• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Batman Begins (idem, 2005)

Eu prefiro:

  • O tom gótico e o primeiro Batman de Tim Burton

    Votos: 0 0,0%
  • Batman e Robin em Os Mamilos da Discórdia

    Votos: 0 0,0%

  • Total de votantes
    324
Alias, a Rachel não vai fazer falta nenhuma se não voltar. Nesse primeiro filme eles precisavam tirar Gotham dos bandidos, tanto nas ruas quanto em termos de politica. Pra isso que ela servia. No próximo, vai ser mais estilo Homem-Aranha, mais problemas nas ruas e um pouco menos de "fulano controla a cidade".
 
Presto disse:
Não entendo disso, mas não era pra ser o contrário? Uma trilha sonora presente não cria uma atmosfera maior?

Depende totalmente do caso. Depende de gosto pessoal também. Mas eu acredito sim que silêncio e som ambiente são formas muito mais fortes de colocar o espectador no mundo que o filme cria do que um elemento não-diegético, como uma trilha incessante. E o fato de que a trilha em si foi bem meia boca não ajudou.

Pega "Blade Runner" por exemplo. A trilha do Vangelis é fantástica e extremamente atmosférica, e uma parte crucial do filme. A diferença do uso da trilha de BR pra Batman é que: (1) em BR, a trilha foi usada em momentos específicos, e grande parte (a maior parte, aliás) do filme é composto por sons do ambiente e (2) a trilha do Vangelis tem um tom muito mais atmosferico do que o de Batman, que é mais focada pra "aventura/tensão".

Eu menciono Blade Runner por causa da própria comparação que o Nolan fez entre os dois filmes -- e que ele falhou em conseguir criar um clima semelhante, embora tenha tentado -- e porque, em alguns momentos, a trilha realmente parece ser algo meio Blade Runner. Por exemplo, uma cena que o Batman tá parado no topo de um edifício, a camera gira em volta dele, e a trilha intensa toca nessa parte (que quase funciona, IMO).


Sinceramente no final do filme eu estava com a sensação de que ele falava sobre corrupção, metrópoles, e transformar o medo em atitude. Não somente "medo" de forma simplista.

O filme não necessariamente fala sobre "corrupção" (e corporações), ele só toca no assunto, bem de leve. E "Metrópoles" não é um tema. E "transformar o medo em atitude" entra na parte "Medo", embora eu não tenha visto nenhuma transformação do tipo, mas sim o caso do Wayne conquistar seu medo, etc.

Agora, o tema geral, que é martelado de forma obvia e não muito interessante em todas as cenas, é o Medo -- como o Bruce Wayne lida com ele, como o Bruce usa ele, como a cidade sente ele, etc. O pior de tudo é que o tema acaba não chegando em lugar algum. Eu li um ponto interessante do Theo Panayides em algum lugar que foi: "podiam ter usado o tema do Medo ligando ele com o tema popular recente que é o da Cultura do Medo, mostrando o efeito das drogas na população geral, todo mundo com medo de todo mundo, caos total, pessoas se isolando e se afastando, etc".

Foi mais ou menos isso que ele disse, e teria ficado foda, pq faria o tema ganhar uma força emocional e uma importância na história.

Mas não fizeram isso.

O que o Nolan fez foi colocar as cenas mais fortes, não dava pra aprofundar no lado psicológico dele em duas horas. Elas são as mais fortes, mas tudo faz parte de um conjunto; o Bruce deixando o mundo milionário dele, se importando, treinando, pra salvar o povo de Gothan.
Não vejo problema nenhum naquela cena que revela o medo dele por morcegos (novamente, não dava tempo pra aprofundar), e ela não explica o porque dele ter escolhido morcegos como símbolo, e sim, aquele diálogo dele com o Alfred onde ele diz que os criminosos não vão temer um homem, mas um símbolo sim. Pra eles temerem o que ele teme. Foda.

Três coisas:

Eu não achei nenhuma cena emocionalmente forte. A cena do assassinato dos pais não funcionou comigo, a cena do acidente dos morcegos quando criança não funcionou comigo. Isso é provavelmente porque o Nolan não conseguiu colocar a cena de um jeito duro e potente, já que ela foi filmada de um jeito tão vago e descuidado. Também por causa do posicionamento dela na estrutura do roteiro, onde não havia muita preparação emocional ou apego ao personagem.

Você comenta que o filme não tinha espanço pra aprofundar, mas isso é por causa de outro problema do roteiro, a segunda metade onde um quilo de trama é despejado, nada fazendo muito efeito. Podiam ter expandido a origem do Batman pro filme todo, ou então diminuido ela. Do jeito que tá, não tá a mais que o necessário, e menos que o suficiente, se é que você me entende.

Outra coisa, explicar através de supostas teorias psicológicas sérias de que o personagem do Bruce Wayne realmente teria ideias malucas do tipo se vestir de morcego, virar um ninja, etc, é meio que forçar a barra. Por isso que eu acho que um filme do Batman funcionaria muito melhor satirizando e zoando o Batman do que tentando dar "seriedade" a história. Não tem como! É ridículo demais!

Meu ponto final é que: não, não é a cena do Alfred que justifica ele ter escolhido o morcego como o simbolo dele. É a cena que explica. E explicar, nesse caso, é algo ruim. Devia ter deixado como subtexto. Afinal, o Bruce escolhe o morcego como simbolo justamente por que ele teve o acidente traumatico com eles. Se ele tivesse tido um acidente traumatico com jacarés, o filme se chamaria "O Jacaré-Homem".

Etc.
 
Folco disse:
Meu ponto final é que: não, não é a cena do Alfred que justifica ele ter escolhido o morcego como o simbolo dele. É a cena que explica. E explicar, nesse caso, é algo ruim. Devia ter deixado como subtexto. Afinal, o Bruce escolhe o morcego como simbolo justamente por que ele teve o acidente traumatico com eles.

E isso fica relativamente óbvio, já que o filme inteiro roda em torno de morcegos. Não acho que ficaria deslocado se fosse um comentário um pouco menor do Bruce Wayne, mas com o Alfred perguntando ficou meio... descarado demais.

Folco disse:
Se ele tivesse tido um acidente traumatico com jacarés, o filme se chamaria "O Jacaré-Homem".

Com certeza.
 
V disse:
Knolex disse:
Minha única ressalva é a voz do Bale quando tá vestido de Batman... ficou meio forçada, mas isso é um detalhe tão idiota que nem desconto pontos por isso.

Eu já disse isso, ele fazia aquela voz pra não reconhecerem ele.

Tipo, eu não disse que não entendi o porquê, disse que não gostei. Ele poderia mudar a voz sem que ela soasse tão forçada.
 
Gondorian Blade disse:
Deza disse:
Eu não queria não, Batman é um cara solitário, não precisa de distrações amorosas em seus filmes, até porque os produtores tendem a situações melodramáticas entre heróis e mocinhas, por mais ativas que elas sejam, sempre os roteristas deixam escapar situações clichês e piegas para romances.

O problema é q o fato da Rachel não aperece num segundo não significa q os produtores vão deixar d criar interesses amorosos, Pelo contrário, eles já começaram a procurar um nova atriz para formar o par romântico d Bruce. Acho q não importa como, em filmes pipoca como esse, eles sempre vão ter q criar um romance pro herói (eles tendem a achar q a falta d um romance afasta o público :roll: ). Assim sendo, preferia q a Dawes ficasse, pois pelo menos ela provou não ser histérica como as outras.

Podem até criar outro romance desde que não seja a "nova e chata"namorada do Tom Cruise, que conseguiu eclipsar o elenco inteiro do Batman nas prémieres do filme, e se é para ter um romance seria melhor que fosse com a única mulher que combina com o Batman e dá um tchan no enredo, a Mulher-Gato, aí sim é certeza de poucas derrapagens para momentos de mocinha salva pelo herói, que por mais que Rachel tenha sido independente, ela ainda foi a mocinha salva pelo Batman, ou seja um clichê enorme. E ela é inútil, como disse bem o Lukaz.
 
Eu tenho que admitir que esperava BEM mais.
Não acompanhei tanto as notícias do filme durante a fase de produção, mas esperava algo bem mais gótico, sério, foda e etc.

Apesar disso valu o ingresso e a noite.

Folco, eu acompanhei a discussão no outro fórum, e bom, aquelas pessoas em geral são muito pequenas, sem, raciocínio lógico, totalmente levadas pro lado emocional com um conhecimento totalmente superficial de cinema, o máximo que você consiguirá lá é ser xingado de tudo quanto é nome.
 
E o Folco ainda foi banido junto com outros dois. Gente tola que gosta de discutir opiniões. :(



Já vi o filme três vezes e ainda o acho maravilhoso. Mas aquela montagem me irrita! :x
 
Boreli disse:
Gente tola que gosta de discutir opiniões.

Não é a questão de discutir opiniões, é a questão de discutir os méritos do filme. É pra isso que foruns de discussão servem.


PS: Não que eu me importei ser banido de lá. Eu já tinha postado que ia parar de voltar lá, fiquei sabendo do banimento por e-mail. Foi como ser um Judeu que acabou de fugir da Alemanha Nazista e receber uma carta dizendo "Você está proibido de voltar ao nosso país". Wow, que pena.
 
Folco, cada um viu o filme de um prisma. A sua maior reclamação foi quanto ao Cristovão ( :lol: ). Porque você é um cara que gosta dessa parte técinia do cinema e tal. Acredito...

Para outros foi a história que mais importou, ou as entrelinhas de um Batman atual e por aí vai...

A questão foi que ninguém queria te ouvir ou conversar sobre seus pontos do filme. Foram te dando quote até não poder mais só porque você não gostou do filme. Tem gente que não sabe o que é respeito e educação.

Isso, é que é lamentável...
 
Boreli disse:
Folco, cada um viu o filme de um prisma.

Wow, essa foi poética.

A sua maior reclamação foi quanto ao Cristovão ( :lol: ). Porque você é um cara que gosta dessa parte técinia do cinema e tal. Acredito...

Não é uma questão de parte técnica, é uma questão dessa parte atrapalhar os objetivos do filme, principalmente em relação a atmosfera e coerência.

Para outros foi a história que mais importou, ou as entrelinhas de um Batman atual e por aí vai...

Se metade das minhas reclamações foram em relação ao Nolan, a outra metade foi em relação ao roteiro ruim. Até um filme mal dirigido pode ficar decente se o roteiro for ótimo (não estou com paciência pra pensar em exemplos, mas não são poucos). O roteiro teve problemas estruturais e temáticos, etc.

A questão foi que ninguém queria te ouvir ou conversar sobre seus pontos do filme. Foram te dando quote até não poder mais só porque você não gostou do filme. Tem gente que não sabe o que é respeito e educação.

Sim, mas ou menos isso, mas eu acho que a furia deles foi mais pq (1) eu discordei da opinião sagrada deles e (2) argumentei bem a minha posição.
 
Meu "prisma" é mais gasto que as teclas do meu teclado.

Quanto ao filme. Vejo erros também. E depois dá terceira vez já está bem estabelecido o que achei de Begins.

Folco disse:
Sim, mas ou menos isso, mas eu acho que a furia deles foi mais pq (1) eu discordei da opinião sagrada deles e (2) argumentei bem a minha posição.
1 - Com certeza. E ainda mais pela tua nota abaixo de 60. Vagabundo deu escândalo.

2 - Mesmo com a sua ironia fervente, tu és sempre assim. Conversar com a criançada é um problema. E o tópico tá quase morto por lá.
 
SPOILERS a seguir, provavelmente.




O ponto chave da narrativa é provavelmente o Batman voando sobre os fugitivos do Arkham (e estes, sob o efeito do gás, o vendo como uma espécie de demônio sobrenatural) - ali, mais do que no momento "I'm Batman!"*, a origem é efetivamente concluída, com a consolidação da lenda através do medo, e tudo mais.

O filme funciona bem, apesar de meio bagunçado - o roteiro é mal escrito mas tem muitos pontos positivos (algumas falas são terríveis, mas a dinâmica entre o Batman e a incomum quantidade de vilões é bem manejada; quem leva a pior são os coadjuvantes "do bem": apesar do Gordon ser provavelmente o personagem de quadrinhos melhor caracterizado no cinema de todos os tempos ele não tem muito a fazer, e a Rachel é tão "obrigatória" que chega a ser enervante, etc); a direção é uma faca de dois gumes: por um lado a crueza torna possível a concentração nos detalhes e a empatia através do realismo, por outro a falta de estilo elimina boa parte do interesse de um personagem que sempre esteve intimamente ligado a um ambiente gótico-noir pra começar.

Mas o trunfo de Batman Begins é levar o título às últimas conseqüências e fazer algo definitivamente diferente dos padrões da até-então-enterrada franquia: nos filmes do Burton, o Batman se encaixava em Gotham como uma peça do cenário (literal e figurativamente), e cabia ao vilão histriônico da vez roubar o show como o coringa da narrativa. Em BB tanto pela caracterização realista do cenário quanto pela preparação minuciosa do seu alter-ego, o próprio Bruce Wayne é o elemento anti-natural, e conseqüentemente o personagem mais interessante.

Certos detalhes bateram fundo na minha veia fanboy, como o Espantalho a cavalo, e aquele twist que de repente fez tudo se encaixar, ou qualquer momento em que o Gordon aparecia, mas quando o filme tentava me empolgar de uma forma puramente cinematográfica ele raramente conseguia - a edição frenética estragou praticamente todas as cenas de ação que não envolviam o carro, principalmente quando o Batman tinha que lutar com alguém (os atores/dublês podiam estar dançando a Macarena ali no meio da confusão que o efeito seria o mesmo - ou seja, ia continuar não dando pra entender nada). Lembram da luta final entre o Homem-Aranha e o Duende Verde? Pois é, foi totalmente brutal e eletrizante, e dava pra entender tudo.

Alguns detalhes que apesar de serem completamente previsíveis não chegaram a incomodar: suspense sobre a identidade do mandante de Crane e Falcone (como se houvesse mais de uma possibilidade), impasse de relacionamento amoroso à la Homem-Aranha no final (a diferença é que naquele filme o beijo foi uma conseqüência natural, enquanto nesse pareceu uma mera obrigação); e aquele trem era impressionante e simbólico demais pra não ser envolvido no clímax, etc.

Pouco tempo antes de ver o filme eu tive uma conversa com o Folco sobre o Batman e citei como uma das características mais interessantes do personagem a relação entre a existência dele e a existência de seus inimigos (ou seja, antes do cara se vestir de morcego e sair combatendo o crime não existiam caras, por exemplo, se vestindo de pingüim e cometendo crimes), e a julgar pelo diálogo com o Gordon no final de BB esse provavelmente será um ponto importante em uma possível seqüência, o que é relativamente gratificante, pois significa que eles estão mais ou menos no caminho certo, por mais acidentado que seja esse caminho.

Hmmm... 67, provavelmente.


*É provavelmente não-intencionalmente simbólico dentro da Nova Abordagem o fato da única semelhança clara com os filmes do Burton ser uma referência direta, mas eu estou divagando, não dêem atenção.
 
V disse:
Mas o trunfo de Batman Begins é levar o título às últimas conseqüências e fazer algo definitivamente diferente dos padrões da até-então-enterrada franquia: nos filmes do Burton, o Batman se encaixava em Gotham como uma peça do cenário (literal e figurativamente), e cabia ao vilão histriônico da vez roubar o show como o coringa da narrativa. Em BB tanto pela caracterização realista do cenário quanto pela preparação minuciosa do seu alter-ego, o próprio Bruce Wayne é o elemento anti-natural, e conseqüentemente o personagem mais interessante.

Cara, esse filme falhou pq ele queria ser "Jo Sob Pressão" e não conseguiu. Sacou?
 
Folco disse:
Cara, esse filme falhou pq ele queria ser "Jo Sob Pressão" e não conseguiu. Sacou?

Imagina. "Rachel, voce foi envenenada. Mas não se preocupe. Eu sinto a sua dor." :rofl:
 
V disse:
Folco disse:
Cara, esse filme falhou pq ele queria ser "Jo Sob Pressão" e não conseguiu. Sacou?

Imagina. "Rachel, voce foi envenenada. Mas não se preocupe. Eu sinto a sua dor." :rofl:

:lol:

Ou então:

"Eu não escolhi uma capa preta por que eu acho que preto é relacionado com o mal. Aliás, eu não vejo diferenças. Preto, branco, tanto faz. Eu só escolhi preto mesmo porque morcegos costumam ser pretos. Mas acabou saindo meio azul a roupa... Fazer o que..."
 
SPOILER



No final o Espantalho leva um tiro daquele troço-que-dá-choque da Rachel, será que nos próximos filmes vai aparecer ele com a cara deformada igual no quadrinho?
 
Vamos dar seguimento ao assunto mas olhando pro futuro...
Quem quer que interprete o personagem de Coringa, eu sou contra o uso
excessivo de maquinagem pra esticar a boca do personagem como foi
feito com Jack Nicolson. Batman Dead End esta aí pra provar que isso é
desnecessário.

A boa noticia é que Christopher Nolan não quer nem saber de Robin na
sequência (e concordo com ele). E o mais legal é que agente vai poder ver de novo Lucius Fox produzindo mais quinquilharias pro Burce.
Só o fato dele voltar pra continuação já tira qualquer dúvida quanto a ele
saber ou não da identidade do Homem Morcego.

Cool, han?

fonte: http://www.omelete.com.br/cinema/news/base...sp?artigo=13462
 
Bem, eu vi e gostei muito. Eu vou ver de novo sábado. Achei muito divertido e bem feito, especialmente o treinamento dele, com o Liam Neeson (que foi ÓTIMO).

"You can fight against six men, we can teach you how to fight against six hundred." :lol:
 
Presto disse:
SPOILER



No final o Espantalho leva um tiro daquele troço-que-dá-choque da Rachel, será que nos próximos filmes vai aparecer ele com a cara deformada igual no quadrinho?

Quem tem a cara deformada (metade dela) é o Duas-Caras. O Espantalho tem a aparência normal nos quadrinhos, por baixo da máscara.
 
Regente Cósmico disse:
Quem quer que interprete o personagem de Coringa, eu sou contra o uso
excessivo de maquinagem pra esticar a boca do personagem como foi
feito com Jack Nicolson. Batman Dead End esta aí pra provar que isso é
desnecessário.

Todo mundo cita o Coringa de Batman Dead End.

Eu não achei um bom coringa não. Prefiro muito mais o estravagante Jack Nicholson ao apenas louco coringa desse curta.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo