• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Pequena duvida sobre Deus

Re: Pequena duvida sobre Deus.

Balbo Bolseiro disse:
Ser arrogante é arrogar pra si alguma coisa que você não possui. Se você acha que entende as coisas muito bem e acaba se achando demais, você está predisposto a não entender o que vai de encontro às suas opiniões.

Pior ainda se você for arrogante e tiver uma opinião mal-formada e atrofiada sobre determinado assunto, porque aí só resolve quebrando muito a cara.
Ummm, mas esse seu ponto fica meio 'generalista'.

Existem casos de arrogantes que simplesmente assim o são com aqueles que julgam ser inferiores, leigos, etc...

Quando encontram iguais podem mudar de idéia, era a isso que me referia.
 
Re: Pequena duvida sobre Deus.

Aurélio disse:
Arrogãncia sf. 1. Orgulho excessivo; soberba. 2 Insolência, atrevimento.

Dava pra ter umas discussões ótimas sem esses dois conceitos de arrogância proliferando a cada meia página.
 
Re: Pequena duvida sobre Deus.

lol.... vcs viram q o topico mudou? ele deixou de ser sobre Deus e agora virou se eu sou ou nao arrogante... sim eu sou arrogante... e sim sei q isso eh um defeito e sim so sou arroganto com akeles q acho q sao inferiores de alguma forma... (pelo menos no assunto q sou arrogante)

nao acho q faz muito sentido reclamar da minha arrogancia ou nao... mas acho q discutir ou nao a existencia de Deus eh valido... eu ja expliquei q nao posso dizer q ele existe ou nao... acho mais LOGICO (e nao certo) q ele nao exista mas isso eh uma opniao pessoal...

eu creio q a Existencia ou nao do Big-bang nao altera de forma alguma a existencia ou nao de Deus, isso q vcs nao tiveram a grandesa de compreender... a grandesa de compreender q por mais q tenha existido o big-bang Deus pode ter criado ele... ou nao... vcs esta assoberbados demais com o fato de serem os iluminados e eu um pobre ateu q se esquecem q NEM vcs nem ninguem conhece os designeos de Deus (caso ele exista) entao ele pode ter sim criado o big-bang e quem sao vcs para dizer q ele esta enganado?

de onde vcs tiraram tanta proficiencia em Deus? ele sentou para papaear com vcs? dormiu com vcs? ele responde suas perguntas? pq se responde eu tenho uma seria de perguntas bem interessantes (q se respondidadas me renderiam uns 3 nobels).

eis o problema.. eu faço faculdade de fisica e amo astrofisica estudei e estudo essa parte da materia eu tenho Know-how pode ser pouco mas tenho... agora vcs nao tem isso quanto a Deus... sacaram?

bem era so isso...

ps.: fox suas interferencias estao otimas

Dwarf
 
Re: Pequena duvida sobre Deus.

Logan Mcloud disse:
lol.... vcs viram q o topico mudou? ele deixou de ser sobre Deus e agora virou se eu sou ou nao arrogante...

Eu pessoalmente não vejo problema em uma pessoa ser arrogante, exceto que mais vai estar prejudicando ela mesma do que qualquer outro.

Se comentei esse lance aqui, foi pra criticar a arrogância de uma maioria incômoda, isso sim uma questão que merece atenção.

Logan Mcloud disse:
eu creio q a Existencia ou nao do Big-bang nao altera de forma alguma a existencia ou nao de Deus

Pois é, só a interrogação sobre o "antes" (ou sequer se houve um "antes") do Big Bang já merece um brainstorm por si só.

Logan Mcloud disse:
ps.: fox suas interferencias estao otimas

Foi só por desencargo de consciência mesmo, sei que não vai adiantar muito.
 
Re: Pequena duvida sobre Deus.

Logan Mcloud disse:
lol.... vcs viram q o topico mudou? ele deixou de ser sobre Deus e agora virou se eu sou ou nao arrogante... sim eu sou arrogante... e sim sei q isso eh um defeito e sim so sou arroganto com akeles q acho q sao inferiores de alguma forma... (pelo menos no assunto q sou arrogante)

E o que adianta você admitir isso e não fazer nada pra mudar? Não é raro você dizer que alguém não entendeu uma coisa quando a pessoa entendeu, mas você não percebe justamente por isso (inclusive tá me parecendo que você ainda acha que eu sou contra o big-bang).

Tá certo que também não é raro as pessoas não entenderem o que você diz. E isso faz você ter que prestar ainda mais atenção pra não achar sempre errado o que os outros dizem e sair se achando o fodão.

nao acho q faz muito sentido reclamar da minha arrogancia ou nao... mas acho q discutir ou nao a existencia de Deus eh valido... eu ja expliquei q nao posso dizer q ele existe ou nao... acho mais LOGICO (e nao certo) q ele nao exista mas isso eh uma opniao pessoal...

Não faz sentido discutir se Deus existe ou não, como eu já expliquei... mas eu devo ter explicado muito mal, já que nem a Primula entendeu meu post. Então eu explico outra vez.

A primeira coisa é definir o que é Deus. Então vamos dizer que você apostou na mega-sena e ganhou sozinho 50 milhões. Aí vem a pergunta: por que justamente você tinha que ganhar? Duas respostas possíveis seriam:

1. A do crente que tem mania de botar a culpa em Deus: "foi Deus que te deu esse dinheiro".
2. A do cético que tem mania de apelar pro acaso: "tendo em vista o número de bilhetes apostados, era provável que alguém ganhasse, e não há nenhum motivo especial pra ter sido justamente você o sorteado".

Apesar de aparentemente as respostas serem diferentes, ambas têm o mesmo argumento: ir direto pro inexplicável (acaso ou vontade divina) quando não podem explicar. No entanto mesmo que não possamos explicar por que justamente alguém é sorteado na mega-sena é possível saber que existe uma explicação. E do mesmo jeito que aprendemos a explicar o trovão, um dia podemos descobrir como funcionam os "acasos".

Por isso é tolice usar o inexplicável como explicação: por mais que investiguemos o universo, ainda há um longo caminho até chegarmos em algo que realmente não tem explicação (independentemente da capacidade do explicador. É diferente daquilo que tem uma explicação desconhecida por nós). Se alguém for investigando o universo, uma hora vai se dar conta de que as coisas são de um jeito, e que não há explicação pra isso.

E eis o que é realmente Deus: o inexplicável. A causa primária (não necessariamente no sentido cronológico). A lei. Aquilo que faz as coisas serem do jeito que são.

Por isso não faz sentido discutir sua existência: Deus não é um conceito que se aceita ou se nega, mas que se atinge através da lógica.

Infelizmente as pessoas têm mania de desistir de investigar antes da hora, e acabam chamando de Deus ou de sorte coisas que têm explicação. Pra piorar, as pessoas misturam os próprios problemas no meio das explicações tornando-as extremamente subjetivas, e aí é inevitável que haja discórdia.

Então seria bom tentar ser menos cabeça-dura pra poder entender o que os outros estão dizendo e aí sim poder discutir alguma coisa. Não adianta nada cada um falar o que acha e não tentar perceber o que está por trás dos argumentos dos outros, mesmo daqueles que não fazem sentido.
 
Última edição:
Re: Pequena duvida sobre Deus.

e por q cargar d'agua vc diz q existe algo q nao tem explicaçao?? qual eh a sua base logica para dizer uma coisa dessas? e acho vc nao percebeu... mas existem N culturas q acreditam em Deus e todas definem o seu Deus diferente de vc.... portanto o SEU Deus funciona assim...

por favor vamos deixar criticas a minha pessoa por MP ou entao va falar sobre minha arrogancia no topico do insonia.

Dwarf

ps.: se Deus se atinge atraves da logica e vc provar isso vc ganha um nobel... e digo ainda mais... pq vc acha q vc dentre todos os matematicos do mundo foi o primeiro q teve essa brilhante ideia???? vc eh iluminado?
 
Re: Pequena duvida sobre Deus.

Balbo Bolseiro disse:
Apesar de aparentemente as respostas serem diferentes, ambas têm o mesmo argumento: ir direto pro inexplicável (acaso

E mais uma vez 300 anos de estudos são jogados no lixo.
 
Re: Pequena duvida sobre Deus.

Hum, penso em linhas gerais da mesma forma que o Balbo. E ele se exprimiu de forma mais clara que eu, portanto lhe agradeço.

e por q cargar d'agua vc diz q existe algo q nao tem explicaçao?? qual eh a sua base logica para dizer uma coisa dessas? e acho vc nao percebeu... mas existem N culturas q acreditam em Deus e todas definem o seu Deus diferente de vc.... portanto o SEU Deus funciona assim...

por favor vamos deixar criticas a minha pessoa por MP ou entao va falar sobre minha arrogancia no topico do insonia.

Dwarf

ps.: se Deus se atinge atraves da logica e vc provar isso vc ganha um nobel... e digo ainda mais... pq vc acha q vc dentre todos os matematicos do mundo foi o primeiro q teve essa brilhante ideia???? vc eh iluminado?

Er... foi defendido algum deus específico, o seu, o meu, ou o de alguém? A menção me parece clara como "entidade superior".

Pô, Logan, você poderia apenas dizer que não tem argumentos e poupar uma boa dose de leitura inútil aos usuários, em vez de apelar para ironiazinhas bestas, não é?

E mais uma vez 300 anos de estudos são jogados no lixo.

Não como os 2000 anos de relatos e estudos que vão contra você. Ah, quem mesmo foi que disse que tempo não acrescenta credibilidade a nada?

E eu amo a lógica, pois é atemporal. :grinlove:
 
Última edição:
Re: Pequena duvida sobre Deus.

Logan Mcloud disse:
por favor vamos deixar criticas a minha pessoa por MP ou entao va falar sobre minha arrogancia no topico do insonia.

Parece que alguém esqueceu quem foi que começou a falar de arrogância aqui. :roll:

Enfim, quando você e o Nob quiserem entender eu respondo os posts de vocês.
 
Re: Pequena duvida sobre Deus.

Morpheu disse:
Não como os 2000 anos de relatos e estudos que vão contra você.

Que estudos?

Ah, quem mesmo foi que disse que tempo não acrescenta credibilidade a nada?

Eu disse isso?

Na verdade, as teorias científicas mais fortes são as que passam mais tempo sem serem falseadas até hoje.
 
Re: Pequena duvida sobre Deus.

Por que que tudo tem que ser lógico? Não dá pra vocês se desatarem da lógica pelo menos uma vez na vida e não tentar explicar tudo?
E olha, até que essa resposta é lógica: não há uma resposta.
 
Re: Pequena duvida sobre Deus.

Balbo disse:
1. A do crente que tem mania de botar a culpa em Deus: "foi Deus que te deu esse dinheiro".
2. A do cético que tem mania de apelar pro acaso: "tendo em vista o número de bilhetes apostados, era provável que alguém ganhasse, e não há nenhum motivo especial pra ter sido justamente você o sorteado".

Apesar de aparentemente as respostas serem diferentes, ambas têm o mesmo argumento: ir direto pro inexplicável (acaso ou vontade divina) quando não podem explicar. No entanto mesmo que não possamos explicar por que justamente alguém é sorteado na mega-sena é possível saber que existe uma explicação. E do mesmo jeito que aprendemos a explicar o trovão, um dia podemos descobrir como funcionam os "acasos".

Você quer dizer que um simples caso de Probabilidade acaba sendo inexplicável? :clap:

Morpheu disse:
Não como os 2000 anos de relatos e estudos que vão contra você. Ah, quem mesmo foi que disse que tempo não acrescenta credibilidade a nada?

Você, definitivamente, é a Mula mais emapacada que eu conheço. :D
 
Re: Pequena duvida sobre Deus.

Tírion Windlord disse:
Por que que tudo tem que ser lógico? Não dá pra vocês se desatarem da lógica pelo menos uma vez na vida e não tentar explicar tudo?
E olha, até que essa resposta é lógica: não há uma resposta.

Não dá pra abandonar a lógica porque senão as coisas perdem o sentido. É diferente de reconhecer que não pode explicar (pelo menos por enquanto).

Lordpas disse:
Você quer dizer que um simples caso de Probabilidade acaba sendo inexplicável? :clap:

Parece que outro alguém também não entendeu.
 
Re: Pequena duvida sobre Deus.

Balbo Bolseiro disse:
Não dá pra abandonar a lógica porque senão as coisas perdem o sentido. É diferente de reconhecer que não pode explicar (pelo menos por enquanto).

E por que tudo tem que fazer sentido? Tudo tem sua exceção, logo algo pode não fazer sentido. E essa tal coisa pode tanto quanto ser a questão que tanto debatem.
 
Re: Pequena duvida sobre Deus.

Nossa.....
me tiraram o direito de naum acreditar em Deus tb?

Por lógica agora estou obrigado a acreditar q uma entidade superior existe?

Não sou livre pra usar as minhas próprias definições das coisas?
 
Re: Pequena duvida sobre Deus.

Balbo Bolseiro disse:
Parece que outro alguém também não entendeu.

Argh... Megalomaníaco... Tu quer dizer simplesmente que deve haver um mecanismo, e que as pessoas simplesmente ainda não encontraram ele... É isso?

E lendo os teus posts e os da Primula, ambos me parecem meio iguais. Os dois apelam para a explicação, a bendita explicação!

Mas pq raios tu ta usando a palavra "Deus" partindo do propósito original, na perspectiva dos que inventaram ela? É pra extrapolar o senso comum e acomodação das pessoas? Ou eu estou completamente enganado, oq é bem possível. :think:


Mas bem, isso não altera tanto o ponto de racíocinio. Assim que acharem o mecanismo, vão tentar achar o mecanismo do mecanismo, até se tornarem deuses ^^ (o que me assusta, pensar num futuro meio atual, com uma oligarquia de pseudo-deuses tentando ordenar as coisas de sua única e "onipotente" forma... mas... enfim, a essência sempre prevalece enquanto não enxergamos o mecanismo dela)
 
Re: Pequena duvida sobre Deus.

Tírion Windlord disse:
Exato! É o que digo: se parar de tentar achar sentido em tudo, tudo fará muito mais sentido.

E é isso que eles renegam... E eu tb!!! :lol:

Mas não me preocupo tanto assim; ainda não tenho muita intenção de revolucionar o mundo ou alguma outra pessoa além de mim. :D

Por sinal, vou achar uma forma prática, uma hora, talvez... e outras mais práticas, no momento.
 
Re: Pequena duvida sobre Deus.

Skylink disse:
Mas não me preocupo tanto assim; ainda não tenho muita intenção de revolucionar o mundo ou alguma outra pessoa além de mim. :D

Exato. Além do que, revolucionar o mundo é um tanto quanto difícil.
 
Re: Pequena duvida sobre Deus.

Você, definitivamente, é a Mula mais emapacada que eu conheço.

Lordpas, você está sendo altamente anti-democrático. As urnas (ou a palavra da Las, anyway) provam que o Mula não sou eu.

Nossa.....
me tiraram o direito de naum acreditar em Deus tb?

Por lógica agora estou obrigado a acreditar q uma entidade superior existe?

Não sou livre pra usar as minhas próprias definições das coisas?

Como eu havia dito antes, você é livre para ser estúpido. (sem ofensa, estupidez também é uma filosofia de vida, muito válida)

Argh... Megalomaníaco... Tu quer dizer simplesmente que deve haver um mecanismo, e que as pessoas simplesmente ainda não encontraram ele... É isso?

Hum, na verdade está alguns posts acima, no post do Balbo. Facinho de encontrar.

Exato! É o que digo: se parar de tentar achar sentido em tudo, tudo fará muito mais sentido.

Claro. E se você abandonar o teclado e começar a digitar com o mouse, o teclado parecerá maravilhoso. Abandonar a lógica e ficar especulando, ou fugir à questão, é nivelar por baixo. Não deixa de ser uma opção, claro.

------------

Uma sugestão: para a boa fluência da discussão, é necessária uma destas três coisas: questionar o raciocínio, aceitá-lo ou abandonar o tópico. Seria muito proveitoso se nos focássemos em respostas específicas do que soluções alternativas ou fugas, ok? Só uma sugestão...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo