• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Telescópio Hubble vê "Olho de Sauron"

Imrahil

Kyknos kyknón
Titio Cisne com mais notícias de Tolkien e a ciência, meus caros! Desta vez, o telescópio espacial mais famoso do mundo acaba de espionar mais uma vez o chamado "Olho de Sauron" estelar - e tem um planeta no meio dele!

Antes da explicação, dêem uma olhadinha nas imagens postadas no site do Telescópio Espacial Hubble e me digam se não é a cara do Olho Sem Pálpebra:

http://hubblesite.org/newscenter/newsdesk/archive/releases/2005/10/

Na verdade, o fenômeno é um anel de poeira cósmica em volta da estrela Formalhaut, um astro ainda jovem que está a apenas 25 anos-luz de nós na constelação Pisces Australis, ou Peixe Austral.

A imagem foi analisada por cientistas da Universidade da Califórnia em Berkeley e da Nasa e eles concluíram que a explicação mais provável para o estranho efeito de "pupila" no centro do "Olho" se deve à ação de um ou mais planetas extra-solares (ou seja, de fora do nosso Sistema Solar).

Os bichinhos estariam arrastando gravitacionalmente a poeira em volta da estrela, criando esse padrão esquisito. Como o sistema estelar é jovem (200 milhões de anos, enquanto o nosso tem 4,5 bilhões) e os planetas também o devem ser, eles provavelmente tem menos que cinco vezes a massa de Júpiter - se fossem maiores, estariam brihando tanto, por causa do calor, que apareceriam na imagem.

É, parece que o senhor de Mordor acaba de dar sua resposta ao Valacirca criado contra seu antigo mestre :lol:

Lembrando que essas e outras imagens sensacionais podem virar coisa do passado caso o governo americano saia da moita logo e decida mandar uma missão de manutenção para o Hubble. Se ninguém for trocar o giroscópio (sistema de equilíbrio da bagaça), o bichinho reentrará na atmosfera no ano que vem ou em 2007 :(
 
Que imagem bonita, ainda não tinha visto.
Hehe, é o servo de Melkor aumentando seus domínios.
 
Se não me engano, já foi decidido que o telesópio não será reparado e vai ser mesmo desativado. O que é uma pena. :(

E escondam seus anéis, Sauron está lá no alto nos espreitando!!!

Pandatur disse:
Quando li o título eu pensei que se referia à Nebulosa Olho de Gato
Seu link tá quebrado, Panda
 
Interessantíssima essa imagem!!!!!

Olha q parece mesmo o Grande Olho de Sauron......

Agora só falta acharem esqueletos de Orcs no subsolo da Terra....hehe...

Bjão!!
 
Pôxa, se ele cair aqui em casa vai ser massa... hehe...
Até parece né... Muito Lindo mesmo! Qnd pensamos que as obras são completas, aparecem coisas espetaculares que nos mostram que as obras são, ÚNICAS!!!
 
Alanië disse:
Olha q parece mesmo o Grande Olho de Sauron......

Agora só falta acharem esqueletos de Orcs no subsolo da Terra....hehe...

Bjão!!

Esqueletos de Orcs eu nao sei, mas de Hobbits já encontraram.. :D

Mas, nossa.. essa imagem é muito linda mesmo!!
 
Muito louco estas imagens, é o Olho de Sauron mesmo. Tomara que o governo americano pare de gastar bilhões de dolares com guerras sem sentido e olhe um pouco para o pequeno mas eficiente telescopio Hubble, que nos tem trago imagens fantasticas como estas.
 
Mto legal a foto... quanto a Hubble, pode relaxar, em 2009 o japão vai lançar a sua propria Hubble, e com certeza vai ser bem melhor que esta que temos agora!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo