• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Curso de Quenya - Dúvidas Gerais

Esse livro do Quenya que foi lançado ano passado, dá realmente pra aprender a falar e a escrever?
Sim, mas não fluentemente.

Eu tenho 15 anos e muitas coisas do antigo curso do quenya não entravam na minha cabeça.
É melhor eu esperar mais um tempo, pra começar a estudar, ou não?
Não. O autor explica bem detalhadamente e dá os conceitos dos termos gramaticais utilizados.

Esse livro é realmente bom?
E se é. 8-)

Dá pra falar - digamos - quase "perfeitamente"?
Não por causa dos poucos materiais publicados que o Tolkien escreveu sobre suas línguas.

Caso dê, em quanto tempo aprendemos?
Ué, isso não posso responder. Depende da sua paciência, tempo livre, etc.
OBS: mas são 20 lições, mais um apêndice (contém exercícios também).
 
Thiago Vardamir disse:
eu queria tirar uma duvida... Se ja foram colocados na net os NUMERAIS em tengwar ex: (1,2,3,4,5,6 etc...) Se existir alguem poderia me dizer onde posso encontrar se nao existir muito obrigado pela cooperação


Agradeço muito Valew :D

No site da Dúvendor sobre como transcrever numerais para Tengwar.
 
*Salve esquadrão de salvamento!*
Eu tava rodando por aqui 2 dias atrás e por acaso baixei o curso pelo PC, (se não me engando a versão completa em http://ardalambion.valinor.com.br/cursoq.php) apesar da ótima explicação sobr a língua, bem no começo eu travei com pronúncia!
(Eu não faço a mínima idéia de como se pronuncia "lune" em francês (nem seu famoso "u" que me persegue..), muito menos todas aquelas palavras em alemão e espanhol que foram usadas como exemplo. Treinei e tentei repetidamente tentar pronunciar, mas não sai x_x Me diz: como eu coloco um G (ng) em Noldor?! Num dá! X_X :o?:

Praticamnete em cada consoante tive uma dúvida..mas apenas quanto à pronúncia..(mas sem pronuncia num tem língua..) alguém pode me explicar?
Exemplo, boiei em:
NG: SOm de ng em "king" e "ding", depois veio que era adaptado para ñ. Mas como pronunciar NG em Ñoldor??
 
Gabriel disse:
Não.

O que existe de material de quenya é insuficiente para usá-lo como idioma falado e cotidiano (...) No entanto, há grupos de lingüistas tolkienianos empenhados na criação de novas palavras baseadas nos materiais deixados por Tolkien, para justamente modificar esse quadro.

Onde encontro esses linguistas?
Não existem regras de criação de palavras, como no esperanto?
Existe um site com vocabulário de palavras modernas, como carro, video-cassete?

Nota: a palavra carro já é usada no sentido de biga, então creio que exista semelhante em quenya. A palavra video-cassete sem dúvida eh moderna, mas video retiramos do latim 'eu vejo' (cassete naum sei), dá para tentar usar raízes de qenya antigo e montar palavras novas, certo?

Daria para anexar ao curso em português, tanto o vocabulário básico que existe quanto um moderno, certo?
 
Bom, poderia ter "biga", mas acontece que os elfos não usavam bigas, apenas os cavalos. :mrgreen:

Quanto aos lingüistas, a maioria faz parte da lista de discussão Elfling (em inglês), no Yahoo Groups.

Já as listas com palavras reconstruídas, há uma de sindarin aqui e de quenya aqui e aqui. São listas compiladas por dois dos principais lingüistas tolkienianos do mundo, Boris Shapiro e Ales Bican, com palavras criadas por vários outros lingüistas.
 
Não tem absolutamente nada a ver com o tópico esse pedido, mas:

A tabela com as tengwar é encontrada no Apêndice E do SdA.
 
kra, fiz o curso e fiquei com uma duvida danada qto aos usos do H. n basta pronuncia-lo de uma forma geral nao, como com som de RR? ... :D
 
Não, isso não é possível. Veja as regras de pronúncia do H nos vários casos na lição 1. Leia-as com bastante cuidado, acho que a maior parte achará bem fácil de compreender. Qualquer outra que ainda tenhas dúvida, é só perguntar.
Existe também um tópico aqui chamado "Pronúncia". Já discutimos esse assunto exaustivamente lá, é só procurar.

Tenn' enomentielva!
 
Aí cara, esse curso está disponível no site Ardalambion, em arquivo(s) *.pdf. O endereço é esse: http://ardalambion.valinor.com.br/cursoq.php

Ou então você pode entrar aqui e comprar esse curso em forma de livro. Eu o tenho aqui em casa e recomendo a todos. Muito bom acabamento. Vale a pena comprar e o preço é de casca de banana. :D

Quanto à pronúncia, você pode aprender todas as regras na lição 1 do curso. :wink:
 
Primeiramente ola
para todos que gostam dos livros de tolkien

Por acaso alguem ja ouviu falar no curso de Quenya que o site Duvendor(www.duvendor.hpg.ig.com.br) esta disponibilisando(http://www.duvendor.hpg.ig.com.br/I...se a fonte e confiavel Valeu Viva Tolkien
 
Post Original de Erchamion Angus
Opa, n precisa mais, já descobri lendo os topicos,
Dama da noite = lómeheri
certo?


outra duvida, n sei se falta muito pra eu xegar nessa parte no curso de quenya, mas...
como ficaria um complemento de intensidade na frase Tye-mélane (ou Inyë tyë-méla), tipo: eu te amo muito?

mais uma:

Ú i vethed... nâ i onnad.
isto está em sindarin certo? como ficaria em quenya???? :P

vc sao a salvação

cenlyë

ngm me respondeu lá em duvidas de quenya, alguem pode me ajudar?
 
eu queria saber + sobre esse curso e de outras linguas dele tbem , pq acho muito legal.
se alguem pudesse me enformar como eu posso fazer o curso e onde eu agradeceria muito.
obrigado a todos!!!
 
queria saber de livros sobre essas linguas tbem , pra mim aprender a falar nesa liguagem q curto muito
 
Olá a todos, sou novo em tudo isso, mas tô me esforçando, achei alguns "dicioários" e lista de vocabulário por aí, mas todos muito vagos, alguém sabe de algum dicionário ou cois parecida com batsante palavras em quenya? (por exemplo até hj tô querendo saber a palavra "amor"), Obrigadopela atenção de todos.
 
Dúvidas: Quenya

Sei que já foi criado um tópico abordando este tema, mas eu optei por criar outro pois.... bem, minhas dúvidas são BEM maiores. Bom, sem mais delongas, vou apresentar o "fato":
Eu gosto muito de Tolkien, porém só li e assisti os filmes da triologia do SdA, li O Hobbit e O Silmarillion. Sou muito novo( tenho menos que 16 e masi que 11, para não revelar minha verdadeira idade, rsrsrsrs) e fui tentar aprender Quenya utilizando o livro do curso. O livro chegou dia 23/8 e eu começei a ler. No entanto, parei na Lição Um, na explicação das vogais, sendo que pulei a maior parte da Introdução. Para mim, é muito difícil de se entender. Por isso, eu gostaria que algum "bom samaritano" me explicasse de uma forma mais simples a parte Convenções Ortográficas, da Introdução, e a Lição Um. Lembrando que, a única língua além do português que eu sei, e ainda assim muito pouco, é o Inglês.
Também peço aos Moderadores que não fechem esse tópico depois do bom samaritano postar pois eu tenho certeza de que futuramente eu terei mais dúvidas, além de outras pessoas que podem ter dúvidas e que venham tirá-las aqui.
Muito Obrigado.
 
Seguinte, Eu ja baixei o curso e junto o Adobe Reader, entao eu pergunto...
Tem que pagar algo? e se tiver quanto é?


Valeu. :mrgreen:
 
Seguinte, Eu ja baixei o curso e junto o Adobe Reader, entao eu pergunto...
Tem que pagar algo? e se tiver quanto é?

Elen Sila Lúmenn omentielvo. :joy:

Valeu. :mrgreen:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo