muito embora usuarios topeiras me irritem costumo a atacar suas teorias.. muto embora ironize-as um pouco fico apenas nas teorias...

Dwarf
 
Re: Pequena duvida sobre Deus.

Eu só queria pedir imunidade a xingamentos (brincaderinha...), e queria dizer que está difícil entender porque ficar cabrero com quem não está vendo motivos para acreditar que Deus exista (ou para ter certza dessa existência). Mentes investigativas ... algumas crêem Nele, outras não.
Percebi que você tem postado inteligentemente Logan, e olha que creio em Deus, e ainda por cima prego sobre Ele a outros.
Só queria ver comentários seus (e de outros) sobre o que a Neewsweek de Novembro de 1998 comentou:
"As forças liberadas eram - são - notavelmente equilibradas: se o big-bang tivesse sido um pouquinho menos violento, a expansão do Universo teria sido menos rápida, e logo (em alguns milhões de anos, ou em alguns minutos - de qualquer maneira, logo) teria entrado em colapso sobre si mesma. Se a explosão tivesse sido um pouquinho mais violenta, o Universo poderia ter-se dispersado num "caldo" fino demais para se agregar e formar estrelas. As probabilidades contra nós [de que o Universo e a vida surgiram por acaso] são - este é o termo exato: astronômicas. A proporção de matéria e de energia em relação ao volume de espaço no momento do big-bang não deve ter passado mais do que um quadrilionésimo de 1% da ideal."

Claro que só pq a neewsweek escreveu não quer dizer que é fato incontestável, e claro que você está em melhores condições do que eu (um Desenhista Gráfico) de entender isso com mais plenitude. De qualquer forma ... bem, "um quadrilionésimo de 1% da ideal", que sorte hein! Ou talvez não ... talvez regulado propositalmente!

Que acham
Abraços ...
 
Última edição:
Re: Pequena duvida sobre Deus.

cara a resposta para isso esta no meu post anterior... mas eu vou explicitar isso aki de uma forma melhor...

as coisas como as conhecemos sao assim pq o universo se expandiu com a velocidade X caso fosse de ALGUMA forma diferente nao seriam as mesmas... e portanto a perguta de nosa foi um acaso terrivel ser assim a probabilidade era infima nao fazem sentido tendo em vista q se fosse de qualquer outra forma as formas de vida la estariam achando q a probabilidade delas existirem ao inves de nos tb seria infima... nao sei se e estou me fazendo claro... a questao de q foi ounao sorte ser assim nao eh valida pq ela eh FINAL e nao inicial...

existe outra explicaçao.... mas para isso temos q omar algumas conclusoes q nao sao ortodoxas.... existem 3 tipos de universo mais provaveis... vamos tomar o universo ciclico como verdadeiro ok? entao temos q o Tempo tb eh infinito. em t igual infinito entao temos q TODAS as pocissibilidades podem e SAO atingidas um sem numero de vezes... por exemplo se trancarmos um monte de macacos numa sala com uma maquina de escrever por um tempo infinito um dia os macacos nos brindaram com sua versao de Rei Lear....

nao sei se fui claro mas estou tentando eh um conceito complicado de explicar....tenho um amigo q explica isso bem melhor q eu quando o encontrar volto aki e explico dinovo...


Dwarf
 
Re: Pequena duvida sobre Deus.

Morpheu disse:
Logan, geralmente dá para entender o que você diz. O que não dá é para aceitar. ;)
Dessa vez foi até razoavelmente aceitável.

O ponto de vista quando agente parte de uma condição final para uma condição inicial pode nos dar a impressão de que alguns fatores ocorreram por sorte, ou coincidência. Mas isso ñ é necessariamente sorte ou coincidência, ou nem uma situação premeditada cuidadosamente por Deus. Não se considerarmos de que não fazemos a menor idéia de como as coisas seriam (a própria vida), se essas "condições iniciais" (leia-se Big Bang ou qualquer outra "gênesis") tivessem ocorrido de uma outra forma. Bom, mas isso é só um ponto de vista, como qualquer outro ... eu penso, na verdade, de forma contrária.
 
Re: Pequena duvida sobre Deus.

Logan Mcloud disse:
existe outra explicaçao.... mas para isso temos q omar algumas conclusoes q nao sao ortodoxas.... existem 3 tipos de universo mais provaveis... vamos tomar o universo ciclico como verdadeiro ok? entao temos q o Tempo tb eh infinito. em t igual infinito entao temos q TODAS as pocissibilidades podem e SAO atingidas um sem numero de vezes... por exemplo se trancarmos um monte de macacos numa sala com uma maquina de escrever por um tempo infinito um dia os macacos nos brindaram com sua versao de Rei Lear....

nao sei se fui claro mas estou tentando eh um conceito complicado de explicar....tenho um amigo q explica isso bem melhor q eu quando o encontrar volto aki e explico dinovo...


Dwarf

Logan, teu exemplo foi absurdo e incoerente, apesar da base lógica :eek:

Existe um espectro absurdo de possibilidades dentro do universo, mas existem também as impossibilidades, oras. Imagino que até mesmo em termos de infinito.

O mais provável é que os macacos e todas as suas gerações subsequentes não se desenvolvessem, simplesmente por falta de necessidade... E os possíveis macaquinhos inovadores certamente seriam excluídos pelos outros (maioria), acabando por se suicidar. :tsc:
 
Re: Pequena duvida sobre Deus.

acho q vc entendeu errado meu caro... nao disse q eles vao vao escrever o Rei Lear sabendo oq estao escrevendo... eu digo q apenas o bater aleatorio de suas maos sobre o teclado um dia iria resultar na versao do Rei Lear. sacou?

Dwarf
 
Re: Pequena duvida sobre Deus.

Logan Mcloud disse:
acho q vc entendeu errado meu caro... nao disse q eles vao vao escrever o Rei Lear sabendo oq estao escrevendo... eu digo q apenas o bater aleatorio de suas maos sobre o teclado um dia iria resultar na versao do Rei Lear. sacou?

Dwarf

Errr... não. agora parece mais absurdo :ahn?:

Hm, mas de qualquer forma, portugueses ou americanos, os macacos fariam certamente uma obra bastante pervertida. Por uma mera questão de probabilidade em relação a formação de palavras...
 
Re: Pequena duvida sobre Deus.

ok vamos de uma forma mais simples... pegue um D6 (dado com 6 faces) para tirar um 6 a probabilidade eh de uma jogada em cada 6 nao eh? agora pegue 2 d6 a brobabilidade eh de um para cada 36 jogadas... eh bem verdade q vc pode tirar varios 6 seguidos nao eh? aora imgina q um teclado eh um dado com 250 lados e q a probabilidade do macaco artar a letra eh uma em 250 e para q ele acerte as letras na ordem certa eh uma probabilidade MUITO pequena... q no entanto existe... ea eh da rodem de 250 ELEVADO ao numero de caracteres+espaços q existe na obra Rei Lear ... ou seja algo por volta de milhao ... entao a probabilidade disso acontecer eh de uma sobre 250 elevado a alguns milhoes... isso da um numero astronomico.... no entanto eh uma probabilidade valida... e se vc pensar q o macaco vai tentar por toda a eternidade eh OBVIO q um dia ele vai conseguir. mais ou menos q nem vc jogando 3 d6 e esperando q caia um 666... ou como jogar na sena... sacou?


T = infinito nao eh tao ortodoxo assim nao... eh ate bem aceito... mas nao eh bem o T = infinito... isso eh uma simplificaçao... pois o tempo começou com o big bang... entao temos q pensar de outra forma...


Dwarf
 
Re: Pequena duvida sobre Deus.

É diferente, Logan... claro que posso jogar t = infinito em qualquer fórmula, mas daí a imaginar isto como relatidade envolve uma boa dose de aroma de laboratório e bules de café.

Enfim, mudei de opinião ligeiramente. Considero o Big Bang análogo ao modelo de Dalton: inicia-se com algo tosco (porque alguém tem de iniciar), e o conhecimento vai se desenvolvendo. Espero que assim seja, de fato.
 
Re: Pequena duvida sobre Deus.

nao foi isso q eu disse.. vamos tentar dinovo.... T pode ser deformado nao pode? como o espaço ... dai se diz q o big-bang criou T mas isso nao eh necessariamente assim se vc acreditar (como eu acredito) num universo ciclico (umas das 3 provaveis formas de universo) vc pode visualizar entao o T se expandindo como todo o universo e depois se contraindo com ele.... portanto eh justo dizer q T = infinito eh valido.

Dwarf
 
Re: Pequena duvida sobre Deus.

Posso visualizar o "t" se expandindo se considerar que o Universo é infinito.

É hipótese baseada em hipótese, saca?
 
Última edição:
Re: Pequena duvida sobre Deus.

mas nesse caso T teria q ter um inicio.... e oq eu digo q T=0 ocorre mais de uma vez e nao apenas uma

Dwarf
 
Re: Pequena duvida sobre Deus.

Logan Mcloud disse:
como eu ja disse aki quano vc diz q Deus eh a EXPLICAÇAO vc esta violando a fato q a definiçao de Deus ser o inexplicavel... portanto esta incoorendo em um paradoxo.

(...)

16)eh verdade se vc me der um carro nao precisso saber como ele eh para ndar... mas quando eu defino o carro como nao carro incorro num paradoxo afinal algo nao pode ser um NAO algo... portanto a explicaçao nao pode ser a NAO explicaçao... pq entao haveria uma explicaçao capische? outro problema de logica.

Em alguns pontos você acertou, mas nesse passou longe.

Quando eu disse que "Deus é a explicação primária" não quis dizer que fosse literalmente uma explicação. Como eu disse, algumas pessoas quando não sabem explicar uma coisa dizem que foi "a vontade de Deus". Mas atribuir uma origem a um fato não explica ele.

Pra exemplificar, imagine que você está passeando e de repente toma um tabefe na nuca. Quando você vira e descobre quem foi, não necessariamente descobre o que motivou a pessoa a fazer aquilo.

2.3.4) nao sei se vc reparou mas vc NAO tem nenhum fato para apoiar a sua teoria... q eu pedi? FATOS ou indicios de fatos e vc nao tem nenhum...

O fato é que existe(m) a(s) lei(s) do universo. Pra idéia central funcionar, isso é o suficiente.

oq eu quiz dizer com isso tudo foi: nao exite acaso. portanto nao existe necessidade do INEXPLICAVEL tudo tem explicaçao.. mesmo q nao consigamos ver isso... mas tem.

Opa... só porque não existe acaso não quer dizer que não haja nada inexplicável. Inexplicabilidade não implica em aleatoriedade. Inexplicável quer dizer que "é assim porque sim" (mas existe uma lógica oculta) e acaso quer dizer que "não tem motivo/razão pra ser assim". Inclusive você gastou dedo nesse exemplo, porque em um post atrás eu já havia demonstrado que o acaso não existe.

Mas continuando.

7 e 9) Como eu já disse, existe uma diferença entre o que é relativamente inexplicável e o que é absolutamente inexplicável. A este último é que eu me refiro.

E de onde surge que existe algo inexplicável? Simples... não há como explicar por que as Leis do universo são do jeito que são e não de outro jeito.

8) Eu não estou descartando nenhuma religião. O que eu disse foi que as pessoas chamam de Deus coisas que existem, mas que podem não ser Deus sob o conceito que eu falo.

Sobre a possibilidade de vários inexplicáveis, você tem razão, realmente pode ser que existam vários.

facil muito facilmente o mundo eh desse jeito e nao de outro pq se nao nao seria um eu e um vc para fazer essa pergunta nos estamos nessa realidade espaço temporal nos questionando sobre essas coisas apenas pq ela existe e eh assim...

Você enrolou, enrolou, mas não conseguiu responder... ou será que a sua resposta é "pq ela existe e eh assim..."? Porque isso é o mesmo que dizer que não tem explicação.

como ALGUEM inclusive vc pode dizer ate inde eh explicavel e a partir de onde ja nao eh mais???

Pois é. Por isso eu não disse até onde é explicável.
 
Re: Pequena duvida sobre Deus.

Deus é acima de tudo uma fraquesa humana. Algo que criamos para nos fortalecer. Somos fracos e precisamos de algo para nos apoiar, como um bando de adolecêntes retardados que pracisam se apoiar em sua turma para fazer coisas que não fariam sózinhos. Fato é, que, se deus não existisse, teriamos que inventar um, tanto é verdade, que todas as aglomerações de seres humanos que se tem notícia, criaram seus próprios deuses.​
:blabla: :blabla: :blabla:
 
Re: Pequena duvida sobre Deus.

Logan, me desculpe se não interpreto direito, mas da maneira como você diz, parece que a vida estava predestinada a acontecer ...
" se fosse de qualquer outra forma as formas de vida la estariam", você disse.
Acha que, independente do tipo de Universo, teria de haver vida nele?
Acho mais coerente dizer que não haveria vida lá, para contestar nada.
 
Re: Pequena duvida sobre Deus.

em N universos posiveis, em cada universo M galaxias com O estrelas... todos essses numaros enormes.... sim acho q eh bem possivel q exista vida em varios universos... nao em todos... provavelmente nao na maioria.. mas em varios...


Dwarf
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo