• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Adivinhas no Escuro

kra, fantástica a resolução, sinto por não poder tê-la completado inteiramente! mas, em todo o caso, aí vai:

"Vem daqueles
Que vieram de Cá
Que não seguiram para Lá
Que pararam no Meio

"Prevaleceu sobre a Alta
Priorizou-se entre os D'estrelas
Foi conhecida pelos D'Sol
Foi chamada Nobre
Foi clamada na Grande Vitória

Mas, morreu no Meio."

Quero saber quem são "eles", o que são "Cá", "Lá" e "Meio", o que é a "Alta", quem são os "D'estrelas" e os "D'Sol" e qual foi a "Grande Vitória". Meio exigente, não?... :D No duro, pelo menos de quem o enigma fala em si.

Pequena Dica: não se trata de personagem, artefato, lugar, canção ou acontecimento.
 
Você não está, por acaso, se referindo ao idioma élfico quenya ou sindarin, não? Se estiver, o resto da charada se explica. Quenya ou Sindain, errado?
 
Tudo bem. "Eles" são os sindar, "Cá" é Cuiviénen, "Lá" é Aman, "Meio" é a Terra-média, "Alta" é o quenya, "D'estrelas" são os elfos (eldar), "D'sol" são os homens e a "Grande Vitória" foi a queda de Melkor na Guerra da Ira.

Acho que é mais ou menos por aí, embora não tenha certeza. Seja clemente. ;)
 
Resposta exata, então, ou o mais próximo disso:
Você está falando do idioma Sindarin. Complementando a resposta do Morpheu, "Eles que pararam no meio" são os Sindar; "Cá" é o lago de Cuiviénen; "Lá" é Aman, as terras imortais; "meio" é a Terra-Média. Prevaleceu sobre a "Alta", que é o Quenya (o sindarin era mais falado do que o Quenya, reservado para cerimônias e poesia); priorizada pelos "D'estrelas", os Eldar, que reservavam o Quenya para fins mais nobres e usavam o Sindarin no cotidiano; foi conhecido pelos "D'Sol", que são os homens, que conheceram e usaram o sindarin, e que nasceram depois do Sol. Chamada de Nobre pela associação da língua com a nobreza de seus criadores, os elfos, pelos outros povos de Arda (hobbits, por exemplo). A "Grande Vitória" é a Guerra da Ira, mesmo, e "morreu no meio" porque não restaram elfos na Terra-Média (só a Arwen, que morreu), eles foram para Aman, onde se fala o Quenya e o Valarin, enquanto os povos restantes na Terra-Média deixaram de utilizar as línguas élficas ao passar dos anos, descrito no SdA como "...inicia-se agora o Tempo dos Homens..."
Ufa, resposta completa?
 
Parabéns ao Morpheu, mas a licença do próximo enigma fica com Beleghîn. Brother, você é bom! :D Pode mandar.
 
Obrigad pela consideração, mas parabéns ao Morpheu, também, ele merece. Certo, dessa vez eu preparei melhor uma charada, mas sem dicas, porque eu achei que essas dicas "tiraram um pouco a graça", tanto da charada minha como a do Eriadorion, principalmente. Aqui vai:

Curvas belas não mais
cuja rela não mais hoje traz
o pranto derramado
pelos que, por via, tomaram
por casa e lar
fazendo mesmo breve feliz morada,
os precedentes venerados
da Élfica Pedra que desposou a Tarde
à vista do leito de morte de um rei.
Os olhos dos Primeiros os fizeram chamar
falando em suas línguas de seda
que um pedaço doce do mar
havia para cada um dos primogênitos de Aulë
Mesmo perdendo o brilho a troca das eras
lembrança sempre há de ter.

Simples de tudo: não preciso de respostas exatamente completas, apenas quero saber o que/quem/quando estou descrevendo, e o que apontou essa resolução. Fácil demais da conta, sô!
 
ow, car#..*! Correção instantânea:
no segundo verso, está escrito "relva" em lugar de "rela" como está. Foi mal, erro de digitação.
 
O começo meu levou a crer que era Valfenda, morada dos precedentes de Aragorn (Perda Élfica) e Arwen (a Tarde).

mas no tenho certeza....
 
Vendo de outra forma poderia ser Minas Tirith, onde os antepassados de Aragorn fizeram morada, mas que com o passar das eras o sangue adunaico ia perdendo força e "brilho". Mas mesmo assim o poema tá meio confuso....
 
Beleghîn disse:
ow, car#..*! Correção instantânea:
no segundo verso, está escrito "relva" em lugar de "rela" como está. Foi mal, erro de digitação.

[sei que não é de minha conta fazer essas observações, mas aproveitando...] edite sua fala, rapaz, quando houver erro de digitação, em "EDITAR", no canto inferior da mensagem.

quanto à charada, concordo com Styx, acho que tem tudo pra ser Mithlond. :think:
 
Você até teve sorte. Well, o bom mesmo é ter feito uma que ninguém conseguiu responder, ou não?

Lukaz Drakon disse:
Caso o acertador não poste uma nova ou se a adivinha não for respondida no periodo de três dias, qualquer pessoa pode fazer uma nova.

Mas aí vai meu chutão... falas de Lothlórien?
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo